quinta-feira, março 08, 2007

Futuro

Alcides Freire no OJogo:


Quando era novo raramente ia para a baliza. Tive a sorte de haver sempre uma mão cheia de amigos com pouco jeito para dominar a bola com os pés e por isso nunca passei pelo vexame de ficar com as culpas de um frango. Helton não tem essa sorte, por culpa da profissão que exerce. Sujeita-se a tocar o céu com o pé direito e três dias depois a queimar as mãos no inferno. Diante do Braga, espantou com a defesa à recarga de Zé Carlos; anteontem, voltou a espantar por não defender o remate tosco de Robben. Sucede aos melhores. No futebol de rua não havia treinador. Ou antes, havia, mas era por breves momentos e resumia-se a tentar escolher boa parte dos melhores para a nossa equipa e seleccionar um tosco que proporcionasse a vitória saborosa porque alcançada... com o "tosco na nossa equipa". Não sei por isso o que sentirá Jesualdo depois de lhe terem arrefecido as orelhas.

Uma hora antes do jogo, a divulgação do onze portista parecia o "road-book" para a derrota com o Arsenal, na primeira fase. No final, no que acabou por ser o final da carreira na Liga dos Campeões, Jesualdo saiu ilibado e com louvores do tribunal popular. O FC Porto pode não ter dominado o Chelsea, mas fez o que poucas equipas fazem em Stamford Bridge: não foi dominado.

A diferença é óbvia: Mourinho precisou de mudar e trocou Makelele por Mikel, evitou o risco da expulsão de Diarra com a entrada de Paulo Ferreira e teve ainda banco para fazer entrar Kalou. Este trio de suplentes custou 60 milhões de euros...

Para o ano, basta a Mourinho querer Pepe e Quaresma para os ter. Seja no Chelsea. Seja no Inter.

Ao contrário, o FC Porto perderá dois jogadores de uma equipa que, no ano passado, ficou na primeira fase e anteontem rebaptizou Mourinho de "Special One" para "Lucky One".


Ironia
Rossato


Uma nova teoria para a expulsão de Liedson: Rossato já foi jogador do FC Porto e foi a pensar na antiga entidade patronal que se deixou agredir pelo sportinguista. Paulo Costa foi levado no engodo e por isso mostrou o vermelho para punir a agressão. Qualquer semelhança com a realidade é pura ilusão.