sábado, abril 21, 2012

"AGORA ATÉ DIZEM QUE É FÁCIL"



Depois de ir à Luz, o FC Porto teve uma diferença boa para o Benfica, mas desperdiçou-a em casa a seguir. Este cenário é parecido. Tem uma boa vantagem e defronta uma equipa do mesmo quilate da Académica. O que vai ser diferente?

Os jogos são todos diferentes. Os momentos também. Sabemos que estamos a quatro jornadas do fim e estamos na frente. Queremos manter esse lugar, mas sabemos que ainda estamos longe do título, porque para lá chegar temos de vencer os jogos que nos faltam, que é aquilo que podemos controlar. Esse empate que me está a recordar foi num momento diferente da época. As equipas que estiveram na frente, muitas vezes perderam a vantagem por demérito próprio, outras por mérito do adversário. De uma semana para a outra, passamos de um campeonato muito competitivo, como já não víamos há alguns anos, para um campeonato fraco. Isso é que eu estranho. Como é que o discurso a partir de determinada altura pode ter uma viragem tão grande, de 180 graus ? Dando mérito às equipas ditas não candidatas ao título, que neste momento estão mais organizadas, trabalham bem e têm bons jogadores, porque de repente se viram as coisas ao contrário e dizem que o campeonato já não é competitivo? Agora dizem que já não é um campeonato em que temos que dar mérito e que é o mais fácil dos últimos anos. Isso porque outra equipa está na frente.

Quer concretizar quem está a desvalorizar uma hipotética vitória do FC Porto neste campeonato?

Não. Para já ainda não ganhámos nada. Temos quatro jogos para ganhar e temos de lutar muito ainda. O título ainda está longe. Estranho é que em 15 dias se passe de um campeonato extremamente competitivo para, afinal, um campeonato fácil, fraco, um FC porto muito fraco, o mais fraco da última década. Esse tipo de discurso é que eu estranho. Mas, ao mesmo tempo, não me admiro nada.

Acha que o FC Porto não foi levado a sério pela crítica?

Não vou por aí. A única coisa que vos digo é que o discurso que tinha há 15 dias era um e aquilo que lia ia noutro sentido, no sentido de dar um grande mérito à equipa que ganhasse. Neste momento, o campeonato ainda não foi ganho por ninguém, mas parece que há inversão de discurso. É o que tenho notado naquilo que leio e ouço.



O atual FC Porto tem menos 11 pontos do que o de André Villas-Boas, à mesma jornada, mas isso não significa que seja, como alguns dizem, muito pior. A culpa é dos adversários, que estão mais fortes. "Sem retirar mérito à nossa vitoria da época passada, em que eu tive o privilégio de estar incluído, o campeonato teve características completamente distintas deste. Os adversários mais diretos perderam muitos pontos, esses sim, numa trajetória pouco habitual. O campeonato foi igualmente disputado, mas houve sempre uma margem para o segundo classificado que nos dava alguma tranquilidade e confiança para produzirmos jogos de muita qualidade", considerou a propósito.

Este FC Porto sofre, pois, do crescimento dos adversários, especialmente os outros candidatos ao título que, de acordo com a opinião de Vítor Pereira, não só os aproxima na tabela, como também deixa o dragão menos confortável para jogar bonito. Os números a que se refere o treinador são inatacáveis. O Benfica tem mais quatro pontos do que em 2010/11. O Sporting mais oito e o Braga mais 15. "Foi uma época completamente incomparável com esta, até na forma como o campeonato foi discutido. Este ano está a ser renhido e competitivo. As equipas da frente foram perdendo alguns pontos, mas nada que se compare à trajetória do ano passado", vincou.

Apesar de tudo, a verdade é que os pontos perdidos pelo FC Porto foram, maioritariamente, contra equipas pequenas. Contra esse trio, a equipa atual tem, nesta fase, apenas menos dois pontos do que em 2010/11.

in ojogo



As críticas do Vítor Pereira à diferença de tratamento não são para fora, pois isso é o habitual época após época... ele mais do que ninguém sabe disso...

Não, são para dentro. Os "nossos" é se comportaram e comportam à boa maneira da corja lampiónica e centralista. E isso é que é incompreensível. Basta ver o que escreveram e escrevem os "nossos" no espaço mediático. Esses é que são patéticos...

São esses que agora falam em facilidades, quando há pouco falavam em impossibilidades...

Uma coisa eu sei, se ganharmos este campeonato, para mim vai ser muito mais saboroso do que outros, porque foi contra os egos inchados.


Uma última nota, para aqueles que para continuar com o seu missal de críticas, e já que não podem bater nos resultados dos confrontos entre os candidatos ao título, pois ganhámos ao Braga duas vezes, ganhámos na Luz e empatamos os outros dois...dizem agora que é inadmissível que tenhamos perdido muitos pontos com os pequenos....ahahah...pois...eu também não queria ter perdido com os pequenos, mas isso é o pão nosso em todo o lado...seja aqui na vizinha Espanha...onde os candidatos, especialmente o Barcelona perderam pontos com os mais pequenos(15º e 16º), seja em Inglaterra, com por exemplo o M.United que ainda há pouco tempo perdeu com o antepenúltimo...e tem outra derrota com o penúltimo...ou seja, aqui é incompetência, noutros lados é competitividade quando se formos a ver a discrepância de orçamentos e de qualidade é muito superior lá do que cá...

A beleza do futebol também reside aí...Feirenses e Académicas roubarem pontos ao FC Porto quando são das piores equipas da Liga, da mesma forma que Wingans e Blackburns são das piores em Inglaterra e derrotaram o M.United o clube mais rico do mundo...

Esperemos que logo no Dragão não haja surpresas, mas se houver é futebol...nada está garantido...há muita competitividade...entretanto veremos se as surpresas não começam às 17:00 ...:-))


Isto está bonito:


E logo para o clássico espanhol já há previsões:



eheheh...Menos que 5, se terminar com 11, o Mourinho pode dar-se por satisfeito....:-))