segunda-feira, abril 07, 2014

MUDOU-SE DE TREINADOR PARA QUÊ?

Há algumas coisas que no actual universo FC Porto me custam a compreender. Quando se mudou de treinador, fruto de uma campanha agressiva dos adeptos para que isso acontecesse, com um ambiente incompreensivelmente insuportável para o treinador, foi , pelo menos eu pensei assim, com o intuito de rectificar o nosso desempenho no campeonato. Não foi para ganhar Taças, pois se era para isso, o Paulo Fonseca deixou intactas essas aspirações.

Mudou-se de treinador, porque no subconsciente dos adeptos, os 4 pontos de desvantagem para o 2º lugar do Sporting, se resumiam a 1 ponto pois teríamos o confronto directo para encurtar distâncias e tudo estaria aberto;

Mudou-se de treinador, porque no subconsciente dos adeptos, os 9 pontos de desvantagem para o 1º lugar do Benfica, se resumiam a 6 pontos, fruto do último jogo no Dragão, e mesmo sendo difícil recuperar essa desvantagem, podiam ser recuperáveis, bastava um descuido do adversário.

Agora, numa fase mais avançada da prova e quase irrecuperável, a quatro jornada do fim, estamos a 8 pontos do 2º lugar, que no subconsciente são os mesmos 8 pontos e estamos a 15 pontos que serão os tais 12 pontos.

Resumindo e concluindo: Um FRACASSO absoluto. Estamos pior, muito pior do que no estado em que o Paulo Fonseca nos deixou. São factos, não propaganda.


Mas se nos resumirmos às Taças como alegam alguns para justificar este tal "sucesso" actual, então aí menos há a apontar, pois Paulo Fonseca deixou-nos em todas as provas:

- Oitavos-de-final da Liga Europa, acabando de fazer uma passagem com alma de Dragão na Alemanha;

- Meias-finais da Taça de Portugal, eliminando adversários como V.Guimarães na sua casa e a 5ª melhor equipa nacional , o Estoril;

- Meia-final da Taça da Liga, apurando-se num grupo onde eliminou o Sporting e Marítimo, curiosamente duas equipas que nos derrotaram para o campeonato.


Luís Castro, conseguiu com uma estrelinha brilhante como já não se via há muito, passar o Nápoles; exibiu-se a roçar o medíocre em que o adversário se juntou na banalidade para ganhar o jogo contra o Sevilha e conseguiu ganhar ao Benfica por 1-0, na exibição mais bem conseguida da época, mas com o adversário sem 6 titulares.


Perante isto, só nos restava acreditar que assistíamos a exibições de encher o olho, mas não, tirando a boa vontade de alguns e a tal "máquina de propaganda" que fala o José, achando eu que a maior máquina de propaganda é o treinador Luís Castro, que não critico, em si, pode ser um factor de motivação, mas na realidade dos factos e exibições só os iludidos acredita no que ele diz - como acabei de ler sobre o "volume" atacante do jogo de ontem - temos visto mais do mesmo, só com roupagem nova e vendedores de ilusões.

O que tem em comum Arouca, Belenenses, Académica? 3 equipas, duas delas do fundo da tabela que fizeram o impensável no Dragão que já relatei aqui e são estas as exibições fabulosas da era Castrista:

Arouca-FC Porto
VAI SER PRECISO MUITO MAIS QUE UM LIFTING TÉCNICO
Uma réplica dos jogos contra o Eintracht e Guimarães só não aconteceu por mero acaso. As virtudes e os defeitos estiveram todos lá, especialmente estes o que me leva a supor que serão mais difíceis de rectificar do que seria suposto. Quando um dos últimos do campeonato consegue discutir o jogo palmo a palmo no Dragão e só é traído nessa ambição, ou por causa dela, porque sofre um golo de contra-ataque em que uma equipa inteira do Arouca estava na área do FC Porto, atrevimento impensável até há uns tempos atrás, há muita coisa a corrigir. E desta vez até nem há erros individuais graves a apontar, mas a fragilidade organizativa , de consistência e até a nível psicológico, deixam os corações azuis e brancos sempre em aflição. Dizia eu no 1º jogo desta época que o V.Setúbal criou mais problemas ao FC Porto num só jogo como em quase todos os jogos do FC Porto da época passada e mesmo com 10. Passados um bom par de meses, estamos no mesmo patamar senão mesmo para pior. Teria preferido uma vitória sólida, consistente, sem dar veleidades ao adversário do que uma goleada que dá uma falsa demonstração de superioridade e até pesada punição para os problemas que o Arouca colocou ao FC Porto. Quaresma fez umas afirmações no fim do jogo(jogadores que podiam dar mais, mas agora estão com a cabeça limpa e vontade de jogar), que podem ter correspondência num futuro próximo, mas sinceramente não se notaram neste jogo. Seja como for, com o campeonato perdido, saúda-se a recuperação de dois pontos para o Sporting, nas vésperas de uma visita a Alvalade. E que o Luís Castro com mais tempo de trabalho consiga trazer esta equipa para outros patamares, em jogos difíceis que se avizinham, pois caso contrário só vejo incertezas e inseguranças. Um dos aspectos positivos da mudança de técnico, é o chamado estado de graça . Este mesmo jogo com o técnico anterior, teria arrebentado com os tímpanos em vários momentos no jogo.

FC Porto-Nápoles
BOM RESULTADO
Vou-me cingir só à segunda parte pois foi a única que vi, e desse período, posso dizer que o resultado é muito bom, pois se podíamos ter marcado em mais duas situações, Fernando e Quintero, o Nápoles teve 5 ocasiões soberbas, 3 delas quase consecutivas que antecederam o golo do FC Porto, onde fomos bafejados pela sorte. E como dizia o José na antevisão, já merecíamos. O resultado é bom, porque se poderíamos ter marcado mais um ou outro golo podíamos ter sofrido e nestas provas os golos fora podem ser decisivos. Esperemos que o FC Porto tenha forças para aguentar em Itália. Defensivamente continua a não dar nenhumas garantias, mas que a estrelinha Luís Castro continue a brilhar.

Sporting-FC Porto
DESCENDO À TERRA
Havia três maneiras de nos manter na lua: a estrelinha Luís Castro, eficácia ofensiva e que erros arbitrais não complicassem ainda mais o cenário. Nada disto aconteceu. Perdemos. Não jogámos futebol para merecermos muito mais. No primeiro jogo pós-era Luís Castro, disse que seria preciso mais que um lifting técnico; no jogo contra o Nápoles, desejei que a estrelinha Luís Castro continuasse a brilhar, tendo visto só a 2ª parte, mas que o José escalpelizou brilhantemente com imagens esclarecedores de todas as deficiências desse jogo e que nos têm atormentado esta época. Ou seja, não foi uma grande surpresa, pois a equipa não dava garantias de nada. E futebolísticamente, temos pouco a que nos agarrar do jogo de Alvalade: os lances de perigo surgiram quase sempre de uma inspiração individual de Quaresma e não de um momento colectivo ou sequer resultante de uma superioridade em momentos do jogo , ainda mais gritante na 2ª parte quando se faz o primeiro remate aos 77´e por sinal uma perdida soberba, mas um lance fortuito num mar de nada da equipa portista. Podemos apontar, o lance do golo em fora-de-jogo e se calhar uma ou outra situação, mas a realidade é que não houve futebol que sustentasse a defesa desses erros. Se queremos ser como os outros, então sim, fixemos neles. Não sei que peso vai ter esta derrota e os 5 pontos para o Sporting, em que condições vamos chegar a Itália, e neste estado em que corre tudo mal, o que alcançaremos no final da época e por isso mesmo é que eu sou defensor que quem começa o trabalho, que o termine e se avalie aí. Mas os adeptos são insuportáveis e fazem uma pressão imensa e quando Pinto da Costa se deixa influenciar, para mim é a prova não que se enganou no treinador mas que há erros que nem José Mourinho corrigiria. Paulo Fonseca pensou o mesmo. E em caso de desespero para ver se muda alguma coisa, foi pela via mais fácil. Parece não estar a resultar. Os defeitos infelizmente estão lá todos, só disfarçados aqui e ali e assim a probabilidade de "cair com estrondo" como dizia o José era uma questão de tempo ou sorte. Arranjemos forças para salvar ainda o que resta, mas sem grande convicção e confiança.

Nápoles-FC Porto
A JUSTIÇA DOS GOLOS
Luís Castro diz que fomos uns justos vencedores. Bem, eu concordo. Não há melhor justiça do que as dos golos, as que entram, pois se formos a analisar o resto, só podemos falar em felicidade. Temos o defeito de embandeirar em arco nas vitórias e branquear os defeitos, que estiveram todos lá que nos levaram ao estado actual. Na primeira mão, o Nápoles teve uma série incrível de ocasiões falhadas, algumas de baliza aberta, como comprovam aí os videos que o José colocou, com Helton a realizar autênticos milagres, mesmo saindo a jogadas perigosas e marcámos no melhor período deles. Ontem, mais uma vez andámos aos papéis durante a maior parte do jogo, o Nápoles criou mais uma série de oportunidades, sempre que tinha a bola entrava quase como queria na nossa defesa e mais uma vez o nosso guarda-redes Fabiano, fez o possível e o impossível, tendo o FC Porto a posse de bola, pouco fazendo com ela, quando o Nápoles precisava de respirar, mas a estrelinha Luís Castro brilhou a 20 minutos do fim, Ghilas entrou e marcou e aí sim, tudo mudou porque o Nápoles descontrolou-se nas dificuldades como qualquer outro. E depois temos este Quaresma que eu pensei que já não existia e que gosto mais dele, agora, do que da primeira vez que por cá passou. Os italianos lamentarão a eficácia, nós por cá elogiaremos o sofrimento, uma palavra apropriada nas vitórias mas que não existe nas derrotas. Eu continuo a não confiar em nada deste FC Porto, mas se a estrelinha acontecer jogo sim jogo não, pois como se viu em Alvalade não é constante, até poderemos fazer brilhar as nossas estrelas Fabiano e Quaresma mais algumas vezes. Resta essa esperança.

FC Porto-Belenenses
VITÓRIA FABULOSA CONTRA O ÚLTIMO POR 1-0 E CONTRA 10
Uma vitória magnífica, contra o último classificado, por 1-0 , golo marcado a menos de 15 minutos do fim com o adversário a jogar com 10 durante mais de 45 minutos, pois enquanto teve o mesmo número de jogadores estava a ser até mais equipa e termina o jogo em aflição, com Mangala fazer um penalty que até deixou mudos os comentadores. Era o último. Toda a artilharia artística em campo, resultou num golo de ressalto.Ainda bem que futebol portista está diferente do que era. Nota-se. Arouca e Belenenses a jogar de igual para igual no Dragão enquanto lhes deixaram e tiveram forças; Sporting e Nápoles a fazer o que todos vimos. Sim, José, esse extraordinário trabalho que tiveste ao fazer o "milagre" em Nápoles, dispensa mais palavras. As imagens falam por si. E depois querem vender-nos que estamos melhor. Pois. Nunca elogiei exibições destas, ainda para mais contra os piores adversários da Liga, com o Paulo Fonseca ao comando, e não o faço agora só porque temos de levar o novo andor ao colo. Coerência sempre. O ponto positivo: mais uma semana que não temos que nos preocupar com o Estoril. Mas temos Benfica para a Taça. Estou curioso.

FC Porto-Benfica
INTENSO
Finalmente um jogo digno de registo contra a equipa B titular do adversário, mas cada um faz a gestão do plantel que acha mais apropriada. FC Porto muito melhor na primeira parte, Benfica a responder na segunda, mas pelas oportunidades criadas o 1-0 é muito curto para o FC Porto, quando merecíamos um resultado mais volumoso. Como é um jogo a duas mãos, está tudo em aberto, mas claro que vamos passar mal na Luz, especialmente se a equipa titular do Benfica entrar em campo. Resta a consolação de mesmo assim,contra um Benfica de poupanças, o melhor jogo do FC Porto da era Luís Castro.

Nacional-FC Porto
SÓ SURPREENDE OS ILUDIDOS
Uma primeira parte simplesmente vergonhosa, talvez inchados de tantos elogios que andaram a receber até do seu presidente por uma simples vitória contra o eterno rival que confirmou-se hoje apareceu no Dragão sem 6 habituais titulares. Ir para o intervalo a perder por 1-0, foi um autêntico milagre Castrista, dada a quantidade de oportunidades e domínio do adversário. Perante esta inenarrável primeira parte, o que viesse na segunda seria sempre melhor. E não houve melhor estrelinha do que começar a marcar, mas como habitue esta época, este FC Porto não dá confiança nenhuma, a não ser aos iludidos que não viram como Arouca, Belenenses criaram mais problemas do que os expectáveis, a derrota lógica em Alvalade e o milagre e a estrelinha da sorte na eliminatória com o Nápoles, salvando-se no meio disto tudo, a vitória na última quarta contra o Benfica B. Logo, para aqueles que não fizeram campanhas contra este ou aquele treinador e tentam ver somente o futebol exibido, este resultado não surpreende ninguém, mesmo tendo melhorado na segunda parte, mas ninguém pode falar em injustiça na vitória do Nacional, equipa que já não ganhava há 6 jogos e o FC Porto já não perdia há 7 anos com eles. As arbitragens nunca ajudam, mas não é da agora, por isso nem vale a pena falar nelas, resta-nos o futebol jogado. E esse, por muito que a intoxicação dos experts do futebol teórico nos queiram vender como uma coisa muito melhor, no fundo é igual com virtudes e defeitos dos anteriores.Já por isso é que estamos nesta situação. Sim, José, gostei de relembrar esse jogo contra o Sporting, quando ainda havia um estado de graça como agora, e onde o futebol até parecia maravilhoso, pelo menos nesse exemplo, o pior veio depois, quando os erros estúpidos surgem, a estrelinha foge e as arbitragens pioram o cenário. Dizia eu na sexta-feira, que bastou um jogo para que todo um folclore saísse à rua. Questionava se não seria melhor consolidarmos a exibição de quarta, pois afinal foi um único jogo."Não seria melhor esperarmos por uma consolidação de exibições, pois até aqui, e citando um texto que li: "tínhamos um percurso trémulo e repleto de incertezas exibicionais" , já para não falar na concretização de objectivos, que foi para isso que se trocou de treinador? Não, o FC Porto actual é muito esquisito. Vai da euforia à depressão num instante." Está aí a resposta. O segundo lugar e acesso directo à Liga dos Campeões já foi. O que se seguirá? Esperemos que o Sevilha não seja um Nápoles, e penso que não seja nem de perto, pois caso contrário só com mais um milagre.

FC Porto-Sevilha
UMA BANALIDADE
Duas equipas banais, numa exibição toda ela a roçar o medíocre de parte a parte. Passes errados, más decisões. Exibicionalmente piorámos jogo para jogo. Existiram algumas oportunidades de parte a parte, mas poucas fruto de futebol jogado. Ganhou a que dentro da banalidade absoluta do seu futebol soube aproveitar as bolas paradas. E no fundo com tão pouco futebol, sem comparação com o jogo contra o Nápoles, o 1-0 é um bom resultado para se defender. O único aspecto positivo que se tira deste medíocre jogo.

E já só falta o jogo de ontem da Académica, em que poderia pegar na crónica do jogo contra Arouca, Belenenses, Nápoles e fazer uma mistura. Assistir a uma Académica, equipa que na maior parte do tempo anda do meio da tabela para baixo, jogar daquela maneira em pleno Dragão, não jogadas fortuitas, mas jogadas com principio meio e fim, onde tivemos que nos socorrer da sorte dos postes, das defesas impossíveis e de uma eficácia fabulosa mas diga-se facilitada por um defesa esquerdo com 15 minutos no campeonato e um guarda-redes que pensaria que estaria no futebol de salão, e é este o FC Porto que querem convencer-me que está muito melhor. Podem colocar toda a "máquina de propaganda" como diz o José que quiserem, mas não me convencerão assim. Apresentem-me solidez, classe e categoria e alma de dragão que cá estarei para elogiar. Podem fazer já em Sevilha. Caso contrário, daqui não levam nada. Já não me iludo com qualquer coisa. E também não faço fretes nem tenho agendas para defender ou atacar este ou aquele jogador/treinador. Mas há quem faça vida disso e é por isso que vemos certos eudeuzamentos em contraste com fuzilamentos anteriores perante os mesmos cenários ou até piores.