terça-feira, dezembro 25, 2007

Certificação



JORGE MAIA no OJOGO:


Quando o FC Porto e o Real Madrid anunciaram o acordo para a transferência de Pepe para Espanha por 30 milhões de euros, houve quem torcesse o nariz, especialmente do lado de lá da fronteira. Do lado de cá, depois de duas épocas fantásticas, poucos tinham dúvidas sobre o valor do agora internacional português. Em Espanha, contudo, o negócio foi visto com o olhar desconfiado que sempre resulta da ignorância. Incapazes de olhar para o futebol português sem preconceitos, apesar das inúmeras provas de qualidade dadas nos últimos anos pelos clubes portugueses e pela Selecção Nacional, os espanhóis não acreditavam que 30 milhões de euros fosse um preço justo para um jogador comprado do lado de cá da fronteira.

Pois bem, Pepe foi a figura do Barcelona-Real Madrid para quase todos os jornais espanhóis. "É um central fabuloso, homérico", escreveu o "As", que ontem já o considerava "barato".

Aliás, um processo semelhante tem acontecido com Anderson, no Manchester. Depois de algumas desconfianças iniciais, o jovem brasileiro tem-se afirmado como titular indiscutível na equipa de Sir Alex.

Juntos, Pepe e Anderson renderam mais de 60 milhões de euros ao FC Porto, mas, mais do isso, servem hoje, a par de Deco e Ricardo Carvalho entre muitos outros, de certificado de garantia.

São a prova de que o FC Porto vende caro, mas vende muito bom. E o mercado está quase a abrir outra vez.