segunda-feira, dezembro 15, 2008

UMA NOVA ERA



"As Federações têm de entender que as infra-estruturas são nossas, a luz, a água, o estacionamento, os jogadores e a equipa também".

"Não podem negar-nos esse direito, se não o basquetebol é extinto."
Luís Filipe Vieira




Sem sombra de dúvida que a Benfica TV (mais conhecida por SLbosta TV:-) revolucionou o panorama televisivo mas não só, também o desportivo.

Como um clube "mais melhor grande do mundo" , essa coisa de contratos assinados, essa coisa de direitos televisivos adquiridos, pouco interessa porque o clube é "mais grande" de mais para essas miudezas.

Vai daí, quem se atravessar à frente dos interesses da Benfica TV ameaça-se com a extinção das modalidades.

Ora aí está, uma nova era.

E já tivemos o primeiro capítulo no basquetebol, que conseguiram levar a avante.

O segundo capítulo aconteceu no sábado no Leixões. Foi tudo de propósito. Só para não terem que extinguir a equipa de futebol, pois não permitiram que a Benfica TV transmitisse os jogos da Taça, preferiram serem eliminados.

Aliás, perspectivando uma eventual presença na Liga dos Campeões e visto a Benfica TV não ter os direitos, Luis Filipe Vieira já tem vindo a ameaçar a UEFA( o primeiro protesto começou na Grécia contra o Olympiakos, deixando-se humilhar), mas já fez ameaças maiores como , caso sejam apurados para a Liga dos Campeões, vão prescindir desse lugar e ocupar o seu lugar natural na Taça UEFA que esse pelo menos ainda permitia algumas transmissões.

Isto é assunto muito sério e temo pela Taça da Liga e pelo Campeonato Nacional que estarão em risco visto que com os direitos televisivos adquiridos pela SportTV até 2012/13 e inevitável extinção/suspensão do Benfica levará a grandes mudanças no panorama desportivo. Já na grelha da Benfica TV pouco mudará, pois a transmissões dos jogos bolorentos não está comprometida.

Dito isto, acho muito bem que o Benfica defenda os seus direitos, que lance a discussão sobre o papel comissionista das federações, mas que o façam com o total respeito pelos contratos assinados e compromissos assumidos. Que renegoceiem sim, que o façam com este folclore de querer passar por cima de tudo e de todos, só porque são os "mais grandes" do mundo, não. Mas também nada surpreende. As técnicas de chantagem e ameaça jagunçal está-lhe no sangue.

Ao contrário de outros, eu acho piada aos canais de clubes, se bem que o Benfica era o último clube do mundo que precisava de um. O controle e bajulação pelos canais actuais já eram mais que suficientes.