segunda-feira, novembro 06, 2006

JESUALDO supera ADRIAANSE


(imagem digitalizada por mim do JN)


No JN:

JESUALDO supera ADRIAANSE


Jesualdo Ferreira ganha a Co Adriaanse, no balanço feito à 8.ª jornada da liga portuguesa, mais os quatro jogos da Liga dos Campeões. Apesar do reconhecido, e na altura polémico, sentido ofensivo das equipas de Adriaanse, o F. C. Porto de Jesualdo leva a melhor, com mais pontos, mais vitórias, mais golos marcados e menos golos sofridos. Hélder Postiga, proscrito pelo holandês, é o melhor marcador do actual elenco.

À 8.ª jornada, Adriaanse era vice-líder (17 pontos), atrás do Braga (20 pontos). Jesualdo já lidera (19 pontos), com o segundo classificado, Sporting, a dois pontos, e tem a mais valia de ter derrotado o Benfica, no Dragão, por 3-2, ao passo que o holandês saiu derrotado, por 0-2.

Na Liga dos Campeões, em 2005/06, três derrotas (Glasgow Rangers e Inter de Milão, fora, Artmedia, em casa) e apenas uma vitória (Inter, no Dragão), pintavam o quadro de negro. O desaire com os eslovacos do Artmedia, 2-3, surpreendeu o mundo do futebol e constituiu uma humilhação. Decididamente, foi uma noite não para os portistas. Na presente temporada, o objectivo mínimo, a ida à Taça UEFA, já está garantido, e há mais pontos (e dinheiro) ganho, resultante dos triunfos frente ao Hamburgo e do empate com o CSKA de Moscovo.

Em número de golos, o F. C. Porto de Adriaanse sofria mais e marcava menos. Por isso, o holandês averbou menor número de vitórias (seis, contra as oito de Jesualdo) e mais derrotas. Por quatro vezes, Adriaanse não pontuou. O melhor saldo de Jesualdo tem os dois pontos negros nas saídas a Braga (1-2) e ao Arsenal, de Inglaterra (0-2).

No capítulo da finalização, a "escola holandesa" fica a perder. Agora não há McCarthy, nem Hugo Almeida, mas existe Postiga, recuperado por Jesualdo, e começa a aparecer Bruno Moraes. Estão contabilizados 25 golos, mais seis do que na era Adriaanse. Na Champions, o ataque portista é o melhor do Grupo G, com sete golos. Em 2005/06, à cabeça do top dos artilheiros surgia Hugo Almeida (quatro tentos), seguido por McCarthy e Pepe, ambos com dois remates certeiros. Esta época, mais recheada, há outros jogadores em evidência, a começar pelo renascido Postiga, com cinco golos, tantos como Lisandro. Ao Hamburgo, lá e cá, o argentino facturou por três vezes. O compatriota Lucho também está bem colocado foram quatro os tiros coroados de êxito. O mais recente, no AOL Arena, é digno de figurar nos compêndios da modalidade.