sábado, janeiro 28, 2006

CAMELO VEIGA



"Vi camelos em Marráquexe mas não tantos como cá"

A passagem de ano do presidente portista em Marrocos tem sido uma referência recorrente e ontem, em Cinfães, foi a vez de Pinto da Costa a usar para responder a José Veiga e acrescentar mais uns detalhes à guerra de palavras entre ambos.



Pinto da Costa esteve ontem em Cinfães, onde inaugurou mais uma casa dos portistas, mas a geografia do discurso andou por outras paragens. De Marráquexe ao Porto, com passagens por dois restaurantes: Sapo e Gambamar, onde se cruzaram encontros que desencadearam a guerra de palavras mais recente com José Veiga.
"Tem sido dito que a minha passagem de ano foi em Marráquexe e não vejo o que isso tem de extraordinário. Passei lá por muitos camelos e não lhes liguei; vi muitos camelos em Marráquexe, mas não tantos como cá"
, ironizou o presidente portista. Pouco depois, quando um jornalista lhe perguntou se a referência a camelos dizia respeito a José Veiga, Pinto da Costa brincou: "A si não é". O dirigente benfiquista sugeriu que o presidente do FC Porto anda desesperado. A interrogação ao próprio era inevitável: anda mesmo?
"Coitado, não estou. Ele é que parece estar e diz o que lhe mandam, porque se falasse pela cabeça dele não mencionava o José Silvano, que foi quem assinalou um penálti no União da Madeira-Benfica, quando um jogador, a três metros da área, se atirou para o chão. O senhor Silvano nunca teve um caso com o FC Porto".


Denunciando o que apelidou de "campanha orquestrada para denegrir" a imagem do clube, Pinto da Costa chamou "mentiroso" a Rui Cartaxana e explicou os motivos:
"Esse senhor disse que jantei no Porto, no Gambamar, com Devesa Neto. Quem diz uma coisa dessas é mentiroso".
E embalou para mais.
"Depois do FC Porto-Dínamo, fui, com João Rodrigues e Pinto de Sousa, cear ao Gambamar. Meia hora depois, entrou o senhor Paulo Paraty e a sua equipa de arbitragem, sentando-se noutra mesa. No dia seguinte, houve um jantar em que encontraram o senhor Zé e o senhor Devesa Neto, no Sapo. Devesa Neto disse a Pinto de Sousa que já sabia que ele tinha estado a jantar comigo, porque o senhor Paulo Paraty lhe tinha dito".


"Espero continuar a ter problemas"


Ainda sobre José Veiga, o presidente portista confirmou que, em tempos, Reinaldo Teles lhe sugeriu algumas vezes para o encaixar na estrutura do clube.
"Quando o senhor Zé estava no Luxemburgo, Reinaldo Teles pediu para lhe arranjar um lugar. Nunca aceitei".
Pinto da Costa disse ainda
"não confundir o Benfica com a gente que lá está"
, revisitando, a propósito, um jantar recente com Fernando Martins, ex-presidente dos benfiquistas.
"Há dois dias, tive o prazer de estar no jantar de aniversário do senhor Fernando Martins, no qual esteve o senhor presidente da República, Jorge Sampaio, o doutor Almeida Santos e antigos dirigentes do Benfica. Dos actuais não estava lá nenhum, porque o senhor Fernando Martins disse-me que só queria gente com quem pudesse conversar".


De futebol, Pinto da Costa confirmou que têm sido sugeridos ao FC Porto vários jogadores, mas, garante, não entra - nem sai - mais ninguém no plantel. A crença no título é total, apesar de José Veiga ter prometido que não demorará muito para que o Benfica chegue à liderança.
"Li uma entrevista do Artur Jorge em que este disse que quem é campeão em Portugal tem sempre problemas. Tenho muitos problemas e espero continuar a ter. Será sinal de que venceremos e passaremos por cima de quem não merece, sequer, que se diga o nome",
disse, ainda no discurso que antecedeu um jantar com mais de duas centenas de convidados.