terça-feira, março 24, 2009

RANKING UEFA - OITAVOS-DE-FINAL




Findo que está os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, já se pode actualizar a participação das equipas portuguesas nas provas da UEFA e a contribuição que deram para o ranking do país. Como quase sempre só o F.C.Porto continua em prova.


RANKING DO PAÍS


Neste momento, no RANKING DO PAÍS 2009, (que terá reflexos em 2010/11) estamos em 10º lugar(5 clubes: 2 clubes na Liga dos Campeões: o Campeão entra directamente na fase de grupos e o 2ºclassificado numa 3ªPré-eliminatória da Liga dos Campeões. 3 clubes na Taça UEFA: o vencedor da Taça de Portugal numa 4ªPré-eliminatória, o terceiro classificado numa 3ªPré-eliminatória e quarto classificado na 2ªPré-eliminatória) , porque fomos ultrapassados pela Ucrânia.

E é quase certo que vamos perder 1 equipa na Taça UEFA (futura Liga Europa), pois a não ser que o F.C.Porto seja Campeão Europeu ganhando todos os jogos e que as duas equipas ucranianas não façam mais nenhum ponto, já não saímos do 10º lugar o que resulta na perda de 1 lugar na Taça UEFA em 2010/2011.



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/




RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA e que muita gente confunde este ranking como o que estabelece o grau de contribuição de pontos para o Ranking do país, o que não é verdade, visto que para o Ranking de Clubes, não contam os pontos obtidos nas pré-eliminatórias. Ou seja, os pontos obtidos pelo Braga e pelo Guimarães nas pré-eliminatórias da Taça UEFA e Liga dos Campeões, respectivamente , não contam para o seu Ranking de Clubes, mas contam para o ranking do país, visto que aí, todos os pontos valem.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Como se se lembram começamos a época atrás de Benfica e Sporting, pois deitamos fora o excelente resultado de 2003/04. Portanto, o Benfica era 17º , o Sporting 18º e o F.C.Porto era 24º.

Actualmente, o Sporting continua o mais bem classificado em 18º(68.263), e o F.C.Porto já ultrapassou o Benfica e está a um empate de igualar e ultrapassar o Sporting sendo 19º(67.263) e o Benfica é 21º com 64.263 pontos.

A nossa presença no pote 2 ainda não está assegurada mas está bem encaminhada mas há duas ameaças que são o caso do Shakhtar e do Hamburgo que estão na Taça UEFA e poderão ainda fazer muitos pontos. Um caso a seguir.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Se analisarmos só os pontos obtidos esta época 2008/2009, o F.C.Porto foi o que conseguiu mais pontos 16.3285 , seguindo-se o Sporting e Braga com 13.3285, e só depois o Benfica com 4.3285.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (excluindo qualificações) + 20% do coeficiente do país.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/




RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM


Como disse acima, muita gente confunde o Ranking de Clubes que analisei anteriormente , com o Ranking dos clubes que mais contribuiram para o Ranking do país.

De salientar, como foi dito, neste ranking já contam os pontos obtidos nas pré-eliminatórias, daí que o Braga(2.000) surja à frente do Sporting (1.7143) quando no Ranking de clubes vinha empatado. O F.C.Porto continua a ser o clube que mais contribuiu esta época com 2.1429 pontos.

Saliente-se também o facto do Braga ter feito 12 jogos contra 8 do F.C.Porto e Sporting até ao momento.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo qualificações) a dividir por 7, que é o número de clubes de Portugal participantes.


Assim, dos 6.642 pontos que Portugal obteve esta época, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Já no que respeita às últimas 5 épocas , dos 36.319 pontos que Portugal possui, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Só resta a Portugal esperar que o F.C.Porto ganhe os jogos todos e seja Campeão Europeu,( e que os ucranianos gelem) para que o 9º lugar seja ainda possível. Utopias. :-)