sábado, março 01, 2008

BEM BOM



in OJogo


Manuel Tavares no OJOGO:

As contas do Dragão

A FC Porto, Futebol SAD parece na via da consolidação de uma política de compra e venda de jogadores compatível com as boas ambições do clube e a boa saúde económico-financeira da sociedade.

No primeiro semestre 2007/08, a sociedade desportiva dos dragões conseguiu um lucro de 7,3 milhões de euros, o qual contrasta positivamente com o prejuízo de 8,3 milhões de euros no anterior semestre homólogo.

Dir-se-á que este resultado é a consequência da contabilização dos cerca de 20 milhões de euros que rendeu a venda de Pepe ao Real Madrid no início da época em curso, mas esta explicação para o lucro não deve ser avaliada pelo seu carácter de mais-valia aleatória no sempre incerto mercado de transferências de futebolistas. Afinal, a sociedade anónima desportiva do FC Porto já nos vai habituando aos bons e até mesmo excelentes negócios no tempo certo. Ou seja: quando os transferíveis chegam ao cume da cobiça e a sua função na equipa está basicamente assegurada por um novo jogador de elevado potencial.

Foi isso precisamente que aconteceu com Pepe. A tranferência do luso-brasileiro garantiu este resultado financeiro positivo enquanto na equipa de futebol profissional e na função que foi de Pepe brilha agora a grande altura Bruno Alves, com quem curiosamente a FC Porto, Futebol SAD acaba de renovar contrato prolongando-o até 2012.

Se o FC Porto conseguir ultrapassar o Schalke 04 e seguir em frente na "Champions", os resultados financeiros dos próximos semestres deverão ser tão bons ou porventura melhores que os ontem apresentados.

Basta que a política de gestão prossiga na mesma linha de racionalização nos itens que melhor podem exprimir o lema de fazer bem com poucos mas os melhores. Refiro-me obviamente à melhoria do rácio salários versus proveitos operacionais e o lucro de cerca de 1,5 milhões de euros que somaram a Porto Estádio e a Porto Comercial, a duas empresas que fazem parte do perímetro de consolidação dos resultados que a FC Porto, Futebol SAD conseguiu apresentar