quinta-feira, dezembro 17, 2015

QUANDO A ÚNICA SATISFAÇÃO É A COMEMORAÇÃO DA DESGRAÇA DOS OUTROS


- Comecemos pelo U.Madeira-Benfica. Disse aqui :"Se virem hoje um dos grandes espetar-se na Madeira depois dessa equipa ter levado 6 na Capital do Móvel não se espantem. O nível dos grandes em Portugal actualmente tresanda a ridículo e é uma loteria, mesmo achando eu que é a única equipa que noto uma pequena evolução, mesmo com baixas importantes na equipa." E no rescaldo do U.Madeira-FC Porto também disse que valeu-nos a eficácia tremenda do FC Porto e logo de rompão no início do jogo, e "o adversário não tinha armas e era tenrinho e novato para estas andanças e notou-se bem. Acho que contra o Benfica iremos ter um União mais atrevido. Demonstraram na segunda parte que poderiam e valiam mais alguma coisa."

Ora bem, confirmou-se em parte. O União da Madeira não jogou futebol, coisa que chegou a fazê-lo na segunda parte contra o FC Porto. Aquilo foi anti-jogo puro e simples do princípio ao fim. Mas cada um luta com as armas que tem, e já por isso os jogos da Liga Portuguesa são na sua maioria autênticos abortos futebolísticos.

O Benfica que me parecia ter visto alguma evolução, esteve também ao nível do U.Madeira: zero. Mas aqui pode haver alguma justificação. Imaginem que não têm na equipa 70% da sua força criativa e atacante, um tal de Gaitan; depois no top 3 dos jogadores mais desequilibradores da época passada, um tal de Salvio também está no estaleiro; a juntar a isso, tem o capitão e experiente central Luisão também de baixa; e perdem o seu experiente lateral direito para o rival, mas descobrem um puto da formação que faz imediatamente esquecer o antecessor, dando um boost ao futebol benfiquista que tem a sua melhor fase e com isso entra directo na selecção AA onde se lesiona gravemente; perdem também Samaris , ou seja 5 titulares absolutos e ainda jogam com mais dois putos da formação e tem laterais da categoria de Eliseus e Almeidas, para além de me parecer terem dado um valente estouro dado a intensidade com que jogaram contra o At.Madrid e V.Setúbal. Além disso gastaram imensos milhões em jogadores que não acrescentaram nada. Não é fácil. O treinador terá também a sua parte de culpas numa ou noutra situação, mas vejo aqui muitas condicionantes. Eu acho que sem estas ausências o Benfica seria totalmente diferente e para melhor. Mas que continuem assim. E disse no post anteriormente, mesmo com todas estas mediocridades, ninguém está fora da luta no campeonato. Dá pena.

- Feirense-FC Porto. E por falar em pena, recuso-me a comentar e a dizer o que quer que seja do FC Porto actual. Há por lá um grupo de jogadores comandados por um tal de Lopetegui que dizem representar o FC Porto. Não reconheço aquele Porto.

Fico a aguardar por novas núpcias, com a esperança que um milagre aconteça ou que alguém grite: "ACORDEM, PORRA" pois pese toda esta indescritível mediocridade, o descalabro da Liga dos Campeões e das inenarráveis exibições, os deuses da mediocridade e da sorte estão ao nosso lado ao permitir que ainda estejamos na luta por muita coisa e sem precisar de fazer nada transcendente.

- Braga-Sporting. Uma oásis na mediocridade nacional. Curiosamente quando se fala em bom futebol, o Braga de Paulo Fonseca está sempre presente. Mais um jogão, onde marcou 4 golos ao mestre e supra-sumo nacional, e foi justificadíssimo pois teve que construir o triplo das oportunidades e fazer um esforço alicerçado em futebol de altíssima qualidade para o alcançar.

Cada vez mais actual: O PAULO FONSECA NÃO SE SABE VENDER

Sporting a demonstrar que passa por uma fase, onde "quase" tudo corre bem. Em cada jogada de perigo, ou momento mais dominador resultava sempre em golo. Eficácia tremenda. Mas pese essa estrelinha, e mesmo achando que fizeram dos seus melhores joguitos, faltou o factor extra que costuma fazer cair para o seu lado as inúmeras vitórias pífias com que se tem alimentado no campeonato como em certas provas nacionais especialmente perante o seu rival lisboeta. Esqueceram-se nos 3 penaltis não marcados com que foram ganhar à Luz, por exemplo?

Agora choram a arbitragem. Falam da falta e do fora-de-jogo e dizem que foram golos anulados ou mal validados. Esquecem-se das agressões à pisadela e cotovelada de uma tipo que parece membro de um isis qualquer moderado, que lá tem de nome Slimani, que tresanda maldade naquelas fuças, e que bate, agride e ainda berra, com consequências mínimas. É obra. E que voltou a ser decisivo nos golos, depois de ter agredido meio mundo.

Outro que teve 3 lances explícitos para segundo amarelo ou vermelho foi o Jefferson. É obra como passou ao largo, vendo outros a serem amarelados por coisas menores.

Claro que no fim chora-se porque "a vaca leiteira" mesmo tendo estado presente, não chegou e a "verdade desportiva" quando as arbitragens são 100% inclinadas a seu favor , desta vez estavam distraídas. Pois, estavam. A qualidade do futebol do Braga era tremenda. Inveja.


Como dizia o Miguel Sousa Tavares:

(site: abola)


Ou quando os ventos sopram sempre para o mesmo lado, o discurso é este:

(site: abola)

Como se eles tivessem jogado futebol de qualidade nas milhentas vitórias pífias, inclinadas e tangentes.

Também gostei muito que o mestre da táctica tivesse trocado um central por um central. Ainda dizem que o Lopetegui não trouxe ideias novas e não influencia ninguém.


Tal como no ciclismo (que parece que já fez vítimas no Sporting), não dá para "adquirirmos" o Braga em Janeiro para o resta da época, passando a vestirem de azul e branco , enquando o grupo de jogadores de Lopetegui passa a vestir de encarnado e a representá-los?

Caramba, o Braga até pode acabar fora das provas da UEFA e não ganhar nada, mas os adeptos do Braga estão de barriguinha cheia, pois mesmo em derrotas como com o Benfica, em que levaram dois golos a frio, deram um recital com bom futebol e 3 bolas no ferro e vemos todos os treinadores adversários a falar da qualidade do seu jogo. Saudades quando isso existia no Porto. Sendo o Paulo Fonseca o mestre ainda é mais espantoso.


- Voltemos às provas europeias. Quando saiu o Zenit ao Benfica, fartei-me de ler da sorte benfiquista, pois o Zenit de Villas-Boas tinha meia-equipa castigada para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e até tinha sido confirmado pelo próprio Villas-Boas quando se atirou ao mesmo árbitro do Nacional-FC Porto, o Jorge Sousa que esteve na mesma semana no jogo do Zenit. Pensei, uma semana para esquecer do Jorge Sousa.

“Tenho vergonha por este árbitro português. Cinco jogadores (em seis) foram advertidos e não vamos poder contar com eles nos oitavos de final", Villas-Boas.


Fiquei intrigado e fui comprovar. Afinal , o Zenit NÃO TEM NENHUM JOGADOR CASTIGADO. NENHUM. Ficou sim, com jogadores em risco, mas isso é outra história, pois o Benfica também tem 4. O Villas-Boas já devia estar a pensar no Porto na próxima época, dirão os óptimistas.

1º Jogo:
Igor Smolnikov
Axel Witsel
Hulk

2º Jogo:
Javi García

3º Jogo:
Javi García (2)
Hulk (2) RISCO

4º Jogo:
Aleksandr Anyukov duplo amarelo/vermelho (PUNIDO COM 1 JOGO)
Domenico Criscito
Javi García (3) SUSPENSO UM JOGO
Danny
Oleg Shatov
Axel Witsel (2)

5º Jogo:
Domenico Criscito (2) RISCO
Axel Witsel (3) SUSPENSO UM JOGO
Artur Yusupov

6ª Jogo:
Yuri Lodygin
Nicolas Lombaerts
Ezequiel Garay
Javi García (4) RISCO
Danny (2) RISCO
Artur Yusupov (2) RISCO


O que se provou, é que a equipa do Zenit é um bocado caceteira, como comprovam especialmente o jogo 4, mas tendo Javi Garcias na equipa não espanta.


- Aproveitem, o Mourinho está disponível. Eu não o quero, quero futebol de qualidade, mas ofensivo, que entusiasme e que crie ilusão. Tenho saudades.