terça-feira, abril 20, 2010

RANKING UEFA 2009/2010 - CONTAS FINAIS PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

* Ranking dos clubes que mais contribuiram para o ranking de Portugal desde que criaram Liga dos Campeões. Como se sabe,foi criada oficialmente em 1992/1993, logo as 5 épocas anteriores construiram o número de equipas presentes nesse ano, daí o começo dos cálculos na época na época 1986/87
. Tem a Liga dos Campeões como ponto de partida, mas engloba os resultados em todas competições, para além da Liga dos campeões, como seja a Taça Uefa e Taça das Taças.



Visto que hoje começam as meias-finais da Liga dos Campeões, e como já não há clubes portugueses em prova , é hora de fazer o balanço da participação portuguesa.

Para começar, temos o habitual quadro de quem mais contribuiu desde a criação da Liga dos Campeões...

No primeiro quadro vemos as equipas que em cada ano mais contribuíram, e o número à esquerda refere-se ao número de clubes que vamos ter ou que já tivemos em prova na época referida à direita desse número.



RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA. Contam os resultados dos últimos 5 anos.

O F.C.Porto é o clube português mais bem posicionado em 15ºlugar seguido do Benfica em 17º lugar e o Sporting mais atrás em 28ºlugar.



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



No que respeita só a esta época 2009/2010:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Não contam os pontos das pré-eliminatórias, a não ser que tivessem sido eliminados nessa fase, como foi o caso do Braga e P.Ferreira que ganharam 1 ponto por terem ficado na 3ªpré-eliminatória. Na fase de grupos, o valor mínimo que recebem são 2 pontos...mesmo que percam todos os jogos...

Esta época tanto F.C.Porto como Benfica fizeram o mesmo número de pontos, se bem que o Benfica fez mais 4 jogos que o F.C.Porto, mas por outro lado o F.C.Porto recompensa com os bónus que recebe pelo facto da Liga dos Campeões ser mais exigente do que Liga Europa.

Volta a frizar que os jogos das pré-eliminatórias não contam para o ranking de clubes, daí a eliminatória do Benfica no Playoff da Liga Europa não contar para estas contas.

O Benfica foi o 15º clube de todos os que participam nas provas europeias que mais pontos fez esta época, tanto como o F.C.Porto em 16º, seguido do Sporting em 32º e mais atrás os outros 3 restantes...



RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM

Este ranking, é o que verdadeiramente diz quais os clubes portugueses que mais contribuíram para o ranking do país, pois engloba todos os resultados incluindo as pré-eliminatórias. Contam os resultados das últimas 5 épocas.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo pré-eliminatórias) a dividir por 6, que é o número de clubes de Portugal participantes.


Nas pré-eliminatórias cada vitória vale 1 ponto e empate 0,5 pontos.


Nas últimas 5 épocas , dos 38.296 pontos que Portugal possui, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


O Benfica foi o clube que mais contribuiu nas últimas 5 épocas e deveu-se essencialmente à actual época europeia, pois no final da Fase de Grupos, o F.C.Porto liderava com mais 0.7 pontos e visto que depois da fase de grupos, o F.C.Porto fez só mais 2 jogos, obtendo com isso 2 pontos, já o Benfica fez mais 6 jogos, obtendo 9 pontos, sendo 1 ponto de bónus pela passagem aos quartos-de-final.


No que respeita só a esta época 2009/2010:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Aliás, como se pode ver, esta época, tanto Benfica como o Sporting fizeram 14 jogos, o Sporting com as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, enquanto o F.C.Porto fez somente 8 jogos. Daí, que mesmo nesta época o Benfica foi o que mais contribuiu com 20 pontos(3.3333) , enquanto o F.C.Porto contribuiu com menos 1 ponto, 19 pontos(3.1666).

No computo geral de todas as equipas europeias, o Benfica está em 12º como clube que mais pontos realizou esta época, o F.C.Porto é 14º e o Sporting 33º.

Ainda sobre isto há outro quadro que explicita melhor a origem dos pontos nos últimos 5 anos, pois os pontos do F.C.Porto, se bem que compensados pelos bónus, especialmente melhorados nesta última época pela UEFA, para distinguir a dificuldade que é jogar na Liga dos Campeões vs Liga Europa, são 100% da Liga dos Campeões, e sem pontos amealhados em pré-qualificações.



RANKING DO PAÍS

Finalizado que está a participação portuguesa e visto que já não se alterará com os resultados das equipas ainda em prova, no RANKING DO PAÍS 2010, (que terá reflexos em 2011/12) ficamos em 9º lugar que dará direito a Portugal ter na época 2011/2012 , 6 clubes:

- 2 clubes na Liga dos Campeões: o Campeão entra directamente na fase de grupos e o 2ºclassificado numa 3ªPré-eliminatória da Liga dos Campeões.

- 4 clubes na Liga Europa: o vencedor da Taça de Portugal e 0 3º classificado no Play-off, o quarto classificado numa 3ªPré-eliminatória e o quinto classificado na 2ªPré-eliminatória.



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Podem ver abaixo, o número de clubes e a fase em que participam tendo em conta a posição no ranking de país:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Resta dizer, que tendo em conta que o ano passado ficámos em 10ºlugar no ranking, na próxima época, 2010/2011 vamos ter 5 equipas nas competições europeias, a entrar nas diversas fase da competição, conforme o quadro acima explica.


Para finalizar, falta dizer que fomos o 6º país da Europa que mais pontos conquistamos.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

qW- Vitórias nas pré-eliminatórias
qD- Empates nas pré-eliminatórias
qL- Derrotas nas pré-eliminatórias


in UEFA e UECF



E está tudo.

Agora só falta o outro quadro, que mencionei acima quando falava dos clubes que mais contribuíram e a origem desses pontos, se da Liga dos Campeões, Liga Europa ou Pré-eliminatórias, bónus...deixo isso para mais tarde talvez noutro post...pois ainda não está completo...



------------
Câmara Corporativa