segunda-feira, fevereiro 17, 2014

O CRIME COMPENSA e LAMPEJOS DE ESPERANÇA

Acabei de ler que os jogadores do FC Porto foram condenados no célebre caso do túnel na Luz. Impressionante, mais ainda os valores que falam das condenações, especialmente aos agentes provocadores, os "stewards" amestrados como muitos lhes chamam . Jorge Jesus fez à vista de todos aquele espectáculo em Guimarães e ficou-lhe por 500 euros. Mas a conclusão deste caso, é que o crime compensa. Ficou provado que os stewards provocaram e que os acontecimentos chegaram aquele desfecho por causa deles, mas concluíram que foram umas vítimas. Bravo. Mas o mais curioso, é que esses mesmos "stewards" tiveram uma série de actuações em vários jogos, com o célebre Rui Costa nos comandos, que não só no jogo do FC Porto. Vários clubes se queixaram do túnel da Luz. O aconteceu ao FC Porto foi uma cilada, os jogadores caíram dela, teriam que ser punidos, claro que sim , mas ver a suposta justiça a dar sentenças destas, transformando agressores, agentes provocatórios em vítimas só nos faz arrepios. Mas o maior castigo foi ficarmos 4 meses sem Hulk e Sapunaru, depois transformados em 3 jogos que contribuíram para o título encarnado. Fora das quatros linhas é onde eles ganham mais vezes.

Também os outros que queriam ganhar na secretaria não vão ,segundo rezam as crónicas,  ser compensados. Vá lá. Haja esperança na justiça. Já aqui tinha dito que era uma vergonha o tipo de conclusões dos relatores do processo.

Finalmente, o aspecto desportivo. Tivemos um lampejo de esperança. Houve uma melhoria qualitativa enorme, que só mesmo por má-fé se poderá dizer o contrário. Quando já parecia que independentemente das unidades utilizadas, o futebol era um caos, uma desorganização absoluta, os mesmos jogadores, o mesmo sistema , tudo mudou completamente em 8 dias, o que nos suscita dúvidas: Há Porto nesta equipa, mas será que vai ser consistente?  Agora também já há quem transforme Herrera em "milagreiro" como em tempos já foram Quintero, Carlos Eduardo entre outros. Quando todos os jogadores elevam o seu nível exibicional, a equipa melhora e se nos últimos jogos pareciam todos medíocres e piores do que realmente valem, agora já parecem todos grandes jogadores. O que se passou, eu não sei. Vicissitudes do futebol. A qualidade estava lá, mas não conseguiam colocar em prática. Não foi o treinador que fez milagres em oito dias. Talvez os executantes é que resolveram fazer o óbvio. O treinador estará sempre refém dos jogadores. Por isso é preciso ter calma. Precisámos de mais provas de esperança.