sexta-feira, setembro 12, 2008

CONTRIBUIÇÕES PARA O RANKING DA UEFA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com



Está prestes a começar mais uma época nas provas europeias. Então lembrei-me de fazer um "estudo" sobre a percentagem de contribuição dos vários clubes para o ranking que Portugal actualmente ocupa e futuramente, tendo em conta que o ranking de 2008 vai se percutir na época 2009/2010 e o que ranking 2009 na época 2010/11...

Há a ressalvar que existe uma diferença entre o Ranking do Clube( que estabelece a posição dos clubes nos potes nos sorteios), onde os pontos nas qualificações não contam, do Ranking do País ( que estabelece quantos clubes teremos nas competições europeias), onde todos os pontos são considerados.

Se no Ranking dos Clubes da época que terminou, estavamos à frente:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com

O que gráficamente seria uma coisa deste género, que não serve para nada, visto não serem estas as contribuições para o ranking do país. Estava a brincar aos gráficos:-)):

http://souportistacomorgulho.blogspot.com



Já no Ranking dos Clubes que mais contribuiram para o Ranking do País 2008, ficamos a 0.5 do Benfica.

http://souportistacomorgulho.blogspot.com

Benfica:
*2004/05 - o ponto que obteve foi de uma vitória na 3ªPré-eliminatória da LC.
*2006/07 - dos 9.5 pontos totais, 1.5 foram da 3ªPré-eliminatória da LC.
*2007/2008 - dos 10 pontos totais, 2 foram da 3ªPré-eliminatória da LC.

U.Leiria:
*2003/04 - o ponto que obteve foi de uma vitória na Pré-eliminatória da Taça UEFA.
*2007/08 - o 1.5 que obteve foi de uma vitória e empate na Pré-eliminatória Taça UEFA.

* É evidente que estes são valores brutos dos clubes. Para chegarmos aos valores que aparecem no ranking do país tinhamos que dividir ,em cada época, o valor total pelo número de clubes presentes nessa época, mas os resultados seriam os mesmos aos valores em percentagem aqui apresentados..

* Por exemplo, para chegarmos aos valores do UEFA Ranking Clubes 2008, só tinhamos que somar o coeficiente do país((Total de pontos/numeros de clubes) *33%) aos valores da Tabela acima e retirando os resultados das qualificações.

*Chega-se aos valores da tabela acima com os critérios de pontuação da UEFA:

− Vitória vale 2 pontos (1 ponto nas fases de qualificação)
− Empate vale1 ponto (0.5 nas fases de qualificação)
− 1 ponto extra se atingir os oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final da LC.
− 1 ponto extra se atingir os quartos-de-final, meias-finais e final da Taça UEFA.
- 3 pontos de acesso à fase de grupos da LC.


A percentagem num gráfico rasca:-))

http://souportistacomorgulho.blogspot.com




Mas aqui , há que ressalvar em que competição esses pontos foram obtidos( nos últimos 5 anos, evidentemente), e nesse aspecto os pontos do F.C.Porto(68) foram 100% obtidos na Liga dos Campeões. Já o Benfica só 36.5 dos pontos(em 68.5) foram obtidos na Liga dos Campeões( e alguns deles nas pré-eliminatórias) e o Sporting ainda pior, só 15 pontos (em 54).

Neste gráfico dá para ver que de todos os pontos conquistados pelos clubes portugueses na Liga dos Campeões, 56% foram contributo do F.C.Porto,31% do Benfica e só 13% do Sporting:

F.C.Porto - 68 pontos
Benfica - 36.5 pontos
Sporting - 15 pontos

http://souportistacomorgulho.blogspot.com


Origem dos pontos por clube:

F.C.PORTO

http://souportistacomorgulho.blogspot.com

BENFICA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com

SPORTING

http://souportistacomorgulho.blogspot.com



Quero com isto dizer, que tirando os pontos de bónus de entrada na Fase de Grupos da Liga dos Campeões e a passagem aos oitavos-de-final, tudo o resto da pontuação é igual na Taça UEFA e Liga dos Campeões. Isto quer dizer, que por vezes , um clube que seja eliminado dos oitavos-de-final e vá para a UEFA consiga fazer muitos mais pontos do que o que vai para os oitavos-de-final pois potencialmente tem um adversário muito mais difícil do que encontraria na Taça UEFA. Já para não falar que em teoria uma Taça UEFA é mais acessível que uma Liga dos Campeões. Por isso, há que ter em conta, quando se contabiliza a contribuição de cada clube para o ranking do país, a prova onde o conseguiu.

Já para esta nova época, em termos de Ranking de Clubes ( o tal que conta para distribuição pelos potes) vamos perder os 23 pontos da fantástica época 2003/2004 e teremos que fazer uma boa época para não corrermos o perigo de cair no pote 3. Na contribuição para o país, baixamos um bom bocado, mas mesmo eliminando os 23 pontos, continuamos a ser o clube que mais pontos fornece da Liga dos Campeões 48 pontos, contra os 36.5 do benfica e os 15 do Sporting.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com


http://souportistacomorgulho.blogspot.com


http://souportistacomorgulho.blogspot.com


E pronto...já chega de tabelas...venha a Liga dos Campeões a sério...