F.C. Porto, sucesso de vendas. Se em Portugal o «merchandising» nem sempre funciona na perfeição, no Japão chega a atingir níveis loucos, devido ao enorme impacto que o futebol consegue ter neste país. Tudo o que vem da Europa vende e os portugueses não são excepção.
Servem como reflexão os números apontados pelo representante da Nike em terras nipónicas que apontam para a venda de três mil camisolas nos últimos meses. Algo fantástico, tendo em consideração que Manchester United e Barcelona, que costumam visitar o Oriente, vendem regularmente de cinco a sete mil.
É fácil comprovar a importância dos dragões por aqui e nestes dias é possível ver as camisolas azuis e brancas em posição de destaque nas montras das lojas de desporto. Ao lado de Real Madrid ou da selecção japonesa, a malha listada é uma das mais requisitadas, tendo direito a promoções, o que obviamente motiva a compra. Quanto ao Once Caldas, nem sinal das camisolas brancas¿
Como o equipamento do F.C. Porto tem muita saída, torna-se natural observar o autêntico corrupio vivido à porta do Yokohama Royal Park Hotel, com dezenas de jovens a solicitar autógrafos da forma mais inusitada: seja nas próprias camisolas (também há da selecção brasileira), cromos, revistas ou apenas fotografias tiradas ao lado dos craques de manhã e reveladas a tempo de nova visita pela tarde. Um mundo à parte.
in maisfutebol.