segunda-feira, dezembro 24, 2007

Proximidade

JORGE MAIA no OJOGO:


É curioso como a felicidade tantas vezes depende muito mais da pequenez das expectativas de cada um do que da satisfação de objectivos mais ou menos ambiciosos.

A derrota do FC Porto na Madeira, por exemplo, fez a felicidade de meio-mundo, mas fê-lo apenas porque meio-mundo se satisfaz com pouco.

O que resulta, afinal, da 14ª jornada do campeonato?

O FC Porto continua na frente da classificação com sete pontos de vantagem sobre o Benfica e a nove pontos do Sporting. Os portistas têm a melhor defesa do campeonato, o melhor marcador da prova, o segundo ataque mais produtivo e ainda foram a única equipa portuguesa a garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

É verdade que a vantagem já foi maior, mas também já foi mais pequena e se o FC Porto não tinha ganho nada quando tinha dez pontos de vantagem, certamente o Benfica não ganha nada por ter sete de atraso nem o Sporting é uma ameaça terrível a nove pontos de distância. De resto, é precisamente para isto que servem as vantagens, para continuar na frente quando as coisas correm mal.

Aliás, o FC Porto não foi menos campeão há um ano, terminando com um ponto de vantagem para o Sporting, do que tinha sido na época anterior, quando terminou com sete pontos a mais do que a equipa de Alvalade.

Mas, lá está, é tudo uma questão de expectativas e como dizia aquele anúncio, há quem se satisfaça por ficar "mais perto do que é importante".