sexta-feira, setembro 05, 2014

CAPITÃO: UMA MARIONETA DE LOPETEGUI

"Essa decisão foi tomada agora, quando o treinador declarou publicamente que eu seria o capitão. Havia dúvidas para muita gente. Mas, até agora, também só sabia que iria ser o capitão pouco tempo antes dos jogos começarem. Era nessa altura que me comunicava a decisão.", Jackson, 2 Setembro 2014


Isto é simplesmente espantoso. Um capitão que não sabe que o era. Um capitão que só sabe pouco antes dos jogos começarem que o vai ser. Isto é simplesmente inacreditável num clube da dimensão do FC Porto e com um historial de capitães que foram marcantes e decisivos para a sua grandiosa história. Agora, este tipo de situações nem num clube de bairro.

Sim, compreendo que num plantel destes, ainda para mais com os poucos históricos que existem, lesionados, era difícil escolher alguém e os que há não tem perfil algum para capitão.

Quaresma, nunca teve. Nem tem personalidade nem carisma para essa função, mas seria a escolha por exclusão de partes, por ainda ter algum poder reivindicativo em campo, e portista e português. Agora, Jackson? Um jogador que passa o jogo cabisbaixo, raramente fala ou se manifesta dentro do campo, personalidade tímida. Um jogador que há menos de um ano dizia que não o obrigassem a sair e que este ano tiveram que oferecer um chorudo aumento de ordenado, contentar o empresário com uma percentagem do passe e ainda ver o FC Porto perder margem negocial no futuro ao baixar a cláusula de rescisão e chega a capitão do FC Porto?!? Para mim, Maicon seria de caras, neste deserto de personalidades e gente de peso no FC Porto que não é nada habitual.  Mas já deu para ver que os capitães não passam de marionetas nas mãos do super todo poderoso Lopetegui. Antes do próximo jogo se iniciar ficaremos a saber se ainda se mantém.


Hoje diz na imprensa que os espanhóis do FC Porto têm que ser protagonistas. Não percebi. Há outros?