terça-feira, dezembro 11, 2018

CORRUPÇÃO...O POLVO É UMA GOTA NO OCEANO...




18 MIL MILHÕES...ou seja, o "polvo" é só uma pequena gota nesse oceano de mafiosos...mas é capaz de ter uma grande percentagem no desporto em particular...:-)



É só gente honesta...:-)

Isto até me faz lembrar aquela cena surreal do Universo "Polvo" Bancada...quando ficaram escandalizados...que nem umas virgens púdicas...quando o avençado Braz disse que quase tudo funcionava à base de cunha em Portugal...

Escrevia na altura em Março 2018:

  • Outro assunto que também discordo...foi com o tal Brás...que eu só o conheço porque no Porto do Canal fartam-se de falar nele como um cartilheiro...

Ora bem...eu no geral até concordo com ele que isto é um país de cunhas, pequeno tráfego de influências...quer dizer...há milhares de estudos...já se fizeram milhares declarações sobre o assunto...até há livros sobre o mesmo...por isso, não é preciso aparecerem agora como virgens ofendidas e púdicas...só porque foi o lampião avençado que disse o óbvio...

Numa pequena googlada:




À pergunta sobre por que têm os políticos falta de vontade para combater a corrupção, Luís de Sousa presidente da associação cívica Transparência e Integridade (TIAC), responde: «Essa é a pergunta de um milhão de dólares». A corrupção é uma das «doenças» da sociedade portuguesa e os dados mostram que estamos cada vez pior, não fosse Portugal um país onde toda a gente sabe que «toda a gente pratica a cunha». Um mal enraizado que não é o mais grave. «O pior é a corrupção política, sistémica, tolerada».

No ranking do Índice de Perceção da Corrupção da «Transparency International»>conhecido esta quarta-feira, Portugal, com 63 pontos, está em 33º lugar. Na mesma posição encontram-se o Butão e Porto Rico. Numa análise aos países da União Europeia (UE), Portugal surge em 15º lugar, tendo abaixo apenas alguns países de leste, Grécia, Itália e Malta. Em 2002, há 10 anos, Portugal ocupava o 25ºlugar, oito posições acima do lugar atual. Mas não é apenas aqui que perdemos pontos.

«O índice corrupção não pode ser visto isoladamente, Portugal caiu 18 lugares na competitividade. Estávamos em 27º, agora em 45º», alerta o responsável que admite que os «dados são alarmantes» e atribui as culpas, «à imprevisibilidade fiscal, ao favoritismo, à burocracia, ao deficiente acesso à informação».

A principal recomendação do relatório para Portugal consiste na elaboração de uma «estratégia global de combate à corrupção», ou seja, numa «vontade política» de não só colocar as leis que o país já tem a funcionar, como melhorar outras, nomeadamente, a proteção ao denunciante. «Portugal tem um fraco enquadramento legal neste aspeto e cria a ilusão de que oferece proteção, quando na realidade não protege», explica.

Falhas num sistema que parece bater sempre na mesma porta: a do poder. «A falta de vontade política traduz-se, por exemplo, no financiamento das campanhas. É escandaloso que quando se pede tanto esforço aos portugueses que os partidos não façam essa contenção. Com as autárquicas é o desgoverno total», acusa.

Luís de Sousa não se coíbe em falar na «bandalheira da despesa pública» e na vergonha das «negociatas» escondidas ao eleitor, referindo-se, por exemplo, as negociações sobre as PPP em que os níveis de transparência são muito deficitários. Um acesso à informação que em muitos casos é inexistente e que condiciona não só a opinião pública como também a credibilidade do país. «O discurso de que os eleitores decidem nas urnas não é válido. Há uma assimetria no acesso à informação. O eleitor não faz ideia das negociatas, nem as entidades fiscalizadoras muitas vezes conseguem as informações», afirma.

Se a falta de vontade política é um dos problemas chaves do combate à corrupção em Portugal, a «ineficácia da justiça» é o outro. O presidente da TIAC, afirma que as conclusões do relatório são «a péssima reposta da Justiça» à corrupção. O documento sustenta as dificuldades que as diversas entidades têm na articulação ao combate, assim como a falta de meios e pessoal especializado em crimes financeiros.

«A explosão de casos que envolvem políticos é vergonhoso», lembra, referindo-se também aos longos casos judiciais que apesar de em alguns terem ocorrido condenações, não existirem ainda prisões, como o caso de Isaltino Morais.

Portugal é o país dos grandes casos mediáticos que nunca chegam ao fim, mas também o país da cunha. «Toda a gente pratica a cunha. Há a pequena luva, há a cunha para o emprego que hoje tem mais relevância, mas todos têm que fazer o seu trabalho no combate», lembra.

Questionado sobre as diferenças entre os países que lideram o índice da corrupção como mais limpos e Portugal, Luís de Sousa explica: «Lá há muita contenção na despesa pública, você não vê farras e jantaradas no enceramento de campanhas. Olhe, são honestos a gerir o dinheiro público». 2012








Por isso...a corrupção...está connosco todos os dias...os 18 MIL MILHÕES dizem tudo...o polvo é só uma pequena parte...normalmente fazemos de conta...umas vezes até por sobrevivência...mas não me venham cá como virgens ofendidas...

Ou como este fdp direitola..." ALGUMA VEZ EM PORTUGAL TIVEMOS FASCISMO?":





É de partir a moca a rir...mas de tristeza por estas espécies que por cá andam...e sempre uns paladinos do caralho...os nossos bolsonaros ou o caralho que os foda...

Mas pronto...voltemos à anedotas desportivas:



O adversário mais difícil do grupo...tem 4 pontos e está a lutar com o último com 3 pontos...e é 7º classificado actualmente na Turquia lutando com o 5º da Rússia...ufffaa...que exigência...:-))




Eu sei que o pilim é muito importante...a treta do "prestígio" não serve para nada...basta ver o tal Superliga Europeia que queriam construir...mas pode haver valores mais altos..."ajudar" o polvo?!?? Há que pensar muito bem...:-))


Só o Militão é que é uma poupança...pois o Otávio é sempre poupado para corrigir todas as asneiras do Sérgio nos restantes 80 minutos dos jogos...:-)





Aqui estou como ele...e disse-o quando comentei o jogo:

"o jogo não valeu um corno...fomos medíocres até dizer chega...era um dos últimos classificados da Liga...a conversa do excesso de aplicação do adversário é patética...mais patética se pensarmos que é um dérbi...onde há sempre energias extras pelo orgulho... pode-se criticar alguma dureza...mas vi muita gente histérica logo desde o minuto inicial desde os bancos que nunca deu tranquilidade a ninguém...e já vi lá coisas muito piores...e também não nos pudemos queixar do relvado...da aplicação adversária sempre que não jogámos um corno...e parece que está a tornar-se moda..."


..era um dérbi...não morrem de amores um pelo outro...como disse, já vi lá coisas muitos piores...

...entretanto desconhecia essa das 27 faltas do Sporting...mas também um clube que ainda há pouco tempo andava a distribuir lenha, cotoveladas sempre impunemente já não é novidade que não se fale...e são os tais que dizem que mereciam ganhar esse título em vez do polvo...que grandes cómicos...



Sobre a expulsão, o técnico diz ter sido devido aos aplausos que fez aos seus jogadores, e aproveitou para deixar muitas críticas à arbitragem e alguns pedidos.

"Fui expulso porque estava a gostar tanto da minha equipa, que aplaudi e de que maneira a forma como eles estavam a jogar, continuei a fazê-lo e mesmo quando árbitro marcou o penálti, aplaudi os meus jogadores, fui até meio do campo aplaudir. O quarto árbitro não gostou dos aplausos e talvez o árbitro e o quarto árbitro podiam estar aqui a dizer porque fui expulso. Se não posso aplaudir a minha equipa...", começou por dizer.

"São sempre os mesmos a dar a cara. É penálti? É penálti, eu vi o lance. Mas o jogador do Sporting quando cabeceia já está em queda. Se há contacto? Há. Se é para marcar contactos, então é. Mas porque é que aos 15 minutos não marcaram penálti contra o Nildo? Depois dizem que sou contra vocês, mas não sou. Vi os lances na TV, nunca passou a imagem do Nildo aos 15 minutos. Pois o lance do Sporting estiveram meia hora, aos 15 minutos há um lance sobre o Nildo que podia dar penálti porque é penálti. Aos 45' há contra o Amilton. Fala-se de intensidade? Então no do Sporting há e no do Amilton não?", atirou sobre os vários lances duvidosos de alegadas grandes penalidades.

Já sobre o VAR, lamentou que ainda não tenha sido justo para o Aves e falou em "futebol da hipocrisia": "Vocês andam no futebol, eu também, na semana passada perdemos 3-2 porque o VAR decidiu, o VAR está lá para decidir e foi justo a forma como abordou. Mas aos dois minutos há um lance que decide ao contrário. Então para que é o VAR? Grande penalidade no jogo passado, não há VAR. Ainda não tive uma decisão do VAR a meu favor, quero eu dizer, que tivesse justiça. "Ene", "ene" de situações. O VAR é para todos ou só para alguns? Como hoje. Lance do Nildo, lance do Amilton, são para ser ajuizados pelo VAR, como foi o do Sporting. Continuamos a ter o nosso futebol da hipocrisia. Todos os dias falamos das mesmas coisas".

Em jeito de conclusão, José Mota fez um pedido e afirmou, convicto, que o Aves estava "a ser melhor do que o Sporting" e que ganhava o jogo caso os lances tivessem sido bem ajuizados. "Vocês sabem o que é ser treinador de um clube pequeno? Tenho pena de estar aqui a dizer, porque amanhã estão vocês a ajuizar na vossa poltrona 'Este gajo é mesmo...'. Fui expulso porquê? Porque bati palmas? Por aplaudir os meus jogadores? Foi num lance do Sporting, não gostou? Também não gostei que tivessem marcado penálti. Peço a Deus, vocês por favor ponham termo neste tipo de situações. São sempre os mesmos. O VAR veio para quê? Dar transparência? Estamos todos a lutar pelos mesmos objetivos".

"A minha equipa portou-se muito bem, mas quando são melhores que os grandes, neste caso do que o Sporting, há sempre qualquer coisa. Porque estávamos a ser melhores que o Sporting. Ganhávamos este jogo, tenho quase a certeza. Se o árbitro assinalasse o penálti sobre o Nildo, tinham de certeza um Aves a mostrar como se joga futebol. Depois é muito fácil expulsar o treinador".


É assim...que se cria uma nova onda à holandesa...:-)

É isto:




Entretanto o abono de família é o máximo...Até ele viu que o Aves era o Barcelona:



Este abono de família que o Peseiro não teve durante 2 meses por lesão...quase durante todo o seu reinado...e agora acham que o gajo que apanhou uma equipa em cacos...nem sabiam que equipa teria...uma equipa traumatizada...e que a deixou a lutar em todas as frentes...que já respirava...a fazer muito mais do que esperavam dela... e mesmo sem o seu goleador-mor e...afinal...era um diabo...pois agora chegou o novo salvador holandês...que não teve que passar por nada disso...e apanhou a equipa numa fase mais evoluída da época...onde por sinal...todas as equipas estarão melhores do que no início da época...e todos calcam o homem...e dão loas ao gajo que não passou por nada disso...independente do estilo de cada treinador...a memória dos lagartos é qualquer coisa...são mesmo um clube de croquetes e brunetes e parlermetes...:-)


Entretanto...o Boavista foi empatar à Madeira e fez...24 faltas...menos uma que no jogo contra o FC Porto....encerro o meu caso...:-)

Para finalizar os entretantos...toma lá: