quinta-feira, setembro 28, 2006

PARABÉNS!!! 113 ANOS DE SUCESSOS!!!






O FC Porto celebra hoje o 113º aniversário. O FC Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida. Na qualidade de presidente do clube, convidou o FC Lisbonense para um jogo, sendo essa a primeira aparição pública do FC Porto.

quarta-feira, setembro 27, 2006

LC: 2ªJornada: ARSENAL 2 - FCPORTO 0





Continuo a ouvir risadas da Holanda...É como eu sempre disse: se formos à UEFA já é muito bom, mas mesmo isso dúvido que consigamos. Não estou a ver este FCP a ganhar na Alemanha, nem na Rússia.

terça-feira, setembro 26, 2006

Interessante



Carlos Pereira Santos na Abola:

D. Sebastião

QUANDO Marcello Caetano estava por cima do quadro de ardósia, com um sorriso cínico, mais Américo Thomaz com a taixa à campeão, e o crucifixo ao meio (disto gosto e respeito), acreditava que o D. Sebastião era um herói, que perdeu o tino no meio do nevoeiro, embora com o passar dos anos começasse a duvidar do sentido de orientação do jovem rei, porque cresci nas manhãs de nevoeiro de Leça e sempre consegui encontrar o caminho para casa. Mas o D. Sebastião foi o meu herói. E não se escandalizem que em aldeias onde a água potável ainda não chegou e a música dos Beatles tem a mesma força que na Coreia do Norte, ainda há quem acredite que o desejado há-de chegar a cavalo e fazer da esperança nacional a certeza de grandes conquistas. O mundo rolou, como uma bola, e o futebol passou a ser a feira das vaidades, das necessidades, já ganhou eleições em clubes, já ganhou eleições para o Governo do pais (vide Vilarinho), e é a montra mais apetecível deste país rendido a espanhóis. Na passada semana, por momentos, num canal pago pelos portugueses, pensei que tinha no meu televisor o D. Sebastião, o salvador da pátria, o salvador do futebol português. O impoluto. 0 homem capaz de vencer o nevoeiro, o homem que em miúdo agarrava as moedas que os elefantes do Zoológico rejeitavam com a mesma vontade com que irrequietos romanos agarravam as moedas atiradas para a esplendorosa Fonte de Trevi. Acredito que Filipe Vieira seja o D. Sebastião. Deixem-no ser o Presidente da República, da UE, da ONU, deixem-no ser qualquer coisa, mas levem-no daqui ou, pelo menos, não façam dele o santo que não é.






Manuel Martins de Sá, de Itália na Abola:

O apito da discórdia

1- Confesso que nunca acreditei que o Apito Dourado pudesse vir a ter quaisquer consequências no plano desportivo. Não porque soubesse que a lei anti-corrupção é ou poderá ser inconstitucional; não porque tivesse conhecimento de que as escutas não estavam previamente autorizadas por qualquer juiz(a); não porque imaginasse que a gravação de algumas das conversas era ininteligível; não porque estivesse à espera de que a juíza titular do processo não viesse a ter tempo para ouvir as gravações em tempo útil; não porque me passasse pela cabeça que haveria desavenças pessoais insanáveis entre o procurador-instrutor e o presidente da Liga. Por outro lado, sabia que os arguidos, patrocinados por advogados hábeis e experientes, iriam remover montanhas para obstruir o andamento do processo e esvaziar o conteúdo das acusações; tinha conhecimento de que a justiça não funciona em Portugal; imaginava que, através de recursos e incidentes processuais capciosamente suscitados, toda a acusação se iria arrastar por anos, com prováveis ou inevitáveis prescrições pelo meio, como acontece a cada passo; estava à espera, dada a sua írrelevância acusatória, que vários dos ilícitos praticados, viessem a cair por si mesmos. Em suma, por isto e por muito mais, nunca acreditei que o Apito Dourado viesse a ter resultados práticos. E espanta-me que muitos, perante a iminência desta confirmação, levantem vozes de protesto, revolta e indignação, porque este é dos tais casos que «antes de o serem já eram». Espanta-me, mas compreendo que não se resignem.

2- Sejamos honestos. Alguém acredita que um «Apito Dourado» que tem como berço a comarca de Gondomar e como epicentro o clube da terra - que, pelos vistos, ocupa 80 ou 90 por cento dos telefonemas registados -representa uma amostra significativa do fenómeno da corrupção no futebol português?

Onde só mais 4 ou 5 clubes são marginalmente referidos como tendo pisado terrenos minados? Em especial em jogos da Taça, a prova menor?

Quem é que, nessa recolha de dados, tinha o telemóvel «grampeado»?

Todos os dirigentes da Liga, todos os dirigentes dos árbitros, todos os presidentes dos clubes, todos os árbitros ou apenas uma pequena parte desta gente toda?

Se era apenas uma parte, a quem coube o critério da escolha? Porquê?

Poderia continuar indefinidamente com estas perguntas, mas é inútil. Se prosseguisse, não estaria de boa-fé nem no meu perfeito juízo. E eu estou.

3- Nesta matéria, o que eu penso é muito simples. Se se quisesse ter uma ideia aproximada da real dimensão da corrupção no futebol em Portugal, não se teriam posto sob escuta apenas meia ou uma dúzia de telemóveis de pessoas escolhidas a dedo, mas sim os de toda a gente que acima referi. E sabem porquê?

Por eu estou plenamente convencido de que em questões de ligações perigosas com árbitros, directas ou indirectas, não há nenhum clube das duas Ligas profissionais que tenha as mãos absolutamente limpas. Repito: nenhum, agora ou antes.

Nada de diferente do que se passa em todos os outros sectores de actividade, porque a sociedade (esta nossa sociedade) é intrinsecamente corrupta sem excepção e o futebol não poderia nunca fugir à regra. E quanto mais dinheiro ele movimentar, mais corrupto será. Infalivelmente.

E não me venham com o tão elogiado exemplo de Itália (que conheço melhor que ninguém) que, afinal, está a degenerar numa pantomina. Também eu, de início, caí no logro de acreditar na depuração. Começou bem mas, depois, descambou e ainda promete descambar mais.

ONDE ACABA A LIBERDADE

Image hosted by Photobucket.com

ONDE ACABA A LIBERDADE


Que fique estabelecido para todos os prudentes:a Seiecção é sagrada, Madail é um génio, Scolari é infalível e a Pátria não se discute. Como dizia o outro.


1- Parece que Scolari, ou Madail, ou alguém da «família da Selecção», não gosta da forma excessivamente livre ou independente do jornalista da RTP Carlos Daniel relatar e comentar os jogos da Selecção (suponho que não se possa dizer, por exemplo, que o Ricardo sofreu três golos por entre as pernas, contra a Dinamarca, porque o Ricardo é o melhor guarda-redes do mundo e está acima de qualquer critica). Parece que também não gostam do programa da RTP "Trio de Ataque», apresentado igualmente por Carlos Daniel e que é, a milhas de distância, o melhor programa do género na televisão portuguesa, em que três homens cultos, inteligentes e independentes, falam livremente sobre futebol sem ter de falar «futobo-lês» nem prestar vassalagem aos senhores feudais do nosso futebol.

Demasiados contras para certas sensibilidades, saudosas dos tempos em que Suas Excelências falavam e os outros calavam e Oíjedeciam. Vai daí, e ao contrário do que foi oficialmente desmentido, a Federação pressionou a RTP (que tem o exclusivo da transmissão dos jogos da Selecção), e a RTP calou o Carlos Daniel, sem lhe dar sequer conhecimento prévio. Deve ser agora uma questão de tempo até calar também o «Trio de Ataque». Eis-nos de volta aos bons velhos tempos da «Pátria somos nós» — para utilizar o ridículo título do «livro» daquele pobre pateta chamado Afonso Melo, que, tendo-se prestado a tudo (fazer de «gauleuter» nas conferências de imprensa da Selecção, sabujar Scolari e insultar, a mando, os «anti-patrióticos críticos» da Selecção) conseguiu, mesmo assim, ver dispensados os seus obsequiosos serviços.

Que fique estabelecido para todos os prudentes: a Selecção é sagrada, Madail é um génio, Scolari é infalível e a Pátria não se discute. Como dizia o outro.

2- Se fosse eu a escolher, o FC.Porto entraria hoje no Estádio dos Emirates, contra o Arsenal, em 4x2x2x2, com a seguinte composição: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Cech; Paulo Assunção e Raul Meireles; Lucho e Anderson; Quaresma e Lisandro.

Mas, com esta ou outra escolha, confesso a minha falta de optimismo para este jogo. Em minha opinião, o FC Porto tem equipa que chegue e baste para Portugal, não a tem para a Europa — como se viu bem contra o CSKA. Esta equipa tem cinco grandes jogadores e um génio; depois, tem mais uns três jogadores razoáveis e todos os restantes são banais. É uma equipa desequilibrada, com falta de bons jogadores em lugares fulcrais e falta de um banco à altura. A este propósito, mais uma vez constato, .e contesto, uma política de aquisições (apesar de tudo, este ano, comedida, em comparação com os anos anteriores), em que se compram sete ou oito jogadores novos e nenhum deles é titular. Não seria melhor política comprar só dois que fossem mesmo reforços?

Por mais que Jesualdo Ferreira insista em contrariar a ideia de que a equipa está crescentemente dependente do génio e inspiração do miúdo Anderson (e nem ele pode fazer outra coisa...), a verdade é que, como ainda este fim-de-semana se viu, sem o Anderson em campo, o FC.Porto pode estar horas a tentar marcar um golo a um Beira-Mar, sem o conseguir.

Nas bancadas do Dragão comenta-se que o miúdo não vai ficar ali muito tempo, até porque o FC.Porto já não terá nem metade do seu passe, tendo vendido recentemente 10% a um daqueles «empresários» que por lá parasitam. Não sei se será verdade ou não, mas obviamente não tenho grandes dúvidas que este génio que está a despontar na relva do Dragão não ficará lá tempo suficiente para chegarmos a ter saudades: está condenado a passar por nós como um cometa, em direcção ao céu infinito. Espero, ao menos, que, quando for vendido o que nos restar do seu passe, seja bem vendido e o dinheiro não sirva para ser desbaratado na compra de um cabaz de jogadores de segunda ou terceira linha.

3- Quando vi as imagens do presidente do Gil Vicente a ser levado em ombros na assembleia-geral do clube, vieram-me à memória idênticas imagens dos sócios do Benfica em êxtase com Vale e Azevedo, naquelas célebres assembleias-gerais com «jagunços» contratados para intimidarem os discordantes. Sabe-se como acabou Vale e Azevedo e os benefícios que trouxe ao Benfica. Esperem agora para ver o que António Fiúza vai fazer ao Gil, por teimosia e vaidade. Infelizmente, a democracia tem limitações: garante que a maioria elege quem quer, mas não garante que elege quem deve. Do clube e do seu presidente não tenho pena — escolheram a cama em que se quiseram deitar. Tenho pena é dos jogadores que irão para o desemprego, dos miúdos das escolas do clube que ficarão sem poder competir e da Câmara de Barcelos, que construiu um estádio novo, com dinheiros públicos, para o Gil Vicente e agora fica com mais um dos elefantes brancos do futebol em braços. Ainda há mais uma hipótese, a última, de haver juízo e sentido das realidades. Mas não sei se os advogados deixam e se o presidente não temerá perder protagonismo, recuando.

4- Não viram, não ouviram, não leram. Continuam todos em funções, sem sequer sentirem o incómodo de consciência ou a reacção de pudor de prestarem explicações públicas. Como se nada se tivesse passado, acobertados atrás da tal «legitimidade democrática». O que distingue um cavalheiro dos demais é que ele não precisa de ir a votos para ser sério, nem precisa dos votos para poder não ser sério: ou é ou não é. E o que mais falta no nosso futebol são cavalheiros: gente de honra, de palavra e de vergonha.

MODALIDADES

Photobucket - Video and Image Hosting

HÓQUEI EM PATINS

MUNDIAL DE CLUBES

GRUPO B
1ªJornada: FC Porto 5 - Juventude Viana 2
2ªJornada: FC Porto 7 - Olímpia San Juan 1

CLASSIFICAÇÃO

1ºFC Porto 6
2ºJuv. Viana 0 (-1 jogo)
3ºOlímpia 0 (-1 jogo)


Photobucket - Video and Image Hosting
ANDEBOL

1ªJornada: FC Porto 24 - Ginásio do Sul 23
2ªJornada: ISAVE 22 - FC Porto 33
3ªJornada: FC Porto 26 - Vitória de Setúbal 24


CLASSIFICAÇÃO

1º FC Porto 9
2º ABC 9
3º Belenenses 9

segunda-feira, setembro 25, 2006

o único de TOP

Image hosted by Photobucket.com


É assim que eles nos vêem lá fora...cá só confirmam...

Roland Linz, avançado do Boavista, voltou a estar em destaque, apontando um dos golos da sua equipa. Desta vez não foi suficiente para vencer, por isso não está totalmente satisfeito. De resto, fica uma comparação initeressante:

"Queríamos ganhar e a equipa deu 100 por cento, mas sofremos dois golos estúpidos. Depois conseguimos reagir e empatámos. Penso que no próximo jogo podemos ganhar. Considero que nesta Liga o Porto é de top, no resto todos podem ganhar a todos. O nível não é o mesmo, mas é igualizado. É difícil para todos. Portugal tem uma das melhores ligas da Europa, porque todos gostam de jogar futebol. Para o meu estilo é melhor".

sábado, setembro 23, 2006

4ªJornada: FCPORTO 3 - BEIRA-MAR 0






Não vi o jogo, mas para ter uma ideia deixo o título da crónica no site do FCPORTO:

De ver, rever e chorar por mais


MARCADORES:

ADRIANO 1 golo
QUARESMA 1 golo
RAÚL MEIRELES 1golo
LUCHO 1 golo
CECH 1 golo
HÉLDER POSTIGA 1 golo
LISANDRO 1 golo
TARIK 1 golo

INDISCIPLINA:

PEPE 1 amarelo
ADRIANO 1 amarelo
RAÚL MEIRELES 1 amarelo
BOSINGWA 1 amarelo
PAULO ASSUNÇÃO 1 amarelo

ASSISTÊNCIAS:

FCPORTO-LEIRIA: 40 728 Espectadores
FCPORTO-BEIRA-MAR: 31 423 Espectadores

sexta-feira, setembro 22, 2006

Um lampião contra o Traficante

Jacinto Lucas Pires no DN:


Agora, sim, é oficial: Luís Filipe Vieira é, outra vez, candidato à presidência do Benfica. A "revelação" estava reservada para o programa Grande Entrevista na RTP1 (ontem à noite), mas já todos sabiam o que ia sair dali. A encenação já estava mais do que montada.Primeiro, o presidente vem dizer que não está agarrado ao lugar, que "ninguém é eterno", etc, no que soa a desesperado pedido por uma "vaga de fundo". Passado pouco tempo, mil e quinhentos "notáveis" fazem-lhe o favor e aí está ela, a tal "vaga", implorando ao salvador Vieira que fique mais um mandato. Depois, vende-se a ideia de que o ex-presidente do Alverca é o único benfiquista capaz de dar garantias à banca. E, por fim, tenta-se insuflar um mini-suspense aproveitando uma entrevista televisiva em horário nobre e formato "de estadão"...

E, no entanto, é óbvio que Vieira não está à altura do cargo que ocupa numa instituição com a grandeza do Benfica. Será, com certeza, um empresário de sucesso e alguém com boas ligações aos bancos, e só de má-fé se pode dizer que o seu mandato não teve aspectos positivos, mas, sejamos francos, falta-lhe tudo o resto: o discernimento, a estrutura e a visão exigíveis a um presidente do Glorioso. Já para não falar da sua escolha para o futebol, o director Veiga, que, sentado no banco dos suplentes, só dá azar.

Assim, venho propor outro candidato: Rui Costa. Lanço o nome como provocação, claro, porque tenho tendência para desconfiar de unanimismos moles de última hora, mas também como sério desafio. Acho sinceramente que, vaidades e politiquices à parte, era o melhor que podia acontecer ao nosso clube. Rui Costa, como todos sabemos, não é apenas um benfiquista de coração e provas dadas, mas alguém que junta carácter e inteligência, sabe muito de futebol, tem bons contactos e uma experiência internacional do máximo prestígio. É, além disso, uma figura unificadora entre os benfiquistas e um verdadeiro líder, dentro e fora do campo. A vaga de fundo desejável agora era uma vaga das "bases" a favor de Rui Costa. Um movimento de grande expressão que conseguisse convencer o nosso 10 a tornar-se presidente-jogador. Porque também fora dos relvados são necessárias mudanças essenciais, esta devia ser a hora do maestro.


Super Mário





É um prazer ver-te de novo no clube onde foste e fizeste muita gente feliz... e que a tua recuperação como grande goleador seja adiada por mais 8 dias:-)))

HELTON na Selecção Brasileira

Image hosted by Photobucket.com

Se há jogadores que merecem sem dúvida que Helton é um deles...depois de uma pré-epoca onde deu mais frangos do que a época passada inteira, nos jogos a sério voltou a estar ao mesmo nivel do ano passado.Soberbo!!! Ainda estou para compreender quais os critérios que levam o desconchavado Luisão a fazer parte das convocatórias...

O Corrupto Mourão






O maior corrupto do Conselho de Indisciplina da Liga lampiónica , o tal Pedro Mourão, o tipo que fazia parte da corja que o Traficante jagunço Luis Filipe Vieira colocou na Comissão disciplinar da Liga, para instaurar processos sumaríssimos aos jogadores do FCPORTO, o tipo que se demitiu quando as decisões fossem contrárias à sua opinião e depois voltou atrás num processo vergonhoso para fazer a cabala no caso Mateus e fez mil e uma tropelias, tráfego de influências, julgou em causa própria, etc,etc corrupção até não poder mais, mesmo sem poderes para tal mas a toque de caixa do traficante que o colocou lá instaurou um processo disciplinar ao tal dossiê do corrupto traficante lampião. Só dá vontade de rir...ou chorar...são juizes senhores!!!!


Acrescenta Valentim:


Valentim contra quebra no segredo de justiça

O major frisou ainda que, neste momento, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, presidida por Pedro Mourão, não está a funcionar e disse estranhar que o despacho do presidente, no sentido de a CD também averiguar o caso "Apito Dourado", tenha surgido na imprensa.

"No dia seguinte vinha escarrapachado nos jornais e tratando-se de um magistrado é lamentável que o segredo de justiça não seja respeitado por quem exerce essas funções", disse Valentim Loureiro.

O dirigente disse ainda que as quebras do segredo de justiça fazem Portugal parecer nos últimos tempos uma "república das bananas" e disse esperar que tudo entre na normalidade e que se "alguém tiver culpas, será punido, se for o caso disso".

Circo em horário nobre




Não tive oportunidade de ver...mas já li em alguns blogs e nos jornais diários que a RTP estreou um novo programa de humor em horário nobre, conduzido pela grande portista Judite e onde o convidado de ontem foi de ir às lágrimas...perco sempre estes programas de Stand-up comedy...

terça-feira, setembro 19, 2006

O SILÊNCIO DOS CULPADOS

Image hosted by Photobucket.com

O SILÊNCIO DOS CULPADOS


Que o governo tome posse administrativa da liga e da Federação, e que, nomeando gente séria e fora do futebol, instrua os processos que forem necessários e corra com todos os implicados de uma vez para sempre.

1- Como já se percebeu, em termos penais, o Apito Dourado vai dar em nada: vai dar em apito encalhado, como eu escrevi logo de início. Uma vez mais, sucedeu o que já se vem tornando uma regra nos chamados processos mediáticos: a justiça avança com todo o espalhafato possível, querendo mostrar ao pagode que não recua perante os poderosos. Escudados no secretismo das investigações e no desconhecimento que os suspeitos têm sobre o valor real das suspeitas que sobre eles, os responsáveis pela instrução dos processos vivem dias de glória no seu papel de incorruptíveis justiceiros, tratando aos poucos de ir promovendo a condenação dos seus alvos junto da opinião pública, através de judiciosas fugas de informação - mais tarde investigadas pelo senhor Procurador-Geral da República, sempre para concluir que não há responsáveis, apenas os irresponsáveis dos jornalistas. Assim se vão consumindo os suspeitos em lume brando, sem possibilidade efectiva de defesa e tidos já como bandidos aos olhos da opinião pública. Mas eis que chega o momento da verdade: a instrução chega ao fim e entram em cena os advogados de defesa e os mestres especializados em vendas de pareceres jurídicos. Em breve se conclui que não há matéria efectiva para condenação em juízo e os processos são arquivados, sem que as pessoas percebam como. E este o destino mais do que provável do Apito Dourado.

Mas sobra, entretanto, o foro desportivo-disciplinar. Se as escutas não são válidas ou suficientes para obter uma condenação criminal dos implicados, ou se as provas recolhidas nada provam, resta que há, no que vem sendo divulgado, matéria mais do que suficiente para acusar disciplinarmente todos os implicados nas escutas e varrê-los a todos, sem excepção, iniciando uma vasta operação de higiene e limpeza, verdadeiro acto refundador do futebol português. Mas, como é óbvio, tal operação não será nem poderá ser levada a cabo pelos órgãos da Liga e da Federação actualmente em funções e que são, eles próprios, os principais implicados nesta geral porcaria.

Pelo que, sugiro medidas de excepção: que o governo tome posse administrativa da Liga e da Federação, que as regenere se for possível, que as extinga se for inevitável, mas que, nomeando gente séria e fora do futebol, instrua os processos que forem necessários e corra com todos os implicados de uma vez para sempre: dirigentes associativos, dirigentes de clubes, agentes, árbitros, treinadores e intermediários.

O que não é possível é continuar a escutar o silêncio ensurdecedor deste bando de cavalheiros e continuar a vê-los, impávidos, em funções, como se nada tivesse sucedido e nada tivéssemos sabido. A ver se o pau vai e vem e as costas folgam.

2- Agora, o futebol, propriamente dito. O Sporting pagou o preço da sua brilhante vitória sobre o Inter e da falta de maturidade competitiva da sua jovem equipa - tal qual como José Mourinho tinha previsto que poderia suceder e como Paulo Bento tinha também avisadamente temido. É verdade que perdeu contra o Paços de Ferreira com um golo falso e irregular, mas no jogo anterior tinha também ganho com um golo irregular. Contas feitas, perdeu um ponto em Alvalade e ganhou dois na Madeira: o saldo ainda é positivo.

O Benfica ganhou como habitualmente, quando ganha: sem talento e sem garra. Na Dinamarca, jogando para a Champions contra uma equipa menor, Fernando Santos cometeu o erro de declarar previamente que o empate já não era mau. E os jogadores tomaram-no à letra, com uma exibição confrangedora de falta de ambição e coragem. Ficaram todos muito aliviados por não terem perdido, mas, ou muito me engano, ou vão pagar caro este empate.

O FC Porto de Jesualdo vai em três vitórias tranquilas nos três jogos feitos para o campeonato e um empate comprometedor no mais importante dos desafios: o da Champions, contra o CSKA. Teve azar neste jogo, desperdiçando suficientes oportunidades para ter ganho, mas não disfarçou nunca a falta que faz McCarthy ou um ponta-de-lança para jogos a sério, e deu sempre a sensação de ser uma equipa vulgar arrastada por um génio, o miúdo Anderson.

A meu ver, Jesualdo Ferreira é um homem sério, inteligente e que sabe de futebol. Gosto da atitude dele fora do campo, incluindo o mau humor que lhe atribuem. Mas falta-lhe o teste de fogo de ganhar com um grande. E, quando digo ganhar, não é ganhar o campeonato nacional, porque isso qualquer um pode conseguir à frente do FC Porto. Ganhar é ganhar o respeito da Europa, ultrapassar a fase de grupos da Champions, pôr a equipa a jogar um futebol que leve gente ao estádio, estar atento aos novos valores e dar à equipa uma verdadeira atitude de campeão. Compreendo e acho inteiramente legítimo que ele ainda esteja na fase de conhecer os jogadores e só por isso não é urgente tentar dizer-lhe desde já que, por exemplo, ele não vai a lado nenhum na Europa com o Bruno Alves a central e o Hélder Postiga na frente: a seu tempo, sem dúvida que o perceberá por si. Para já, o mais preocupante é a estranha onda de lesões que já pôs no estaleiro jogadores importantes como o Pedro Emanuel, o Ib-son, o Raul Meireles ou o Bruno Morais, e a extrema dificuldade, que já vem de Adriaanse, de a equipa conseguir chegar ao golo contra adversários que se fecham e defendem bem.

3- Jogo após jogo, vou cimentando a minha opinião, manifestada logo após o primeiro jogo que lhe vi fazer: este gauchinho do Anderson, a menos que alguma coisa de muito má e muito estranha lhe aconteça, está destinado a vir a ser um dos melhores jogadores do Mundo, não tarda nem um par de anos. E, se dúvidas houvesse, aí está já o baile dos vampiros voando sobre a sua cabeça para ficarmos esclarecidos. E lá vamos nós, portistas, viver a habitual saga que já conhecemos do Jorge Andrade, do Ricardo Carvalho, do McCarthy ou do Deco: cada vez que há um fora de série na equipa, ninguém nos dá tréguas, no desejo expresso de o ver rapidamente pelas costas, exportado à primeira oferta. Mas, neste caso, ficaria bem um pouco de pudor: o miúdo tem só 18 anos, chegou há apenas um ano e foi preciso esperar seis meses para que começasse a jogar. Dêem-lhe ao menos tempo de aquecer a camisola e não o queiram ensinar já a transformar-se num mercenário!

3ªJORNADA: NAVAL 0 - FCPORTO 2

Image hosted by Photobucket.com

NAVAL 0 - FCPORTO 2

Não vi...não ouvi...e pouco li sobre o jogo, por isso pouco posso dizer sobre o jogo... mas gostei do resultado e acima de tudo 3 jogos, 3 vitórias...1ºLugar...melhor ataque , melhor defesa...venha o próximo...


MARCADORES:

ADRIANO 1 golo
QUARESMA 1 golo
RAÚL MEIRELES 1golo
LUCHO 1 golo
CECH 1 golo

INDISCIPLINA:

PEPE 1 amarelo
ADRIANO 1 amarelo
RAÚL MEIRELES 1 amarelo
BOSINGWA 1 amarelo







segunda-feira, setembro 18, 2006

HUMILHAÇÃO HISTÓRICA

Photobucket - Video and Image Hosting


Foi há 10 anos, a 18 de Setembro de 1996 que os lampiões sofreram em plena lampiolândia a maior das humilhações. O FCPORTO venceu a Supertaça e fez história humilhando-os em pleno Estádio da Luz com uma goleada de 0-5...Bravo!!! Vendo a equipa do Fernando Santinho jogar é de esperar uma repetição da proeza :-)))

Os Heróis:

Benfica: Preud'Homme; Calado (Tahar, 75m.), Hélder, Bermudez e Dimas (Iliev, 52m.); Jamir, Bruno Caires, Valdo e Gustavo; João Pinto e Donizete
Treinador: Paulo Autuori


FC Porto: Wozniak; Sérgio Conceição, João Manuel Pinto, Lula, Jorge Costa e Fernando Mendes; Paulinho Santos, Wetl (Rui Barros, 70m.) , Zahovic e Edmilson (Jardel, 60m.); Artur (Drulovic, 52m.)
Treinador: António Oliveira
Golos: Artur (3m.), Edmilson (43m.), Jorge Costa (46m.), Wetl (66m.) e Drulovic (85m.)



Vejam:




Blogs aderentes à Operação "Malha 5 no Lampião":

Pobo do Norte

O Dragão

Portogal

Blog do Lucho

Apre

Curva

Blog do Gil

Barbeiros

Bibó Porto Carago

Dragalhadas do Dragão

Tapirus

Azul e Branco

Sou Portista com Orgulho

O Cafajeste

Óculos Azuis e Brancos

domingo, setembro 17, 2006

É preciso ter lata!!!

Image hosted by Photobucket.com

Já estava à espera...é apanágio dos viscondes falidos...Já sei que eles gostaram muito das arbitragens do Lucílio Calabote Baptista e do Paulo Paraty...

Sporting 3 - Boavista 2

Aos 25 minutos o Sporting já devia ter dois jogadores expulsos e depois o Boavista fou empurrado até não poder mais até à derrota final...3 pontos oferecidos pelo amigo Lucílio...ninguém se queixou...

Conclusão da corja: São os jovens dos Sporting , estúpido!!!

Nacional 0 - Sporting 1

Golo irregular do Sporting....3 pontos roubados....não vi nenhuma contestação, não abriram telejornais...

Conclusão da corja: São os jovens do Sporting, estúpido!!!

Sporting 0 - Paços de Ferreira 1

Golo marcado com o braço, num lance muito rápido...errou o árbitro...queixam-se tb de um alegado penálti arrancado pelo cai-cai quando é o próprio que o provoca. Cai o carmo e a Trindade...Os Viscondes Falidos vão processar o árbitro???? Não percam a embalagem e processem os árbitros contra o Boavista e Nacional que lhes oferecem 6 pontos...palhaçada

Conclusão da corja: Já não são os jovens do Sporting, estúpido????

sábado, setembro 16, 2006

" Só saio quando quiser "

Image hosted by Photobucket.com


"Enquanto tiver vontade e os sócios quiserem não haverá mudanças na presidência".


Pinto da Costa esteve ontem à noite em Santa Maria da Feira para inaugurar mais uma delegação do FC Porto e aproveitou o seu discurso para atacar o poder central e os críticos do campeão nacional, defender a regionalização e assegurar que não cederá a pressões de ninguém para abandonar a presidência do clube. Durante uma breve visita ao bonito castelo da cidade, o líder portista reconheceu o valor dos autarcas, de cujo trabalho se confessou admirador, e deixou algumas críticas ao poder central. Num local carregado de simbolismo histórico - o salão nobre do Castelo da Feira, cidade onde alguns dizem ter nascido Portugal - Pinto da Costa recordou os êxitos e o crescimento do FC Porto, sobretudo nos últimos 25 anos, usando-os como exemplo para outras batalhas.
"Se um dia voltarmos a ter uma luta pela regionalização, espero que o FC Porto sirva como exemplo para se saber que não é preciso depender directamente de Lisboa, não é preciso ter o apoio dos governos centralistas, ser-se subsidiado pela Caixa Geral de Depósitos, com os nossos impostos, mas trabalhar, amar a região, ser sério e coerente e ter orgulho no que se faz. E eu tenho orgulho em ser presidente do FC Porto",
sublinhou perante a aprovação do público.


Mantendo um discurso corrosivo, Pinto da Costa mudou de sentido para os críticos do FC Porto e da sua pessoa.
"Quando ouço dizer que há quem esteja há muito tempo no desporto, quero lembrar que não sou eleito por esses senhores que há muito já não deviam escrever porque só sabem vomitar ódio. Estou o tempo que quiser e que os sócios do FC Porto quiserem. Nunca fui eleito pela Comunicação Social e sou um alvo preferencial dela. A esses cronistas deixo-os falar enquanto a caravana gloriosa do FC Porto vai passando de vitória em vitória e não lhes reconheço o direito de dizer quando devo sair do FC Porto",
atirou, dizendo que o sucesso do FC Porto é medida pela quantidade de críticas que recebe.
"Que tenham espaço para vomitar o seu ódio ao FC Porto porque isso é sinal que continuamos a ser respeitados e grandes em Portugal e na Europa",
atirou perante mais uma manifestação de regozijo dos presentes.

in OJogo

sexta-feira, setembro 15, 2006

Deixem o puto em paz...





Entretanto, vão-se preparando para ausência do puto maravilha, Anderson tendo em vista o campeonato sul-americano de selecções sub-20, a disputar entre os dias 7 e 28 Janeiro de 2007, no Paraguai. Até ao campeonato sul-americano, no Paraguai, estão previstos mais dois estágios (Outubro e Dezembro).

Parece-me que o seleccionador sub-20 terá bom senso e dispensará Anderson desses estágios, mas a não ser que Anderson comece a integrar a selecção principal brasileira, vamos perdê-lo por muito tempo...

quinta-feira, setembro 14, 2006

quarta-feira, setembro 13, 2006

Pela positiva ou negativa?


Capello (Real Madrid): «F.C. Porto pode ser a surpresa da Liga dos Campeões»


Fabio Capello, treinador do Real Madrid, considera que o F.C. Porto pode ser a surpresa da próxima edição da Liga dos Campeões. O técnico italiano aponta o rival Barcelona como o principal favorito, colocando a sua equipa a par de Chelsea, Manchester United, AC Milan e Inter de Milão na bolsa de apostas.

«Favoritos para a Liga dos Campeões? O Barcelona, actual campeão e, portanto, a equipa a bater. Depois, o Chelsea, que fez de tudo para alcançar esse objectivo, utilizando recursos económicos que parecem infinitos. A par do Chelsea, o Manchester United, que parece estar recuperado, nós (Real Madrid, o AC Milan e o Inter de Milão», disse o técnico, em entrevista ao jornal «Gazzetta dello Sport».

O treinador italiano considera que «o Chelsea e o Inter são os clubes que, mais que os outros, apostaram forte em contratações para ganhar». «O F.C. Porto pode ser a surpresa da Liga dos Campeões», concluiu Capello.


Falta saber se por uma participação positiva ou negativa...Veremos daqui a pouco o que vale este FCPORTO...mesmo com muitas ausências:

Sokota
Bruno Moraes
João Paulo
Pedro Emanuel
Quaresma?
Ibson
Raul Meireles
Check?

Como já temos uma clinica, é melhor começar a pensar num hospital...

P.S: Como previ , o Sporting iria dar-se bem neste grupo...um jogo chato, com o Inter de sempre, grandes nomes, grandes gastos, mas uma desilução de equipa e só mesmo na secretaria é que ganha alguma coisa...e para mim, o que alguns chamam um grande golo, eu chamo um grande peru...



MUITA MASSA

A UEFA aumentou os prémios...é um Euromilhões para os clubes...e ainda sobra para fruta, beijinhos :-)

Prémio de Presença - 2 milhões ( O ano passado era 1,6 milhões)
Pémios por Jogo - 400 mil ( Era 321 mil)
Por Vitória - 600 mil ( Era 321 mil)
Por Empate - 300 mil ( Era 161 mil)
Oitavos-de-Final - 2,2 milhões ( Era 1,6 milhões)
Quartos-de-Final - 2,5 milhões (Era 1,9 milhões)
Meias- Finais - 3 milhões (Era 2,6 milhões)
Final Vencedor - 7 milhões (Era 6,4 milhões)
Final Derrotado - 4 milhões ( Era 3,9 milhões)

E ainda: Receitas de Bilheteira + "market pool" que distribui uma parte das verbas televisivas pelos representantes de cada país.




Já enjoa

Autoridades italianas querem contrato de jogador do Benfica

"CALCIOCAOS" : Investigadores querem ver esclarecidos contornos do empréstimo do avançado Miccoli ao clube da Luz

O escândalo de corrupção no futebol italiano, conhecido como "calciocaos", pode vir a envolver o futebol português, já que as autoridades italianas querem ver esclarecidos os precisos contornos do empréstimo do avançado Fabrizio Miccoli pela Juventus ao Benfica. No âmbito das investigações do maior escândalo no futebol italiano, que implicou a despromoção da Juventus, os investigadores suspeitam que mais de quatro dezenas de contratos de jogadores podem ter envolvido fraudes fiscais, suspeitas que incluem a cedência do avançado do Benfica.

Na procuradoria de Turim está apreendida documentação relacionada com numerosos contratos de jogadores, entre os quais o de Miccoli, mas também o de Zine-dine Zidane, que se transferiu da Juventus para o Real Madrid, em 2001, contra o pagamento de 66 milhões de euros. Sob suspeita estão igualmente as transferências de outros jogadores, nomeadamente do internacional sérvio Darko Kova-cevicparaaRealSociedad, deVan der Sar, guarda redes internacional holandês, para um clube inglês, e de Vicenzo Maresca, actualmente ao serviço do Sevilha.

Os investigadores italianos deram já conhecimento às autoridades judiciárias portuguesas da sua intenção de se deslocarem a Lisboa, no âmbito das investigações da vertente negócio de compra-venda de jogadores do calciocaos. O objectivo é o de contrastar a informação que resulta dos documentos que foram confiscados na busca às instalações da Juventus com aquela que está registada em Portugal. Pretende-se proceder à verificação dos indícios da existência de fraude fiscal apurados no decurso das investigações que decorreram em Itália.

As autoridades italianas suspeitam da existência de contratos paralelos e poderão querer confirmar se a situação se estende também ao nosso país, devendo ainda apurar o montante dos rendimentos auferidos por Miccoli para determinar se houve ou não evasão fiscal em Itália.

Além da apreensão de documentos contratuais, referências a Fabrizio Miccoli foram detectadas nas escutas do calciocaos. Segundo um telefonema interceptado entre Luciano Moggi, director-geral da Juventus, e Marcello Lippi, o selecionador italiano, a possibilidade de Miccoli jogar pela equipa italiana estava dependente do seu comportamento. Moggi estaria descontente com algumas declarações públicas do jogador e daria conta ao seleccionador que, caso aquele não revisse a sua posição, não deveria ser incluído nas escolhas da equipa principal da Itália.

Refira-se ainda que Miccoli, hoje com 27 anos, começou a carreira no Ternana, regressando à Juventus em 2003. No Verão de 2005, no último dia de mercado, assinou um contrato de empréstimo válido por uma época com o Benfica, num negócio tratado com José Veiga.

Com o rebentar do escândalo em Itália e com a descida da Juventus ao segundo escalão do futebol profissional, o Benfica conseguiu assegurar por mais um ano o empréstimo de Miccoli, com opção de compra, no final desta época.


José Veiga pediu a Valentim para reduzir multa

Director-geral do Benfica também falou com Pinto de Sousa para contactar árbitro que iria apitar o Estoril

A redução de uma sanção da inibição de conduzir de seis para três meses, na sequência de um caso de excesso de velocidade cometido por José Veiga, valeu a extracção de mais uma certidão no âmbito do processo Apito Dourado. O procurador de Gondomar entendeu então que os vários telefonemas interceptados entre o presidente da Liga e o actual dirigente do Benfica davam conta de que aquele último pretendia os favores de Valentim Loureiro para lhe reduzir uma proibição de conduzir. Valentim terá então prometido que falava com o governador civil de Aveiro e a pena, depois de aplicada, foi mesmo reduzida. O procurador de Gondomar entendeu então que o caso configurava eventuais crimes de denegação de justiça e prevaricação e ordenou a extração de certidões. O inquérito mantém-se ainda em Gondomar.

Outra escuta também interceptada pela P J, e onde os interlocutores foram José Veiga e Pinto de Sousa, não foi considerada suficiente pelo mesmo magistrado para imputar qualquer crime aos intervenientes. Naquela, o ex-empresário era ainda o patrão do Estoril e falou com Pinto de Sousa, que geria a arbitragem na federação, para que aquele "contactasse" o árbitro Jorge Sousa, de forma a que o Estoril fosse "beneficiado" no jogo seguinte. Pinto de Sousa disse que sim, mas o Ministério Público entendeu que a matéria apurada não era suficiente. É que, embora o Estoril tenha ganho o jogo por 0-1, batendo a União da Madeira, não ficou suficientemente demonstrado quais as contrapartidas recebidas pelo árbitro, para justificar a existência de crime.


Director-geral do Benfica era administrador da SAD do Estoril

Veiga apanhado nas escutas a pedir favores a Valentim

José Veiga, actual director-geral do Benfica e, em 2004, o maior accionista da SAD do Estoril, foi outra das figuras do futebol português a ser apanhada nas escutas do Apito Dourado.

O dirigente desportivo foi interceptado em pelo menos duas conversas telefónicas com Valentim Loureiro, à data presidente da Liga de Clubes. Foi em Março de 2004 e o objectivo do ex-empresário de jogadores com licença da FIFA era conseguir que a interdição do estádio do Marco de Canaveses coincidisse com o jogo do Estoril Praia. Veiga queria evitar que a sua equipa se deslocasse a um terreno tradicionalmente difícil e facilitar assim a tão almejada pontuação que nesse mesmo ano lhe viria a possibilitar a subida ao principal escalão do futebol.

Antes desse jogo, que aconteceu a 28 de Março de 2004 e em que o Estoril ganhou por 3-2 ao Marco de Canaveses, José Veiga fez dois telefonemas a Valentim Loureiro. No primeiro pediu que o estádio do Marco fosse interditado. A possibilidade tinha sido aberta devido ao incidente ocorrido cerca de um mês antes (quando Avelino Ferreira Torres pontapeou as placas de publicidade e cadeiras do recinto, ameaçando ainda o árbitro) e José Veiga pretendia então que a interdição coincidisse com o jogo da sua equipa.

Valentim Loureiro ainda tentou que o dirigente do Estoril falasse directamente com Gomes da Silva, então presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, ou que utilizasse a sua influência através dos jornais. "Pressiona-os", aconselhou o presidente da Liga, acabando por aceder, mais tarde, a dirigir ele próprio o pedido ao juiz desembargador Gomes da Silva. "Eu falo com o gajo", prometeu.

Dias depois, Veiga conheceu a decisão da Liga. O estádio do Marco havia sido interditado por dois jogos e a equipa teria de ir jogar em campo alheio, quando recebesse o Estoril Praia. E não se esqueceu de agradecer a ajuda de Valentim Loureiro. "Vou-lhe dar uma beijoca", brincou Veiga, ao que Valentim respondeu: "Se não fosse eu...".

Constituído arguido na sequência das escutas

Ainda na sequência da mesma interdição, o Marco teve de ir jogar a casa emprestada. E o curioso é que acabou por ser o Boavista, clube dirigido pelo filho de Valentim Loureiro, a ceder o campo. Marco e Estoril defrontaram-se no Bessa a contar para a 28.ª jornada e a vitória dos canarinhos permitiu ao clube da Linha reforçar a liderança, passando a ter 11 pontos sobre o quarto classificado.

Os relatos da altura mostram também que a arbitragem do jogo foi polémica. O Estoril marcou primeiro, o Marco empatou. O "caso" do jogo aconteceu quando, pouco antes do intervalo, o árbitro perdoou um segundo cartão amarelo a um jogador do Estoril que, no tempo de compensação e ainda antes da paragem do jogo, fez o passe para o segundo golo dos estorilistas. Nos primeiros minutos da segunda parte, o Estoril aumentou para 3-1 de penálti, mas não existe nos jornais da época qualquer referência ao castigo máximo. O primeior golo do Estoril também foi por autogolo do Marco.

O árbitro desse jogo foi João Ferreira, o mesmo que esteve envolvido nas escutas noticiadas a semana passada pelo PÚBLICO, como tendo sido aceite por Luís Filipe Vieira para arbitrar as meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003-2004.

Na sequência destas e de outras escutas, José Veiga foi interrogado e constituído arguido no processo Apito Dourado, tendo sido extraídas pelo menos duas certidões para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O PÚBLICO sabe que não foi feita qualquer outra diligência, embora o arquivamento pareça ser o caminho mais provável. É que, paralelamente, foram extraídas certidões das mesmas escutas, que foram enviadas para o Supremo Tribunal de Justiça. O alvo da investigação era, nesse caso, Gomes da Silva, juiz desembargador no Tribunal da Relação de Guimarães, mas o Ministério Público considerou que as conversas telefónicas não eram suficientes para o indiciar por qualquer crime.

Gomes da Silva viu ainda ser arquivados dois casos que envolviam o clube liderado por Pinto da Costa. Diziam respeito à punição de José Mourinho pelo alegado rasgão da camisola de Rui Jorge, do Sporting, e à eventual pressão dos azuis e brancos para castigar Deco de forma mais branda, depois daquele ter lançado a chuteira contra o árbitro Paulo Paraty, no jogo Boavista-FC Porto.

Ontem, o PÚBLICO tentou ouvir Valentim Loureiro e José Veiga sobre as referidas escutas, mas ambos os dirigentes se mantiveram incontactáveis durante todo o dia. O PÚBLICO tentou ainda contactar o assessor de imprensa do Benfica, que igualmente não respondeu aos nossos contactos telefónicos.


Pinto da Costa indicou árbitro para a final da Taça de 2002/2003

Presidente do FC Porto deu indicações a Pinto de Sousa, do Conselho de Arbitragem da Federação, sobre o nome do árbitro que devia apitar a final da Taça de Portugal, na época 2002/2003. Ministério Público viu nisso indício de crime, mas, no caso de Luís Filipe Vieira, não foi feita qualquer diligência. Porém, há outras escutas a comprometer o presidente dos encarnados.

Uma situação idêntica à verificada com Luís Filipe Vieira - que, conforme o PÚBLICO ontem noticiou, escolheu o árbitro que devia estar presente nas meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003/2004 - aconteceu com Pinto da Costa, na final da Taça da época anterior. No entanto, nessa conversa, onde Pinto da Costa sugere a Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a indicação do nome de Pedro Henriques, árbitro de Lisboa, o procurador de Gondomar viu indícios de crime. Aliás, foi essa uma das situações pelas quais o presidente dos azuis e brancos foi indiciado e que motivaram a sua detenção, até ser ouvido em primeiro interrogatório, em Dezembro de 2004.

Na mesma escuta, que aconteceu a 26 de Maio de 2003 e que antecedeu a final FC Porto-União de Leiria, Pinto da Costa conversou com Pinto de Sousa sobre a possível nomeação de Isidoro Rodrigues. O presidente do Conselho de Arbitragem deu-lhe conta de que a nomeação não agradava ao presidente dos leirienses, João Bartolomeu, e que este ameaçara fazer um escândalo quando soube que aquele árbitro seria o designado. "O gajo sabe que está para ser o Isidoro... e disse que a equipa não comparece, (...) que é um escândalo. (...) Se o gajo vai para lá todo f... da cabeça, estraga a festa", alertava Pinto de Sousa, sugerindo a Pinto da Costa que pensasse noutra opção.

Na mesma escuta telefónica, transcrita no processo principal do Apito Dourado, o líder dos azuis e brancos apresenta outras hipóteses para o mesmo jogo. Primeiro sugere o árbitro António Costa, depois Pedro Henriques. A escolha acaba por recair no segundo, depois de Pinto da Costa entender ser aquele o árbitro ideal, por ser o primeiro classificado pelo Conselho de Arbitragem. Mas Pinto da Costa diz também a Pinto de Sousa que pode mudar o nome, se assim o entender. "Por mim, estás à vontade. Se vires que te defende mais outro, põe outro", afirmou.

Anexada ao processo em Setembro de 2003, a escuta telefónica levou o procurador a entender que havia indícios de crime. Na opinião de Carlos Teixeira, aquela conversa do líder do FC Porto significava então que o dirigente estava a influenciar a escolha do árbitro e assim tentava obter benefícios para o FC Porto.

Os motivos que o levaram a ter um entendimento diferente para o caso do Benfica são uma incógnita. No entanto, Luís Filipe Vieira ainda poderá vir a ser chamado nas certidões que se mantêm em investigação em Lisboa, para responder sobre a escuta ontem noticiada pelo PÚBLICO e outras obtidas no mesmo processo.

Aliás, segundo o PÚBLICO soube, há mais conversas comprometedoras com o presidente dos encarnados. O interlocutor era normalmente Pinto de Sousa, cujas certidões se mantêm em investigação, mas Luís Filipe Vieira nunca foi interrogado.

Entretanto, o Belenenses anunciou ontem que se irá constituir assistente no processo para tentar perceber se foi de alguma forma prejudicado - era o adversário do Benfica no jogo onde Luís Filipe Vieira recusou o nome de quatro internacionais, acabando por aceitar a designação de João Ferreira, que hoje estará no Bessa a arbitrar também o clube da Luz.

Acompanha assim o Benfica, que já anunciara a intenção de se constituir assistente nas escutas que envolvem o FC Porto e Boavista, bem como o árbitro Pedro Proença, que, no ano passado, manifestou também o mesmo desejo.


DESCUBRA AS DIFERENÇAS...COMO ANDA A JUSTIÇA EM PORTUGAL...UM É CONSTITUÍDO ARGUIDO PORQUE QUER O 1º CLASSIFICADO DOS ÁRBITROS...O OUTRO NEM OUVIDO É QUANDO ESCOLHE UM ÁRBITRO A DEDO, RECUSANDO MUITOS OUTROS...É UMA PALHAÇADA!!!! É ISTO QUE REVOLTA!!!

Parte das escutas telefónicas onde são intervenientes Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O primeiro caso acontece antes da final da Taça de 2002/2003 e o segundo a dois dias da meia-final de 2003/2004.


Pinto de Sousa (PS) - O gajo [João Bartolomeu] sabe que está para ser o Isidoro e disse que é um escândalo. (...) Vamos ver calmamente com ele o que é que ele quer.
Pinto da Costa (PC) - É! Senão... mais vale pôr o António Costa, que ninguém discute. (...) Quem está em primeiro, não sabes?
PS - Tenho a impressão que é o Pedro Henriques.
PC - Isso, era espectacular pôr esse. (...) É sempre aquilo, nem bem nem mal.


Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...
(...) Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LPV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LPV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LPV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LPV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.


No Público.

2ªJORNADA: E.AMADORA 0 - FCPORTO 3

Image hosted by Photobucket.com

E. AMADORA 0 - FCPORTO 3

Um jogo pobrezinho...na primeira parte quase que adormeci...tirando uma bola ao poste do craque Anderson e de um golo anulado ao Lisandro, tudo o resto foi muito fraco...Na segunda parte as coisas melhoraram ligeiramente...Helder Postiga entrou bem (mas Lisandro não merecia ter saído)...até que o treinador do Estrela vendo Jesualdo Ferreira cada vez mais nervoso, meteu Rui Duarte...bendito sejas...foi o caminho para mais um grande golo do Rául Meireles e acima de tudo para a total falta de egoísmo e demonstrativo da personalidade de Anderson ao oferecer o golo ao Lucho. Bravo!!! Melhor o resultado que a exibição.


MARCADORES:

ADRIANO 1 golo
QUARESMA 1 golo
RAÚL MEIRELES 1golo
LUCHO 1 golo

INDISCIPLINA:

PEPE 1 amarelo
ADRIANO 1 amarelo
RAÚL MEIRELES 1 amarelo


Para memória futura:

O Sporting continua a ser levado ao colo, com toda a gente caladinha...

1ª Jornada: Sporting 3 - Boavista 2 ( Lucílio Baptista)

- 4´ VERMELHO perdoado ao jogador sportinguista Abel (0-0)
- 25´ VERMELHO perdoado ao jogador Carlos Martins (0-1)
- 37´ Pénalti a favor do Sporting (0-1)

Mais uma arbitragem à Lucílio Calabote Baptista, em Alvalade não falha...Não expulsou dois jogadores do Sporting, que ficaria 70 minutos com 9 jogadores!!!!, depois por descuido, só pode, ou corado de vergonha não viu um alegado empurrão sobre o cai-cai, mas na segundo parte como diz o treinador do Boavista: " Empurraram-nos para trás e não foi o Sporting." Três pontos oferecidos pelo Lucílio...

2ª Jornada: Nacional 0 - Sporting 1 ( Paulo Paraty)

- 12' GOLO IRREGULAR. Nani faz sobre Ávalos no lance que antecede o golo do Sporting. Mais TRÊS PONTOS ROUBADOS.

Vamos anotando...






terça-feira, setembro 12, 2006

ZAMGAM-SE AS COMADRES, SOA O APITO

Image hosted by Photobucket.com

ZAMGAM-SE AS COMADRES, SOA O APITO


HÁ mais de ano e meio que uma vasta legião de jornalistas, comentadores e dirigentes desportivos vivem agarrados ao Apito Dourado como bóia de salvação capaz de lhes trazer, servida numa bandeja, a única conclusão e a única "verdade" que ansiosamente esperam: a "prova" de que a hegemonia do FC Porto, nas últimas duas décadas do futebol português, tem uma única razão de ser - a compra dos árbitros, É por isso, segundo o seu esperançoso discurso, que o FC Porto ganha bem mais e mais vezes que os seus rivais do sul.

Em vão lhes foram constante mente fornecidos motivos de reflexão para outras razões possíveis, que eles desprezaram sempre, porque reconhecer o mérito alheio seria reconhecer o demérito próprio. Foi e é inútil argumentar com outro tipo de razões lógicas. Por exemplo, que se os árbitros(e, aparentemente, todos eles) se dispõem a vender os seus bons ofícios ao FC Porto, é natural que também o façam com os outros clubes. Por exemplo, que é difícil de perceber como é que um clube que só ganha internamente graças a batota, conseguiu ser, no espaço de dezasseis anos, duas vezes campeão da Europa e do Mundo, juntando ainda uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia ao rol dos seus triunfos internacionais. Por exemplo, que é difícil aceitar a batota como , única razão para a supremacia portista, quando, uns após outros, jogadores e técnicos, portugueses e estrangeiros, que ,têm passado pelo FC Porto são unânimes em elogiar a sua 'superior organização, profissionalismo e atitude competitiva, em 'comparação com os seus rivais. Ou, por exemplo, que é difícil .perceber como é que o FC Porto conseguiria exercer tão duradouramente tal poder subterrâneo, quando há vários anos se encontra afastado de todos os órgãos de decisão que integram a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol - que são os órgãos onde se decide as nomeações de árbitros, as suas classificações e punições disciplinares. Enfim, como é que alguém de boa-fé pode sustentar que é por batota que o FC Porto ganha e os outros não, quando todos temos, semanalmente, acesso a todos os jogos dos "grandes" e o que vemos é demasiado evidente para poder ser explicado por "razões ocultas". Depois de ver jogar o Benfica no Bessa, este sábado, alguém acredita que é por falta de "transparência" e de "rigor" que o Benfica é a desilusão continuada que tem sido?Alguém se lembra quando foi o último ano que o Benfica teve uma equipe de categoria, a jogar um futebol de categoria?

A muita gente, incapaz ou incompetente, que tem dirigido os destinos do Benfica e do Sporting dava muito jeito convencer o pagode que só razões extrafutebol é que explicam os seus fracassos e os sucessos portistas. O Apito Dourado - um processo mal instruído e mal amanhado desde o início, construído mais para os jornais do que para os tribunais, como é hábito entre nós - foi a tábua de salvação a que se agarraram para provar a sua razão. E, mesmo quando os primeiros indícios recolhidos e as primeiras fugas do processo começaram a revelar, sem margem para dúvidas, que o grande implicado do processo era o sócio benfiquista na Liga, o major Valentim Loureiro, as esforçadas almas benfiquistas não pararam de alimentar a lenda e a "verdade" de que tudo se resumia às tropelias de Pinto da Costa e do FC Porto.

Para não dizerem que não disse, anotem bem que eu não considero nem normal, nem aceitável que se corresponda ao pedido de um árbitro que queria os serviços de uma prostituta ou que o presidente de um clube receba em sua casa, para um "cafezinho", um árbitro que daí a dias vai dirigir um jogo do seu clube. Penso que ambas as coisa deveriam ser investigadas e punidas, no foro disciplinar, mesmo que arquivadas no foro criminal, como foram, Embora também não possa presumir a má-fé de Pinto da Costa, quando disse em depoimento que a visita do árbitro a sua casa foi inconveniente e não desejada por si, e embora também não seja tão ingénuo que não saiba ou não desconfie que os serviços sexuais aos árbitros ou as jantaradas de mariscos em restaurantes são urna prática habitual e disseminada por todos os clubes. Mas se os processos contra o FC Porto foram arquivados pelo Ministério Público é porque desde o início, como aqui escrevi, não se fez prova de duas coisas essenciais: nexo de causalidade e o móbil do suposto "crime". Ou seja, não se provou, antes pelo contrário, que aqueles árbitros tivessem beneficiado o FC Porto naqueles jogos. E, como era evidente, entendeu-se que era impossível demonstrar em tribunal, apenas com base na opinião dos benfiquistas ou sportinguistas, que o FC Porto de 2003-4, que era de longe a melhor equipa portuguesa de então, que jogava um futebol de encher o olho, treinada pelo melhor treinador português de sempre, que viria a ganhar o campeonato com mais de dez pontos de avanço sobre os seus rivais imediatos e viria a ser campeã da Europa, precisava de subornar os árbitros para ganhar em casa ao Estrela da Amadora ou fora ao Beira-Mar. Mas foi essa lenda que se alimentou durante ano e meio, através de "fugas" criteriosas do processo e extractos seleccionados das escutas telefónicas.

Sempre me perguntei porque é que ninguém falava de outros clubes e outras épocas, ainda mais recentes e pertinentes - como a época de 2004-5, em que o Benfica, sem jogar absolutamente nada, conseguiu ser campeão e entrar para o Guiness, através da proeza de, nos últimos dez jogos da época, marcar golos sempre e exclusivamente de "penalty" ou de livre à entrada da área, quase todos duvidosos e alguns escandalosos.

Mas eis que rebenta uma súbita zanga de comadres entre os sócios da Liga. Com Valentim Loureiro a negociar a sua própria sucessão na Liga, de forma a ficar com um pé dentro e o Benfica com os dois fora, a sociedade Benfica-Boavista estilhaçou-se e a mostarda subiu ao nariz do presidente do Benfica, e com razão. E, vai daí, começou ele a falar, dia sim, dia sim, do Apito Dourado, até que o Diário de Notícias de quarta-feira escarrapachava as escutas feitas à família Loureiro - cujo teor, não sendo logo integralmente desmentido, justificaria, se houvesse um pingo de vergonha, que eles se demitissem de todos os cargos que exercem nas horas seguintes.

E, sexta-feira, no Público, veio a vingança, Luís Filipe Vieira apanhado por tabela numa escuta feita a Valentim Loureiro, a escolher, sem pudor, o árbitro para uma meia-final da Taça e a dizer coisas tão sugestivas como "não quero mais esquemas nem quero falar muito" ou "não me quero chatear com isto porque eu estou a fazer isto por outro lado". Enfim, como ele próprio disse sem se rir, uma conversa que "revela o estado de espírito de um homem que pugna pela transparência e pelo rigor".

Mas o mais irónico ainda, é que a seguir o Público revelava uma conversa entre Pinto de Sousa e Pinto da Costa, que alguns bem intencionados se apressaram a declarar idêntica à conversa entre Loureiro e Vieira. Com estas diferençazinhas: enquanto Vieira recusava o árbitro indicado para o seu jogo, Pinto da Costa era confrontado com a recusa do árbitro por parte do adversário - o União de Leiria; enquanto que Vieira, a seguir, recusava mais quatro nomes indicados por Loureiro (nem ele nem a Liga tinham competência para escolher o árbitro dum jogo da Taça...) até aceitar o quinto, Pinto da Costa sugeria ao seu interlocutor um nome de consenso, a seguir propunha-lhe que escolhesse quem tivesse sido o melhor classificado e, finalmente, que escolhesse quem quisesse, que ele aceitaria qualquer um. E só para completar a história; nessa meia-final da faça de 2004, o FC Porto apanhou um dos dois árbitros que mais o prejudicam habitualmente e, na final contra o Benfica, apanhou o outro - e ganhou o Benfica, sem justiça alguma,

Pois é, o Apito Dourado transformou-se em "Apito Desgovernado" e agora apita em todas as direcções, E cada vez menos na direcção programada.

sexta-feira, setembro 08, 2006

O PALADINO...

Photobucket - Video and Image Hosting

Não foi constituído arguido? Aguardo ansiosamente a invasão do traficante lampião à redacção do "Público"...


Apito Dourado: escutas apanharam Luís Filipe Vieira a escolher árbitros para o Benfica
08.09.2006 - 08h48



As escutas do processo Apito Dourado revelam que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, se envolveu directamente na escolha do árbitro do jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época de 2003/2004 em que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1. Esse jogo foi arbitrado por João Ferreira, de Setúbal, na sequência da nomeação acertada num telefonema entre Valentim Loureiro e o presidente dos encarnados. Nessa conversa, Luís Filipe Vieira começa por se queixar pelo facto de o árbitro nomeado para o jogo já não ser Paulo Paraty, conforme havia sido anunciado por Pinto de Sousa, à data presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a um advogado com ligações ao Benfica.

A discussão foi acesa, com Valentim a esforçar-se por apaziguar os ânimos do dirigente e sugerir-lhe nomes de árbitros para substituir Paraty. Vieira, que diz não ter "preferência" por "ninguém", acaba por recusar o nome de quatro internacionais - "não me dá garantias", disse de alguns deles. A solução acabou por ser João Ferreira, o árbitro que amanhã estará no arranque do campeonato para os da Luz, quando defrontarem o Boavista no Bessa (ver texto na página seguinte).

As escutas telefónicas estão apensas ao processo principal do Apito Dourado, mas Cunha Vaz, responsável pelo gabinete de imprensa do Benfica, negou a sua existência. "O sr. Luís Filipe Vieira nunca falou com Valentim Loureiro por causa dos árbitros da Taça. Isso é mentira, até porque quem os nomeava era a Federação. O Benfica nunca escolheu qualquer árbitro", assegurou. Valentim Loureiro, por sua vez, não se disponibilizou para prestar qualquer esclarecimento.

Vieira irritado ao telefone
15 de Março de 2004. Paulo Paraty tinha arbitrado o jogo do Belenenses-Nacional para o campeonato. Por esse motivo, não podia ser indicado para o jogo da Taça, que ocorreria dois dias depois, obrigando Pinto de Sousa, que, à data, liderava o Conselho de Arbitragem, a procurar outra opção. Pinto de Sousa tentaria contactar Vieira para justificar a mudança, mas o dirigente benfiquista deixou de lhe atender o telefone, o que acabaria por levar Valentim Loureiro a envolver-se num jogo que estava fora da alçada da Liga.

"Disseram-me que era o Paulo Paraty o árbitro... Agora dizem-me à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty por causa do Belenenses", lamentava-se Vieira a Valentim, enquanto respondia às sugestões dadas por este. "Não quero Lucílio nenhum! (...) O António Costa?! F... Isso é tudo Porto! (...) O Duarte, nada, zero! (...) O Proença também não quero!".

Só o nome de João Ferreira agradou ao presidente do clube da Luz. "O João pode ser", disse, depois de conhecer os candidatos possíveis. A lista era reduzida, porque Pinto de Sousa considerava que o jogo tinha de ser apitado por um árbitro internacional e havia-o dito a Vieira e a Valentim Loureiro.

Nesta conversa com o presidente da Liga, Luís Filipe Vieira estava visivelmente irritado. E confessou a Valentim Loureiro que tinha sido informado de que o árbitro seria Paulo Paraty duas ou três semanas antes. O nome agradava-lhe e a sua substituição foi atribuída a uma manobra do FC Porto, cujo presidente, Pinto da Costa, "controlava tudo", na opinião de Luís Filipe Vieira. No entendimento do dirigente benfiquista, Pinto da Costa decidira até que quem arbitraria o Braga-Porto, também para as meias-finais da Taça, seria Bruno Paixão. "O Bruno Paixão, em Gil Vicente, eu estendi-lhe a mão para o cumprimentar, não me cumprimentou! Como é que esse gajo [Pinto de Sousa] vai nomear esse gajo para apitar?", perguntava Luís Filipe Vieira, não escondendo a indignação e deixando clara a ameaça: "Eu não sou como o Dias da Cunha. (...) Eu vou [à RTP] fazer alguns alertas para o futebol português".

Pinto de Sousa explica-se
Minutos depois, um novo telefonema de Valentim Loureiro a Pinto de Sousa é revelador. O segundo desculpa-se ao presidente da Liga por não ter indicado Paulo Paraty. Este árbitro havia sido sorteado para o jogo da Liga, também com o Belennenses, o que o levou a aceitar a indicação de Vieira e nomear João Ferreira para a Taça.

Ainda na mesma conversa, Pinto de Sousa conta a Valentim que a promessa de que Paulo Paraty seria o escolhido tinha sido feita inicialmente a João Rodrigues (um advogado com ligação ao Benfica), duas ou três semanas antes. Mas assegurou que a nomeação para o campeonato acontecera apenas porque se tinha esquecido de avisar Luís Guilherme, o responsável pela gestão da arbitragem para os jogos da Liga.

Sobre a possibilidade levantada por Luís Filipe Vieira de que o Porto teria escolhido o árbitro para a sua própria meia-final, Pinto de Sousa desmentiu-o. E explicou: "Foi um pedido do Salvador (presidente do Braga). Não indicar nem o Olegário, nem o António Costa".



Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LPV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LPV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LPV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...)
VL - E o Proença?
LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LPV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!".(...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS
- Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve!

DIABÓLICO

Um bom texto na estreia ?( penso que será) do Alcides Freire, sob o FCPORTO:



Vamos por partes. A minha avó não era de dar conselhos, não gostava de futebol e duvido mesmo que na casa da aldeia alguma vez tenha entrado uma televisão. Mas também não havia muito futebol na RTP. Apesar de passar os dias, os dias de que eu me lembro, sentada debaixo de uma ramada a fazer chapéus de palha, recordo que guardava com ela frases soltas que utilizava sempre no momento certo. Em linguagem de futebol, a minha avó era o Van Basten das frases-feitas. Uma vez ouvi atentamente dizer-me que "errar é humano, persistir no erro é diabólico". Nunca entendi muito bem a utilização do vocábulo diabólico, até que anos mais tarde o pequeno dicionário esverdeado da Porto Editora me elucidou. Foi um choque. O que de facto a minha avó queria dizer é que insistir no erro é próprio do Diabo. Mas ela tinha razão, como se tem visto esta semana.

O Diário de Notícias recuperou Apito Dourado em formato das fotonovelas, em outros tempos muito em voga, e juntou-lhe o argumento do caso nascido em 2004. Por capítulos e sem problemas com o facto da história já ser conhecida. Por isso fomos sabendo (outra vez!) ao longo desta semana que houve manobras de bastidores para prejudicar o Benfica em três jogos de 2003/04, que tentaram fazer o mesmo ao Sporting num jogo com o Gil Vicente e que o "polvo" moveu tentáculos em benefício do Boavista numa mão cheia de jogos. O erro de pormenor aqui é que um dos jogos em que o objectivo era beneficiar o Boavista foi numa recepção ao FC Porto. Mas, mesmo assim é errado pensar-se que foi para prejudicar o FC Porto. O diabólico que a minha avó usava sem que eu achasse correcta a sua utilização significa também "difícil de perceber ou de resolver". O erro nesta condução mediática do Apito Dourado é que, o importante não é que a justiça aja, é que a justiça seja o que se gostaria que fosse.


SELECÇÃO

"Sei que o Dunga está atento ao Anderson e também ao Ibson"


Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF

segunda-feira, setembro 04, 2006

O polvo

Jorge Maia no OJogo:


Castelos de areia. Qualquer miúdo gosta de castelos de areia e quase todos concordam que o prazer solitário de construir um só pode ser igualado pela pura diversão de o destruir no fim à calcadela. Lembrei-me disso a propósito das declarações do presidente do Benfica sobre a necessidade de extinção da Liga. Convém perceber de que Liga estamos a falar.

Ora, a Liga que o presidente do Benfica quer extinta, a tal que considera ser o centro do polvo que controla o futebol português, é a Liga que o Benfica elegeu de mão dada com o Boavista.

O seu presidente, Valentim Loureiro, um dos principais arguidos do processo Apito Dourado que tanto e tão justamente preocupa o presidente dos encarnados, ainda recentemente mereceu o apoio inequívoco de Luís Filipe Vieira na candidatura à presidência da Assembleia Geral da Liga.

O seu Director Executivo, recentemente retornado de férias, Cunha Leal, é um ex-dirigente e adepto do Benfica, colocado no cargo por indicação do clube da Luz.

O presidente da inacreditável Comissão Disciplinar, responsável pela tendenciosa aplicação dos processos sumaríssimos e agora pelo afundamento do futebol português no pantanal que dá pelo nome de Caso Mateus, o honorável Gomes da Silva, é um confesso adepto do Benfica e foi colocado no cargo - adivinhem? - por indicação dos encarnados.

O presidente da Comissão de Arbitragem, Luís Guilherme, ainda na última temporada viu o Benfica salvaguardar-lhe o direito de continuar a nomear os árbitros perante a iniciativa de alguns clubes de promover o regresso ao sorteio.

Perante isto, nem seria preciso recordar as palavras de Luís Filipe Vieira quando, há alguns anos, declarou ser mais importante colocar as pessoas certas nos lugares certos da Liga do que contratar reforços para a equipa, mas, que diabo, recordemo-las.

É esta Liga que o presidente do Benfica pretende condenar à extinção.

Se há lá um polvo, há-de estar vermelho de aflição.

Tenham TOMATES




Eu espero que os sócios e dirigentes do Gil Vicente tenham tomates e levem este conluio até ao fim. Para mim é mais que claro que é uma questão laboral ( um tipo que têm um contrato de contínuo com descanso aos sábados e domingos, com outro contrato paralelo para fugir aos impostos e poder ser inscrito na FPF, o que é que isto têm de desportivo?? É puramente administrativo, uma questão laboral e até de polícia) e não meramente desportiva e por muito tempo que leve até haver uma decisão final , gostava de ver os mafiosos da FIFA a baixar a bolinha.

Já sei que o o Gil Vicente e especialmente os seus profissionais têm muito a perder, mas não podem ficar calados e aceitarem este bando de corruptos, tráfego de influências enjoativo, que metem nojo.

A culpa de tudo isto, li algures, é do Marcos António que marcou um golo que colocou os CHULOS do Belenenses na 2ªdivisão. Tivesse sido o Gil a descer e ninguém quereria saber deste assunto, das ditas irregularidades.

Por isso, o Gil Vicente deve ir até ás últimas consequências, pois se tudo se tivesse processado de uma forma natural na justiça desportiva, havia margem para recuo " a bem do futebol português" mas assistir a:

1- A Liga do palhaço Cunha Leal aceitou a inscrição do jogador. O palhaço Cunha Leal acusou o Valentim de que não deveria ter acatado a ordem da providência cautelar do Tribunal Administrativo, mas foi ele próprio que não matou o mal pela raiz ao cumprir uma ordem de um tribunal civil para a inscrição do jogador.

2 - Os anedóticos Madaíl e a sua toika da FPF "recomendam" que o Gil vá para os tribunais civis.

3 - Depois de uma reunião do Conselho de Disciplina onde o caso Mateus não foi julgado, pois nem sequer ficou em acta, nem sequer tinham o processo, depois da saída de alguns juizes do Conselho de disciplina, o inacreditável aconteceu: Dois juizes, o tal Mourão e outro , mais....inacreditável... o Cunha Leal, num hotel de Lisboa cozinham a descida do Gil Vicente.

3 - A única reunião verdadeira que houve, com o Presidente do Conselho de Disciplina e todos os membros deu razão ao Gil Vicente.

4 - Mas o "polvo" lisboeta entra em acção e o Conselho de Justiça manda para trás a decisão do Conselho de Disciplina...

5 - Os juizes do CD que votaram o Gil Vicente demitem-se, mas num processo de pura corrupção, conluio, são ressuscitados pelo presidente da assembleia geral da liga lampiónica, num processo mais que vergonhoso e é claro que o Gil perdeu em toda a linha com estes juizes amestrados...os dois que tinham votaram contra o Gil e ainda conseguiam mais um que por sinal é amiguíssimo do Cunha Leal...

6 - Mas da reunião anterior , há também um acontecimento fantástico: o Gil levantou um " incidente de suspeição" sobre os Juizes do CD que íam decidir, mas o mais inacreditável foi que o pseudo juiz Mourão que julgou esse caso...julgou-se a si próprio!!! Incrível!!!

7 - Com a decisão agora favorável ao Belenenses , o CJ que tinha mandado para trás quando a decisão era favorável ao Gil Vicente, desta vez já viu tudo bem...os juizes que se demitiram e voltaram atrás...o julgar a si próprio, o CJ achou tudo normal. Palhaçada.

8 - O Gil recorre para o Tribunal Administrativo, que fora destes conluios, anula todas as decisões do CD e CJ e coloca o Gil Vicente na primeira liga, o seu verdadeiro lugar.

9 - Mas o polvo lisboeta, não podia aceitar e entra em acção suspendendo o Gil Vicente....

10 - Etc, etc...METE NOJO demais para continuar....


Perante tudo isto, querem que o Gil Vicente aceite a justiça desportiva? Justiça desportiva ? Qual? Esta das corrupções, dos conluios, do tráfego de influências ( basta ver o que disse valentim, quem andava a fazer telefonemas a pressionar...Quem? Os CHULOS DO BELENENSES, os tais que perderam em campo).

Perante tudo isto, o Gil Vicente se tiver tomates que vá até ao fim. Segundo grandes especialistas, a começar pelos advogados do Gil Vicente ( do melhor que há, ex-Juiz do Tribunal Europeu) ) há grandes hipóteses de sucesso, mesmo sendo o Gil Vicente um clube pequeno e sem grandes influências.

Ouvi um dos grandes especialistas em direitos desportivo e professor , o Meirim , SÓCIO DO BELENENESES, a dar toda a razão ao Gil Vicente!!!

A FIFA VAI SUSPENDER A SELECÇÃO E OS CLUBES NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS?

Faantástico!!!!!

1 - Era uma maneira do chulo do esterco do Scolari se ir embora...melhor seria impossivel...

2 - Os clubes sem a UEFA, não viveriam acima das suas posses, essencialmente acabariam loucuras como ter orçamentos de 40 milhões , mais do dobro que os directos concorrentes, quando têm prjuizos atrás de prejuizos. Num país pobre, faz-me confusão ver tantos milionários no futebol.

Só vejo vantagens na suspensão.

Mas parece que não vou ter sorte...pois vêm aí o "INTERESSE PUBLICO" ???? E mesmo com as declarações do TONTO Madaíl,( todo inchado sempre que FIFA ameaça o futebol portugês),as aberturas dramáticas dos telejornais,os 15 dias que a FIFA dava à FPF, os clubes que iam subsituir os clubes portugueses ( engraçado...se isto não é inventado até parece...uma pressão nojenta...então com estes 15 dias dava tempo para os jogos da selecção e da 1ªjornada da Liga dos Campeões...fizeram bem as contas ou tudo não passa de uma pressão saloia) segundo ouvi à pouco a FIFA fica satisfeita se a FPF processar o Gil Vicente, mesmo que este continue nos tribunais...Bahhhh!!!

Ainda sobre o tonto Madail, Fiúza, acerta em cheio: "Fala-se mais brasileiro na FPF do que português. Ele apenas é o presidente da selecção de Scolari. Se estivesse mais tempo na FPF, os serviços funcionariam melhor"


Uma coisa é certa, não posso ver os CHULOS DO BELENENSES na 1ª Liga...Desceram , desceram bem, não têm mérito desportivo para serem premiados...um nojo... A 1º Liga devia ficar com 15 clubes...

Quem ????



Mais um que aparece sem saber de onde, um lateral direito...e eu a pensar que depois da saída do único avançado de categoria do plantel do plantel ( McCarthy) seria esse o sector que merecia atenção...esse tal uruguaio vêm... emprestado!!!!! Engraçado, como eu me lembro bem ,ainda recentemente, do Pinto da Costa afirmar à boca cheia que com o estatuto do FCPORTO os emprestados não faziam parte das opções do clube...éramos superiores a isso...o que é que mudou??? Foi na época do novo riquismo...parece que os resultados financeiros arrefeceram esse óasis...mas ainda lá continuam alguns resquícios...Enfim, que esse tal Fucile mostre serviço e seja muito feliz é o que desejo...

P.S: César Peixoto emprestado ao Espanhol, terminando assim ligação ao FCPORTO...Nuno Coelho (ex-equipa B) emprestado ao U.Leiria...Gonzalo ( ex-equipa B) emprestado ao Chaves...João Ribeiro ( ex-equipa B) transferido para o Naval.

P.S1: Luís Castro dirige formação

O FC Porto contratou Luís Castro para dirigir os escalões de formação do clube. O antigo treinador do Penafiel assume a partir de segunda-feira o cargo de Director Técnico da Formação do FC Porto, responsabilizando-se em particular pela coordenação da área desportiva, enquanto o professor José Maria, vai acumular as funções de director do Centro de Treinos PortoGaia com as de responsável pedagógico pelos escalões de formação. Luís Castro tem experiência ao nível da formação, tendo sido a esse nível, aliás, que começou a carreira. As alterações introduzidas pelo FC Porto neste sector acontecem na sequência do encerramento do projecto das equipas B no clube e tem como objectivo uniformizar e coordenar o trabalho realizado nos diversos escalões de formação do FC Porto. Ilídio Vale, anterior coordenador técnico, continuará na estrutura, mas na condição de treinador dos juniores.

As mudanças nas camadas jovens dos portistas estavam previstas há muito, mas só agora ganharam forma concreta. Depois da extinção da equipa B, foi preciso reordenar as ideias e reestruturar um projecto que pretende reconquistar o espaço perdido nos últimos anos como fonte de alimentação da equipa principal, capitalizando melhor o investimento.

Luís Castro - Director Técnico
José Maria Carvalho - Director pedagógico

SUB-18
Ilídio Vale - Treinador
Rui Silva - Team Manager

SUB-17
João Carlos - Treinador
Costa Soares - Team Manager

SUB-16 (Padroense)
Jorge Silva - Treinador
Rui Pinheiro - Team Manager

SUB-15
José Guilherme - Treinador
Fernando Castro - Team Manager

No OJOGO


P.S2: O corrupto, traficante lampião pediu e aí está...Mais um arquivamento...era óbvio...não tinham por onde pegar...e havia tanta matéria para se entreterem no campeonato ganho pelo Lampiões com o alto patrocínio da APAF...

Arquivado mais um processo contra presidente do F.C. Porto

O Ministério Público (MP) de Gaia arquivou as suspeitas de crimes de corrupção desportiva em torno do jogo Beira-Mar-F. C. Porto, realizado a 18 de Abril de 2004, que terminou com empate sem golos. Em causa estavam as actuações de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, António Araújo, empresário de jogadores de futebol, Augusto Duarte, árbitro principal, e António Perdigão da Silva, árbitro assistente daquele encontro da época em que o clube portista foi campeão nacional e europeu.


P.S3: Ando um bocado desatento e verifiquei que o Estrela de Amadora - FCPORTO vai ser na gamela da Luz, depois de um pedido do Estrela de Amadora. Uma coisa eu sei...o Benfica já têm 6 pontos garantidos dos jogos contra o vendido Estrela...a outra coisa que eu ainda não percebi, prende-se com o motivo da mudança: foi o relvado? Qual dos dois é pior? Enfim , caso a FIFA suspenda os clubes portugueses é uma oportunidade única dos lampiões assistirem a um GRANDE CLUBE EUROPEU esta época, recém galardoado!!!

P.S4: Na última sexta-feira ocorreu um aconteceu fantástico: o esterco do "Oindependente" de Inês Serra Lopes fechou. A pior desta notícia, ela ameaça conspurcar outras redacções...

P.S5: Por falar em jornais, o OJogo mudou...sem grande tempo para apreciar melhor, pois ainda só comprei um e... não gostei...lêsse pior na minha opinião, está escuro demais e suja mais as mãos:-)))...está parecido com o record de que nunca gostei nem do conteúdo nem do formato...mas pronto...ponham muitas vitórias do FCPORTO na primira página que estes defeitos são depressa esquecidos:-)