sexta-feira, novembro 30, 2012

COMPARAÇÃO 1º TERÇO DO CAMPEONATO


Chegados à 10ª jornada, o primeiro terço das 30 jornadas do campeonato, uma comparação com a época passada...

- O FC Porto lidera com o Benfica o campeonato, tal como o ano passado, e tem esta época mais 2 pontos que a época passada. O ano passado tínhamos um 1 ponto de vantagem sobre os perseguidores, Sporting, e este ano temos 9 pontos sobre 3º, Braga.

- Temos mais um golo marcado do que ano passado (26 contra 25) e também temos o melhor ataque.

- Temos mais um golo sofrido do que no ano passado (6 contra 5) e temos a melhor defesa em igualdade com o Benfica.

- O Benfica tem mais 2 pontos que o ano passado e reparte a liderança, tendo desvantagem no goal-average. O ano passado tinha um goal-average de 23-10, e este ano de 25-6.

- O Sporting o ano passado tinha 23 pontos e era 3º, este ano tem 11 pontos e é 8º. O ano passado tinha um goal-average de 24-10 e este ano um goal-average negativo de 9-11.

- O Rio Ave e Paços de Ferreira pela positiva e o Sporting e Marítimo pela negativa são os destaques mais salientes.
 




A equipa que mais melhorou em termos pontuais em relação à época passada, foi o Rio Ave que tem mais 9 pontos que a época passada, seguida pelo P.Ferreira que melhorou 8 pontos. O FC Porto aparece no grupo dos 3ºs que mais melhoraram com 2 pontos a mais.

Pela negativa temos o Sporting que tem menos 12 pontos, seguido pelo Marítimo com menos 11 pontos que a época passada por esta altura.





Já em termos posicionais na tabela classificativa, o Rio Ave e o P.Ferreira também aparecem como as equipas que mais subiram na classificação, 10 posições, seguido do V.Guimarães que subiu 4 posições em relação à época passada.  

Destaque para o Braga, que embora tenha perdido 2 pontos em relação à época passada, em termos classificativos subiu 3 posições em relação à época passada.

Pela negativa, o Marítimo é a equipa que perdeu mais posições em relação à época passada, 9 posições ( era 4º na época anterior)...seguida pela Académica que perdeu 7 posições. O Sporting mesmo sendo a equipa que perdeu mais pontos em relação à época passada (12 pontos), só perdeu 5 lugares na classificação.

Só espero que a actual classificação se mantenha até à 30ª jornada. :-))