quarta-feira, abril 08, 2015

" E SE EU FOSSE O ADEPTO E TU O ÁRBITRO?"



Duarte Gomes, conceituado árbitro português, deixou uma mensagem profunda nas redes sociais.

O juíz procura colocar os adeptos na sua pele para explicar as dificuldades sentidas pela sua classe.

A mensagem está a ser aplaudida pelos seguidores de Duarte Gomes, numa altura em que os árbitros ameaçam boicotar as últimas cinco jornadas da Liga.



« E se de repente eu fosse o adepto e tu o árbitro? E se de repente trocássemos de lugares? Tu serias eu e eu seria tu. Tu pegavas no apito e cartões, usavas os meus equipamentos de jogo e ias lá para dentro. Eu vestia a T-Shirt do teu ídolo, punha o teu cachecol e saboreava um cachorro quente. E uma cerveja também.

Tu passavas a ser insultado por mim e eu passava a insultar-te. Do princípio ao fim.

Tu entravas em campo sob um tremendo coro de assobios e eu era um dos muitos que te assobiava. Com todas as minhas forças.

Tu sentias a responsabilidade de ter que dar o teu melhor e eu a obrigação moral de te massacrar caso não o fizesses. Mesmo que o tentasses.

E se de repente tu tivesses que decidir uma coisa que não viste, que não conseguiste ver ou que viste mas que te deixou muitas dúvidas? E eu tivesse que te relembrar como tenho grande afinidade à tua mãe, à tua irmã, à tua mulher e à tua filha?

E se repente te visses rodeado de gente que entrou por todos os lados sem que tu o pudesses evitar e eu fosse um dos que saltei, pulei, entrei e te cerquei também?

E se de repente percebesses que erraste? Que não estiveste bem? Que não foste feliz? Que não correu como querias? E eu fosse aquele que te relembrasse isso todos os dias, todos os meses, todas as épocas... toda a vida?

Para que a tua autoestima vacilasse ao ponto de quase duvidares da tua competência e qualidade.

E se de repente tentasses ser pedagógico num jogo de miúdos e quisesses ensinar um jovem a fazer um lançamento lateral corretamente... e eu te dissesse que o teu trabalho era arbitrar e calar, porque o menino já tinha quem o ensinasse a fazer isso? E se de repente, nesse jogo, tu apenas aplicasses e cumprisses a lei e eu te dissesse que a tua obrigação era também a de ensinar o pequenito e não apenas a de puni-lo?

E se de repente desses uma entrevista procurando abrir com transparência as portas àquilo que fazes e eu te dissesse para arbitrares mais e melhor e falares menos?

E se de repente escolhesses não dar uma entrevista para não seres mal interpretado e indiscreto e eu te dissesse que devias falar mais porque vives num mundo corporativista, de silêncios cúmplices, onde sempre impera a lei da rolha?

E se de repente estivesses a passear com a tua família num domingo soalheiro e fosses incomodado, importunado, ofendido e ameaçado e eu fosse aquele que te incomodasse, importunasse, ofendesse e ameaçasse?

E se de repente quisesses ser honesto e assumir publicamente a tua cor clubística e eu te dissesse que já sabia, porque nunca me tinhas enganado? E se de repente optasses por nunca o fazer para protegeres a tua idoneidade e evitares te colocar no centro da polémica e eu te dissesse que quem não deve não teme e devias ter vergonha de não assumires as coisas frontalmente, como os homens fazem?

E se de repente. E se de repente. E se de repente...

Acorda. Estava a brincar.

Continuas a ser tu. Eu continuo a ser eu.

- 'Nunca julgues alguém pela forma como ele anda a menos que estejas preparado para calçar os seus sapatos'»
in maisfutebol




BRAVO!!! Muito bem dito...mas não muda nada...neste país desportivo fanático, cegueta e sem o mínimo de cultura desportiva...que vai desde o tasqueiro ao catedrático...os árbitros sujeitam-se a coisas que eu acho inacreditáveis...e a maior culpa é dos dirigentes acéfalos dos principais clubes...isso não há a mínima dúvida e também a importação de porcaria mediocre que fazem do desempenho dos árbitros o seu modo de vida justificativo de todas as asneiras que cometem, e não tem tomates em assumir...enquanto este tipo de dirigismo, enquanto este tipo de treinadores cá estiverem e enquanto a "renovação" à porcaria que já cá está há muito, for a do nível do Bruno de Carvalho ou do Lopetegui...será sempre um lamaçal...mas já é tempo dos árbitros fazerem alguma coisa...mesmo que haja muitos "vendidos"...e às vezes até tinham razões mais fortes para dizer basta...