quinta-feira, julho 01, 2004

Jose Mourinho

Este artigo é dedicado a todos os FILHOS DA PUTA QUE DEFENDERAM SCOLARI até à derrota contra a Grécia...

Portugal-República Checa

Portugal, desde a derrota inicial, que se transformou como por obra e graça do Espírito Santo, numa equipa fortíssima, compacta, crente e com automatismos e rotinas que penso conhecer de algum lado. Foi muito melhor que a Holanda, não merecia sofrer tanto

Portugal já lá está, os checos ainda terão que penar para lá chegar. Admiro a organização e a mentalidade colectiva dos gregos, acredito que por isso poderão atingir a final, mas creio que os checos têm sido a equipa mais consistente e de futebol mais espectacular, sendo esta pois a final que mais me motivaria.

Portugal por outro lado, desde a derrota inicial, que se transformou como por obra e graça do Espírito Santo, numa equipa fortíssima, compacta, crente e com automatismos e rotinas que penso conhecer de algum lado.

Foi muito melhor que a Holanda, não merecia sofrer tanto. Teve sempre o controlo do jogo e a sua iniciativa, as maiores e melhores oportunidades, o desejo explícito de cada jogador deixar em campo a sua ultima gota. Figo, contente ou não com a substituição do último jogo foi um exemplar capitão na atitude explícita no esforço e na perseverança. Os últimos minutos são sempre emocionalmente difíceis, mas ocupar a área, dar a bola ao adversário e esperar o apito final, por vezes acaba mal...


Maniche

Talvez o melhor golo do torneio nos pés do melhor jogador da competicão. O golo já é conhecido, recordo o que marcou em Braga esta época, o jogador também é conhecido por tudo o que fez nos últimos dois anos.

Transformou-se num jogador absolutamente fantástico, que a Liga dos Campeões e a sua performance neste Euro colocaram na galeria dos colunáveis. Rendimento altíssimo e durante todo a época, mais recuado ou adiantado, com chuva ou com sol, em casa ou fora, no clube ou na selecção.

Ao pensar que esteve para não ser convocado, começo a sorrir!