segunda-feira, dezembro 14, 2009

ÁLVARO MAGALHÃES - O MILAGRE DO COSTUME



in JN, edição em papel, 13 Dezembro 2009

CLIQUE NA IMAGEM


Diga-se a propósito que o Jesualdo Ferrera sentiu o toque desta crónica( aliás, mais uma excelente crónica do Álvaro Magalhães), ao frisar que não há milagres mas muito trabalho. Isso ninguém colocou em causa, mas também tem piada vinda de um treinador que há 3/4 jogos atrás ficava doido com as perdas de bola e a evolução da equipa. Penso, que nunca passou pela cabeça de ninguém, que quase a chegar a meio do campeonato o problema fosse a falta de trabalho. Por vezes há mesmo milagres inexplicáveis, e então quando se coloca as peças que o comum dos adeptos até adivinha que rendem mais, então há milagres todos os jogos. Já quando se inventa muito, nem com milagres.

Quando ao jogo, viu-se algum futebol durante uns 20 minutos e sem forçar nada. Ganhou-se. Poupou-se para o jogo que se segue. Não deslumbrou ninguém, mas isso também tirando um jogo fortuito aqui e ali,ninguem está à espera de exibições arrebatadoras, já é imagem de marca deste F.C.Porto.

E chegámos ao jogo da Luz. O tal jogo de tripla. Não há favoritos?

Eu acho que o Benfica é favorito, porque lidera o campeonato juntamente com o Braga, está à frente do F.C.Porto e joga em casa, onde tem realizado na maioria das vezes excelentes exibições e até goleadas. Aliás, até há bem pouco tempo, a questão que alguns, na euforia da altura, colocavam era por quantos iriam golear o F.C.Porto.Agora parece que já desceram mais à terra. Além disso é na minha opinião, o melhor Benfica dos últimos anos.

O que pode diminuir o favoritismo do Benfica, é sem sombra de dúvida a ausência de alguns titulares, se bem como já foi referido, o Benfica já jogou muito bem e até goleou sem alguns dos titulares e aí falou-se na qualidade do plantel, mas sem sombra de dúvida que é capaz de prejudicar, da mesmo forma que as várias lesões do F.C.Porto, afectaram o rendimento da equipa, não justificando tudo, mas é sempre preferível ter todas as opções à disposição. E um outro aspecto que diminuiu o favoritismo do Benfica é estarmos em contra ciclo: enquanto o F.C.Porto , sem deslumbrar, nota-se que está numa fase ascendente , já no Benfica tem-se notado precisamente o contrário. Além disso, o F.C.Porto é uma equipa para grandes jogos, grandes palcos.

Nas hostes benfiquistas nota-se já alguma preocupação, os árbitros já começaram a vir à discussão,as suspeições,etc.etc. Da euforia desmedida, agora já estão no ponto de atirar-se a tudo o que mexe. Algum do circo habitual. O que interessa é que não entremos em triunfalismos ou sequer pensar que vai ser mais fácil só porque há algumas ausências. Jogar na Luz é sempre difícil mesmo quando lá vamos com 20 pontos de vantagem.

Não temos obrigação nenhuma de ganhar, mas tendo a equipa mais cara de sempre, temos de mostrar que somos uma grande equipa, de apresentar um futebol que não nos envergonhe. Temos jogadores para isso. Eu acredito que vamos fazer um grande jogo. Se perdermos, paciência, continuaremos na luta. Da mesma forma que uma vitória não é garantia de nada.

Só falta uma semana.