sexta-feira, março 25, 2005

Hilariante

Isto é mesmo Hilariante...mete dó a parcialidade desta Comichão Disciplinar Lampiõnica da Liga. Vejam bem:


Viu ou não viu?

Ver ou não ver, eis a questão! Shakespeare que nos desculpe pela recuperação revista e aumentada de um dos seus ditos mais famosos, mas, neste caso, esta é uma ideia que resume tudo na perfeição. O que aqui se discute é a diferença entre ver, não ver ou dizer que se vê, mas não se sabe bem o quê. No fundo, é a separação entre a certeza e a dúvida. A primeira é definitiva, a segunda nunca poderá ser taxativa.

A F.C. Porto – Futebol, SAD foi multada em 1685 Euros devido a um eventual comportamento incorrecto dos seus adeptos no jogo da passada segunda-feira, no Estádio Alvalade XXI. De acordo com o relato do delegado da Liga presente na partida, os apoiantes das equipas terão exibido algumas tarjas cujo teor não foi possível decifrar, dada a rapidez com que foram recolhidas.

Assim sendo, a F.C. Porto – Futebol, SAD foi multada por algo que o delegado da Liga diz que viu, mas não sabe se viu. Ou melhor, sabe que viu, mas não sabe se leu. Ou, melhor ainda, sabe que leu, mas não sabe o que dizia.

Conclui-se, então, que a F.C. Porto – Futebol, SAD foi multada em 1685 Euros por uma suposição. O delegado da Liga escreveu que os adeptos das duas equipas exibiram tarjas «com expressões mais ou menos ofensivas», mas não garante a mensagem que transmitiam.

Reproduzida pelo seu punho no relatório, de resto, ficou apenas uma das frases que, no seu entender, pode ser considerada ofensiva. E esta surgiu «da claque afecta ao Sporting». Efectivamente, este é o único momento das ocorrências citadas em que não há margem para as dúvidas. Tudo resto é uma dúvida. Que, estranhamente, serve para condenar. A justiça, ao que parece, pode produzir-se sem certezas. Mas só em certos casos.

In www.fcporto.pt