segunda-feira, novembro 30, 2015

VAI POR INÉRCIA, POIS O "HOMEM É ASSIM"

- Rui Barros resumiu perfeitamente o quanto ,até eles, estão fartos da "barata tonta". O "homem é assim". "Tem a maneira de ser". E nós que o aturemos.

- O ano passado em Outubro de 2014, disse aqui ao José que não voltaria a escrever pois não gostava nada do que via e para não me estar a repetir, desistia de escrever. Passado mais de um ano, parece que estamos pior. É obra. Só que desta vez, escrevo para manter o blog vivo, pois caso contrário também não falaria mais pois não vale a pena.

- É incrível como depois de uma exibição como a do jogo contra o D.Kiev e quando ficou mais claro, que as fichas têm que ser colocadas essencialmente no campeonato e o Lopetegui assim o corroborou logo a seguir na conferência a anteceder o jogo, se consegue fazer uma exibição pior. Inenarrável. Estamos quase em Dezembro e parece que piorámos ao longo da época.

- É incrível que se assista a um Tondela-FC Porto e se chegue claramente à conclusão, que o Tondela é que tem uma EQUIPA. Não mereceram de forma alguma terem perdido. Se nas ocasiões o FC Porto teve uns fogachos no fim da 1ª parte e outras duas na 2ª, ficou claro durante todo o jogo, que o FC Porto tinha um conjunto de jogadores, sem rumo, perdidos, sem confiança e o Tondela, pese toda a suas deficiências, demonstrava ser uma equipa que tinha alguém a comandá-la. Inadmissível.

- E mais inadmissível é que isto não foi só um jogo mau que acontece a todas as grandes equipas, mas repete-se jogo após jogo desde que o Lopetegui cá chegou. Alguém me dizia que o treinador já leva para aí 70 ou 80 jogos pelo FC Porto e se houver uma mão-cheia deles em que as exibições foram dignas e satisfatórias é muito. Isto diz tudo.

- Mas o que interessa é que por incrível que pareça, ganhámos. Sim, todos os portistas que conheço, o sentimento que ficou foi que perdemos. Mas não. Como digo há muito, espero que lá cheguemos por inércia do fabuloso plantel, e a inspiração de um dos enormes talentos, desta vez foi Brahimi, pois pelo treinador estamos falados.

- E o pior de tudo é que o treinador é tão mau, que nos damos a criticar violentamente jogadores e o próprio plantel, onde já vemos lacunas graves e a achá-los banais quando são grandes jogadores em que o seu potencial não é "extraído" , mas muito mal orientados, com uma barata tonta que não sabe o que está a fazer. Chega a ser cómico. Como a sua arrogância e análises pós-jogo.

- O árbitro ainda nos tentou ajudar, expulsando-o, mas estas malditas tecnologias ainda permitem que contacte e continue a dar instruções.Pesadelo. Longe de qualquer contacto técnico com a equipa ia fazer um bem à equipa desgraçado. Há quem sugira um retiro à Petit ou Nuno Espírito Santo. Este último até teve a hombridade e falar espanhol na terra que o acolheu, já outra "barata tonta" que se vangloriava de falar Latin nem uma palavra em português. Sim, talvez ninguém do plantel o entendesse se assim o fizesse, mas pelos vistos em espanhol também ninguém o percebe.

- Há os que dizem que o que interessa é ganhar, jogando bem ou mal. Tudo bem. E até dão como exemplo o Sporting do Jorge Jesus que não joga grande coisa, vitórias atrás de vitórias pelas margem mínima, com penaltis inventados e fora de horas, no mesmo jogo contra o Tondela ganhou aos 97 minutos com um penalty(corrijo, foi com um lançamento irregular um metro dentro de campo, mas os casos de penaltys, expulsões, irregularidades são tantos que até se confundem) , que dizem inventado e mesmo assim toda a gente elogia a mediocridade das exibições do Jorge Jesus, achando eu, que isso se deve em muito por ter derrotado o Benfica 3 vezes.  Compreendo que numa equipa como o Sporting, que não está habituada a ganhar e qualquer migalha é motivo de festança isso seja tolerado, mas no FC Porto com o investimento que fez nestas últimas duas épocas, com a qualidade e quantidade do seu plantel exigia-se muito mais. Esta exigência não se coloca por fazer um jogo mau em dez. A questão é que faz-se um jogo bom ou razoável em 10 maus, com exibições confrangedoras.

- Já o José dizia aqui há tempos e eu corroboro, que satisfação dá, chegarmos ao nosso local de trabalho ou grupo de amigos e jornada após jornada o sentimento é de frustração jornada após jornada, mas no fim chegámos em primeiro e ganhámos o título. Isto dá prazer a alguém?  Não vejo o futebol dessa forma. Se tivéssemos a falar num  Paços de Ferreira, num Braga que cometesse esse feito, isso sim, agora uma esmagadora maioria de adeptos do FC Porto( e muitos abriram os olhos bastante tarde), já não pedem Ópera, mas suspiram pelo menos por exibições seguras, quando no fundo, a qualidade do plantel permitiria ou fazia sonhar com alguma Ópera, ainda para mais olhando para o nível dos nossos adversários directos que até noutros campos obscuros do futebol nacional estão a trabalhar melhor do que nós.

- Agora é evidente que a demissão do Lopetegui, como muitos pedem,etc não faz sentido, porque em primeiro lugar, o Pinto da Costa, Antero ou a Doyen, seja lá quem manda no FC Porto não se iam humilhar a esse ponto e depois porque ele(Lopetegui) tem arrogância a mais para reconhecer que a culpa é dele e demitir-se por sua iniciativa e também porque acho que um treinador por norma deve cumprir contrato até ao fim (o que fizeram ao Paulo Fonseca foi vergonhoso ao não permitirem nem uma época inteira, mesmo que ele diga que foi por sua iniciativa, mesmo que diga que tinha o apoio da direcção mas a pressão dos adeptos foi decisiva e no caso do Lopetegui até já seria "menos vergonhoso" pois já tem uma época de estragos) , já para não falar que está em todas as provas e dependendo só de si, daí que alguma contenção seja precisa. 

Na Liga dos Campeões, está tudo em aberto. Pode ter que ganhar ao Chelsea ou não. Se descer à Liga Europa, as probabilidades de fazer uma gracinha até são maiores;

No campeonato, e acreditando numa vitória na quarta-feira, mesmo que por inércia, ainda são só 2 pontos de desvantagem para o primeiro e ainda não os defrontamos;

Na Taça de Portugal, o sorteio vai de vento em popa. Mais uma equipa secundária, enquanto os nossos directos adversários à conquista do troféu vão-se aniquilando: depois de Sporting/Benfica e eliminação deste último candidato, vamos ter Braga/Sporting. Ou seja, só um dos candidatos sobreviverá.

Na Taça da Liga, aspas aspas. Tivemos o melhor grupo de todos. Dentro da normalidade ainda recebemos no Dragão um dos outros candidatos à vitória, provavelmente o Sporting.

No pós-Paulo Fonseca não veio o óasis nessa época, pois aí todos víamos que haviam mais culpados, já nesta era, duvido muito que "outro qualquer" não fizesse melhor com a matéria-prima que tem em mãos, mas agora só por iniciativa Lopeteguiana para ir embora, nunca por iniciativa da direcção. Essa devia ter sido feita há 6 meses.   

- As exibições rascas também não são motivo para que a direcção do FC Porto demitisse alguém, pois se essa fosse uma prioridade e preocupação já o teriam feito no fim da época passada, época que não ganhou nada. Aliás, ganharam. Comissões e mais outras regalias dos milhões da Champions e transferências e os "fretes" e a bajulação da imprensa espanhola e até estrangeira pela contratação de jogadores "marketeiros". No fundo, quando Pinto da Costa, perante o que vê a equipa produzir diz que quer o treinador por muitos anos, é um pequeno insulto para quem gosta de ver bom futebol. Mas no fundo ele e os seus estão a olhar pela vidinha, que pode não ser coincidente com a que nós esperávamos.

- Ironia das ironias, numa jornada em que fizemos uma exibição pífia na sequência de outras, até pode acontecer que acabemos por encurtar distâncias ou aumentar para os concorrentes no fim da mesma jornada. Seria só o constatar da mediocridade do nosso campeonato, e a vergonha que é estar nesta situação.

- Já aqui disse, mais que uma vez, pese todo o desprezo que tenho pelo Lopetegui como treinador, tenho muito maior pela "xungaria".  Espero que o Lopetegui no fim da época passe o testemunho mas não de mãos vazias, com vitórias rascas ou menos rascas, por inércia ou pela sorte dos deuses. Mas não estou seguro de nenhum dos cenários.

sexta-feira, novembro 27, 2015

O PAULO FONSECA NÃO SE SABE VENDER



Eu recomendo ao Paulo Fonseca sempre que der uma entrevista, apresente esta capa recente da Dragões quando falarem do sua passagem pelo FC Porto. É que o homem em parte não se sabe vender.

Recentemente deu uma entrevista ao jornal  ABola em que entre outras coisas disse que embora estivesse "preparadíssimo no plano táctico/técnico", noutras áreas não estava e que provavelmente o melhor teria sido um regresso num Braga antes de um FC Porto. Bem, ele melhor do que eu saberá do que fala, mas não acho que tenha sido esse o problema.

Mesmo não tendo sido dos seus maiores fãs e disse-o várias vezes aqui, aliás, em Agosto de 2014 expliquei o meu ponto de vista, com o artigo: O CAGÃOZITO ESPANHOL: É DEFEITO OU FEITIO? o problema é sempre do "parolismo paroquial" reinante e não exclusivo de cá, o Rui Vitória está a sentir o mesmo no Benfica, treinadores que tem uma forma de estar educada, afável e não trauliteira como a de Jesus tem grandes dificuldades em se impor e os adeptos fazem a vida negra à mais pequena dificuldade, criando um clima em que os treinadores são obrigados a ir embora, mesmo tendo um suposto apoio da direcção do clube, para terem sossego quer pessoal e familiar, pois ficam fartos de assobios, insultos, ameaças, esperas ao autocarro, invasões de local de treinos, etc. É conhecido no FC Porto de um treinador que quis ir embora pese só ter tido uma derrota e dois campeonatos ganhos.

Depois, as condições que lhes foram dadas não tem nada a ver com que as que colocaram à disposição dos seus sucessores. Como digo, bastava o Paulo Fonseca apresentar a capa da Dragões e a composição do plantel que Lopetegui teve nestes dois anos com a dele para fazer corar de vergonha quem se ainda atreve a chamá-lo de "medíocre". Basta ver, que todos os "reforços", "craques" que eram impostos por decreto em todos os editoriais, como o Quintero, Carlos Eduardo, etc e atirados à cara do Paulo Fonseca, foram dispensados, eles e todos os outros. Por isso, é preciso uma grande lata para falarem de Paulo Fonseca em tom jocoso.

E mais, como disse noutro artigo, o Paulo Fonseca para além de ter ganho um troféu (coisa nunca mais vista), numa daquelas exibições em que se dizia que o FC Porto ia ser um caso sério, não perdeu tudo, como o grande mestre actual, com Ferraris nas mãos. Relembremos. Deixou:

- O FC Porto com 9 pontos para o 1º no campeonato em Fevereiro, indo receber ainda o Benfica no Dragão, isto depois ter liderado o campeonato com 5 pontos de vantagem numa fase inicial e antes do ambiente impossível e de ausência total de apoio em pleno Dragão, ao ponto de se apoiar e bater palmas ao adversário. Ninguém resiste a isto;

- Oitavos-de-final da Liga Europa, acabando de fazer uma passagem com alma de Dragão na Alemanha;

- Meias-finais da Taça de Portugal, eliminando adversários como V.Guimarães na sua casa e a 5ª melhor equipa nacional , o Estoril;

- Meia-final da Taça da Liga, apurando-se num grupo onde eliminou o Sporting e Marítimo, curiosamente duas equipas que nos derrotaram para o campeonato.

Isto foi o que o Paulo Fonseca deixou no FC Porto. O seu sucessor, Luís Castro, "mudou o sistema" a pedido de várias famílias e perdeu tudo o que Paulo Fonseca deixou, pois a quantidade de erros individuais não forçados bateram os records nessa época e que muito contribuíram para o insucesso, tanto ou mais que os aspectos técnico/tácticos.

E não esquecer que os adversários, especialmente o Benfica de Jorge Jesus, tinha plantéis simplesmente poderosos, de altíssima qualidade, e nada a ver com que o Lopetegui apanhou.

Paulo Fonseca pegou num Paços de Ferreira, com orçamento para não descer e levou-o ao 3º lugar no campeonato e apuramento inédito e impensável a um playoff da Liga dos Campeões. Talvez o maior feito de uma equipa em Portugal;

Paulo Fonseca pega novamente no Paços de Ferreira, que tinha tido 3 treinadores na época anterior e salvando-se da descida in-extremis num playoff, vendo o orçamento baixar ainda mais, leva o Paços a mais uma época tranquilíssima, perdendo um lugar na Liga Europa na última jornada;

Paulo Fonseca pega no Sp.Braga que desfaz-me de uma equipa inteira, dos seus melhores jogadores e recebe outros tantos novos em folha para construção de uma nova equipa. Braga de Paulo Fonseca é 3º classificado no campeonato, mesmo que à condição, a um ponto do FC Porto(com quem empatou no Dragão e colocou a nu, o quão fácil é anular a banalidade táctica do adversário)  mas tem a melhor defesa do campeonato juntamente com a do FC Porto, este com um jogo a menos. Em termos ofensivos estão ela por ela. Braga de Paulo Fonseca apura-se brilhantemente para a fase seguinte da Liga Europa com 4 vitórias e uma derrota normal em Marselha. Dizem os adversários muitas vezes (e o próprio também) que são das equipas que melhor futebol pratica em Portugal.

Paulo Fonseca se tu com este curriculum, com provas mais que dadas, tens a humildade(que para mim no caso em apreço não faz sentido) de dizer que talvez tivesse sido melhor um Braga antes de um FC Porto, imagina tu, por onde teria de passar um certo individuo, que inspirando-me do que o José em tempos aqui escreveu, pegou numa equipa com plantel para subir e...desceu-a e que os únicos sucessos que têm foram nas selecções jovens, e para mais espanholas, com qualidade para dar e vender onde o mérito está mais no clube formador do que no seleccionador e onde faz meia-dúzia de jogos de 2 em 2 anos. Bem, este só daqui a 20 anos teria um curriculum como o teu e isto se alguma vez lá chegasse.

Curiosamente não lhe quiseram dar o mesmo plantel que te deram a ti.

No entanto, o dono da capa da revista acha o treinador extraordinário e diz que o quer por muitos anos, mesmo depois de uma época onde não ganhou absolutamente nada, aproveitando-se só de um grupo de faz de conta nas provas da UEFA, onde mesmo assim saiu com uma goleada histórica.

Paulo Fonseca, ou muito me engano ou ainda vamos ouvir falar muito de ti. Mas tens de mudar a forma "como te vendes". Não o sabes fazer. Estás a assumir culpas que não tiveste e o teu curriculum fala por ti, quer no antes quer no após.  Agora, quando falares na tua passagem pelo FC Porto, diz-lhes que não te deixaram ganhar, e apresenta a capa da Dragões. Não são precisas mais palavras.


- A xungaria de Alvalade teve ontem um sucesso na Liga Europa. O mestre da xungaria já veio dizer patéticamente: "vencemos e isso agora é problema". Ganharam sem querer, queres ver? Isto é tão ridículo e de clube de segunda categoria, rasca que até impressiona. Alguma vez, alguém se queixou que uma vitória passa a ser um problema? A gente sabe o problema desta gente. Como temiam mais um descalabro na Europa, imagem de marca do Catedrático e já por isso poucos clubes de topo na Europa estiveram interessados nessa espécie, querem fazer crer que se perdermos foi porque a prova não nos interessa, e se ganham ai que não queríamos, mas somos tão bons que até estraga os nossos planos. Mas ele não sabe que o russos pelos vistos também não querem a Liga Europa pois até foram de Metro para o jogo? Para a próxima metam o Octávio e o Bruno de Carvalho. Vão ver que ainda ganham o jogo por falta de comparência da arbitragem. Tem medo.

- Taça de Portugal. Mais uma vez bafejados pela sorte, aliás, imagem de marca da história lopeteguiana em todas as provas a eliminar. Às vezes nem assim.  

quarta-feira, novembro 25, 2015

A SALVAÇÃO DE LOPETEGUI

- Indo um bocado contra a corrente, acho que na posição que o FC Porto se colocou ontem na Liga dos Campeões, se o departamento financeiro pode não achar piada nenhuma, já eu acho que uma descida à Liga Europa e as atenções viradas para o campeonato podem ser a salvação do Lopetegui, pois pode fazer mais nestas provas no que na feira de vaidades da Liga dos Campeões e ainda sair em ombros por uma certa franja que eu chamo de "parolos paroquiais".

-  Como diz o José Mourinho: "preciso de uma calculadora para perceber este grupo", também eu me deixei levar pela facilidade de "só um pontinho" e estava feito. Se cá estivesse o José tinha feito os cálculos todos, assim também fui apanhado de surpresa quando do "um único ponto" ficamos dependentes de autênticos milagres, como ir ganhar a Inglaterra, coisa nunca vista mesmo com um Chelsea de José Mourinho mais vulnerável de sempre, ou esperar um empate entre os ucrânianos e israelitas que até vai ser à porta fechada. Eu aposto até mais neste último cenário de que no primeiro.

- Depois das contas, também ainda estou para perceber que jogo foi aquele. Talvez dos piores jogos que eu vi do FC Porto no Dragão. Não vi 5 minutos que fosse de pressão sobre o adversário. Vi sim 15 minutos com os ucranianos na expectativa para ver ao que vinha o FC Porto e vendo aquela incapacidade toda, começaram a lançar o terror. Ameaçaram, ameaçaram, foram falhando incrivelmente e justamente colocaram-se em vantagem. O segundo aspas aspas na sequência de melhor equipa em campo. O FC Porto este como uma "barata tonta" como chamei várias vezes o ano passado ao treinador.

- Portanto, no jogo mais importante do ano, não colocou o jogador que era a alma de um FC Porto à antiga, e que motivou uma troca de palavras azeda com o seleccionador, o que torna agora tudo isso ainda mais ridículo. Não sei se ia fazer diferença ou não, mas sei que não há coerência alguma;  depois ao intervalo entrou em desespero, completamente perdido, quando fez uma revolução inacreditável para quem o empate serviria e estava só com um golo de desvantagem. Incompreensível. Mas é o Lopetegui. Quem é que passado mais de 1 ano e meio ainda se espanta? Só mesmo um desses "parolitos paroquiais". O homem não dá mais do que aquilo, mesmo tendo-lhe dado matéria-prima que tantos outros invejariam. Mas para alguns, continua a ser um fenómeno como treinador. E o pior é que acreditam mesmo no que dizem.

- E lá está, como disse ontem, notaram o cansaço das selecções na equipa ucraniana, que jogou a 14,17 e 20 e não há notícias que tenha "berrado" com o seleccionador ucraniano? Ridículo, não é? As parvoíces dos pavões do futebol nacional. Dizia eu esta semana: "As rotações e invenções do Lopetegui são mais nefastas para o rendimento do FC Porto do que 10 convocatórias de 90 minutos do Fernando Santos."

- No fundo, dou por mim a querer aproveitar alguma coisinha de bom que tenha visto da equipa como contra o V.Setúbal para que alguma esperança renasça, mas vai dar sempre ao mesmo. O que penso disto tudo e disse-o aqui mantém-se na integra, infelizmente. Quero ver o Lopetegui o mais longe possível daqui num futuro bem próximo, pois para mim é o responsável  a 99% ao não saber aproveitar de dois Ferraris que lhe colocaram em mãos e exibir-se 90% das vezes confrangedoramente. A minha esperança, é que a confirmar-se o impensável desastre na Liga dos Campeões, e com olhos postos no campeonato, consigamos, pese o Lopetegui, colocar a "xungaria" de Alvalade no seu lugar e talvez quem saiba até fazer um brilharete na Liga Europa se o sorteio for amigo, pois ainda andam por lá Borussias de Dortmund, Nápoles, Fiorentina, Liverpool, Tottenham , Mónaco, etc, mais os que vão da Liga dos Campeões. 

- Mas também digo, o estado que o FC Porto se encontra, em que não deve haver um único portista que ao ver um jogo do FC Porto se sinta à priori com uma confiança ilimitada em qualquer jogo da era Lopeteguiana, deve-se em parte aos seus adeptos, que entrando numa de "parolismo paroquial", bajularam uma banalidade incrivelmente, das coisas mais patéticas que já vi.

Resta à "barata tonta" (incrível como passado um ano, isto ainda faça todo o sentido), que o fim provável da feira-de-vaidades e das recepções parvalhentas em aeroportos,  o faça direccionar para o campeonato todas as suas forças e provavelmente ainda vai ser contemplado com mais reforços em Janeiro(um desgraçado) e como acho que o homem já não aprende e já deu mais que provas disso, resta acreditar que a inércia da potência de um Ferrari faça o milagre, pois pelo piloto estamos falados.

Que o jogo de ontem tenha sido a salvação do Lopetegui e que no fim da época passe o testemunho mas não de mãos vazias. Por mim, aceito qualquer um. Até o regresso deste: Villas-Boas: "Dei o coração ao FC Porto", desde que traga o Vítor Pereira como adjunto.

terça-feira, novembro 24, 2015

VAI SER CANJA

Lopetegui: "Dínamo é mais de metade da selecção da Ucrânia"


Portanto, se o FC Porto se queixa por um ou dois jogadores em jogos amigáveis terem jogado mais do que o que queriam pela selecção de Fernando Santos e com isso desgastado os jogadores e comprometendo o desempenho em futuros jogos no FC Porto, então se o Dínamo de Kiev é meia selecção da Ucrânia, selecção essa que teve jogos a doer na última semana no playoff de acesso ao Euro2016 nos dias 14 e 17 e voltou a jogar para o campeonato a 20 de Novembro, então vai ser canja e não percebo "o jogo do ano" dito pelo Lopetegui. Se não estão "mortos" fisicamente, alguém do departamento médico e preparação física do FC Porto que faça um estudo para esse fenómeno.

A única coisa que concordo com o Lopetegui é quando diz:

Lopetegui: «Ainda não conseguimos absolutamente nada»


Aqui é mesmo literalmente desde que cá está. Mas ainda está a tempo de menorizar os estragos que já fez com Ferraris nas mãos e a felicidade de certos sorteios.

segunda-feira, novembro 23, 2015

ACUSEM O FERNANDO SANTOS



Descansou muito,um "privilegiado" do Fernando Santos, muitas "passerelles" e foi o que todos vimos. Curiosamente, e para provar que as estatísticas valem o que valem, dêem uma vista de olhos às estatísticas deste jogo. Quem não tivesse visto até poderia ficar com a ideia de um jogo equilibrado. O Lopetegui às vezes quando não ganha também se socorre muito da posse e dos remates,etc,etc. O Real também rematou quase tantas vezes como o Barcelona e até ganhou noutros factores. Mas ninguém dirá que teve azar. E o Barcelona quase que nem precisou de Messi.

O FC Porto irritado com o "engenheiro do penta", não pode utilizar a 100% os internacionais da selecção portuguesa, mas mesmo assim teve de socorrer-se do Rúben Neves por 8 minutos(o jogo deveria estar descontrolado em perigo!, para ter que o meter e correr riscos.Ainda bem que não era Fernando Santos senão ainda o chamavam de maluco, imprudente e a brincar com o clube) mas ainda bem que foi tudo Bueno, sendo o segundo golo de grande classe. De qualquer maneira, olho para o onze e olho para o banco contra um Angrense e dou por mim a pensar que esta equipa é tão boa ou ainda melhor do que a dos nossos adversários directos.


Como estou fora do país, não tive oportunidade de ver mais um duelo lisboeta, tive dificuldade em arranjar um canal com o mesmo. Mas o pós-jogo foi mais do mesmo. Mais uma vitória à tangente, mais penaltis e quase sempre na mesma direcção. Já é tão vergonhoso, que os "calimeros" profissionais ao longo de décadas, passaram a ter o discurso dos vergonhosamente beneficiados. A lista é longa, já aqui o disse.



Retirado do site www.zerozero.pt

Ainda falta um bocado para o jogo de Alvalade (agravado com duas viagens à Madeira), mas o FC Porto ou está muito seguro de si e acha que o seu luxuoso plantel na altura própria fará a diferença, o que com este treinador é de duvidar e já deu provas disso, ou se não começa a marcar território, e continua a apontar baterias para o inimigo errado, vai provar o mel por essa altura. Depois começará o berreiro, mas atrasado e talvez sem margem para correcção. Na última vez escrevi aqui para o FC Porto não ser comido de cebolada. O Rui Vitória também veio com o mesmo discurso, depois de andarem meses distraídos em fait-divers e a oferecer a outra face. Ingénuos.


Top 10 clubs in European Cup history! (if 3 points for every win; group stage & knockout) Is your team here?


Retirado do site www.uefa.com


Amanhã há Liga dos Campeões e nada como somar mais uns pontos à nossa brilhante história. O Sporting entrará no grupo quando o Jorge Jesus for para fora do país e levar o clube consigo.

quarta-feira, novembro 18, 2015

NEM O ENGENHEIRO DO PENTA ESCAPA



Paulo Bento sofreu uma marcação cerrada, (a maior parte das vezes até um bocado patética pelo seu exagero por parte do FC Porto, e como não era homem de comer e calar, respondia à letra e atirava à cara as incongruências do FC Porto com outras selecções que até tinham mais jogadores do FC Porto do que a de Portugal), agora nem o "amigo" o "engenheiro do Penta" que se tinha transformado numa nova coqueluche de alguns portistas, mesmo que o futebol apresentado pela selecção fosse tão mau ou pior do que praticado pelo Paulo Bento, já para não falar nas escolhas indo completamente em sentido contrário ao que atiravam à cara do Paulo Bento por não fazer, mas enfim, agora nem o Fernando Santos escapa à bicada. Os ataques ao Presidente da FPF têm sido uma constante ( pode ser que o Fernando Gomes abdique, visto que até se sentiu mal no Luxemburgo e foi operado e possa assim abrir caminho para que o FC Porto coloque lá um seu padrinho mais manobrável como fez com o "Dr." Pedro Proênça, como Pinto da Costa o trata agora), mas ataque ao Fernando Santos, que até já tinha feito alguns "fretes" ao FC Porto ao ressuscitar jogadores proscritos por Paulo Bento, acaba por surpreender. O FC Porto até pode ter alguma razão neste caso, e que tão pouco habituado estava nos últimos anos a ter jogadores portugueses na selecção, mas provavelmente noutras situações outros sentiram o mesmo, mas as constantes intromissões na selecção é uma coisa escandalosa. E já não é de agora. Na hora das fases finais dos Europeus e Mundiais, ou como alguém lhe chama: a fase "caviar" não faltam pressões destes mesmos clubes para que qualquer badameco seja convocado. Claro que há gente com outro estatuto na selecção, como há no FC Porto, e Cristiano Ronaldo é um deles. Acho bem que assim seja. Quando aparece de rastos na selecção, a selecção enterra-se com ele, quando está bem, a selecção também o sente. É assim com Paulo Bento, com Fernando Santos e no FC Porto, com vários exemplos. Além disso, não percebo esta preocupação do FC Porto. As rotações e invenções do Lopetegui são mais nefastas para o rendimento do FC Porto do que 10 convocatórias de 90 minutos do Fernando Santos.

Por falar em invenções, e mesmo atrasado na análise, curiosamente ao contrário do li em muito lado, não achei que a 2ª parte do FC Porto contra o V.Setúbal tivesse sido melhor do que a primeira, bem pelo contrário na minha opinião. Existiram mais oportunidades, mais lances bem delineados na primeira parte do que na segunda; o que houve na segunda foi o sentimento de urgência da procura da vitória, pois 45 minutos já tinham ido, e a eficácia foi maior, mas em termos de futebol jogado até gostei mais da 1ª parte pese uma menor intensidade que já é a imagem de marca das equipas deste treinador, mas não digo que foram as alterações do Lopetegui na segunda ou as "invenções" na primeira parte que contribuíram para a vitória. A mesma poderia ter sido alcançada na primeira , pois futebol e oportunidades existiram até em maior quantidade, na minha opinião.

terça-feira, novembro 10, 2015

O FANTÁSTICO SPORTING DE JORGE JESUS E BRUNO DE CARVALHO E PRESSÕES E INSULTOS ASSOCIADOS

Benfica 0-1 Sporting » Margem mínima.

Tondela 1-2 Sporting » Margem mínima, golo da vitória aos 98 minutos.

Sporting 2-1 CSKA Moscovo » Margem mínima, golo da vitória aos 82 minutos.

Sporting 1-1 Paços Ferreira » Empate, golo do empate de penalty aos 80 minutos.

CSKA Moscovo 3-1 Sporting » Eliminação, uma grande derrota para o catedrático Jorge Jesus e especialmente para os angolanos, mas até parece que nem existiu este fracasso monumental tanto desportivamente como financeiramente. O Jorge Jesus diz que está a resguardar-se para quando for para o estrangeiro, e aí será logo à primeira, coisa que o Artur Jorge e José Mourinho, por exemplo, não precisaram de fazer, para o ter conseguido. Por isso mesmo, Jorge Jesus é menino para nunca ir lá para fora só para nos deixar a pensar que realmente faz jus aos grandes catedráticos da teoria. Teoria.

Académica 1-3 Sporting » Jogador da Académica expulso, outro penalty aos 83 minutos.

Rio Ave 1-2 Sporting » Margem mínima, mais um golo de penalty.

Sporting 1-3 Lokomotiv » A classe internacional de Jorge Jesus e os ouvidos moucos da UEFA das pressões sobre a arbitragem dá nisto.

Sporting 1-0 Nacional » Margem mínima, jogador do Nacional expulso aos 32 minutos, golo da vitória aos 86 minutos.

Boavista 0-0 Sporting » Empate. Resumo:"O Sporting praticamente não criou oportunidades. A melhor oportunidade é do Boavista, do Zé Manuel na primeira parte.". Conclusão da quadrilha da Alvalade, entre eles o ex-dinossauro do PSD da Câmara de Poiares que deixou uma dívida de 30 milhões de euros: "Parecia um circo, onde andava um palhaço rico"

Besiktas 1-1 Sporting » Empate. Vá-se lá saber porquê, lá fora, mesmo nas Ligas secundárias da UEFA, com adversários de segunda categoria, é muito mais difícil do que cá dentro. Há uma explicação. Está à frente dos olhos.

Sporting 5-1 V. Guimarães » Vitória mais gorda, curiosamente com um jogador do V.Guimarães expulso aos 55 minutos. 3 golos do Sporting foram após essa expulsão.

Vilafranquense 0-4 Sporting » Vitória natural, mas curiosamente jogada no estádio do Estoril, essas aberrações dos regulamentos da FPF, que querem premiar os mais fracos, mas depois permitem que se desloquem dos seus campos onde terão pouco apoio. Para isto, provavelmente ganhariam mais se o jogo fosse nos estádios dos grandes, digo eu. Desvirtua-se tudo. Nesta eliminatória , o FC Porto foi o único que ganhou com verdade desportiva dentro e fora dele.

Sporting 5-1 Skenderbeu » Então já foi provado a suspeição de corrupção neste jogo? De qualquer forma, um jogador albanês foi expulso aos 24 minutos. Todos os golos foram após essa expulsão. Ah, e mais dois penaltis a favor do Sporting.

Benfica 0-3 Sporting » Vitória mais eloquente. Curiosamente existiram pelos menos 2 penaltis claros contra o Sporting. Há até quem fale em 3. Mas imaginem se fosse ao contrário? Os tresloucados de Alvalade ainda hoje espumariam. O Benfica sentiu-se humilhado, pela eficácia da equipa do seu ex-técnico e porque o seu jogo também esteve aquém, que até teve vergonha de falar contundentemente nesses casos, que para mim, teriam mudado toda a face do jogo, mas como o Rui Vitória também tem muitos anti-corpos na Luz e como a época não está fácil deixaram passar. Lá em Alvalade riram-se à brava.

Sporting 1-0 Estoril Praia » Vitória mínima, com o golo da vitória em mais um penalty, que dizem resultando de um fora-de-jogo.

Skenderbeu 3-0 Sporting » Claro. Quiserem perder de propósito. Mesmo contra albaneses. O Jorge Jesus é grande demais para uma prova destas. Já chega da humilhação de perder duas finais seguidas desta prova secundária da UEFA. Quando sair do país é que vai ser.

Arouca 0-1 Sporting » Margem mínima, com golo da vitória aos 90 minutos. Penalty para mim monumental contra o Sporting. Carlos Pinho: «Assim é muito fácil o Sporting ser campeão»


Isto é o fantástico Sporting do Jorge Jesus, Octávio, Bruno de Carvalho e do 30 milhões de Poiares. Uma nulidade. Vitórias pela margem mínima. Penaltis, expulsões, golos fora de hora. Pressões e mais pressões sobre tudo e todos, a bem da tal "verdade desportiva", não é essa mesmo, mas a que nos convém. Pulhice verbal a toda a hora. Comunicação social subserviente perante a pulhice e ansiosa por dar voz ao nojo. O futebol português.

O Pinto da Costa anda em jantares de homenagem com esta gente e não abre a boca a esta tonteria. Parece que tem medo, ou não quer estragar a amizade desde que ambos colocaram lá o outro ponta-de-lança na Presidência da Liga, um tal de Proênça, que perante estas poucos vergonhas, este lamaçal do futebol português, estas pressões, insultos diários a tudo e todos, parece um rato de esgoto, escondido, tolhido. Como já disse, que o FC Porto não se ponha fino que ainda é comido de cebolada por uma equipa medíocre. Já bastou o ano passado. Noutras alturas, com outra gente no banco técnico e até outra atitude, era contra tudo e todos, e estas artimanhas não fariam mossa, mas actualmente nada disso é certo. Não abram a pestana, não.



sábado, novembro 07, 2015

FAZES MUITA FALTA, ZÉ

Sem ti, as navegações pelo blogosfera não são a mesma coisa.

Não pude corresponder ao teu pedido para "animar" isto, por dois motivos: a falta de tempo, pois ando a saltar de um lado para o outro e nem sempre acompanho como deve ser, mas também e essencialmente por respeito a ti e por aquilo que estás passar e só agora sabendo que a situação vai evoluindo na direcção certa, e por ter uma semana de férias, é que achei por bem dar uns pequenos "bitaites" ,para não murchar completamente o blog, pois tenho esperança que ainda te vamos ver muitos anos por cá. E que falta fazes...

Ler as tuas opiniões diárias despoeiradas de clubite aguda, desconcertantes em várias situações tal a imparcialidade, fazem uma falta tremenda a este mundo futebolístico na maioria das vezes completamente fanático e toldado de paixão clubística cega e irracional.

No entretanto, dá para rever o que escreveste na antevisão da época e as tuas previsões de um lamaçal inacreditável foi até mais longe do que imaginavas, mas por isso mesmo, pese toda a infelicidade, não estás a perder nada, nadinha. Nada disto do que acontece no futebol português é recomendável.

Há mais ou menos um ano, disse aqui que não escreveria mais pois não gostava de nada do que via em campo e para não me estar a repetir mais valia não dizer nada. Estávamos em fins de Outubro 2014. Mas nunca me passou pela cabeça que a época tivesse o desfecho que teve. Impensável. Mais impensável que o grande obreiro da maior vergonha desportiva que me lembro continuasse como nada fosse. A grande "barata tonta" como lhe chamei.

Hoje, passado um ano, a situação é igualzinha. Só que agora o coro dos "enganados" é muito maior e começam a ver-lhe a careca. A grande treta de que não conhecia o futebol português já não pega, como se isso fosse desculpa, tendo plantéis luxuosos, de uma qualidade ímpar, nos dois anos que cá está e mesmo perdendo jogadores importantes foram substituídos por outros de altíssima qualidade e até em maior quantidade, bastando até ver os nomes dos jogadores emprestados, com os outros concorrentes ao título em "renovação", com apostas em putos, que deveria ganhar por inércia dada a diferença abissal de valia para Sporting e Benfica, como várias vezes disse aqui o ano passado.

A qualidade do futebol, mesmo dito por insuspeitos e os tais enganados, é na sua maioria confrangedora. Uns fogachos aqui e ali, mas sempre tudo muito tremido. Já se perderam pontos onde não se devia no campeonato à...8ª jornada. E ainda bem que fizemos uma viagem à Madeira sem perder pontos.Não jogámos, lógico. Valeu, a vitória arrancada a ferros ao Benfica no Dragão, o tal jogo, que valeu-nos a ineficácia encarnada, com 3 ocasiões para decidir o jogo na 1ª parte e como dizia o Manuel Queiroz, com a mais vergonhosa primeira parte que tinha visto do FC Poro no Dragão, quando conseguiu fazer um único remate aos 40 e tal minutos e bastante ao lado.

Onde estamos novamente nas sete quintas, é na Liga dos Campeões. Como dizia o ano passado, transformámos "BATES em Reais Madrids", este ano mais uma vez o grupo era relativamente acessível, mesmo achando mais forte que o ano passado, mas por força divina, se o ano passado era o At. Bilbau que passava por uma crise, e mesmo o eterno campeão ucraniano Shakhtar deixou de o ser, já para não falar no Basileia que até o Belenenses lhes ganhou e que perdeu o apuramento da LC, até o Chelsea de José Mourinho perde com toda a gente, e apanhámos na melhor altura para os defrontar e verdade seja dita, marcámos 2 golos ao Chelsea sem saber ler nem escrever, e só a partir daí é que justificámos alguma coisa e mesmo assim temos que agradecer ao "Marco Ferreira" da UEFA por não ter visto um penalty quase no fim. Em casa com o Maccabi foi outra pasmaceira. Melhorzito o jogo lá, especialmente porque as oportunidades iniciais do Maccbi não fizeram estragos. Não é querer tirar mérito. É ver as coisas como elas são. Agora só uma catástrofe impedirá o apuramento.

Na Taça de Portugal, vamos mais uma vez jogar contra uma equipa de outro escalão. Agradecemos a direcção da FPF que proibiu jogos da 3ª eliminatória entre clubes da 1ª Liga. O ano passado calhou-nos um FC Porto-Sporting e todas sabemos como acabou.

Na Taça da Liga, mais uma vez com o melhor sorteio dos grandes, com uma única equipa de 1ª e em caso de apuramento jogaremos no Dragão as meias-finais, provavelmente o Sporting.

Perante isto, com um plantel que é mais uma vez um Ferrari, a léguas dos concorrentes directos, com um calendário favorável nas várias competições, se perante isto não se pode exigir que a equipa faça muito mais do que tem feito é qualquer coisa de ridículo. Ainda ninguém se lembra de uma única exibição que fizesse chorar por mais, tal como quase todas da época passada. Esta equipa, devia render muito mais, como já era exigido à equipa do ano passado. Não tenho dúvidas nenhumas sobre isso.Lembro-me bem das exigências que se faziam ao Paulo Fonseca, que cataloguei como "parolismo paroquial". É obra que alguém tenha a lata de ser condescendente com o espanhol. O MST já diz que até um Pateta ganhava com estes planteis do FC Porto.

Não deixo também de constatar que o poliglota espanhol há mais de ano e meio em Portugal não se digna a falar uma palavra em português à comunicação social. Vejam, por exemplo, o Nuno Espírito Santo, na sua Espanha já para não falar noutros exemplos. É só a constatação de um traço da sua fantástica personalidade. Fosse o mal só esse.

Dito isto, tenho uma admiração pelo espanhol impressionante, e se tivéssemos que ir ao fundo para o homem desaparecer de cá, fazia-se o sacrifício, mas o "nojo" que mete a quadrilha de Alvalade, altamente reforçada extra-terreno de jogo e sem vergonha na cara, com a direcção do FC Porto inacreditavelmente mansa, mais direccionada e preocupada com "fretes" que alguns jornais em Espanha agora fazem, eles que nem uma linha escreviam durante anos sobre o futebol português e assim voltarão dentro de muito em breve, e não se apercebendo que o inimigo e bem apetrechado está no outro lado, faz-me desejar que o Lorpetego os consiga humilhar, vá lá, ficar à frente deles. Eu quero acreditar que a direcção do FC Porto acredita que o FC Porto ganhará por inércia, pese o treinador, caso contrário, vejo-os a serem comidos de cebolada. Para já eles lá em Alvalade estão a rir-se à grande e trabalham em todas as frentes em grande uníssono. As provas europeias para eles são "peanuts". As fichas estão todas noutro lado.


Também durante este tempo e com estas acusações de prendas e prendinhas, jantares e jantarinhos constatei e cheguei à conclusão que o Sporting não ganha nada de jeito há décadas por causa dos árbitros e das "tramoias" dos adversários extra-desportivo(eles comem muito queijo, não se lembram de uma tal "Cardinal", por exemplo); O Benfica também não ganhou tudo o que havia para ganhar por causa do Apito Dourado, senão tinha limpo o Mourinho e a equipa de Deco e cª com uma perna às costas e agora também ficamos a saber que o FC Porto não ganhou nada a época passada por causa do Marco Ferreira(como alguém dizia, o mais espantoso é descobrir como uma árbitro medíocre em quase todas as épocas, consegue ser 2º atrás do Proença, isso sim é deveria ser motivo de investigação) e dos jantares e jantarinhos. Isto é tudo muito engraçado. E eles acreditam mesmo nisto.


Voltando ao futebol no terreno e seus actores, dizia o MST:

" O grande triunfo do Sporting na sua candidatura ao título não se chama Jorge Jesus, mas sim Julen Lopetegui. Este diz que está no bom caminho e que vai ganhar o campeonato, e eu, como todos os portistas, faço por acreditar - porque, com os meios que tem ao seu dispor e olhando a concorrência, até o Pateta ganhava este campeonato."

Pois. Mas olha que não, olha que não. Viste o Pateta a época passada? E parece que o Pinto da Costa gosta muito, deve ser dos milhões que lhe caem na carteira da LC e dos records mundiais de transferências ( os títulos são secundários) , pois já veio dizer que quer Patetas para muito tempo.


Não sei quando darei mais bitaites, talvez uma sobre o "super" Sporting e Jorge Jesus, mas o que eu queria era ver-te em breve aqui a escreveres novamente José e a animar isto, pois sem ti não é a mesma coisa. Força aí rapaz.