quinta-feira, julho 29, 2004

Um grande europeu!

Classe. O FC Porto é hoje, penso que indiscutivelmente, a equipa de maior classe do nosso país. Não apenas por ser o campeão europeu em título ou porque ganhou mais um campeonato. Há uma série de circunstâncias que fazem os dragões o mais apetecível e emblemático dos clubes nacionais.

Classe. O FC Porto é hoje a única superpotência do futebol europeu com residência em território nacional. O Benfica tem adeptos, o Sporting tem nome, o FC Porto tem adeptos, nome, poder e dinheiro. Invejável? Não, muito mais do que isso.

Precioso. Porque nada acontece por acaso e nas Antas há muito que se trabalha tendo em vista este objectivo.

Classe. O FC Porto é hoje uma equipa capaz de contratar Quaresma – um símbolo do Sporting – ao Barcelona, de encontrar Seitaridis antes do Euro’2004 e roubá-lo ao Real Madrid, de adquirir o passe de um titular da selecção brasileira que venceu a Copa América há dias e ainda tentar comprar Dellas (talvez o melhor jogador grego no campeonato europeu) à Roma. Fantástico.

Classe. O FC Porto é hoje um clube ganhador, que acaba de encaixar 14 milhões de contos, ou seja, com as finanças em estado bastante saudável e o único dos emblemas portugueses com assento no poderoso G-14, o grupo de influência mais temido pela UEFA. Porquê?

Classe. O FC Porto hoje é assim porque tem um grande presidente, uma estrutura profissional que trabalha sempre para tentar levar a equipa aos êxitos e também porque teve a sorte de encontrar o melhor dos treinadores portugueses e acreditar nele. Sim, porque muito disto que está a acontecer se deve a José Mourinho. Foi ele que levou os dragões às grandes vitórias e que o levou a encaixar todos estes milhões. Até foi ele que descobriu Seitaridis antes do Europeu.

Classe... era continuar a ganhar este ano.

Autor: BERNARDO RIBEIRO no Record