sexta-feira, julho 13, 2007

Pepe e os ignorantes espanhóis...



Jorge Maia no OJOGO:

Desconhecido


Algumas pessoas têm tanto medo, mas tanto medo do desconhecido, que preferem manter-se na ignorância e passar as passas do Algarve com aquilo que lhes é familiar em vez correrem alguns riscos. Em Madrid, pelos vistos, não conhecem Pepe e desconfiam.

Desconfiam que o antigo central do FC Porto não valha os 30 milhões de euros que o Real pagou por ele, quando deviam desconfiar da sua própria ignorância em relação ao que se passa à sua volta.

Se o tivessem feito, se tivessem sido um pouco cépticos em relação aos seus próprios conhecimentos de futebol, se tivessem alguma curiosidade em relação ao que se passa deste lado da fronteira em vez de passarem a vida com o rei na barriga e a cabeça enfiada na areia, talvez tivessem evitado gastar as fortunas que gastaram nos últimos anos à procura de um bom central.

Se tivessem gasto 30 milhões de euros em Ricardo Carvalho há três anos, quando desconfiaram e torceram o nariz ao preço do central ao FC Porto, não teriam de o fazer agora. Ainda assim, era de esperar que, pelo menos, tivessem aprendido com o erro cometido nessa altura e que percebessem que, muitas vezes, o barato sai caro.

O Chelsea, que arrebatou Ricardo Carvalho por 30 milhões de euros há três anos, nunca se arrependeu do valor gasto no central português e ainda durante a última temporada ressentiu-se, isso sim, da sua ausência numa mão-cheia de jogos.

Pepe é um grande central, e embora talvez seja um exagero chamar-lhe o defesa perfeito, tem todas as condições para justificar cada um dos 30 milhões de euros que o Real pagou por ele.

E, no processo, pode ser que finalmente abra os olhos a "nuestros hermanos". Por outro lado, quem não aprende com exemplos como os de Ricardo Carvalho ou até Deco, quem não aprende com exemplos desses talvez seja mesmo um caso perdido.