domingo, outubro 31, 2004

ATÉ AO FIM




Nós não somos lampiões ou lagartos, que trocavam treinadores como quem muda de camisa e resultados nem vê-los, e mesmo esta época temos o exemplo do Peseiro que começou muito mal e que ultimamente têm melhorado. Temos o melhor plantel ,de longe, da Superliga, mas também o mais jovem de todos e eu acredito que o Victor Fernandez vai dar a volta a estas exibições menos conseguidas, por isso deve ficar pelo menos até ao fim da época. É no fim que se fazem as contas, e os contratos são para se cumprir, e quero acreditar que o Victor ainda nos vai dar muitas alegrias.

E já agora, mesmo discordando e muito em algumas das suas opções, não vou de ASSOBIO para o Dragão.

Futuro Pavilhão Multiusos do FCPORTO



Bom exemplo




Cinco vitórias seguidas...


Hoquei em Patins: FCPORTO 11 - Riba D´Ave 2

sábado, outubro 30, 2004

Nacional 2 - FCPORTO 2




Continuamos em grande estilo...

Previsão

VS

Que FCPORTO vamos ter?

Naquela gamela, que alguns chamam estádio, não sabemos que FCPORTO vamos ter, tal a inconstância das exibições, e jogar naquela gamela é sempre complicado, mesmo com bom tempo...imagine-se com chuva e com um péssimo relvado( segundo os proprios jogadores nacionalistas).

Parece que vai ser um jogo de...muito trabalho...muito trabalho...muita luta e pouco futebol!

Aguardemos confiantes!!!

RUMORES...



...SOKOTA no FCPORTO em 2005...Não sei para quê, mas anda no ar esse rumor...

sexta-feira, outubro 29, 2004

PROCURA-SE

PROCURA-SE KARATECA...anda à solta desde quarta-feira...




Chiça...

Não tenho nada com as contas dos outros, mas achei um valor...Brutal!!!!

Sporting: 420 milhões de euros de passivo total...

Pinto da Costa alertou...



Mário Dias vai ser julgado por fraude fiscal...

Vitor Santos deve 5 milhões ao fisco...

e agora José Veiga....verAqui

O que há em comum?

Pois é...o Benfica é um paraíso fiscal...não admira os resultados da SAD, serem tão bons...

quinta-feira, outubro 28, 2004

CASOS EM GUIMARÃES

Vejam:

AQUI o fora-de-jogo escândaloso no segundo golo vimaranense

AQUI o fora-de-jogo inexistente no remate à barra de Quaresma,com dois jogadores do FCPORTO em condições de marcar golo.

AQUI a agressão brutal ao Costinha.

Penalti sobre Assis? Já dizia Mourinho, que não gosta de jogadores pequenos, atiram-se sempre para o chão...é o caso...David contra Golias...não aguentou o encosto.

Se AQUI é amarelo

Porque não foi AQUI?

Segundo amarelo a Bosimgwa? Como? Aonde?

Lucro de 15,7 milhões de euros



Uma semana depois de a SAD portista ter apresentado as contas do exercício 2003/04, é a vez do clube revelar aos associados os números respeitantes ao mesmo período. A reunião tem início marcado para as 20h30 e, pela primeira vez, realizar-se-á no Estádio do Dragão.

Os associados portistas serão confrontados com contas que contemplam um resultado positivo de 15,7 milhões de euros e um cash-flow de 19,7 milhões de euros.

Será ainda explicado aos sócios que o património do clube saiu reforçado durante o período em questão: o capital próprio do FC Porto cresceu 16 milhões de euros, os quais, somados a parcelas anteriores, permitem apurar um total de capitais próprios superiores a 100 milhões de euros.

O Relatório e Contas é apenas o primeiro dos pontos agendados para a assembleia geral desta noite. Será igualmente debatida a alienação de fracções patrimoniais do clube correspondentes a escritórios e espaços de aparcamento na Torre das Antas, bem como a atribuição do título de sócio honorário ao sueco Lennart Johansson, presidente da UEFA. Tal como é hábito nestas ocasiões, a convocatória reserva um período de 30 minutos para a discussão de outros assuntos não agendados.

Derlei



"Há derrotas que nos tornam mais fortes"


"Infelizmente, mesmo com o meu golo, não conseguimos dar a volta e isso é o que conta. Mas há derrotas que nos tornam mais fortes; é assim com os campeões. Se vencêssemos, era normal, mas perdemos e é uma grande festa. Parabéns ao Vitória".

Olha, Olha...eles também...



Barcelona e Valência eliminados da Taça do Rei...

Gramanet (II B)-Barcelona (I) 0-0 (1-0 após prolongamento)

Lleida (II B)-Valência (I) 1-0


Lá como cá...Poupar muito, para tudo perder...

Vá lá



Casino Figueira Ginásio 63 -FC Porto Ferpinta 99

Para esquecer



Foi uma quarta-feira para esquecer...No Hoquei em Patins, perdemos a Supertaça para o Oquei de Barcelos, nas grandes penalidades...

quarta-feira, outubro 27, 2004

Mau demais...




Tudo mau. Má exibição, um mau arbitro, onde entradas assassínas não são punidas( espero que nada de grave se passe com Costinha), onde por faltas idênticas os jogadores do FCP levam amarelo e do lado contrário não, onde tipos fazem-se ao penálti, em grandes actos teatrais...e acima de tudo, o FCPORTO de Fernandez jogou muito mal, tal qual o Vitória, só que o FCPORTO têm a obrigação de jogar muito melhor.

Enfim, este ano pelo menos a discussão sobre o Estádio do Oeiras não se vai colocar.

António Tavares Teles

1. Muito se tem falado sobre os jogadores que saíram do FC Porto, no final da época passada. E de quão desfalcada ficou a equipa portista. Mesmo assim, porém, quando chegou ao Dragão, Victor Fernandez (nem vale a pena falar de Del Neri) podia ter alinhado o seguinte onze:

Vítor Baía, (Ricardo Costa na falta de um lateral direito de raiz) , Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Bosingwa, Maniche, Carlos Alberto, Derlei e McCarthy.

Pergunto: onde está uma equipa melhor do que esta em Portugal?

Para além de que, se tivesse começado por aí, Fernandez teria garantido uma estabilidade, uma segurança, uma consistência, uma eficácia que eram obviamente impossíveis de garantir introduzindo de uma vez no "team" Seitaridis, Pepe, Diego, Quaresma, Fabiano, etc. etc., ainda para mais num sistema de 4-3-3, no qual dois ou três dos atrás citados não defendem.

Um erro (na minha opinião, é claro) grave pois do treinador espanhol. Que por isso mesmo tem andado a navegar como se tem visto, com uma boa meia-parte aqui e ali, mas sem as tais estabilidade, segurança, consistência e eficácia que doutra forma teria garantido; para introduzir em seguida pouco a pouco na equipa os jogadores que fossem realmente reforços.

Porque - não o esqueçamos - o FC Porto reforçou-se, e bem.

Apesar de (ainda na minha opinião) dois erros enormes cometidos: ter cedido Pedro Mendes e não ter guardado Rossato. E até mesmo Paulo Assunção. Que comporiam um meio campo (Costinha, Pedro Mendes, Maniche, Carlos Alberto, Paulo Assunção, Rossato, Diego e Raúl Meireles) muito melhor, e muito mais guarnecido do que o actual, que em vez de Pedro Mendes, Rossato e Paulo Assunção tem... Hugo Leal!

ATT no Ojogo

"Anda aí o 'sistema'"

O presidente da Naval, Aprígio Santos, não gostou da actuação da equipa de arbitragem e parodiou as referências de Dias da Cunha ao famigerado 'sistema'.

Sobre os lances polémicos, preferiu, pois, a ironia:

"Se calhar têm de perguntar ao Dias da Cunha. Anda aí o 'sistema'."
Aprígio Santos assegurou ainda que a Naval merecia outro resultado nesta eliminatória:

"Aconteceram coisas menos nítidas, mas a Naval jogou bem e controlou sempre o jogo. Houve lição de Taça, mas não houve Taça."


terça-feira, outubro 26, 2004

Liga processa Kadafi dos pneus e José Beiga

Há aqui uma coisa que não bate certo:

Como é que o empregado processa o patrão? Sabendo-se que a Liga foi eleita pelos lampiões, que o Conselho de Disciplina é fantástico a instaurar processos sumaríssimos ao FCPORTO, como é que se chega a uma situção destas?

Já sei.Foi um erro processual, só pode.Caso contrário , o Cunha Leal que vá fazendo as malas, que o João Malheiro vai substituí-lo. O kadafi já reagiu e diz que vai fazer uma exposição à UEFA, FIFA, Sociedade Protectora dos Animais,etc,etc...isto não fica assim!

Frase do Dia I

"Somos todos bons treinadores quando ganhamos. É preciso sê-lo quando não se vence. E eu sou muito bom treinador quando perco"

Manuel Cajuda, treinador do Beira-Mar

Frase do Dia II



McCarthy: " Confesso, a primeira coisa que pensei [ndr. quando soube que Fernandez treinaria o FC Porto] foi uiiiiiii..."

Lá fora é que é bom...

"Em Old Trafford, o Manchester United pôs fim à invencibilidade de 50 jogos do Arsenal, cuja rivalidade com os "Red Devils" desde há uns anos vem marcando a agenda da Premier League. Reclamam os londrinos pois consideram que o penálti que deu o primeiro golo não existiu; pode queixar-se o Manchester de uma sarrafada de Ashley Cole a Ronaldo dentro da área que deveria dar direito a penálti, vermelho e uma ida ao tribunal de polícia, por atentado à integridade física do adversário; Van Nistelrooy, que na época passada quase foi espancado em campo por jogadores do Arsenal após falhar um penálti no último minuto de jogo, arrisca agora três jogos de castigo por agressão impune a Ashley Cole (imagens televisivas); no final da partida, Alex Ferguson, treinador da equipa da casa, foi atingido no túnel de acesso ao balneário com restos de comida e sopa de tomate; o cavalheiro Arsène Wenger disse que o Arsenal foi roubado. Está de rastos a SuperLiga..."

Carlos Machado no Ojogo

_____________________________________________________________________________________

"O futebol português viveu momentos agitados na semana passada. O clássico entre o FC Porto e o Benfica deu "pano para mangas". A imagem da bola que Vítor Baía não defendeu e que daria o empate aos lisboetas passou mais vezes nas televisões do que o grande golo que McCarthy marcou na Luz. Os jornais encheram páginas. O jogo foi relegado para segundo plano, valorizado-se mais as cenas ocorridas na sala de Imprensa. O futebol português estava novamente na lama. Nos diversos debates, apareceram comentadores a confessar que estavam envergonhados com aquilo que se passava no nosso futebol. "Lá fora é que é bom, não se passa nada disto". Azar. Não foi preciso esperar muito tempo. Este fim-de-semana, na pátria do futebol, os ingleses devem ter corado de vergonha. Em Old Trafford, o Teatro dos Sonhos, Manchester United e Arsenal - um dos maiores clássicos do futebol mundial - proporcionaram cenas lamentáveis Dentro do campo, a exemplo do que já havia acontecido na época passada, precisamente entre estas mesmas equipas. Rooney, um britânico de gema, deixou-se cair para provocar um penálti que resultaria no primeiro golo dos "red devils". O que teriam dito se fosse Cristiano Ronaldo a cair na grande área do Arsenal? Certamente chamar-lhe-iam "piscineiro". Curiosamente, minutos depois do golo de Van Nistelrooy, o craque português foi mesmo derrubado em falta por Ashley Cole, mas o árbitro decidiu pela famigerada lei da compensação. Afinal, os árbitros ingleses também erram.

Além daquilo que se viu no relvado, pelos vistos o pior aconteceu no túnel de acesso aos balneários. Nós, por cá, teríamos resolvido os problemas com uns estalos e uns pontapés, mas em Inglaterra são mais originais. Atiram sopa uns aos outros. São uns valentes. "

Manuel Casaca no Ojogo

segunda-feira, outubro 25, 2004

O SISTEMA por JORGE COROADO

ESTORIL - SPORTING

20' Liedson está fora-de-jogo na altura que marca o segundo golo?

JORGE COROADO: O ARBITRO DECIDIU BEM.

20' Pela televisão, pode-se verificar que Liedson já se encontra adiantado, mas de forma milimétrica. O árbitro assistente, devido à rapidez do lance, terá tido dificuldades pois no campo não dispõe de ecrãs. E seguindo as instruções da FIFA, em caso de dúvida deve deixar seguir o encontro, tal como fez.

FCPORTO-PENAFIEL

24' McCarthy beneficia de posição irregular para fazer o segundo golo do FC Porto?

JORGE COROADO: O ARBITRO DECIDIU MAL


24' No momento do passe de Maniche, McCarthy está ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Eventualmente, o árbitro assistente teve dúvidas e terá dado cumprimento às indicações da FIFA, deixando prosseguir em benefício de quem ataca.


É este o SISTEMA, dois lances iguais ou parecidos, duas justificações parecidas, mas no caso do jogo do FCPORTO o arbitro esteve Mal , mas já no do Sporting esteve Bem.


Como dizia o outro: A MIM, NINGUÉM ME CALA...perantes estes FDP que andam por aí...

Quem é o Fabuloso?



Cinco golos em três jornadas seguidas para o campeonato.

Muito bem, Benny!!!

domingo, outubro 24, 2004

Moreira à selecção, já

Acabo de ver o golo do Nacional. É caso para dizer...Moreira à selecção , já!!!

Hilariantes, os comentários do lampião Manhoso da TVI...Hilariantes!!!!

Haja VERGONHA e PUDOR

Muito interessante o jogo de ontem do Sporting. O Sporting marca a 4 minutos do fim na sequência de um canto inexistente.

Houve algum escãndalo? Foram feitas primeiras páginas, a dizer que só foram lá com um erro da arbitragem? Naaa...tudo caladinho, na paz!!!

Alguem se queixou dos amarelos que Polga e Betinho deviam ter visto por faltas sobre os avançados do Belenenses???

Aonde estava aquele técnico do Belenenses, que ficou muito irritado pela expulsão JUSTA do Juninho no FCPORTO-Belenenses, em que o FCPORTO ganhou por 3-0? Então agora perde por 2-0 , a 4 minutos do fim , sofrendo o primeiro golo num canto inexistente, não está revoltado???? Pois, era o amigo Peseiro...

É por estas e por outras que deviam ter VERGONHA na cara!!!


Depois leio que um administrador lagarto veio falar em VERDADE DESPORTIVA!!!

Qual?

-A que deu o primeiro golo ao Sporting?

-Ou recuando só um jornada atrás,será o Fora-de-jogo não marcado a Liedson no 2º golo contra o Estoril?

-Ou mesmo nesse jogo, quando EnaKarhire devia ter sido expulso por acumulação de amarelos?

-Ou nesse mesmo jogo o Hugo Viana devia ter visto Cartão vermelho directo?

Pois, é esta Verdade desportiva que o Sporting , e que têm a conivência da comunicação social.Haja PUDOR!!

P.S: Gostei muita daquela saída entre os postes do Ricardinho Frangueiro num centro...

sábado, outubro 23, 2004

Comunicado da SAD do Benfica

O Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD vem comunicar a toda a massa associativa e simpatizante que irá apresentar ao mais alto nível uma queixa-crime (ou várias) contra o Sr. Olegário, contra o Futebol Clube do Porto, contra a Liga, contra o Governo, contra a Comissão Europeia e contra a Al Qaeda, por ser permitido que se chute com força contra a baliza do Benfica.

Assim, irá alegar que o golo do Porto deverá também ser anulado, porque como todos vós "viram":

1º - Não fica bem aproveitar uma falha do defesa.
A bola deveria ter-lhe sido devolvida para tentar outra vez.

2º - Caso não fosse, deveria o jogador adversário esperar que a defesa se recompusesse.

3º - É preciso avisar antes de rematar já que o Moreira pode não estar preparado.

4º - O remate deveria ter sido feito em linha recta e sem descrever qualquer arco o qual, como se viu, induziu em erro o guarda-redes.

5º - Não há qualquer imagem ou evidência de que a bola tenha passado pela linha de golo. Foi tudo muito rápido!

6º - Os remates à baliza do Benfica não devem ultrapassar os 5 Km/h e não podem ser dirigidos para fora do alcance do guarda-redes.

7º - O jogador McCarthy já jogou num clube que "amandou" o Benfica para a falência, há alguns anos.

8º - O jogador McCarthy gosta de champanhe.

9º - O jogador McCarthy recebeu uma (ou várias) prendas no seu aniversário.

10º - O jogador McCarthy não pediu desculpa nem revelou qualquer sinal de arrependimento.

Além desta queixa-crime, o Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD irá interpor
providência cautelar no sentido de proibir o jogador McCarthy de rematar para além da linha de meio campo, enquanto o jogador Maniche não poderá,sequer, pensar em ultrapassar essa linha. Igualmente, o Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD irá apresentar à FIFA uma proposta de alteração das regras do jogo de futebol, com o seguinte teor:

"Todos os clubes com mais de seis milhões de adeptos, e possuam (ou estejam a pagar) estádios com mais de 60.000 lugares,usufruirão de estatuto de excepção sendo que:

1. Não estarão sujeitos à regra do fora de jogo.

2. Os jogadores adversários não poderão fazer mais do que uma finta sendo que, após esta, deverão largar a bola em condições de poder ser imediatamente iniciado o contra-ataque.

3. Quando um seu jogador entra na grande área adversária,deverá ser imediatamente assinalada grande penalidade a menos que não haja qualquer adversário num raio de cinco metros. Nesse caso só poderá ser assinalada se o jogador se atirar para o chão.
4. Não necessitarão de marcar as grandes penalidades,uma vez que, assim que a mesma é assinalada, o golo deverá ser imediatamente contabilizado e o guarda-redes adversário admoestado com o cartão amarelo.

5. Todos os golos que lhe sejam anulados deverão valer,pelo menos, meio ponto.

6. Todos os golos sofridos só valerão meio ponto.

7. Para evitar roubos, somarão sempre 3 pontos no caso de vitória, empate ou derrota.

8. Deve ser-lhes outorgado um título nacional, pelo menos, de três em três anos, e um internacional de cinco em cinco anos.

E muito cuidado! Senão, irão "ver" o grito da revolta!

Viva o Benfica

Em tempo: A pedido de um dos administradores da Sport Lisboa e Benfica,Futebol SAD irá ser solicitada a introdução de uma cláusula obrigatória para todos os clubes que pretendam candidatar-se ao estatuto de excepção acima descrito, a saber:~

único - Deverão ser obrigados a comprar os jogadores ao Sr. José Veiga.

sexta-feira, outubro 22, 2004

Às moscas...

A defesa

José Manuel Ribeiro Aqui


O treinador do Paris Saint-Germain tem razão: o aspecto comum aos bons e
maus jogos do FC Porto esta época é a falta de rigor defensivo. O mais
fácil é responsabilizar a defesa, não só porque não há como discutir a
ingenuidade de Pepe mas também porque a idade de Jorge Costa o torna
alvo fácil, mesmo quando, como agora, está numa forma razoável. Faltam
ainda Ricardo Carvalho, que tinha muito a ver com o "rigor" da época
passada, e Nuno Valente. São dados suficientes para uma condenação
preguiçosa. Para além de todos os argumentos que tanto a condenam como a
desculpam, se formos justos, a defesa do FC Porto esconde atrás das
costas largas uma equipa traidora. A vocação dela - e também de Victor
Fernandez, de acordo com as generalizações feitas pelos especialistas
espanhóis - é o ataque, muito para além do que alguma vez se viu nos
tempos de Mourinho. O último mês provou que é possível ganhar jogos
assim - e perdê-los também. Falta rigor defensivo, mas é do meio-campo
para a frente que ele mais se nota. Misturam-se neste FC Porto hábitos
difíceis de subverter, tempo de trabalho insuficiente e muita
inexperiência, que tornam os resultados demasiado dependentes da
inspiração. Pode maravilhar nos dias de Primavera e horrorizar nas
noites de Inverno. A principal lição de José Mourinho é que o futebol
pode ser cem por cento mecânico: uma simples consequência do
posicionamento dos jogadores, de jogadas-tipo, livres e cantos
trabalhados exaustivamente, por isso é natural que se note a diferença.
O futebol da inspiração é o futebol do acaso, a menos que a inspiração
seja um extra, uma mais valia a somar ao futebol mecânico, que funciona
como rendimento mínimo para aqueles jogos em que os dribles não saiam
aos Diegos e Quaresmas. Não se trata de seguir o modelo do treinador
anterior: é a simples análise do rumo que o futebol actual leva.
Recusá-lo conduz à derrota. E nem a melhor defesa do Mundo a poderá
evitar.


DIAGNÓSTICO
Novos são os trapos

O PSG-FC Porto deixou antever a verdadeira dimensão do problema que é a
juventude da equipa de Fernandez. Por partes: a falta de paciência nuns
momentos, a paciência exagerada noutros, o individualismo tonto que
pretendeu responder à adversidade e, acima de tudo, aquela calma
surpreendente que se seguiu aos bons dez minutos iniciais, como se os
jogadores tivessem confirmado a fraca ideia que tinham do adversário e
se tivessem convencido de que, para vencer aqueles fulanos, não era
preciso matar os cavalos. Inexperiência grave.


DIAGNÓSTICOS
As culpas de Pepe

Começa a levar com as culpas que tem, mas também com as que não tem.
Alguém esperava que Pepe fosse, aos 21 anos, um jogador à altura de
Ricardo Carvalho? Que, por acaso, só aos 24 anos conseguiu tornar-se
titular indiscutível do FC Porto? O modelo de comparação não podia estar
mais errado.

O que dizer?

LIGA DOS CAMPEÕES

Valência 1 - Inter de Milão 5

Valência: Campeão Espanhol-Vencedor da Taça UEFA-Vencedor da Supertaça Europeia

O Feiticeiro da LUZ

ahahahhahahahhahhahahhahahha


LerAQUI

quinta-feira, outubro 21, 2004

GOLO invalidado no SLB-FCP de 1999-2000

Vejam o GOLO INVALIDADO ( ESTE ENTROU MESMO) ao FCPORTO, no BENFICA-FCPORTO DA EPOCA 1999-2000.

VEJAM AQUI

Não é Penalty




Seitaridis
:
«Não é penalty! Só se fala do penalty porque o remate do Karadas foi para fora. Será penalty para os adeptos do Benfica. Toquei-o, mas não o suficiente para fazer falta»

Foi um ROUBO

Já vi e revi , e o segundo golo do PSG é um escândaloso fora-de-jogo, para além de que os jogadores do FCPORTO levaram cartões amarelos por tudo e por nada e aos do PSG era permitido tudo.

Teve muita influência no resultado final.

Primeira época de Mourinho

Real Madrid 1-0 FCPORTO

FCPORTO 1-2 Real Madrid

FCPORTO 2-1 Panathinaikos

Sparta Praga 2-0 FCPORTO

Fernandez está aqui há 2 meses...

Pois!!!

Antes:«Se não ganharmos, podemos comprometer a qualificação» (Fernandez)



Depois:«Ainda dependemos de nós próprios», realça Fernandez

quarta-feira, outubro 20, 2004

Que merda é esta????

Já não bastava ter apanhado uma molha das grandes hoje de manha, o que vale é que o meu carro sabe nadar, dos posts escritos de manha que só aparecem agora e alguns em duplicado, como ainda tive que assistir a uma exibição miserável do FCPORTO, quando teve tudo para sair vencedor!!!

Fosga-se...os tipos do PSG tiveram a sorte de marcar 2 golos num minuto, enquanto nós ,antes disso tivemos duas excelentes e estavamos a dominar e não marcamos. Depois, foi muito mau, não que o PSG tenha sido grande coisa, o FCP é que errou passes, atrás de passes que eu já não via há muito.

Enfim, triste mas não convencido. É nos momentos mais complicados, que o verdadeiro FCPORTO aparece, espero bem que seja o caso para estas ultimas 3 jornadas da Liga dos Campeões.

Quanto aos anti-portistas, só quero dizer : Não se excitem!!! Se não for possível a LC, a UEFA está ali ao virar da esquina...

FCPORTO 6 - Oquei de Barcelos 3

Estamos bem lançados para conquistar a Supertaça de hoquei em Patins , depois de termos vencido o Oquei de Barcelos por 6-3.

Apito Fiscal

Pinto da Costa:"A primeira é que estou no futebol e no FC Porto porque gosto do futebol e do FC Porto e que não vim para aqui pelo facto de ter problemas graves com o Fisco ou porque os bens penhorados já não chegam para pagar as dívidas".

"Faço votos que em breve haja uma operação, a operação Fisco, sobre os agentes do futebol, sobretudo a nível directivo. Ficarei a aguardar isso com grande ansiedade, com grande vontade que seja rápido, porque poderá ser a forma de se compreender a chegada de muita gente ao futebol"

Carlos Alberto e Diego nomeados para «Golden Boy»

Cristiano Ronaldo, Carlos Alberto e Diego nomeados para «Golden Boy»

O português Cristiano Ronaldo, a militar no Manchester United, juntamente com os brasileiros do FC Porto, Carlos Alberto e Diego, são candidatos ao prémio «Golden Boy», uma distinção para o melhor jogador do Mundo com menos de 21 anos, instituído pelo diário italiano Tuttosport.

PSG - FCPORTO

Atenção. Tenho reparado que andamos todos entretidos com o rescaldo do jogo contra o benfica, que nem reparamos num jogo importante que vamos ter hoje.

E ao contrário do que muita gente pensa, eu acho que vai ser um jogo muito dificil. O PSG não está a passar por uma boa fase, mas não deixa de ser uma grande equipa.

É um jogo importante , mas não decisivo, por isso toca a jogar com cabecinha, e quero lá saber se dominámos, se temos mais posse de bola, bla,bla,bla...eu quero é uma vitória. O empate não é mau de todo. A derrota colocar-nos-á num situação dificil, mas desde que o Chelsea ganhe aos seus amigos russos, temos ainda hipoteses.

80 mil livros já vendidos



É obra!!! O livro de Jorge Nuno Pinto da Costa ainda não foi lançado e já têm a primeira edição esgotada , já se venderam 80 mil livros!!!

terça-feira, outubro 19, 2004

Há dúvidas?


Se há Aqui ficam esclarecidas



PENÁLTI sobre McCARTHY



Poucos repararam, mas a imagem é esclarecedora. Luisão, defesa-central
encarnado, terá cometido grande penalidade, ao agarrar, como é visível
na foto, Benny McCarthy, autor do golo do FC Porto.

O lance escapou à atenção da generalidade dos adeptos presentes no
Estádio da Luz, mas a objectiva do COMÉRCIO captou-o e, com rigor,
atentando nos olhos dos jogadores, é possível verificar que a bola se
encontra em movimento, havendo, portanto, lugar a sanção. Também as
linhas delimitadores da grande área são perfeitamente identificáveis,
permitindo concluir que se tratou de mais uma grande penalidade que
ficou por assinalar no duelo de rivais.

FORA DE JOGO

Mais uma:

KARADAS, estava em FORA-DE-JOGO, interferindo na jogada,baixando-se, no
remate que deu a polémica da bola ter entrado ou não.

O TUNEL DO TERROR

Parece que os relatórios ocultaram o que se passou no Túnel do Terror na gamela da Luz...

Fico para ver, que sanção vão levar os palhaços Kadaphi, Beiga , e vários jogadores entre os quais Luisão,e cª...estou mesmo à espera!!!

"o relatório do trio de arbitragem, liderado por Olegário Benquerença, não menciona as pressões exercidas pelos benfiquistas após o final do encontro, rapidamente estendidas ao túnel de acesso aos balneários. "

A bênção

Todas as épocas, desde há dez anos, o Benfica começa por ser um medicamento revolucionário que vai erradicar o cancro. Os testes preliminares são fenomenais, os ratinhos brancos são curados às ninhadas inteiras de cada vez, a crítica derrete-se em considerandos sobre a nova era de saúde e prosperidade que todos temos pela frente. Mais tarde ou mais cedo, percebe-se que os ratinhos são um mercado limitado. A maioria deles nem sequer tem emprego e os poucos que têm são desenhos animados. Por muito agradável que seja a adulação, é imprescindível passar dos ratos aos homens. O ensaio deste ano estava agendado para anteontem, em jejum e com a primeira urina da manhã num frasquinho, como já veremos. À semelhança de tantas outras épocas antes, ao invés de fazer o tumor desaparecer como estava prometido, o medicamento milagroso fê-lo duplicar de tamanho. Seria um falhanço rotundo se, no meio do desastre, não tivesse florescido a dúvida abençoada, ou melhor, a sorte grande: duas. Duas dúvidas ditosas que salvaram Luís Filipe Vieira e José Veiga da derrota completa, depois de achincalhados pelos Superdragões ao cabo de uma operação ardilosa que pareceu projectada a meias por Maquiavel e pelo Bugs Bunny. Imaginemos que não havia lances polémicos ou que o jogo corria de tal maneira que, apesar do génio demonstrado no estratagema dos bilhetes, Vieira e Veiga não conseguiam extraí-los dos noventa minutos. O que teria sobrado do medicamento? O suficiente para um clister, ao menos? Que farmacêutica arriscaria pegar na droga, por muito predisposta que estivesse para o grande negócio, conforme o demonstrado por algumas primeiras páginas de ontem? Assim é melhor para todos; a dúvida mantém-se e continuará a haver crentes no milagre. Pelo menos enquanto os ratinhos não perceberem como é fácil deixar a ratoeira sem queijo.

José Manuel Ribeiro

segunda-feira, outubro 18, 2004

Matemática pura

A imagem que os palermoides de ABOLA dizem:" Foi Golo".

Como se vê...não passam de uns palermóides lampiões...

Roubo ? Aonde ?



Do painél de arbitros de um jornal desportivo:

43' Entrada de Diego sobre Petit é passível de cartão amarelo?

-É uma falta normal, como tantas outras, não é falta para cartão amarelo.

-Exagerado. Não vejo grande infracção para o árbitro mostrar o cartão amarelo ao Diego.

46' Seitaridis agarra Karadas dentro da grande-área?

-As imagens não esclarecem, mas não fica a ideia de ter existido alguma infracção. A decisão do árbitro foi a mais acertada.

-Não vejo nada que me diga que seja grande penalidade. Se me provarem que foi falta retiro o que disse, mas sinceramente não vejo que haja alguma falta por parte do jogador do FC Porto.

58' A expulsão de Pepe e Nuno Gomes é acertada?

-Fica a ideia clara que Nuno Gomes atinge Pepe na zona abdominal, o que constitui uma agressão clara. No caso do Pepe, terá respondido, mas não fica uma ideia clara. Fica a dúvida se o Pepe também agrediu.

-É uma entrada violenta do Nuno Gomes, foi bem exibido o cartão vermelho, mas não entendo a razão da expulsão do Pepe. O gesto merecia apenas cartão amarelo.

78' Vítor Baía retira a bola para além da linha de golo no lance do remate de Petit?

-É muito complicado analisar, porque a imagem não nos esclarece totalmente. O árbitro assistente talvez não estivesse na melhor posição. Fica-nos a dúvida se a bola terá ultrapassado a linha de golo.

-A única pessoa que podia ver era o árbitro assistente, mas este está muito atrasado em relação à linha de golo. A própria televisão não dá uma ideia precisa pelo que é impossível saber se a bola entrou. A única imagem que fica é a bola a bater na linha.

...e ainda a agressão do Petit ao DIEGO que ficou impune...

Tirem as vossas conclusões. Eu já tirei as minhas. Chama-se MAU PERDER!!!


P.S: Ver Luis Filipe Vieira e José Veiga a espumarem-se é a cereja em cima do bolo!!!

domingo, outubro 17, 2004

Papa Lampiões

FODERAM-SE




Como não vi o jogo, e por tudo o que aconteceu durante na semana ,pelos provocações dos lampiões, só me resta dizer: FODERAM-SE!!!

Classificação da Verdade antes do Clássico



CLUBEPontos ActuaisPONTOS DA VERDADE
FCPORTO913
BENFICA139



Com influência directa no resultado:

Braga 1 - FCPORTO 1

- Um penálti contra o FCP inexistente que originou golo do Braga.
- Um penálti a favor do FCP não marcado, por mão dentro da área.

Conclusão: DOIS PONTOS ROUBADOS

FCPORTO 1 - U.Leiria 1

- Um Penálti não marcado sobre Luis Fabiano.
- Um Penálti não assinalado sobre Maciel.

Conclusão: DOIS PONTOS ROUBADOS

RESUMINDO: Em vez de TRÊS PONTOS , o FCPORTO devia ter SETE PONTOS!!!


Académica 0 - Benfica 1

- Escândaloso fora-de-jogo no golo benfiquista, que ainda por cima nasceu de uma falta a favor da Académica.

Conclusão: DOIS PONTOS ROUBADOS


Benfica 0 - Braga 0

-Golo anulado ao Braga, por fora-de-jogo mal assinalado.

Conclusão: UM PONTO ROUBADO


Guimarães 1 - Benfica 2

-18' Ricardo Rocha comete penálti sobre Silva.

-66' é mal assinalado um fora-de-jogo a Nuno Assis, o que proporciona que a jogada se desenrole e que venha a existir então a falta que origina o golo do Benfica.

Conclusão: TRÊS PONTOS ROUBADOS

RESUMINDO: Em vez de 13 PONTOS , o Benfica devia ter NOVE PONTOS!!!


É O SISTEMA!!!!

sábado, outubro 16, 2004

Na Abola lampiona

A guerra dos bilhetes

SEJAMOS sérios: não há argumentos— pormais imaginativos, jurídicos ou beligerantes que queiram ser—para justificar que num estádio com 65 mil lugares se ceda o número ridículo de 1008 bilhetes (ou doismil ou três mil) aos adeptos visitantes. O que se está a passar neste jogo da Luz com o FC Porto (e o que se passou em Alvalade, em Janeiro) é inaceitável sob qualquer ângulo de análise. Despreza as noções mínimas de desportivismo e fair play, agrava condições de apoio já à partida desiguais, retira colorido, entusiasmo e vibração ao espectáculo. E potencia conflitos, tanto por extremar ódios e rancores (Filipe Vieira parece andar sob grande tensão…) como por obrigar adeptos do clube visitante a comprar bilhetes para bancadas onde se vêem rodeados por multidões adversas. No Euro-2004 não se destinou em Alvalade um amplo sector do estádio aos adeptos da Espanha e da Holanda? E na Luz não foi Portugal obrigado a abrir mão de algumas generosas bancadas para os adeptos da Inglaterra e da Grécia? O exemplo só se aplica com estrangeiros e por força da UEFA?

por Jose António Lima.

Comunicado do F.C. Porto

Comunicado do F.C. Porto:

«A F.C. Porto Futebol, SAD comunica que a sua equipa de futebol vai estar presente no jogo com o Sport Lisboa e Benfica, uma vez que recebeu garantias de que estão asseguradas as condições para que os seus adeptos assistam ao desafio em segurança e devidamente segregados da restante assistência.
Para este desfecho, que consideramos lógico e inevitável face aos regulamentos e às exigências internacionais, muito contribuiu a intervenção do Sr. Ministro da Administração Interna neste processo, uma vez que o Sport Lisboa e Benfica fez sempre questão de, em primeiro lugar, não ceder bilhetes ao F.C. Porto e, já numa segunda fase, de não promover a separação entre adeptos visitados e visitantes, o que colocaria em risco a integridade física dos portistas presentes no Estádio da Luz para apoiar a nossa equipa.


Porto, 16 de Outubro de 2004
Administração da F.C. Porto Futebol, SAD»

Repita lá, se faz favor II

"Aquilo que tenho a dizer é que ele não estava convidado, por isso de certeza que não vem a este jogo." Kadafi dos pneus na mesma conferência de imprensa.

Kadafi, aprenda um bocadinho em vez de só dizer anedotas, o Secretario de Estado do Desporto, por Lei, não precisa de convite algum, se quiser vai e mais nada...

sexta-feira, outubro 15, 2004

Repita lá, se faz favor

«Assisti a alguns jogos num determinado estádio da cidade das Antas», kadafi dos Pneus hoje na anedótica conferência de imprensa.

APELA-SE A TODOS OS PORTISTAS

QUE TENHAM INTENÇÃO DE IR VER AO VIVO O PRÓXIMO JOGO DO NOSSO GRANDE PORTO,PARA NÃO SE DESLOCAREM A LISBOA, A FIM DE DISPONIBILIZAR O MAIOR NÚMERO DE LUGARES AOS ADEPTOS LISBOETAS, QUE SÓ ASSIM PODEM TER A OPORTUNIDADE ÚNICA DE VER AO VIVO O CAMPEÃO EUROPEU.

NÃO PODEMOS SER EGOÍSTAS...DE 2 EM 2 SEMANAS TEMOS OS JOGOS NO ESTÁDIO DO DRAGÃO !!!!!!

Vendem-se bilhetes

Allô ??? Querem Bilhetes?

Os 1860 Bilhetes foram adquiridos nos seguintes locais:

Agencia Quota Cambios (Rossio) = 1221
ABEP (Restauradores) = 175
Agência de Espectaculos do CC Alvalade= 98
Casa do Benfica de Famalicão= 121
Casa do Benfica de Gondomar= 29
Casa do Benfica de Aveiro=24
Casa do Benfica de Caldas de São Jorge=12
Casa do Benfica de Braga=38
Casa do Benfica de St Tirso=26
Estádio da Luz=116

Mais aqui

Linguagem de caserna, brega e pouco chique

Gilberto Madaíl aguarda a chegada do técnico, ausente no Brasil, para
ouvir a sua versão

BERNARDINO BARROS


Mais uma vez "estalou o verniz" a um senhor que se chama Luis Filipe
Scolari, mas agora passou das marcas, pois não sabendo aguentar com a
pressão, resolveu fazer juz ao nome, sargentão, usando uma linguagem de
caserna, com insulto grave a uma jornalista, mas que engloba toda a
classe jornalística.

Como se diz na nossa terra, que não é a dele, mas que é onde o senhor
ganha o sustento, e ao que dizem um gordo e chorudo sustento, quem não
se sente não é filho de boa gente, mas há outra verdade, Scolari só
atinge quem lhe fez, durante dias a fio durante o Euro 2004, uma corte
descarada e que culminou com a sua elevação a um pedestal, onde nunca
deveria ter sido colocado. Usa agora, e até devo dizer usa e abusa, de
invocar o nome do povo em vão. Ainda não lhe disseram, ou não quer
saber, que o povo não é burro e sabe ver o que está à frente dos olhos,
não come tudo o que lhe querem dar. Por isso, creio que deveriam ter
avisado o senhor brasileiro, que se ontem estavam cerca de 27.500
pessoas em Alvalade, foi porque para além dos bilhetes efectivamente
vendidos(cerca de 19.000), os restantes, foram oferecidos às portas do
estádio para que o recinto leonino estivesse bem mais composto. O povo
sabe o que quer e ficou sentido com a exibição miserável da selecção no
Liechenstein. Como se diz na terra do senhor treinador da selecção
portuguesa, não "adianta tapar o sol com a peneira", Miguel reconheceu e
classificou a exibição de vergonhosa, Gilberto Madaíl também não ficou
agradado pela exibição portuguesa, chegando a dizer que "só vem à
selecção quem quiser e se empenhar do mesmo modo que o fazem nos
clubes", ou seja toda a gente, até o povo, que o empate com os amadores
do Liechenstein foi má demais para ser verdade e foi considerada de
escandalosa.

Acho que está na altura de dizer basta a quem anda a brincar há muito
tempo com o futebol português, com as atitudes que o senhor Scolari tem
tido desde que cá chegou. Dá-se ao desplante de não assistir a jogos no
norte do país, porque "é muito longe". Sempre denonstrou a sua
arrogância em relação a dirigentes e jornalistas, não gostando de ser
"incomodado" com perguntas embaraçosas, respondendo com má cara. Corre
mais o país, sempre para sul e para as ilhas, para entronizações em
confrarias dedicadas aos comes e bebes, do que a ver jogos de futebol.
Acha que observar no estrangeiro, jogos de equipas que têm jogadores
portugueses, é uma pura perda de tempo, porque no sofá de sua casa e com
o comando na mão tem acesso a ver os jogos que quer. Permite-se durante
dois anos insistir numa selecção a que teimosamente chamou sua, para ao
primeiro desaire, Grécia na abertura do Euro 2004, mudar a agulha e
recorrer ao que os jornlistas, e o povo senhor Scolari, clamavam há
muito tempo.

Alicerçar a estratégia da selecção na poderosa equipa do FC Porto, foi o
que lhe valeu chegar ao título de vice-campeão. Só que com a ajuda de
alguma comunicação social, foi glorificado como o mais inteligente dos
técnicos à face da terra. Puro engano, porque como tinha demonstrado na
final do Euro, como o provou agora em Vaduz, que é fraco comandante no
banco. Acho que está na hora de dizer basta, e perguntar a quem de
direito: Senhor Gilberto Madaíl, se fosse um treinador português a ter
este comportamento seria ainda técnico da sua selecção? Para os
jornalistas que o endeusaram e agora levam o troco, será altura para
lhes perguntar o que teriam já dito, escrito, se estas atitudes fossem
tomadas por um treinador português?

Responda quem souber ou quiser, para a minha freguesia eu escolheria
outro prior.

PARABÉNS , CAMPEÃO!!!!



Palmarés

Vítor Manuel Martins Baía

Data de nascimento: 15/10/69
Internacionalizações A: 80
Clubes que representou: FC Porto e Barcelona
14 Épocas na SuperLiga
355 jogos na SuperLiga
180 golos sofridos (média de 0,5 por jogo)
Pior época: 90/91 (22 golos sofridos)


Palmarés nacional

8 Campeonatos
4 Taças de Portugal
8 Supertaças


Palmarés internacional

1 Liga dos Campeões
1 Taça das Taças
1 Taça UEFA
1 Título de Espanha
2 Taças de Espanha

Troféus conquistados: 26

Está bonito, está...

Tudo isto começou com os dirigentes lampiões a afirmar que era por questões de segurança que só cediam 1008 bilhetes. Como isto está agora:

- Polícia e Benfica não se entendem.

- Secretário de Estado do Desporto: " Eu não Vou"

- Sindicato dos polícias indignado: "exige que se apurem responsabilidades por tudo o que possa acontecer de negativo em termos de segurança", sugerindo "proibindo, em última instância, a realização do encontro."

- FCPORTO pondera não ir à Luz por faalta de questões de segurança dos seus adeptos.


Ora digam lá , se isto não está bonito...vejam bem como começou e como está a terminar...

Uma coisa é certa, o Benfica e a Liga têm que assumir todas as suas responsabilidades nas questões de segurança!!!

quinta-feira, outubro 14, 2004

Hilariante




CASAS DO BENFICA VENDEM BILHETES AOS SUPERDRAGÕES

Aqui estão eles a distribuir os bilhetes ontem à noite, depois de terem comprado nas casas do benfica e nas próprias bilheteiras da Luz. Que não haja problemas é o que se deseja...mas se houver eu sei de quem é a culpa...

7-1 ??????

Hoje ao ouvir as notícias, reparo que o Portugal ganhou 7-1 ??? à Rússia...fosga-se, das duas uma: Ou andou por lá algum Olegário Benquerença ou os jogadores russos passaram a noite anterior no Elefante Branco, só pode!!!

Como os jogos da selecção interessam-me pouco, ontem vi o início da "Quinta das Celebridades", pois eu não perco a conversa entre a Júlia Pinheiro e o Luís Filipe Vieira, e depois fui colocar a leitura em dia e adormeci...

Hoje, já vi os golos , já ouvi na TSF as malcriadezas do Scolari para com os jornalistas e ouvi também o seleccionador russo a dizer que ouve boicote dos jogadores russos às suas instruções...ohohohoh...verifiquei que os jogadores benfiquistas esgotaram a sua fonte de golos para Domingo e mais uma vez, vi o Ricardinho Frangueiro a dar mais um capão...eu acho que o Ricardinho já deu mais Perus nesta sua pequena carreira ao mais alto nível, do que Baía em toda a sua gloriosa carreira.

Chamaram-me à atenção também para o jogo da Selecção Sub-21, que também não vi, onde jogaram 6 jogadores do FCPORTO títulares( Bruno Vale, Vítor Rodrigues, Pedro Ribeiro,Raul Meireles,Quaresma e Hugo Almeida), dois dos quais deram a vitória a Portugal. Temos futuro...

quarta-feira, outubro 13, 2004

Victor Fernandez

Celta de Vigo 7 - Benfica 0

Taça UEFA, 3ª eliminatória.
Estádio Balaídos. 30000 espectadores.
Árbitro: Paul Durkin (Inglaterra)

Celta de Vigo: Dutruel - Velasco, Cáceres, Djorovic, Juanfran (Coira 66') - Giovanella, Makelele, Karpin, Mostovoi (Tomás 75') - Gustavo López e Turdó (McCarthy 58').
Treinador: Victor Fernandez.

Benfica: Enke - Andrade, Paulo Madeira, Ronaldo, Rojas (Bruno Basto 55') - Poborsky, Calado (Chano 64'), Kandaurov (Tahar 46'), Maniche, João Pinto e Nuno Gomes.
Treinador: Jupp Heynckes.

Golos: Karpin (19', 54'), Makelele (30'), Turdó (40'), Juanfran (42',50') e Mostovoi (61').




Não se esqueçam, foi ele Victor Fernandez

terça-feira, outubro 12, 2004

Onde está a novidade?

Mário Dias, vice-presidente do Benfica vai ser julgado por fraude fiscal. Aonde está a novidade? Com uma escola daquelas na Luz...

Guimarães - FCPORTO para a Taça de Portugal

Enquanto umas equipas tem muita sorte no sorteio , saíndo equipas de Chalana e afins,há equipas sem sorte nenhuma...não é Vitória de Guimarães??

As culpas são sempre dos outros...

Ontem tivemos mais um discurso a sacudir a água do capote do Cholari...é uma vergonha...


Ver este artigo de opiniãoTábua sem verniz


_________________________________________________________________________________
Scolari, o educador

O seleccionador lançou ontem suspeitas sobre o comportamento de 12 (!) treinadores a propósito do Portugal-Espanha de Guimarães. Não pôs o nome a nenhum - o que é feio, muito feio - e continua a saga de reclamar que o povo e os jornalistas abanem a cabeça a tudo o que diz e faz, como os burros.

FERNANDO SANTOS

Scolari fez ontem mais um dos números em que é especialista: falou ao coração do povo e não se limitou a convocá-lo para o jogo de amanhã com a Rússia; pediu-lhe que apareça nas bancadas de Alvalade de cachecol de Portugal ao pescoço. Muito melhor na arte da comunicação e marketing, no arregimentar de massas populares do que na adaptação às concepções e exigências do modelo do futebol europeu, o seleccionador voltou ao seu estilo: truculento, cara de mau, armado em educador dos jornalistas que não se vergam e recusam-se a entrar no grupo dos que já amestrou. Bastou afinal um empate escandaloso, muito mais obra de uma exibição desastrada e de opções tácticas erradas do que de um grama de mérito dos amadores do Liechtenstein, para se perceber que a simpatia de Scolari durante o Euro'2004 se assemelhou a uma cirúrgia plástica daquelas que as tias fazem mas acabam por só servir de interregno breve à amostragem de rugas.

O seleccionador tem toda a razão do mundo ao considerar que um dia mau pode acontecer a qualquer um e fica-lhe até bem fazer, como fez, um acto de contricção pelo subrendimento, também táctico, em Vaduz. É legítimo que peça a continuidade do apoio do povo à Selecção. Não pode é reclamar um completo cheque em branco perante exibições descontínuas, sofridas, juntando ainda ao pedido que o povo e a crítica se arrumem num abanar de cabeça... asnático.

Eram-lhe já conhecidas várias facetas, mas ontem Scolari mostrou mais uma: a de quem só tem frontalidade para o que lhe convém e não põe o nome aos bois quando opta por armar confusão - há quem possa chamar-lhe calúnia.
Mais de um ano depois da humilhação de um Portugal-Espanha em Guimarães, Scolari fez uma desconchavada comparação com o jogo do Liechtenstein e acusou dirigentes e treinadores de então de terem dado instruções a alguns jogadores para se pouparem na Selecção, para não meterem o pé. Nomes, nem um...

O seleccionador pôs em causa, entre outra gente, vários treinadores: Fernando Santos, Camacho, Mourinho, Jesualdo Ferreira, Erwin Sanchez, Felix Magath, Carlos Queiroz, Roberto Mancini, Carlo Ancelotti, Vahid Halilhodzic, Javier Irureta e Chris Coleman.

A quem se referiu, Scolari? Não sabe que é feio, muito feio, um condutor de homens fazer acusações generalistas e fora de tempo? E que é ainda pior querer "educar" os jornalistas com exemplos destes?

SD têm 2000 bilhetes

Os SuperDragões arranjaram 2000 bilhetes nas bilheteiras do Estádio da Luz, com lugares em vários ectores do estádio...quero ver agora as preocupaçãos da segurança!!! O Ministério de Adminstração interna que mande vir as Chaimites...e que as coloque viradas para a tribuna de honra!!!

segunda-feira, outubro 11, 2004

Vejam a contradição lampiona

LIGA NÃO IMPÕE PEDIDO POR ESCRITO

"Requisição, envio e devolução de bilhetes", pode ler-se:

"1 - Os Clubes visitantes devem requisitar ao Clube organizador os bilhetes de ingresso para os jogos com a antecedência mínima de doze dias da data do jogo;

2 - O Clube organizador é obrigado a expedir por empresa transportadora da sua responsabilidade, nos dois dias seguintes à recepção da requisição, os bilhetes de ingresso requisitados".

Carlos Colaço, responsável pela organização de jogos do Benfica, alega que no passado os pedidos foram sempre feitos por escrito. "Não nego que tenha havido contactos telefónicos com o FC Porto, mas os regulamentos dizem que deve ser feita uma requisição e gostaria que alguém me explicasse o que é uma requisição por telefone. O ano passado, o FC Porto enviou um faxe, mas este ano não. Deviam tê-lo feito até dia 5, 12 dias antes do jogo, como dizem os regulamentos, e não o fizeram".


Ou seja, a Liga não impõe pedido por escrito, os responsáveis do Benfica não negam que receberam contactos telefónicos, mas como não são homens de palavra, os contactos telefónicos não valem e esperavam por escrito...é este o caracter destas pessoas!!!

domingo, outubro 10, 2004

Golear na bancada

JORGE MAIA


Luís Filipe Vieira quer que Fernando Gomes se retrate. A coisa é mais ou menos assim: ou o administrador da SAD portista se retrata - e não se trata aqui de tirar um autoretrato - ou o Benfica não cede nem um bilhete ao FC Porto para o clássico da próxima jornada. Pode parecer uma medida drástica, talvez até dramática, mas só pode ter uma boa justificação. Afinal, Luís Filipe Vieira é uma pessoa razoável.


Tenho a certeza disso desde que, há cerca de um ano e meio, disse que o Benfica havia de ser o maior clube do Mundo num prazo de... três anos
. Ora, sendo Luís Filipe Vieira uma pessoa razoável, só faz sentido que Fernando Gomes tenha dito algo de muito grave, de forma leviana, perfeitamente injustificada e certamente ofendendo a grande instituição que o Benfica já é, mesmo que ainda não seja o maior clube do Mundo.

E o que disse, afinal, Fernando Gomes a propósito da intenção manifesta pelo clube encarnado de ceder apenas 1008 bilhetes ao adversáro?

Que "se o Benfica não vai cumprir os regulamentos, isso preocupa, de uma forma geral, a indústria do futebol". Mas não se ficou por aqui no descaramento e acrescentou que "o espectáculo do futebol é para ser vivido de forma intensa entre a equipa visitada e a visitante e coartar a possibilidade dos adeptos desta última estarem no estádio não é forma de defender a actividade". Mas a gota de água terá sido quando atirou que "o FC Porto, no estrito desempenho daquilo que a si lhe cabe, fará o que está ao seu alcance para que os regulamentos sejam cumpridos".

Um abuso. Era só o que faltava pretender que os regulamentos sejam cumpridos. Qualquer pessoa razoável, como Luís Filipe Vieira por exemplo, ficaria chocado perante tais afirmações. Aquilo que é razoável esperar de Fernando Gomes agora é que diga, acrescentando o devido pedido de desculpas, que se o Benfica não cumpre os regulamentos faz muito bem porque as regras não são, obviamente, para cumprir. São apenas sugestões bem intencionadas cujo cumprimento deve ser deixado ao critério e bom-senso de cada qual. E mais, o administrador da SAD portista deve sublinhar que impedir a entrada dos adeptos adversários no estádio de cada um é a melhor forma de defender o espectáculo.

Ficam as bancadas muito mais bonitas, todas da mesma cor, a pressionar a equipa adversária e a insultar o árbitro em uníssono, sem ninguém a destoar.

Ora, ironias à parte, é evidente que Luís Filipe Vieira não espera que Fernando Gomes se retrate. O presidente do Benfica pura e simplesmente inventou um argumento tão remendado como um lençol num bordel para não ceder bilhetes ao FC Porto para o próximo clássico. Fica-lhe bem.

Com o estádio cheio de benfiquistas pode, pelo menos durante 90 minutos, alimentar a ilusão de que não só o Benfica já é o maior clube do Mundo, ano e meio antes do prazo, como é o único clube do Mundo.

Por uma hora e meia pode fazer de conta que Salazar não caiu da cadeira, que não houve 25 de Abril, que o Eusébio ainda joga e que Angola ainda é nossa.


Quanto aos portistas, sempre podem dar graças pelo facto dos jogadores do FC Porto não precisarem de bilhete para ir à Luz. Vão lá estar, onze contra onze, no relvado. Nas bancadas, o Benfica vai ganhar de certeza.

Dinheirinho para o Veiga

Como somos um clube de caracter vamos dar o dinheirinho que o Estoril terá direito, mas que nem eles se atendem...


A administração da SAD do FC Porto vai depositar 400 mil euros numa conta bancária da Federação Portuguesa de Futebol. Esta verba é referente à indemnização a que o Estoril - clube ou SAD - tem direito pela formação de Paulo Ferreira entre 1996 e 2000, no âmbito da transferência do jogador para o Chelsea. Os responsáveis portistas, que já tinham informado os dirigentes e administradores da SAD estorilista que iriam pagar a verba em questão, decidiram entregar o dinheiro ao organismo que rege o futebol português enquanto a SAD e o clube do Estoril não chegarem a acordo sobre quem tem direito à verba - a administração da SAD estorilista vai accionar judicionalmente a Direcção do clube. Prevê-se que este diferendo entre SAD e clube estorilistas se arraste em tribunal durante alguns anos, tratando-se mesmo de um caso único em Portugal, em virtude de a maioria do capital da SAD canarinha ser detida por investidores privados.



Mais uma SUPERTAÇA



O FCPORTO venceu a SUPERTAÇA DE BASQUETEBOL ao ganhar por 97-69 à Ovarense.

Palhaços...

O Palhaço , assaltante de camiões, Kadafi dos pneus ameaça que não dispensará nenhum bilhete ao FCPORTO se o Dr.Fernando Gomes, Administrador da SAD não lhe pedir desculpa. E pedir desculpa de quê? Pedir desculpa por ter afirmado que o Benfica devia cumprir os regulamentos, e que era mau para o espectáculo futebol este tipo de comportamentos...como vê acusações gravíssimas...benfica cumprir regulamentos? naa...então estes lampiões deviam ter ido para a segunda por dívidas e não foram, o que é isso de regulamentos?


O Palhaço Scolari, que vê os jogos dos lampiões , tais como lampiões-bystrica, mas que para os outros vê no sofá, teve ontem um resultado e pêras. Juntamente com o Palhaço Ricardinho dos Frangos e uma série de Palhaços vedetas conseguiram empatar com uns tipos que no fim do trabalho resolveram ir dar uns pontapés na bola.

sábado, outubro 09, 2004

CJ iliba Mourinho no caso de Alvalade



Afinal, o treinador não rasgou a camisola de Rui Jorge no final do último Sporting-FC Porto. O Conselho de Justiça da FPF deu provimento ao recurso apresentado pelo ex-treinador do FC Porto da decisão da Comissão Disciplinar da Liga que o condenou a 10 dias de suspensão e ao pagamento de multa de três mil euros.

No acordão, refere-se que não há quaisquer imagens do incidente, frisando-se não haver qualquer razão para considerar o depoimento do roupeiro do Sporting mais credível que o do roupeiro do FC Porto.


O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deu razão a José Mourinho, considerando procedente o recurso apresentado pelo ex-treinador do FC Porto a propósito do episódio da camisola de Rui Jorge, rasgada no final do último Sporting-FC Porto. Recorde-se que o caso da camisola e das afirmações consideradas antidesportivas proferidas pelo agora técnico do Chelsea no final do referido encontro tinham justificado a aplicação de uma suspensão de 10 dias acrescida de multa no valor de três mil euros a José Mourinho. O acórdão do Conselho de Justiça, datado de 30 de Setembro, vem agora dar razão ao ex-treinador do FC Porto, absolvendo-o de todas as acusações "por falta de fundamentação no que concerne à prova de facto". Em contrapartida, negou provimento ao recurso interposto pelo Sporting que alegava a ilegitimidade do FC Porto recorrer do acórdão da Comissão Disciplinar da Liga na hipótese de o advogado Daniel Pereira actuar em representação do clube e não de José Mourinho. Mais do que isso, negou provimento às pretensões de aplicação de penas concretas para cada uma das infracções praticadas por José Mourinho.

Em causa estavam três situações distintas. A expressão utilizada por José Mourinho no final do encontro para o descrever - "uma grande merda de jogo" -; a interrupção das afirmações de Pedro Barbosa durante a "flash interview" - "não digas isso Pedro, sabes que estás a mentir, não te fica bem mentir" - e, finalmente, as circunstâncias que rodearam a entrega da camisola rasgada.

Com base nesta matéria o CJ revelou um entendimento diametralmente oposto ao da Comissão Disciplinar da Liga. Assim, os juízes da Federação sublinham que o número 1 do artigo 87º - utilizado como argumento pela Comissão Disciplinar para punir o primeiro comentário de José Mourinho ao jogo - exige que a expressão proferida se dirija a pessoas singulares ou colectivas integradas na FPF. Ora, apesar de admitir que a expressão "uma grande merda de jogo" não prima pela eloquência, o Conselho de Justiça sublinha que "não se alcança que dela resulte uma ofensa directa a qualquer dessas pessoas".

Quanto ao ocorrido durante a "flash interview", o acórdão, a que O JOGO teve acesso, considera que, apesar da postura censurável de José Mourinho ao interromper quem está no uso da palavra, tal impropriedade não pode ser classificada de injuriosa, pelo que não pode haver condenação.

Finalmente, quanto ao caso da camisola rasgada, o Conselho de Justiça sublinha que dos depoimentos das testemunhas ouvidas no processo resulta que nenhuma delas afirmou ter presenciado o momento em que a camisola foi rasgada. De resto, para além dos roupeiros dos dois clubes, todas as testemunhas depõem sobre a situação que lhes foi comunicada por outrém.

Refere também o acórdão que - ao contrário do que foi afirmado pelos dirigentes do Sporting logo no final do encontro - "não foram captadas quaisquer imagens pelo sistema de vídeo interno que possam ser utilizadas, com propriedade, na análise deste item".

Restam as versões antagónicas dos dois roupeiros, com o elemento do Sporting a afirmar que o o funcionário do FC Porto lhe entregou a camisola rasgada com o recado de que teria sido José Mourinho o responsável, facto que o roupeiro portista sempre negou. Versões que lançam dúvidas sobre o que de facto aconteceu e que, segundo o Conselho de Justiça, "não se dissipam após análise apurada dos restantes meios de prova". De resto, frisa o acórdão, "não se percebe que razão permita sustentar a versão do roupeiro do Sporting mais credível que a do roupeiro do FC Porto", levando aquele órgão a concluir que não resultou provado que José Mourinho tenha, de facto, rasgado a camisola de Rui Jorge.





Matéria Factual

É a seguinte a matéria factual dada como provada pela Comissão Disciplinar relativamente ao Sporting-FC Porto disputado a 31 de Janeiro, no Alvalade XXI.

"No final da partida e quando o arguido se dirigia para o túnel foi abordado pelos jornalistas com o objectivo de ouvirem as suas impressões e comentário sobre o jogo, tendo, o arguido, nessa ocasião, afirmado ter sido "uma grande merda de jogo", expressão essa que foi difundida pela rádio, nomeadamente pela Rádio Renascença.

Aquando da realização do Flash Interview e quando o jogador do Sporting, Pedro Barbosa, ao ser entrevistado expressava os seus pontos de vista sobre o jogo em causa, o arguido interferiu na conversa dizendo "não digas isso Pedro, sabes que estás a mentir, não te fica bem mentir".

Após o jogo ter terminado, o técnico roupeiro do Sporting, Paulo Gama, a pedido de Rui Jorge e de outros jogadores do Sporting, dirigiu-se aos balneários do FC Porto, levando consigo diversas camisolas do Sporting para serem trocadas por camisolas de jogadores do FC Porto, tendo concretamente levado duas camisolas do jogador Rui Jorge com o nº 23, a fim de serem trocadas pelos jogadores do FC Porto, Jorge Costa e Deco.

O referido roupeiro, Paulo Gama, ao chegar junto da porta do balneário do FC Porto, encontrou os jogadores Vítor Baía e Nelson, sendo que após explicar-lhes o motivo e razão da sua presença, o jogador, Vítor Baía, disse ao roupeiro que ali aguardasse e, tomando as camisolas, levou-as consigo, a fim de as entregar aos destinatários.

Volvidos alguns instantes, cerca de 1 ou 2 minutos, o técnico roupeiro do FC Porto, Fernando Agostinho M. Brandão, chegou junto ao roupeiro do Sporting, entregou-lhes as duas camisolas do Rui Jorge, sendo que uma delas vinha rasgada.

Nesse acto, disse ao roupeiro da SAD sportinguista que o "o Mister mandou dizer que a tinha rasgado e ainda para dizer ao Rui Jorge que queria que ele morresse em campo".

Posteriormente, o técnico roupeiro do Sporting, dirigiu-se para o seu balneário relatando o sucedido, mormente ao Rui Jorge sendo que, em consequência de tal relato, os jogadores do Sporting ficaram agitados, exaltados e ruidosos.

O treinador da SAD Sportinguista, Fernando Santos, ao ouvir barulho saiu da sua cabine, deparando com os seus jogadores exaltados, designadamente Hugo e Beto, transmitindo-lhe os factos acima relatados.

O treinador da Sporting SAD, após constatar que a referida camisola se encontrava rasgada e com intenção de evitar que os seus jogadores, face à exaltação em que se encontravam, se dirigissem ao arguido a fim de tirar desforço, pegou na dita camisola e dirigiu-se ao seu colega, ora arguido, com vista a esclarecer o relatado.

Fernando Santos encontrou o arguido no hall principal, junto ao balneário do FC Porto, dirigiu-lhes mostrando a dita camisola rasgada e perguntou ao arguido "achas bem o que fizeste de rasgar a camisola e de dizer que o jogador devia morrer em campo?"

O arguido, perante tal "acusação" proferida pelo seu colega de profissão, não a negou, nem confirmou, mostrando-se muito exaltado e nervoso.

O arguido é primário, pois do seu registo disciplinar não consta a prática de qualquer infracção.

Com base nesta matéria, entendeu a Comissão Disciplinar da LPFP condenar o recorrente pela prática dos seguintes ilícitos:

Artigo 107º, nº 1, segundo o qual, " os dirigentes que praticarem os factos previstos no nº 1 do artigo 87º contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigente, jogadores e demais agentes desportivos, são punidos com a pena de suspensão de um mês a um ano e multa de ¤ 1.000,00 a ¤ 10.000,00".

Por sua vez, o artigo 87º, nº 1 estipula que "Os clubes que desrespeitarem ou usarem de expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com pessoas singulares ou colectivas integradas na F.P.F, (...), por exercício das suas funções, são punidos com a multa de ¤ 2.500,00 a ¤ 7.500,00".

Artigo 109º, nº 1, segundo o qual "os dirigentes que, por ocasião de jogos oficiais, comunicarem, fora dos casos previstos regularmente, com os jogadores, directa ou indirectamente, no decurso do jogo, ou interferirem por qualquer forma em incidentes neste verificados, salvo se a sua intervenção for previamente autorizada pelo árbitro e se destinar a auxiliar jogadores lesionados, ou se tiver por fim evitar ou pôr termos a qualquer infracção disciplinar, são punidos com pena de advertência e multa acessória de ¤ 62,50 a ¤ 250,00", ex-vi Artigo 135º, nº 1, segundo o qual "os treinadores (...) que pratiquem as infracções previstas nos artigos 100º a 111º são punidos com as penas de multa nele estabelecidas, sendo as penas de suspensão reduzidas a um quarto.


"Uma grande merda de jogo" e Pedro Barbosa
Temos três situações distintas, a saber, as expressões "uma grande merda de jogo", "não digas isso Pedro, sabes que estás a mentir, não te fica bem mentir" e, por outro lado, as circunstâncias que rodearam a entrega da camisola rasgada.

Vejamos.

De acordo com o artigo 87º é essencial que a expressão proferida seja dirigida contra pessoas singulares ou colectivas integradas na F.P.F.

Assim sendo, e quanto à primeira expressão, "uma grande merda de jogo" não se alcança que dela resulte uma ofensa directa a qualquer dessas pessoas.

É certo que, a expressão não prima pela eloquência, não abonando sobretudo a quem a profere, mas daí a poder ser considerada como atentatória da dignidade e do bom nome dos vários intervenientes naquele jogo vai uma distância que não se pode legalmente percorrer.

Não se trata de fazer aqui a apologia da utilização de linguagem vulgar, ou vernácula, na qual, aliás, a expressão utilizada é uma das menos grosseiras e, talvez por isso, tão utilizada pelo cidadão comum quando algo lhe corre mal, mas apenas a de não se poder esquecer o contexto em que ela surge, logo após a conclusão de um jogo envolvendo duas equipas que lutavam pelo comando da SuperLiga.

Assim, entende-se que a expressão não preenche a plenitude dos elementos do tipo exigidos pelo artigo 87º e, portanto, não pode o recorrente ser condenado.

Analisemos, agora, a segunda situação, ou seja, o que ocorreu durante o "Flash Interview".

Quando o jogador do SCP, Pedro Barbosa, e no decurso da sua entrevista, estava, em directo, a dar a sua opinião acerca do jogo, o arguido interferiu na conversa dizendo "não digas isso Pedro, sabes que estás a mentir, não te fica bem mentir".

Convém aqui, e superando-se a omissão ocorrida no painel factual dado como assente, recordar que, e de acordo com os fundamentos no Acórdão que levaram àquela matéria, a expressão do arguido foi dirigida no preciso momento em que o entrevistado dizia que o jogo tinha sido "um grande jogo de futebol e que, na sua opinião, o Sporting merecia ter ganho".

É perante esta opinião, e não outra, que o arguido referiu as palavras supra aludidas.

Ora, novamente o arguido tem postura censurável, do ponto de vista de conduta social, interrompendo quem está no uso da palavra e de forma pouco própria.

Porém, a impropriedade da forma não é tal que possa ser qualificada de injuriosa.

Analisada friamente, a frase "não digas isso Pedro, sabes que estás a mentir, não te fica bem mentir" pode ser entendida como equivalente à afirmação de que o jogador é mentiroso e, assim sendo, dúvidas não restam de que se está perante um atentado ao bom nome e reputação, ou seja, no caso presente, a uma injúria.

Mas, convenhamos, o mundo e as relações que nele se estabelecem não são assim tão frias, rígidas, onde o que parece é, num sistema de tal maneira inflexível perante o qual as condutas humanas têm de ser analisadas sob a rigidez de uma geometria intelectual, sem espaço para serem levadas em conta as circunstâncias, endógenas e exógenas, que sempre lhes estão inerentes.

Pelo menos, o legislador não o arquitectou assim e é só a ele e ao normativo por ele criado que importa respeitar e fazer cumprir.

Quantas vezes na vida de cada um de nós, arriscamos semelhante palpite, não estivemos já em situação similar, em que nos é negado, com palavras muito próximas, o por nós afirmado, sem que interpretemos essa postura como injuriosa.

São frases inerentes a um fenómeno da vida social, de disputa, de emoção, de multidão, em que a visão clubística impera, um evento onde a serenidade e a imparcialidade de apreciação dos seus intervenientes não são das características mais comuns.

Ora, é exactamente por isso que as afirmações dos seus intervenientes têm de ser analisadas no contexto respectivo, sobretudo, como é o caso, quando à sua volta se cria um clima de exaltação tal que, muitas vezes, não se compreende como é que duas pessoas que se acabaram de despeitar publicamente conseguem, apenas á custa de um bom duche, esquecer tudo e seguirem amigos; também isso é futebol.

Não se nega que há casos em que essas reacções ultrapassam a fronteira que separa a emoção da agressão; assim é, infelizmente.

Mas tal não é, em nossa opinião, o caso.

Como na situação anterior, a conduta do arguido não o abandona socialmente, mas, e mais uma vez, não é de modo a permitir imputar-lhe intenção injuriosa, e esta é elemento subjectivo do tipo legal sem o qual, naturalmente, não pode haver condenação.


Camisola rasgada de Rui Jorge
Falemos, finalmente, da terceira situação, ou seja, as circunstâncias que rodearam a entrega da camisola rasgada.

O Acórdão, e bem, referiu as motivações de facto que presidiram ao estabelecimento da matéria dada como provada, a saber, "livre apreciação, nas declarações do arguido, no depoimento das testemunhas e nas imagens vídeo em circuito fechado do estádio".

Cotejando tais elementos, a primeira constatação é a de que o arguido nega a sua prática, considerando "uma autêntica aberração ser-lhe atribuída a autoria (...) do rasgão".

Analisando os depoimentos das testemunhas inquiridas acerca desta matéria [João Rosado, Artur Ferreira, Paulino Carvalho, Manuel Vidal, Fernando Santos, Eduardo Bettencourt, Paulo Gama, Pedro Mil Homens, Miguel Ribeiro Teles, Rui Jorge, Lourenço Simas, Fernando Brandão, Antero Henrique], resulta, desde logo, que nenhuma afirmou ter presenciado o momento em que a camisola foi rasgada.

Mais, com excepção de duas testemunhas, Fernando Agostinho Moreira Brandão e Paulo Gama, roupeiros, respectivamente, do FCP e do SCP, todas depõem acerca de uma situação que lhes foi transmitida pelos mais variados canais ou de uma conversa a que assistiram.

Por outro lado, não foram captadas quaisquer imagens pelo sistema de vídeo interno que possam ser utilizadas, com propriedade, na análise deste item.

Saneada desta forma a prova, constatamos que, aquelas duas testemunhas têm versões antagónicas, a segunda referindo que a primeira - o que esta nega, em absoluto - "lhe entregou a camisola rasgada e lhe deu o recado", isto é, "dizendo-lhe que o Mister mandava dizer que a tinha rasgado".

Versões antagónicas que lançam dúvidas sobre o que efectivamente aconteceu, dúvidas essas que após análise apurada dos restantes meios de prova não se dissipam.

E não se percebe a razão que permita sustentar ser a versão do roupeiro do SCP mais credível que a do roupeiro do FCP; ambos estão em uníssono quanto a todos os factos, excepto um, e logo o único que para aqui releva: as circunstâncias em que a camisola foi rasgada.

No momento em que a entrega da camisola ocorre estão sós - no que também são unânimes em aceitar - pelo que o que cada um diz pode estar sujeito ao contraditório do outro e o impasse, à falta de outros meios probatórios elegíveis, mantém-se.

E não os encontramos, muito menos nas considerações tecidas a propósito da conduta do arguido.

Não há direitos negativos no processo penal português e o silêncio do arguido não pode desfavorecê-lo.

Se é aceite por todos que o arguido não tem de demonstrar a sua inocência, não é menos insindicável que, nessa qualidade, não lhe é exigido que denuncie o autor dos factos de que é acusado, caso o conheça.

No nosso ordenamento jurídico-penal, não se declara a inocência de nenhum arguido, mas apenas a sua absolvição ou condenação, e as duas primeiras podem ser equivalentes na consequência final, mas retratam situações muitas vezes diferentes; ou seja, entre nós, não se diz que um arguido não praticou determinada conduta, mas apenas que não resultou provado tê-la praticado.


Liedson vs Mourinho
Do Acórdão recorrido resulta claro que, foi objecto de apreciação por parte da Comissão da LPFP a situação à volta do diálogo travado entre o jogador Liedson e o arguido José Mário dos Santos Mourinho e que por falta de sustentação probatória suficiente nenhuma imputação disciplinar ocorreu.

E bem, diga-se, desde já.

Das imagens, das fotografias publicadas e de toda a restante prova documental não resulta indiciado que o arguido José Mário dos Santos Mourinho tenha proferido expressões menos próprias e estas não se podem adivinhar; que houve diálogo, ninguém sindica, mas o que foi dito em concreto, ninguém refere.

Recorde-se, a propósito, que só existe infracção se se verificar atitude injuriosa, difamatória ou grosseira e nos presentes autos qualquer uma delas carece de demonstração.

E o mesmo se diga quanto à afirmação imputada ao arguido ao ter acusado Rui Jorge de "ter feito a coisa mais feia que alguma vez assistira no futebol português".

Trata-se de apenas uma opinião e, como tal, vale o que vale.

Mais. As imagens são elucidativas do que efectivamente ocorreu pelo que qualquer afirmação desfarçada da realidade apenas denuncia a incapacidade do seu autor, seja ele quem for, de formular juízos isentos.

Em relação às restantes situações, também não se encontram fundamentos bastantes para que o arguido fosse pronunciado.

A crítica à arbitragem é inerente ao fenómeno desportivo e o modo como foi feita não revela qualquer intenção difamatória; a confissão pública de que não se gosta do futebol português não merece sequer ser comentada: gostos não se discutem.


Conclusão
Termos em que, e pelas razões expostas, se julga o recurso apresentado pelo recorrente José Mário Santos Mourinho Félix procedente, por falta de fundamentação no que concerne à prova da matéria de facto, absolvendo-o e, consequentemente, improcedente o do Sporting Clube de Portugal".





Resumindo este longo artigo, acabo com o Editorial do Fernando Santos do Ojogo:

Silêncio estranho


Mourinho foi absolvido do célebre caso da camisola rasgada de Rui Jorge. A sentença é já conhecida há uns dias mas regista-se um silêncio sepulcral de todas as partes notificadas. Os vencidos assobiam para o lado e os vencedores, estranhamente, também fazem de conta. Um verdadeiro puzzle interesseiro...
FERNANDO SANTOS

Os silêncios e os ruídos podem significar um mesmo sintoma: de mal-estar ou cumplicidade. A questão está em conseguir-se fazer a melhor leitura das estratégias usadas. Ora, queira-se ou não, a decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol de absolver José Mourinho dos célebres e histéricos acontecimentos que marcaram o Sporting-FC Porto da última época, neles incluída a célebre rábula da camisola rasgada de Rui Jorge, é um autêntico "case study".

O acórdão a fundamentar a absolvição de Mourinho, então treinador do FC Porto, é datado de 30 de Setembro e todas as partes envolvidas foram dele logo notificadas, optando por um silêncio estratégico - pelo menos até hoje, dia em que O JOGO revela os fundamentos da decisão nas páginas 24 e 25. E o que é notável é o caso de Alvalade ter em Janeiro servido de arma de arremesso entre vários protagonistas, os mesmos que agora se meteram na trincheira dos que assobiam para o lado.

A sentença do Conselho de Justiça transita em julgado, isto é, já não é susceptível de nenhum recurso.

Mourinho é, naturalmente, o triunfador: porque ao classificar o Sporting-FC Porto de "uma grande merda de jogo" não primou pela eloquência mas da expressão "não se alcança que dela resulte uma ofensa directa" a pessoas singulares ou colectivas; depois porque, entre outro folclorismo barato, a camisola de Rui Jorge apareceu rasgada mas ninguém, mesmo ninguém, presenciou o momento. Terão alinhado todos pelo diz-que-diz-que...

No campo dos vencidos ficam entretanto o Sporting e a Comissão Disciplinar. O Sporting, que tinha embandeirado em arco com a sentença do órgão de Justiça da Liga, achou pequena a pena, pediu um cúmulo jurídico, e saiu estrondosamente derrotado; o CJ considerou inclusive que "não foram captadas quaisquer imagens pelo sistema de vídeo interno que possam ser utilizadas, com propriedade". Isto é: o que há uns meses se proclamava aos quatro ventos existir ficou-se pela penumbra e o bluff. A Comissão Disciplinar, essa, defendeu a dama das suas deliberações e saiu com o rabo entre as pernas sendo responsável pelo auto-de-fé mal sucedido dos sportinguistas...

Os dados objectivos são, pois, estes e não outros.

À boa maneira portuguesa não faltarão a partir de agora vários argumentos a tentar pôr em causa a Justiça - exercida por juízes e não por curiosos. Far-se-á uma chicana lamentável tentando colar os órgãos decisores a interesses clubísticos, menorizando o essencial: a esmagadora maioria das decisões tomadas pela Comissão Disciplinar são anuladas ou revistas pelo Conselho de Justiça. Sintoma de que algo não vai bem e, como sempre pugnou Valentim Loureiro, presidente da Liga com o mandato suspenso, há que, sem prejuízo da liberdade de acção e da jurisprudência, encontrar uma harmonização de regulamentos e de critérios. Talvez um dia alguém lhe dê ouvidos...

sexta-feira, outubro 08, 2004

Marcelo e o lampião Rui Gomes da Silva

Manuel Queiroz no "Correio da Manhã":

"Se Rui Gomes da Silva se queixa do monopólio de Marcelo no seu programa, por que razão não se queixa do monopólio do Benfica n'"A Bola", por exemplo?"

Os bilhetes

O que há a dizer sobre os 1008 bilhetes que os lampiões reservaram para o FCPORTO?

Numa primeira análise, apetecia dizer que não entrará nem um lampião ou lagarto no Estádio do Dragão, e se por qualquer motivo algum furar essa proibição, colocámos o Superdragão Helder cuspideiro a fazer vigia.

Mas por outro lado, o FCPORTO não deve descer ao nível deles porque se descer perde, pois eles ganham por experiência.

Enfim...são estes os valores que os clubes da capital defendem...tretas!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------
REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES

ARTIGO 67

(Distribuição de bilhetes)

1. Nos jogos das competições por pontos, os Clubes visitantes têm direito a requisitar até trinta por cento dos bilhetes emitidos para o público de cada categoria.

2. Nos jogos por eliminatórias cabe ao Clube na condição de visitante quarenta por cento da lotação emitida de cada categoria.

ARTIGO 68

(Requisição, envio e devolução de bilhetes)

1. Os Clubes visitantes devem requisitar ao Clube organizador os bilhetes de ingressos para os jogos com a antecedência mínima de doze dias da data do jogo.

2. O Clube organizador é obrigado a expedir por empresa transportadora da sua responsabilidade, nos dois dias seguintes à recepção da requisição, os bilhetes de ingresso requisitados.

------------------------------------------------------------------------------------------------


P.S: Como os lampiões vão ter uma multa ridícula, estou à espera que a Liga crie uma lei severa para este tipo de comportamentos quando os jogos forem no Dragão...estou mesmo à espera!!!

P.S: Gostava de saber se os lampiões vão fazer esta gracinha na Taça UEFA , onde têm que dar 5% ??? Gostava de ver estes valentões...palermoides...

quinta-feira, outubro 07, 2004

Lucro de 24,8 milhões de euros



Principais destaques


- Resultado líquido do exercício de 24,8 milhões de euros;
- Cash-Flow de 43,9 milhões de euros;
- EBITDA de 44,8 milhões de euros;
- Receitas operacionais de 114,8 milhões de euros;
- Custos operacionais de 89,1 milhões de euros;
- Rácio de salários vs proveitos operacionais de 37%;
- Capitais próprios de 40,9 milhões de euros


Mais informação aqui

Fundo de Jogadores

O Fundo de Jogadores do FC Porto registou, no passado dia 30 de Setembro - dia escolhido para a reavaliação da liquidez do fundo -, uma valorização de 37,82 por cento, beneficiando sobretudo das vendas do último defeso. Ricardo Carvalho, Deco, Paulo Ferreira e Pedro Mendes não enriqueceram apenas os cofres do clube como renderam cerca de 5,75 milhões de euros ao fundo e contribuíram de forma decisiva para esta valorização, em apenas nove meses de existência.

A nova carteira de jogadores:


Diego - 19 anos - 8,5%

Carlos Alberto - 19 anos - 2,5%

Quaresma - 21 anos - 9%

Pepe - 21 anos - 10%

Seitaridis - 23 anos - 8%

Ricardo Costa - 23 anos - 13,3%

McCarthy - 27 anos - 13,3%

Bruno Moraes - 20 anos - 10%

Hugo Almeida - 20 anos - 16,67%

Paulo Machado - 18 anos - 16,67%

Ivanildo - 19 anos - 16,67%

Vieirinha - 19 anos - 16,67%

quarta-feira, outubro 06, 2004

Que pobreza...



O lote de equipas presentes na Taça UEFA deste ano é dos mais fracos dos ultimos anos...só melhorará quando vierem os eliminados da Liga dos Campeões...e se por infelicidade o FCPORTO não conseguir ultrapassar para a próxima fase da LC, que venha para a UEFA que ainda levámos a Taça...


Para rir !!!

As nomeações para o jogador do Ano da FIFA são para rir: DECO e Cristiano Ronaldo compreende-se, agora...Figo e outros tantos...é só interesses publicitários nestas nomeações.

Como diz o jornalista do Ojogo:

Os piores do Mundo

JOÃO ARAÚJO

No mesmo dia em que se soube que a Adidas, segundo maior fabricante mundial de material desportivo, assinou um contrato de patrocínio com a duração de dez anos com a Liga Profissional de futebol dos Estados Unidos (MLS), foram conhecidos os 35 candidatos ao prémio da FIFA para o Melhor Jogador do Mundo. Como em qualquer eleição, é impossível existir unanimidade, portanto permitam-me começar desde já a discordar desta lista, da qual excluiria pelo menos um terço dos integrantes. Passando em revista o último ano, não vejo motivos para que entre os candidatos escolhidos pelo Comité Técnico e de Desenvolvimento da FIFA se encontre o argentino Ayala. Foi campeão olímpico, mas também o foi Tévez; foi campeão espanhol e ganhou a Taça UEFA pelo Valência, tal como os influentíssimos Albelda, Baraja ou Vicente, que não constam da lista. Talvez por já lá estar um espanhol (Raúl) que, valha a verdade, teve um ano para esquecer! E se os títulos são um critério, porquê a presença de Ballack, Beckham, Buffon, Kahn, Owen, Roberto Carlos, Ronaldo ou Zidane? Sem querer levantar falsos testemunhos, há entre eles há um "pormaior" em comum: além do inegável talento individual, dão todos a cara por alguma multinacional desportiva (e não só)... E já agora, se lá está Ayala e se também está a dupla de centrais do campeão italiano (Nesta e Maldini), não dava para meter, por exemplo, um central do campeão europeu de clubes e vice-campeão europeu de selecções como é Ricardo Carvalho?

Mesmo deixando de lado a teoria da conspiração de multinacionais como Nike ou Adidas e os jogadores que são a sua imagem, sobram ainda os homens por trás do "monstro". Quem integra o dito Comité Técnico da FIFA e porquê? Os motivos prendem-se, certamente (?), com a competência e conhecimento que cada um deles possui do futebol. No entanto, não deixa de parecer uma piada a coabitação nesse mesmo Comité de figuras como o grande Michel Platini (o presidente), Carlos Bilardo (treinador campeão mundial pela Argentina em 1986), Andy Roxburgh (ex-seleccionador escocês) ou Laurent Blanc (antigo capitão da selecção francesa) com obscuros membros, oriundos de países como Uzbequistão, Trinidad e Tobago, Canadá, Zâmbia ou Taiti, onde o futebol pouco representa quando comparado com hóquei no gelo, xadrez ou, quem sabe, o surf... "

Sporting 2 - FCPORTO 4



Bem vindos à 1ªDivisão Sporting...bem vindo Filipe Gaidão...fazem falta...

terça-feira, outubro 05, 2004

Assistências da jornada

FCPORTO-Belenenses : 39418 espectadores

Sporting-Leiria : 31154 espectadores

Guimarães-Benfica : 22829 espectadores


Cada vez compreendo menos...os 6 milhões não deveriam esmagar nas assistências, logo agora que estão a fazer o melhor inicio de campeonato de há vários anos???

Vá lá, vão ter uma enchente na próxima jornada...vai lá o CAMPEÃO EUROPEU!!!!

Viram a falta???

Por acaso viram a falta claríssima do Liedson sobre o defesa Leiriense no primeiro golo do Sporting???? Naaaaaa...é melhor falar do Juninho...

P.S: Também gostei muito daquele valente capão do Ricardinho dos Frangos...

segunda-feira, outubro 04, 2004

Viram o penálti ?????

Contra o branqueamento que se quer fazer de determinadas situações e o empolamento de outras, quero perguntar:

- Viram o penálti não marcado contra o Benfica os 17 minutos de jogo em Guimarães?

Alguém falou nisso...algum resumo das televisões falou nisso? Do que é que falam? Da expulsão, dizem eles, injusta do jogador do Belenenses.

Ou seja, um jogador foi expulso justamente, porque respondeu ao Ricardo Costa ( que devia ter visto o amarelo), o FCPORTO vence por 3-0 e fala-se do árbitro.

Por outro lado, o Benfica ganha nos ultimos minutos pela margem mínima, existe um penálti claro aos 17 minutos, mas ninguem fala disso...


É por estas e por outras que um campeonato ganho pelo FCPORTO vale por dois. Temos que estar atentos...

Não quero que o FCPORTO seja beneficiado nem prejudicado, mas não sou ingénuo nem lorpa, como a imprensa lisboeta tanto gosta de fazer crer, quando quer levar certos clubes ao colo.

domingo, outubro 03, 2004

FCPORTO 3 - Belenenses 0



Vitória tranquila e natural.

Facilitada pela expulsão do jogador do Belenenses( bem expulso,foi ingénuo).

Cada vez mais o Estádio do Dragão é um palco para a exibição de grandes guarda-redes. Fazem sempre contra o FCPORTO a exibição das suas vidas.

McCarthhy neste momento está melhor que o Luis Fabiano, mas eu até acho que o McCarthy joga melhor quando não é titular e entra durante os jogos.

DIEGO é simplesmente Fabulástico!!! Ainda é só o começo...Dizia Pélé que era melhor do que ele...exageros à parte, ainda nos vamos deliciar muito com este miúdo!!!

António Tavares Teles

1. Li (em tempo de férias que hoje terminam) muitas análises sobre o FC Porto. E as opiniões dos analistas que as produziram, ou não fossem quase todos eles de Lisboa, em princípio pois antiportistas e anti-Pinto da Costa (embora alguns finjam fazer uma distinção entre essas duas antipatias), coincidem em muitos pontos, principalmente num: para eles o sucesso portista dos últimos dois anos ficou a dever-se a bem dizer por inteiro a José Mourinho.

2. Ora bem, é evidente que José Mourinho é um treinador de futebol notável, tal como o demonstrou nas Antas e depois no Dragão, e vai seguramente demonstrá-lo em Stamford Bridge, contra uma concorrência muito mais forte, de resto. E tem alguma razão Octávio Ribeiro quando escreve (no "Correio da Manhã) que ele (Mourinho) era "a alquimia que transformava o jogador em ouro", embora tal alquimia, por melhor que fosse, não tenha chegado para transformar nesse precioso metal nem Bruno, nem Tiago, nem Marco Ferreira, nem Ricardo Fernandes, nem Maciel, nem outros, entre os quais Jankauskas e até McCarthy, que raramente se exibiu à altura do valor, e do preço de custo que Mourinho lhe atribuiu. Isto, aliás, para só citar jogadores que o próprio Mourinho "comprou". Mas é verdade que fez de Paulo Ferreira, Nuno Valente e Derlei (também "comprados" por ele) craques muito acima do que deles se esperava, e construiu uma equipa que, a partir de certa altura, quer em 2002-2003, quer em 2003-2004, se tornou quase imbatível. E, para que isso ficasse bem claro, venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões nessas duas épocas consecutivas...

2. De resto, para confirmar o que atrás digo - que ele é um treinador notável e que tornou a equipa portista praticamente imbatível - bastaria o seguinte: nunca em Lisboa e arredores (quase todo o país, como se sabe...) deve ter rezado tanto para que alguém deixasse o FC Porto como se rezou por Mourinho...

3. ...Com uma excepção porém, que se aplica, como é evidente, a Pinto da Costa. Com efeito, há quantos anos não andam os benfiquistas e sportinguistas a rezar para que o "homem" vá para a política, para os negócios, para o que quer que seja, mesmo para o raio que o parta, mas deixe o futebol?

Porque, por mais que muita gente - quatro ou cinco, mais dois ou três, farão entre seis a oito milhões... - afanosamente procure passar a imagem (dizem que a memória é curta...) de que o FC Porto só começou a ganhar há dois anos a esta parte, a verdade é que (por exemplo) só nos últimos dez anos os portistas foram... sete vezes campeões, conquistaram o "penta" (sem Mourinho, veja-se bem...) e, em vinte e dois anos de presidência, Pinto da Costa ganhou por quinze (15) vezes o título nacional, fora o resto, é claro, sendo que esse resto inclui uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental, etc., etc., etc. Enfim... Pelo que, apesar das aparências, o grande problema para os antiportistas continua a ser quem a gente sabe. Isto é, aquele de quem muitos desses milhões atrás citados dizem: "Não gosto nada dele, mas tomara vê-lo à frente do meu clube". Embora, como é óbvio, seja mais fácil recorrer a Mourinho, que está no mercado, e ele Pinto da Costa não...

4. Mas não comete erros, Pinto da Costa, como presidente do FC Porto? É claro que comete. Só que, querer acreditar que ele está "morto" e que sem Mourinho o FC Porto não ganha mais nada, é como tapar o sol com uma peneira: a peneira não esconde, nunca escondeu a realidade! E não é agora que iria começar a fazê-lo...

Pelo que, paciência, muita paciência, precisa-se - o "homem" ainda não morreu:

está vivo e, mesmo apesar de Del Neri, e até se calhar de Victor Fernandez, continua sem dúvida a recomendar-se.

5. A terminar: volto ao mesmo Octávio Ribeiro, desta vez citando por inteiro a frase donde extraí o trecho que há pouco transcrevi: "O que Pinto da Costa não perdoa é que, com Mourinho, foi-se a alquimia que transformava o jogador em ouro".

Mas também cito Alexandre Pais, que escreveu, ele, no "Record" o seguinte:

"Talvez Ricardo Carvalho faça falta ao FC Porto, afinal Pepe tem cometido alguns deslizes próprios de um central de 21 anos.

Talvez Deco faça falta ao FC Porto, afinal Diego ainda não tem a classe do mágico, aliás seria difícil que isso acontecesse aos 19 anos e logo após ter aterrado em Portugal.

Talvez Pedro Mendes faça falta ao FC Porto, afinal Carlos Alberto não tem nem as características nem a regularidade do médio do Tottenham. O que tem é 19 anos.

Talvez Paulo Ferreira faça falta ao FC Porto, afinal Seitaridis tarda em ambientar-se e voltar à velha forma. (...) Mas tem 23 anos, não falhará".

Para já não falar doutros: Postiga, Raul Meireles, até Luís Fabiano: quem sabe se em breve eles não estarão a cintilar por aí como ouro de lei e a render, em títulos, juros e mais-valias, o que os outros renderam, ou pelo menos coisa parecida?