quinta-feira, abril 30, 2009

AINDA O BUS INGLÊS...

O futebol inglês também usa o autocarro!

Nestas meias-finais da Liga dos Campeões estão as equipas do Manchester United, Arsenal e Chelsea, o que diz muito sobre a competitividade do futebol profissional inglês. Diz muito, mas não o bastante para confirmar as parangonas que vemos, ouvimos e lemos sobre o futebol da Premier League, geralmente associado aos golos e ao espectáculo. Talvez que, entre ingleses, a coisa funcione na exacta medida em que renunciar a esse espectáculo seria atitude severamente castigada pelo público que geralmente enche as bancadas dos estádios.

Porém, quem viu o Chelsea estacionar o autocarro - maior, seguramente, do que aqueles de dois andares utilizados nas visitas guiadas a Barcelona - de modo a sair de Camp Nou com um empate a zero não pode deixar de se questionar sobre os reais argumentos do tão badalado futebol ofensivo que tantos comentadores gostam de associar a uma espécie de condição genética dos súbditos de Sua Majestade.

E se o Manchester United-Arsenal não redundou em soporífero idêntico ao servido pelo Chelsea em Barcelona, não é menos verdade que, mesmo com três equipas inglesas, os dois jogos da primeira mão destas meias-finais apenas valeram um golo. Pouco, muito pouco, se relacionarmos a capacidade ofensiva e a eficácia de remate com os tais números da Premier League tantas e tantas vezes elogiados.

Certamente poucas vezes olhados à luz das barracadas defensivas que também lhes dão vida e vibração.

Manuel Tavares in OJOGO