sexta-feira, dezembro 01, 2006

Os discípulos do Presidente Lampião

Photobucket - Video and Image Hosting






No JN:

PJ faz buscas na Luz e apanha balas na sede dos "No Name" .Munições e o bastão proibidos estavam nas instalações cedidas pelo clube à claque.


PJ faz buscas na Luz e apanha balas na sede dos "No Name"

Um jovem de 27 anos, destacado elemento da claque benfiquista "No Name Boys" e conhecido pela alcunha de "Maniche", foi detido pela Polícia Judiciária no âmbito de uma investigação relacionada com o tráfico de estupefacientes. Na sequência da detenção, a PJ viria a realizar uma busca nas instalações da claque dentro do complexo da Luz, onde apreendeu dezenas de munições de calibre proibido e um bastão.

Durante todo o dia de ontem, a Direcção do Sport Lisboa e Benfica não tomou qualquer posição sobre o sucedido, mas o JN sabe que o assunto terá sido abordado numa reunião de Direcção, que decidiu abrir um inquérito e aguardar o seu desfecho até tomar uma decisão. Fonte da Direcção admitiu, no entanto, ao JN, a realização das buscas. Das duas claques que o Benfica possui, chegou apenas silêncio, apesar das tentativas efectuadas pelo nosso jornal. Os "No Name Boys" existem desde 1992 e o detido era um dos seus e lementos mais antigos.

Droga nunca encontrada

A operação "Erva Daninha IV", como foi designada a acção da PJ, foi desencadeada anteontem, após investigações que decorriam desde Agosto e que ligavam "Maniche" a crimes relacionados com o tráfico de substâncias ilícitas. O JN soube que, da rusga efectuada à casa do suspeito, resultou a apreensão de 420 gramas de pólen de haxixe (mais forte e mais caro no mercado que o vulgar haxixe), 164 gramas de liamba, pequenas quantidades de LSD e MDMA, uma balança de precisão.

As autoridades descobriram ainda uma quantidade não divulgada da substância 2C-B (fenitilamina) em pó. Trata -se da primeira vez que este produto é encontrado no nosso país. A mesma substância química está na base do fabrico do MDMA, mais vulgarmente designado por ecstasy. A proveniência desta última droga não foi ainda confirmada pelas autoridades, mas suspeitam que terá sido comprada na Europa, designadamente na Holanda. O suspeito, que também é conhecido por "Holandês", tem ligações ao referido país.

Inspectores da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária dirigiram-se depois para as instalações desportivas da claque, no Estádio da Luz, onde apreenderam 21 munições de calibre 38 e um bastão extensível, considerado uma arma.

O suspeito encontra-se em prisão preventiva depois de ter sido ouvido por um juiz e deverá permanecer nessa situação até ao julgamento.

Esta é a quarta fase da operação "Erva Daninha" usada para desmantelar pequenas redes responsáveis pelo abastecimento de drogas em "raves" (festas de dança) e que já levou à detenção de oito indivíduos. "O mercado está polarizado. Há muitos grupos a operar no mercado interno e são, geralmente, compostos por poucas pessoas, o que dificulta o trabalho das autoridades", explicou ao JN uma fonte da PJ.


2C-B (fenitilamina)


Mais potente do que ecstasy e LSD

O 2C-B (fenitilamina) é a substância sintética que está na base de drogas como o MDMA (ecstasy) e o LSD, mas bastante mais potente. Aparece sob a forma de pó ou líquido e é consumida por via oral. Provoca alucinações e euforia. Em Portugal, faz parte lista dos psicotrópicos desde 2004.