"Bundas grandes" não são nada recomendáveis ao bom desempenho no futebol de alta competição. Haverá casos de imagem "traída" pela morfologia, mas raros. A regra aponta para desleixo, mau profissionalismo, do qual resulta um défice de eficácia em campo.
Em nome da aplicação e contra os lugares cativos na lista final de convocados da Selecção para o Euro'2008, Scolari denunciou há dias a existência de "bundas grandes" no futebol português. O seleccionador não deu nomes e deixou o campo aberto às especulações, umas mais identificáveis a olho nu do que outras.
O que se descodificava como mero aviso à navegação a algumas "primas-donas" deixou entretanto de o ser. Passou a um patamar de maior gravidade.
Ontem, na Suíça, ao matar a curiosidade sobre as consequências da sua denúncia, Scolari, sem querer, meteu novas achas na fogueira do mau profissionalismo.
Segundo o seleccionador, jogadores de "bunda grande" enviaram-lhe mensagens. "Se foi para mim não se preocupe que vou estar pronto" - ter-lhe-ão dito, mandado dizer, ou escrito em SMS. E eu pergunto: o que é isto?
Porque é que não estão prontos, ou seja, em boa forma, e prometem que "vão estar"?
Os clubes que lhes pagam merecem menos respeito do que a Selecção?
Ou só se preocupam com o tamanho das respectivas bundas nas vésperas das grandes competições, na expectativa de melhores contratos?
Nas reacções cabem também os treinadores. Segundo Scolari ter-lhe-ão dito que "foi importante e óptimo porque já tinham passado algumas coisas, algumas mensagens" que, é a única dedução possível, caíram em saco roto. Ou seja:
os jogadores "bundas grandes" (a gíria naturalmente alarga-se e identifica os profissionais desmazelados) fazem ouvidos de mercador aos seus treinadores e, pelos vistos, só o "cheiro" da Selecção e de quem nela manda (Scolari) os põe em sentido.
Treinadores contentes com as críticas de Scolari aos seus comandados só podem revelar um misto de falta de autoridade e de competência.
Quando os treinadores são incapazes e os "bundas grandes" só entram na ordem se lhes "cheirar" a prestígio e (mais) dinheiro não há razões para rir. Só para chorar.
Muito bom o texto...e o mais curioso é que eu acredito piamente que os bundas vão lá estar todos, pois por muito que lance estas bojardas , o Escorrali é o maior lobbista que há memória...Mas também como eu quero que a selecção se f$%&! estou-me borrifando!!!