quinta-feira, outubro 23, 2008

RISÍVEL

Recuar para seguir em frente

Como O JOGO demonstra aqui por baixo, os três pontos com que o FC Porto chegou ao final da primeira volta da fase de grupos da Champions dão para tudo. Dão para o FC Porto se apurar para os oitavos-de-final, que tem sido o desfecho mais comum; dão para ficar de fora das competições europeias, o que aconteceu apenas por uma vez nos últimos anos; e dão para garantir a despromoção para a Taça UEFA, um cenário que nunca antes se colocou aos portistas. Ora, bem sei que a Taça UEFA é apenas um mal menor, e que, mesmo sendo menor, não deixa de ser um mal e um retrocesso significativo para uma equipa que, nos últimos anos, tem marcado presença regular entre as 16 melhores formações europeias. Contudo, estando em fase de reconstrução, como Jesualdo Ferreira tem sublinhado e as evidências confirmam, talvez este FC Porto seja de facto curto para a Champions, mas possa beneficiar da experiência numa competição um pouco menos exigente. Afinal, foi na Taça UEFA que José Mourinho construiu o FC Porto campeão europeu…

Jorge Maia in OJOGO


2 A despromoção para a Taça UEFA equivale a um desastre financeiro?

Não necessariamente. A Liga dos Campeões será sempre o cenário ideal, não só pelos prémios de passagem à segunda fase, mas também pelas receitas adicionais, mesmo que a equipa seja eliminada nos oitavos-de-final. Mas, a Taça UEFA pode não ser um mau negócio, isto, claro, se o trajecto nessa prova incluir via verde até à final. Se assim for, pelo número de jogos e dependendo dos contratos, os milhões podem ser os mesmos dos oitavos da Champions. No mínimo.

in OJOGO


Agora passaram-nos a vender a ideia que o melhor é irmos para a Taça UEFA.Até já nos vem a explicar que nem uma secção benfiquista da Abola, as virtudes financeiras dessa presença. Fantástico. Mas os objectivos do clube no início da época, pela boca do próprio Jesualdo Ferreira não eram os oitavos-de-final? Desculpem lá, mas se já sabiam que a equipa não prestava para a Liga dos Campeões tinham-nos avisado antes. Ou faziam a vontade ao Sr.Platini.:-)

Mas mais delirante é pensar que se esta equipa do FC Porto não chega para derrotar os Dinamos de Kievs, já na Taça UEFA com AC Milão,Sevilhas, o Shalke, Ajax,Etc os vários terceiros classificados da Liga dos Campeões, aí já podemos ir quem sabe à final. Delirante.

Mas se a equipa não chega sequer para disputar um lugar com D.Kievs, Fenerbahçes, então se calhar falta acrescentar uma ou mais perguntas a este Inquérito do OJOGO:

A que se deve a derrota do FC Porto com o Dínamo de Kiev?

Falta de aplicação dos jogadores: 23%

Opções de Jesualdo Ferreira: 49%

Qualidade do adversário: 15

Apenas azar: 13%


E que tal acrescentar:

- Falta de qualidade dos jogadores?

- Curto investimento na equipa.Em vez de investirmos 25 milhões em jogadores deviam ser 50 milhões?


Eu sou dos que pensava que esta equipa do FC Porto tinha mais opções do que a do ano passado, mas nunca pensei que Jesualdo fosse mexer tanto na equipa do ano passado para além das substituições óbvias para colmatar as saídas. Vamos esperemos que a ilusão do crescimento da equipa que só Jesualdo vê seja uma realidade e que no futuro próximo ele venha a ter razão. Entretanto teremos que sofrer que nem uns lampiões.:-) E já nem falo nos lagartos, pois se fizéssemos uma exibição daqueles na Ucrânia, nunca seriamos premiados com um empate quanto mais com um vitória.