terça-feira, junho 14, 2016

MIGUEL SOUSA TAVARES: SERÁ DESTA, PORTUGAL?

in abola


Bitaites já a seguir...


MST em  Setembro e Outubro:

"Não impede que (mas aí, creio que a responsabilidade maior é dos jogadores), muitas destas sete vitórias, a começar pela última contra a Sérvia, tenham sido mais afortunadas do que justas, todas terem sido resvés e raramente, muito raramente, o futebol jogado tenha atingido os mínimos expectáveis. Não tenho como dizer de outra forma: o futebol da Selecção chateia-me de morte. Espero bem que daqui até França se consiga transformar aquilo numa coisa mais imaginativa, mais empenhada e um bocadinho mais emocionante."


"Lá tivemos então os dois jogos da nossa Selecçào — o primeiro, saldando-se pela décima derrota consecutiva contra a França e sem apelo nem agravo, de tal modo eles se mostraram superiores, e o segundo uma sofrida vitória nas lonjuras da Albânia, contra uma das equipas-surpresa das qualificações deste Europeu. Se estamos com um pé firme no Europeu de França do próximo Verão, a realidade é que a Selecção continua muito aquém das expectativas dos portugueses e das exigências decorrentes do sempre magnífico ranking que nos atribui o misterioso critério da FIFA. Os males estão diagnosticados de há muito e, por todos, até foi o seleccionador, Fernando Santos, quem melhor resumiu a critica consensual - em particular quanto à confrangedora incapacidade de gerar jogo ofensivo frequente e eficiente. Pagamos a factura de ser um país essencialmente importador em matéria futebolística e onde o jogador estrangeiro é sempre a solução mais à mão, em detrimento dos portugueses. Gerações sucessivas de miúdos carregados de talento são expatriados para clubes estrangeiros, às vezes de países futebolisticamente menores, porque os nossos clubes e os nossos dirigentes acham que tudo o que é estrangeiro fica melhor na fotografia. Erradamente, pensamos que o mesmo fazem as grandes nações futebolísticas, como a Inglaterra, a França, a Espanha ou a Itália. Mas, na verdade, as constantes notícias que ouvimos sobre contratações de jogadores estrangeiros para clubes destes países, referem-se sempre à nata da nata: eles compram muito e caro, mas só os melhores entre os melhores, deixando uma larga margem de vagas para os jogadores nacionais. Temos, pois, este paradoxo de abundância de matéria-prima de qualidade ao nível dos escalões jovens e uma cada vez mais evidente carência de jogadores consagrados, ao nível da Selecção sénior. Dai que ninguém possa discordar das escolhas de Fernando Santos, porque, em boa verdade, elas não são as melhores nem as piores, as certas ou as erradas: são as únicas que há. E o que há é fraco."


"Sem jogar nada, a Selecção Nacional lá conseguiu vencer na distante cidade de Erevan, capital da Arménia. É uma equipa claramente envelhecida, encalhada no tempo e nas ambições, precisando desesperadamente de se renovar. Pegando na Selecção depois da incrível derrota caseira contra a Albânia, a abrir a classificação para o Europeu de 2016 e que ditou o fim da era de Paulo Bento, Fernando Santos fez jus à sua fama de treinador certinho, previsível e seguro, daqueles que não inventam, não complicam, mas também não gostam de inovar e correr riscos. Era preciso garantir a classificação e ele nem pensou duas vezes: lançou mão dos suspeitos de sempre, sem curar de ir abrindo novas vagas para valores emergentes. É verdade que, volta e meia e nos jogos particulares, lá vêm uma série de revelações da nova geração, mas em tão grande número então e sem qualquer continuidade depois, que se percebe que a intenção é apenas poder dizer que se está atento aos novos valores. Só que o dia em que alguns deles deixem de ser curiosos de passagem e passem a ser jogadores da Selecção tarda em chegar.

Aliás, pouca diferença faria uma atitude ou outra. Se estamos quase apurados para o Europeu de França é. única e exclusivamente, graças aos golos de Cristiano Ronaldo. Os golos e pontos arrecadados por Ronaldo nas quatro vitórias tangenciais que a Selecçâo registou em outros tantos jogos de qualificação sob o comando de Fernando Santos, e sem que este se tenha sentado no banco, confirmaram-me as minhas suspeitas de sempre sobre a relativa importância efectiva que um treinador tem durante os jogos. Com Fernando Santos, com Ilídío Vale ou com o Billy the Kid sentados no banco, mas sempre com o Cristiano Ronaldo em jogo. é provável que o desfecho destes quatro jogos tivesse sido o mesmo que foi. Felizmente, parece que temos futuro nas selecçôes de sub-20 e sub-23, assim Fernando Santos, mais do que atento, esteja mesmo motivado a começar já tratar da urgente renovação de uma equipa que parece ter esgotado o seu tempo útil. E antes que Cristiano Ronaldo comece a inevitável fase de declínio, que a todos toca.

Mas, para já, é ele que segura a orquestra. E com os privilégios correspondentes a quem pode e faz: de Erevan, já não seguiu com a equipa para a Suíça, dispensado que foi do inútil jogo particular contra a Itália, e nem sequer a acompanhou na viagem de volta - pegou num jacto particular e lá veio ele directo da Arménia para Madrid, suponho que a pagar do seu bolso."

Fico satisfeito que o MST se transformou num optimista em tão pouco tempo...tal como diz o Carlos a goleada contra a Estónia deve ter feito milagres...especialmente o Quaresma...:-))

O futebol da selecção que o chateava de morte...a selecção que não jogava nada...envelhecida, encalhada no tempo e ambições e onde o futebol apresentado não atingiu os mínimos expectáveis...muito aquém das expectativas que o ranking lhe dava....as escolhas que são fracas...o seleccionador que não é preciso para nada, mas que não gosta de inovar e correr riscos...e tudo se obteve graças ao CR que sozinho arrancou com 4 vitórias tangenciais que se transformaram em 7...ainda bem que agora está tudo muito melhor...:-)


Eu da minha parte, também estou na expectativa...pois já não me lembro qual foi o último jogo da selecção que vi...por isso tudo é novo...mas também acho...que existiram jogadores que fizeram uma época excelente e que aparecem em grande forma na selecção...passando a ideia que temos opções para dar e vender...se vão funcionar como conjunto isso é o que vamos ver...mas há motivos para optimismo...e além disso o calendário é teoricamente favorável...e até o 3º lugar pode dar apuramento...:-)))) Nem os malucos da Copa América se lembraram dessa....:-)))   Não posso dizer muito como está a ser o Euro pois tenho passado completamente ao lado...só vi resumos e quase só dos golos...vou tentar ver os jogos de Portugal e depois na fase a eliminar...


Mas diga-se também compreendo o que escreveu o Carlos aqui...passámos de bestas a bestiais muito depressa...e vice-versa...

Eu acho que passaremos esta fase tranquilamente...e se nos exibirmos em grande estilo...a esperança de um brilharete renasce...mas de Portugal é de esperar tudo...desde a depressão à euforia...

Ó MST, não achas que o Quaresma já teve mais que tempo para provar alguma coisa, do que somente essa de um gajo que faz umas coisas inacreditáveis num jogo e irrita noutros 10?

Achas que é agora aos 32 anos que vai mudar a opinião que as pessoas têm dele e o que ele fez durante toda a sua carreira? A verdade como disse o Carlos é que ele foi sempre um flop quando deu um pulo para melhor, para provar que era de topo... teve sempre que regressar a clubes menores para "reabilitação"...pois assim é fácil...

Agora, a boa nova...como as fases finais são provas curtas, com poucos jogos pode ser que ele esteja inspirado para isso...pois se fosse uma prova de fundo...já sabíamos que banda assobiadora teria muito trabalho :-)...o gajo desperta amores e ódios...se a equipa dele ganha dão-lhe tolerância e mesmo assim irritando...caso contrário é o que sabemos...e nisso a culpa não é só dos treinadores...é dele também...como disse fez 60 e tal jogos pelo FC Porto nos últimos anos...em poucos fez a diferença...que faça então agora...mas não prova nada...já teve mais que tempo para isso e não o fez... 




Sinceramente já nem me lembrava que Portugal tem 1 Final, 2 meias e 2 quartos nos últimos 5 Europeus...bota favoritos então nisso...:-)))

Até Paulo Bento só perdeu nas meias-finais e  nos penáltis com a Super poderosa Espanha...melhor do que a actual...ainda para mais sem Casillas na baliza...:-)))))



Outra coisa...essa de dizeres que não tens o mesmo interesse pela selecção como pelo clube tem um nome...é clubite...está mais que estudado...não é por causa de Scolaris e afins...é um mal geral...:-) Até há quem torça para que perca se lá não estiver um dos nossos...:-)

E por falar nestes...então e os Dungas?  Nem a 1ª fase passou na Copa América...

É verdade que foi roubadíssimo (que vergonha de arbitragem...estiveram em conferência tantos minutos para ...decidirem erradamente com as imagens a mostrarem mão claríssima:-))) da fase seguinte de Andebol da Copa América...:-) 


Mas isto foi Karma que o Jonas lhe deitou...


Jonas jogou dois jogos, não marcou nenhum golo, mas também não o vi a falhar nenhum que o devesse ter feito...deixou a equipa em 1º lugar do grupo...nesse jogo de 7-1(3-0 ao intervalo) foi substituído ao intervalo quando a equipa ganhava por 3-0 e ele ofereceu um golo...parece que o Dungueiro não estava satisfeito com o jogo de equipa do Jonas e a oferecer golos...tirou-o da equipa...e agora perdeu contra pirus...e foi de vela...bem feito...que fosse inteligente como o Rui Vitória...:-)))


Olha, o Byan Ruiz da quadrilha de Alvalade também não marcou nenhum golo e veio de vela...o catedrático Jasus já veio dizer que tanto Jonas como Bryan Ruiz tem o dedo dele...:-))



Entretanto ainda vou ver o jogo...mas parece que a equipa do FC Porto na Copa América voltou a exibir-se em grande estilo...pelo menos falam num grande golo de um tal de...Corona...raisparta estes gajos nacionalistas que só jogam bem entre eles...:-))



Espero que não volte a ser enganado como aqueles que o Lopetecas lhe falava e ele assinava de cruz...:-))



------------------------------------------------------------------------