quinta-feira, novembro 15, 2012

FPF ? UMA FALSA QUESTÃO

Há uma data FIFA para um jogo da selecção. Há uma proposta milionária para um jogo. Só um gestor incompetente recusaria a oferta e preferiria jogar esse jogo sem essa atractiva componente.

A questão destes jogos e a altura onde são encaixados é uma discussão mais que recorrente e a "culpa" a ter que ser atribuída a alguém, não é da FPF mas sim da FIFA/UEFA. É com essas entidades que os clubes devem fazer ver os seus pontos de vista e negociar outro tipo de calendário, ou a obrigação ou não de libertar jogadores. Não é fácil. Os interesses são quase contraditórios.

Também não faz sentido dizer que a FPF anda a ganhar dinheiro à custa dos jogadores, quando que eu saiba nenhuma selecção tem um plantel exclusivo seu, os jogadores são e serão sempre dos clubes. Mas é muito fácil, resolver este problema: os presidentes dos clubes que ordenem que os seus jogadores renunciem à selecção.

E outro aspecto onde as críticas não fazem muito sentido, é que o jogo da selecção, especialmente no caso português, antecede um jogo de uma eliminatória da Taça de Portugal, prova essa que os clubes grandes costumam apresentar as suas segundas escolhas, deixando os seleccionáveis em descanso, até em fases mais avançadas da prova do que a actual, logo o timing das queixas não poderia ser mais inapropriado.