in UEFA European Cup Football
Foi notícia depois da jornada europeia do F.C.Porto, Sporting e Braga a descida de Portugal do 9º para o 10º lugar no Ranking do País 2009, que vai ter reflexos na época 2010/11,tendo sido ultrapassado pela Ucrânia. A confirmar-se este 10º lugar( Depende do que fizerem F.C.Porto e Braga ainda em prova e a performance das 3 equipas ucranianas ), significa que em 2010/2011 vamos perder uma equipa na Taça UEFA, agora designada UEFA Europe League.
Mas porque motivo fomos ultrapassados pela Ucrânia?
Estão a fazer uma carreira europeia melhor que a dos portugueses?
Nada disso, pelo contrário.
Neste momento as equipas portuguesas conseguiram 46,5 pontos contra os 44,5 pontos da Ucrânia.
A diferença é que , para o coeficente do país, estes pontos são a dividir pelo número de equipas participantes nas provas da UEFA. Portugal teve 7 equipas em prova e a Ucrânia só 4 equipas.
Ou seja, Portugal com os 46,5 pontos a dividir por 7 resulta num coeficiente de 6,642 pontos.
Já a Ucrânia com 44,5 pontos divide por 4 resultando num coeficiente 11,125 pontos.
As equipas ucranianas com pior performance que as portuguesas conseguem quase o dobro de pontos para o seu Ranking do País.
Por este motivo não interessa ter muitas equipas na UEFA se só duas ou três conseguem ter resultados aceitáveis. Perde o país e perde os próprios clubes que melhor performance têm pois o seu Ranking também é afectado pelo baixo coeficiente do país. E foi por causa disto que a UEFA reduziu de 33% para 20% a influência do coeficente do pais no ranking dos clubes.
A boa notícia desta perda de lugares, é que como o F.C.Porto já nos habituou a todos, dentro de algum tempo voltaremos a ter mais equipas, pois a performance do F.C.Porto vs equipas a dividir resultará em melhores coeficientes para o país.
Para já, que o Braga consiga continuar em prova e depois esperemos que tanto F.C.Porto como Braga amealhem mais pontos conjugado com uma desgraça colectiva dos ucranianos.:-)
E por falar em desgraças, os sócios e simpatizantes do Sporting tem um humor fantástico. Aquela cena de levar vassouras para a administração da SAD está muito boa. Se a moda pega para outras SADs, ainda esgotam o stock de vassouras.
E digam lá se as vitórias não fazem milagres? Os treinadores sisudos, agora já falam mais de meia hora com boa disposição e os administradores da SAD que andaram silenciosos durante tempos infinitos agora também já estão muito solícitos e nos anunciam maravilhas. O mundo é muito mais bonito assim.