sábado, outubro 07, 2017

O mito do coitadinho com plantel curto

Tenho ouvido muito por aí a questão do plantel curto e a história do coitadinho que está fazer omeletes sem ovos.

Vamos lá fazer um pequeno exercício.

Sim, não havia dinheiro nem para mandar cantar um cego, mas o Sérgio tem um plantel pior do que o Nuno Espírito Santo?

Nem pouco mais ou menos. Aliás, bem pelo contrário.

Para começar no ambiente que estava à sua espera: Um tinha uma equipa que tinha ficado no 3º lugar no campeonato a 15 pontos dos 2 primeiros lugares; o Sérgio apanhou uma equipa que para minha surpresa lutou até ao fim com o poderio benfiquista a todos os níveis.

Depois, vamos falar no plantel em si. Quem perdeu o Sérgio Conceição que não pudesse controlar?

Só André Silva. E quem era André Silva? Um jogador de 19/20 que tinha feito nem uma mão cheia de jogos completos e isto numa fase final em que tudo estava perdido da época Lopetegui/Peseiro. E foi esse que Nuno Espírito Santo teve como seu avançado principal. Um puto de 20 anos com o FC Porto aos ombros. O outro era o Depoitre. Soares chegou em Janeiro. O Sérgio Conceição tem pior linha avançada do que quando Nuno Espírito Santo chegou? Não brinquem comigo.

Depois temos Rúben Neves. Aqui provavelmente também não controlou, mas não é de estranhar que tivesse um lugar secundário como nas épocas anteriores. A meio-campo é igualzinho à época passada. Com uma ressalva: o melhor jogador do FC Porto numa grande parte da época passada, Otávio, este ano não tem lugar na equipa.

Temos também Diogo Jota. Aqui foi mesmo por mera opção, pois apesar da opção de compra elevadíssima, havia de certeza absoluta espaço para novo empréstimo, sem necessidade de compra ou renegociando essa opção de compra, como acabou por acontecer ao ir para Inglaterra, que pelos vistos vai ser exercida estando nos 8 milhões enquanto no FCP era de 22 milhões. Mesmo assim, teve momentos bons no FC Porto, mas não era titular absoluto no FC Porto e na parte final até tinha menos espaço na equipa.

E não há mais nada para falar. De Depoitre não deve ser de certeza.

Na baliza tem as mesmas opções principais. Nada mudou. Aliás, até contratou mais um guarda-redes e regressou um lesionado.

Na defesa estão os mesmos titulares da época passada, com uma grande diferença: o titular absoluto na equipa, Maxi Pereira, perdeu o lugar, para o regresso Ricardo Pereira. Tem o Diego Reyes regressado às opções e dispensou Boly. Até dispensou um puto com grande potencial como Fernando Fonseca que tinha dado excelentes indicações quando foi chamado. O Sérgio Conceição tem pior sector defensivo que o Nuno Espírito Santo? Não brinquem comigo.

No meio-campo estão os mesmos titulares da época passada, mais uma vez com a diferença que um dos titulares absolutos da época passada não ter lugar na equipa, Otávio. Tem o Sérgio Oliveira que também esteve cá até mudar-se para a equipa de Sérgio Conceição em Janeiro, onde curiosamente foi fazer de corpo presente, pois pouco jogou na sua equipa. Dispensou José Carlos Teixeira. O Sérgio Conceição tem pior meio-campo que o Nuno Espírito Santo? Não brinquem comigo.

Na frente foi onde existiram mais mudanças, mas fomos para pior? Estão lá os Brahimis, os Coronas, os Soares (que só tinha chegado em Janeiro a época passada). Recuperou o Aboubakar, e aproveitou a boa época do desconcertante Marega e ainda foi buscar o Hernâni. Dispensou Rui Pedro, Bueno, Adrián Lopez. O Sérgio Conceição tem pior sector ofensivo que o Nuno Espírito Santo? Não brinquem comigo.

O mito do coitadinho e do plantel curto não faz o mínimo sentido, porque pese as restrições orçamentais ele tem um plantel melhor do que o Nuno Espírito Santo, já para fazer nas tais condições com que cada um começou as suas épocas.

Se o plantel é "curto", como muitos querem vender, é da sua inteira responsabilidade. Dispensou muita gente.

Não teve dinheiro para contratações que desejaria. Provavelmente foi a sua sorte. Talvez os Aboubakares depois das declarações polémicas que proferiu não tivesse outra oportunidade se houvesse dinheiro para contratar e nem se fala nos Maregas.

Mas o estado de graça é tanto, que quando tem percalços, não falta quem tente justificar com o plantel curto (ver jogo contra Besiktas), como se ele não tivesse responsabilidade nisso e se fizesse algum sentido e nos sucessos amplifica-se todos os aspectos positivos como se ele estivesse a fazer omeletes sem ovos, e que o antecessor era um privilegiado. É tudo falso e mentira.

A única coisa que não é mentira é que o FC Porto tem somente 3 pontos a mais que a época passada e mais um golo marcado e sofrido. Nas provas europeias equivalem-se à época passada, pese eu achar que a vitória no Mónaco não tem o significado de derrotar uma Roma a duas mãos e a importância para o clube o acesso à fase de grupos.

O ano passado por esta altura no resumo da época, tínhamos um goal-average de 23-7. Este ano temos 23-6.

O que não é mentira e justifica muito do optimismo é que o Benfica perdeu 5 pontos depois de despachar pelo menos 4 titulares, ainda que disfarçando numa primeira fase esse facto. Sem isso, estaria tudo igual.

Mas a campanha do estado de graça é grande: branqueia-se todos os aspectos negativos( Chaves, Besiktas, fragilidade defensiva contra Portimonense e não só, a humilhação da primeira parte contra o Rio Ave, o colapso físico e técnico/táctico na 2ª parte em Alvalade, sendo dominados quando o adversário é que deveria estar de rastos, e a reacção tardia no banco para mudar o estado de coisas, mas não, faz-se sempre um esforço para extrair só os aspectos que agradaram) e amplifica-se até ao enjoo os positivos.

Gosto pouco de bajulações. O ano passado, estava a gostar tanto que quase deixei de prestar atenção a partir de Outubro, apesar de me terem surpreendido pelo que fizeram na época, mas este ano a bajulação a tudo o que o Sérgio diz ou faz é qualquer coisa doentia, quando está alicerçada de uma falta de memória incrível, e maior parte de uma desonestidade intelectual de muita gente se compararmos com o que diziam o ano passado, perante condições mais difíceis, mas só interpreto isso como o desespero do portismo tem em chegar novamente às vitórias, e que o estilo "raçudo" do Sérgio os faça ficar cegos dos defeitos. Continuo a pensar que a nossa maior virtude está na Luz. Eles é que vão ditar a nossa sorte. Para já, estão a dar-nos uma ajuda fenomenal. Mas o bajulamento doentio é enjoativo. E eu já estou nessa fase há algum tempo. Por isso, faço estes artigos para desmitificar muito do que aí é dito.