terça-feira, maio 10, 2011

LEMBRAM-SE DA TRANSFERÊNCIA DO LUCHO?


Como é que se convence os principais jogadores do FC Porto a ficarem mais um ano depois de conquistarem uma competição europeia?
Vou ser sincero: não é fácil convencer... Os jogadores têm ambições. Por exemplo, o Hulk e o Falcao têm, de certeza, muitos clubes interessados por essa Europa fora. Para além disso, é natural que os jogadores queiram ir para outro clube, de outro campeonato. Faz parte do futebol.

E como é que o convenceram a ficar? Afinal, continuou por mais um ano depois de ganhar a Taça UEFA...
Fui convencido pelo presidente e pelo próprio Mourinho. Vieram falar comigo e disseram-me que queriam montar uma grande equipa, para vencer a Liga dos Campeões. Na altura, achei que era ambição a mais, pensei que estavam doidos... Mas não e acabou por ser comprovar. Se os jogadores estiverem felizes, como eu acredito que estejam, e dependendo da idade, até podem ficar por mais um ano. Eu fiquei e não me arrependi.

O FC Porto terá condições para rivalizar com os principais clubes europeus e manter os seus jogadores?
O FC Porto tem uma história fantástica e os jogadores sentem-se bem no clube. Posso garantir uma coisa por experiência própria: é muito difícil algum jogador sentir-se tão feliz noutro clube como no FC Porto. É verdade que o aspecto financeiro é importante, mas o FC Porto só perde mesmo nisso para os maiores da Europa. Em tudo o resto - condições, nível humano, etc., etc. - é melhor ou, na pior das hipóteses, é igual. Mas esta é também a história do clube: formar grandes equipas, fazer grandes jogadores e, depois, vendê-los para começar tudo de novo.



Ou seja, ainda está para nascer o jogador que coloque a sua paixão por um clube à frente dos interesses financeiros e até competitivos. Se os há são muito raros. Não falo naqueles jogadores que raramente têm interessados de topo, clubes que fazem perder a cabeça com propostas irrecusáveis. Mas mesmo nesses, há alguns que quando lhes  acenam com um gordo cheque vão logo a correr. Alguns até vão para campeonatos e clubes incríveis só por causa das condições financeiras.

Mas isto é tudo muito bonito, pois mesmo que o craque não queira ir em determinado momento, os financeiros do clube começam a fazer contas à vida. Pelo que se soube e pelas palavras de então, foi o que aconteceu com Lucho. O salário era magnífico, mas o Lucho deu a entender que só saiu porque isso interessava ao clube.

Por isso, a felicidade na generalidade mede-se pelo quantidade de zeros na conta bancária, dos jogadores e dos clubes. E o FC Porto não é melhor nem pior que os outros.

Os únicos que não são felizes em mais nenhum clube são os adeptos.

José, quando vi aquele banco ao principio até pensei que fossem as namoradas do Pinto da Costa. Eh!Eh!Eh


------------