quarta-feira, janeiro 31, 2007

Os Jornalistas Lampiões FILHOS DA PUTA

Jorge Maia no Ojogo a propósito deles:


DESCULPEM?
Sem comentários


Perguntaram a Derlei, durante a sua apresentação como jogador do Benfica, se houve verdade desportiva no FC Porto enquanto o brasileiro lá esteve. Derlei não comentou, o que não deixa de ser uma resposta simpática para uma pergunta inqualificável. O inquiridor estava à espera de que resposta? "Não, não havia verdade desportiva. Eram os árbitros que resolviam tudo, tanto no campeonato como na Taça, na Taça UEFA e na Liga dos Campeões. Qual Mourinho, qual Deco, qual... Derlei. Eram os árbitros. Aliás, o Benfica acaba de contratar um jogador medíocre que nunca teria ganho nada em toda a sua carreira se não fosse a falta de verdade desportiva que tornou o FC Porto no melhor clube europeu enquanto lá joguei". Não há paciência.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Voltaram as dores de cotovelo

Image hosted by Photobucket.com

Voltaram as dores de cotovelo

Jesualdo Ferreira fica a saber que é muito mais difícil triunfar no FC Porto do que por outras paragens.E, se já era difícil antes, agora, com o «factor Carolina», vai ser bem mais.



Sexta-feira à noite, eu estava fora e, para dizer a verdade, nem sequer me lembrei que o FC Porto jogava em Leiria. Por volta da meia-noite recebi uma mensagem de um amigo benfiquista: «Já nem à equipa B conseguem ganhar…Vá lá que perderam só por 1-0.» Foi assim que fiquei a saber do desastre de Leiria. O resto, os pormenores, só fiquei a saber três dias depois. E concluí que, manifestamente, o meu amigo benfiquista tinha feito um relato muito particular e resumido dos acontecimentos de Leiria. Por junto, a única coisa incontroversa é que o Porto tinha perdido 1-0.

Desde logo, a piada da «equipa B», reflectindo aquilo que é a atitude de vida dos benfiquistas, hoje em dia: eles desconfiam de tudo, tudo o que mexe. Treinado pela antiga glória portista Domingos Paciência (ai, que saudades!), com dois ou três jogadores emprestados pelo FC Porto, está bom de ver que outra coisa não era de esperar do que o Leiria facilitar a vida ao FC Porto. Azar o deles: o Leiria ganhou, Paulo Machado foi dos melhores em campo e Ivanildo marcou de forma perfeita o livre que ditou o resultado. Satisfeitos? Não, na próxima oportunidade voltarão a desconfiar. A semana passada, aliás, tive ocasião de ler um texto benfiquista onde, em todo o seu esplendor, se explicava como é que tudo serve para desconfiar. A propósito da expulsão do leiriense Harrison no jogo da Taça contra o Benfica, dizia-se que ele, claro, tinha sido bem expulso. Mas, ao mesmo tempo, levantava-se a suspeição: é que, tendo sido expulso, ele não iria poder jogar o jogo seguinte. E, contra quem era o jogo seguinte? Contra o Porto — estão a ver, não estão?

A mensagem do meu amigo pecava, a seguir, por deformação jornalística: «Perderam só por 1-0.» O «só» dava a entender que poderiam ter sido mais. Mas o visionamento do jogo e os comentários lidos, afinal, revelaram uma coisa bem diferente: o União de Leiria não teve mais nenhuma ocasião de golo, marcou através de um livre inexistente e o FC Porto atirou três bolas à trave, viu um penalty perdoado ao Leiria e jogou meio jogo com um a menos. Detalhes.

Enfim, faltava, obviamente, dizer o principal: o FC Porto não jogou só em inferioridade numérica toda a segunda parte, jogou o jogo inteiro, porque aos onze de Leiria juntaram-se mais duas adjacências insulares, verdadeiramente decisivas para o desfecho final. O FC Porto já tinha sido prejudicado pela arbitragem várias vezes esta época, mas sempre havia conseguido superar esse obstáculo e sair vencedor. A novidade em Leiria, é que foram coisas de mais e todas juntas fizeram o resultado. Salvo o devido respeito pelo União de Leiria, o FC Porto não foi vencido pela equipa de Domingos: foi vencido pela dupla Elmano Santos-Sérgio Lacroix.

Dos dois penalties reclamados pelos portistas, um aceito que não tenha existido ou tenha sido duvidoso. O outro foi claro, embora subtil, mas de frente para o árbitro: uma mãozinha marota que corta deliberadamente um remate com destino a golo. Há um offside arrancado a Postiga que é bem claro que não existe e, sem o qual, ele ficaria frente a frente com o guarda-redes. No livre que dá o golo único ao Leiria, pese às sentenças catedráticas do sr. Coroado e passadas e repassadas as imagens as vezes que se quiserem, não há hipótese de descortinar qualquer falta, ou sequer contacto, do Pepe sobre o avançado leiriense. E há, enfim, a expulsão do Quaresma, que é determinante para o resultado: a partir daí, o Porto não ficou apenas com um jogador a menos, ficou com o Quaresma a menos, o que faz toda a diferença.

Sobre a expulsão do Quaresma, li e ouvi todo o tipo de opiniões: que sim, que não, que talvez. Antes de dizer qual é a minha, não posso deixar de fazer notar duas coisas. Uma é que a moda da perseguição às cotoveladas, viveu-se intensamente há três anos e custou ao FC Porto um campeonato, quando o Deco e o McCarthy passaram uma infinidade de jogos de fora devido a cotoveladas, reais ou supostas. Foi uma época em que se achou absolutamente normal acreditar que só os jogadores do FC Porto é que tinham cotovelos. Passada essa moda, e depois de os jogadores portistas terem sido instruídos para evitarem tudo o que, de perto ou de longe, se pudesse assemelhar a uma cotovelada, as cotoveladas desapareceram misteriosamente do futebol português: o Costinha chegou a sair do campo em semicoma, com traumatismo craniano, o Quaresma saiu de maxilar fracturado e nada aconteceu aos cotovelos alheios. Mas eis que agora, com o FC Porto na liderança com oito pontos de avanço, regressam as cotoveladas. E pela mão do bandeirinha Sérgio Lacroix, que parece ter-se especializado em detectar cotoveladas ao Ricardo Quaresma.

A segunda coisa que queria fazer notar é a ironia da situação: o Ricardo Quaresma, justamente porque é o mais brilhante jogador do campeonato, é também o mais massacrado com faltas dos adversários. Há jogos em que chega a ser revoltante assistir à passividade dos árbitros perante o massacre estratégico a que ele é sujeito, não apenas para bloquear o seu génio, mas também para o desgastar fisicamente e intimidá-lo. Pois foi precisamente o Ricardo Quaresma que o sr. Lacroix resolveu escolher exuberantemente para exemplo de má conduta disciplinar. E, cúmulo da ironia, ele, a quem Tixier tinha fracturado o maxilar no jogo da 1.ª volta, sem sequer ter visto um amarelo, acaba expulso agora, com um vermelho directo, por suposta agressão ao mesmo Tixier. Há coincidências fantásticas!

Mas, enfim, agrediu ou foi sem querer— qual é a minha opinião? Estou no meio termo: nem acho que tenha havido agressão, nem acho que tenha sido involuntário. Vista e revista diversas vezes a jogada, concluí isto: primeiro, que ele mandou uma braçada para trás, com intenção de atingir o adversário; segundo, que o movimento do braço, aberto, não é de cotovelada nem é com o cotovelo que atinge Tixier, mas sim com as costas da mão; terceiro, que, obviamente, tal gesto não justificou o espalhafato de Tixier, rebolando-se no chão como se tivesse sido atingido com um tiro de uma Magnum entre os olhos; quarto, que Quaresma não quer agredir o adversário, nem sequer o está a ver quando faz o gesto, quer apenas soltar-se de quem o está a agarrar pela camisola, impedindo-o de jogar; e quinto, que, de toda a gente presente no estádio, o único que não estava em situação de ver o lance de frente e desimpedido era justamente o sr. Lacroix, que tinha os dois jogadores de costas para si e engalfinhados um no outro. Mas o sr. Lacroix podia e devia ter visto o Tixier a agarrar a camisola a Quaresma e, se tivesse assinalado a falta, nada mais teria sucedido. O que se torna incompreensível é que num lance em que, no máximo, haveria lugar à mostragem de um amarelo, o árbitro aceite a indicação do seu bandeirinha e nem hesite em mostrar o vermelho directo a um jogador por uma jogada em que ele, árbitro, de frente, nada viu, e o bandeirinha, tapado, é que jura ter visto tudo. E fazê-lo, sabendo que, com isso, poderia estar a decidir o jogo, como sucedeu.

Razão teve Jesualdo Ferreira para, no final, quebrar pela primeira vez o seu absoluto silêncio sobre arbitragens (aliás, extensivo a qualquer elemento do FC Porto). Mas agora o professor ficou a saber do que a casa gasta. Irá descobrir, como tantos antes dele, que uns têm a má fama e outros o proveito. E que é muito mais difícil triunfar no FC Porto do que por outras paragens.

E, se já era difícil antes, agora, com o «factor Carolina», vai ser bem mais. Ai do árbitro que doravante se atreva a, na dúvida, não decidir contra o FC Porto: arrisca-se a passar logo a suspeito do próximo best-seller literário-processual!


domingo, janeiro 28, 2007

AO TOQUE DA MÁFIA LAMPIÓNICA






Erros capitais:

Elmano Santos e seus pares cometeram quatro erros capitais, sempre com prejuízo para o F.C. Porto


31m - Marcos António, defesa do Leiria, derruba Postiga, embora também tenha jogado a bola. Penálti que Elmano Santos não viu.


44m - Renato defende com a mão remate de Lisandro. Os árbitros, incluindo o auxiliar La Croix, não viram. Mais um penálti por marcar. E o defesa daUnião escapou à expulsão.


45+1m - Quando o Leiria devia estar com menos um jogador, operou-se exactamente o contrário. Fustigado por faltas não assinaladas, Quaresma reagiu à entrada de Tixier com um "chega-para-lá". Aí Lacroix viu e mandou expulsar o jogador do F.C. Porto.


70m - Slusarski cai sozinho, com o bafo de Pepe. Lacroix sentiu a aragem e marcou a falta que originou o golo do Leiria.





No JN:

Lacroix e Quaresma nutrem velho "ódio de estimação"


Sérgio Lacroix e Quaresma uma relação antiga da qual o avançado do F. C. Porto sempre saiu a perder


Jesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!".

Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava:

"É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado".

O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha. O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.

O "liner" que comunicou a Elmano Santos a susposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de... Quaresma. Elmano também não viu. Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.

Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do... F. C. Porto. Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto). O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal. Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.

Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria. Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes. Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.

Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.

A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier. Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar. O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.

Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece. À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea.

16ª Jornada: U.LEIRIA 1 - FCPORTO 0





Sem comentários...só que ao contrário do que dizem muitos, o FCPORTO não foi mais roubado do que têm sido até aqui, só que desta vez não conseguimos marcar as inúmeras oportunidades de golo e diga-se de verdade desta vez Elmano Santos e seus Muchachos foram mais espertos expulsando-nos o melhor jogador. Do resto foi a roubalheira habitual que darei conta em próximos posts.

O APITO ENCARNADO anda aí como sempre andou, mas refinou-se!!! Não digo para investigar, pois já sei qual é justiça que esta corja que investiga quer.

Como diz Helton:

"VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR CONTRA TODOS".



Jesualdo Ferreira:

"Espero que investiguem este jogo"


"O FC Porto dispôs de várias ocasiões para marcar golos e vencer o jogo, pelo que houve demérito nosso. Houve também outras situações que não foram da nossa responsabilidade. Foi um jogo absurdo: fomos melhores e não ganhámos porque não nos deixaram"

"Houve demasiados. O FC Porto deve ter apanhado hoje (ontem) mais do que num total de cinco ou seis jogos. Ficámos sem dois jogadores [Pepe e Quaresma]"

"Até agora este senhor (Elmano Santos) já arbitrou três jogos do FC Porto; as três primeiras equipas jogam fora nesta jornada e só o jogo do FC Porto teve um árbitro não internacional. Queremos explicações"

"Se virem as repetições, percebem que não houve nenhuma agressão. Podemos fazer muitas análises ou muitas observações, mas foi sempre o mesmo elemento da equipa de arbitragem que acabou por ter influência decisiva no jogo. E ficaram dois penáltis por assinalar"

"Agora que se fala tanto em investigações, espero que investiguem este jogo. Se o FC Porto tivesse jogado com 11 jogadores na segunda parte, teríamos mais chances de ganhar"



Helton:

"Jogo foi uma vergonha"


"Vocês viram de fora e podem responder melhor. Estava lá dentro e sou suspeito, mas revejam os lances todos e vamos ver se a justiça foi igual para todos. Não me cabe a mim entrar em detalhes, mas o jogo de hoje foi uma vergonha"


FC Porto vai solicitar reunião à Comissão de Arbitragem

Pela voz de Reinaldo Teles, o FC Porto criticou a actuação de Elmano Santos e do seu auxiliar Sérgio Lacroix e exige que seja investigada a nomeação do juiz madeirense


Reinaldo Teles:

"Ganhar ou perder faz parte do futebol, mas só queria duas coisas: que mandassem os peritos de arbitragem analisar esta actuação, nomeadamente a expulsão do Quaresma e os dois penáltis, tanto a mão do Renato como a carga sobre o Postiga, para depois fazerem o que entenderem com o que aqui se passou; e que investiguem o critério da nomeação deste árbitro"

"Estamos a meio do campeonato e este árbitro fez apenas seis jogos, três dos quais do FC Porto enquanto há árbitros internacionais que não apitam um único jogo nosso. Nesta jornada, por exemplo, os três primeiros jogam fora e dois têm internacionais e o FC Porto tem, pela terceira vez, este senhor e este árbitro auxiliar que já expulsou o Quaresma da mesma maneira num jogo em que o FC Porto hipotecou as esperanças de vencer um título em Moreira de Cónegos. Não faço mais comentários, só peço que investiguem o critério de nomeação"

"Na reunião que tive, e perante a presença dos delegados, disse que esperava que o senhor Lacroix não viesse fazer o mesmo que fez em Moreira de Cónegos. Foi coincidência ou não? Não sei, mas a verdade é que aconteceu"

"Vamos pedir para sermos recebidos pela Comissão de Arbitragem da Liga para esclarecer determinadas situações. Se não forem esclarecidas sabemos o que iremos fazer"




Continua a campanha "quase, quase" brilhante. Vejámos:


FCPORTO-Setubal: VITÓRIA
FCPORTO-Leiria: VITÓRIA
E.Amadora-FCPORTO: VITÓRIA
FCPORTO-Cska: EMPATE
Naval-FCPORTO: VITÓRIA
FCPORTO-Beira-mar: VITÓRIA
Arsenal-FCPORTO: DERROTA
Braga-FCPORTO: DERROTA
FCPORTO-Marítimo: VITÓRIA
FCPORTO-Hamburgo: VITÓRIA
Sporting-FCPORTO: EMPATE
FCPORTO-Benfica: VITÓRIA
Hamburgo-FCPORTO: VITÓRIA
Setúbal-FCPORTO: VITÓRIA
FCPORTO-Académica: VITÓRIA
Cska-FCPORTO: VITÓRIA
Belenenses-FCPORTO: VITÓRIA
FCPORTO-Boavista: VITÓRIA
FCPORTO-Arsenal: EMPATE
Nacional-FCPORTO: VITÓRIA
FCPORTO-P.Ferrreira: VITÓRIA
FCPORTO-Atlético: DERROTA
Aves-FCPORTO: VITÓRIA
U.Leiria-FCPORTO: DERROTA


MARCADORES:

HÉLDER POSTIGA 10 golos(conto com o golo roubado pela Liga)
QUARESMA 6 golos
LUCHO 5 golos
PEPE 3 golos
LISANDRO 2 golos
BRUNO MORAES 2 golos
ADRIANO 1 golo
RAÚL MEIRELES 1 golo
CECH 1 golo
TARIK 1 golo


INDISCIPLINA:

QUARESMA 1 vermelho, 2 amarelos - Suspenso
PAULO ASSUNÇÃO 6 amarelos
BOSINGWA 5 amarelos
PEPE 5 amarelos - Suspenso próximo jogo : E.Amadora
RAÚL MEIRELES 3 amarelos
LISANDRO 3 amarelos
LUCHO 2 amarelos
FUCÍLE 2 amarelos
BRUNO ALVES 2 amarelos
ADRIANO 1 amarelo
JORGINHO 1 amarelo
DIOGO VALENTE 1 amarelo
IBSON 1 amarelo
CECH 1 amarelo
HÉLDER POSTIGA 1 amarelo
MAREQUE 1 amarelo


ASSISTÊNCIAS:

FCPORTO-LEIRIA: 40 728 espectadores
FCPORTO-BEIRA-MAR: 31 423 Espectadores
FCPORTO-MARÍTIMO: 33 023 espectadores
FCPORTO-BENFICA: 50 223 espectadores
FCPORTO-ACADÉMICA: 30 207 espectadores
FCPORTO-BOAVISTA: 38 729 espectadores
FCPORTO-P.FERREIRA: 38 203 espectadores

O Merdas...

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Ninja de merda...

Há os Mágicos que nunca esqueceremos...




e depois há os ninjas de merda…





P.S: Não, não estou a ser ingrato...ingrato é quem aceita,depois de tempos fabulosos, do carinho que recebeu no clube , transferir-se para o maior inimigo e ríval. Não aprendeu nada...foi só mais um profissional que por cá passou...

DECO, só diz isto:

" Oporto es el club de mi corazón porque me marcó mucho."

" Quero acabar a minha carreira no FCPORTO "

quinta-feira, janeiro 25, 2007

TRANSFERÊNCIAS ENTRE A MÁFIA





Benfica contrata ex-boavisteiro para a SAD



Paulo Gonçalves, ex-Boavista, é o novo funcionário da SAD benfiquista.

O antigo director-geral da SAD boavisteira iniciou funções na passada segunda-feira e instalou-se no gabinete que antes pertenceu a Seara Cardoso.

Paulo Gonçalves vai lidar directamente com Luís Filipe Vieira e José Veiga, quando este regressar à Luz. A sua função principal estará ligada à área jurídica, nomeadamente ao que se prende com aspectos formais de transferências e contratos de jogadores.

Paulo Gonçalves é advogado de formação e saiu do Boavista em 2006. A entrada no Benfica era um dado praticamente adquirido há meses, apesar de também ter sido falado para a Liga, no Verão passado.

O nome do ex-fucionário do Boavista esteve até no centro de uma polémica entre Luís Filipe Vieira e Hermínio Loureiro. No início de Agosto foi escrito que o Benfica estava a tentar impor Paulo Gonçalves na Liga. O presidente dos «encarnados» negou com violência. «Se o nome do senhor Paulo Gonçalves aparecer ligado ao Benfica outra vez, eu conto a verdade toda, não só dessa como de todas», afirmou há cinco meses.

RENTERIA ....aí vem ele...





No OJogo:


NEGÓCIO:

O colombiano é o segundo reforço de Inverno dos portistas
Rentería garantido


Tal como O JOGO avançou ontem, Wason Rentería vai reforçar o lote de opções de Jesualdo Ferreira para o ataque do FC Porto. O ponta-de-lança deverá assinar por quatro anos com os portistas, viajando para Portugal nas próximas horas.

Está fechado. O FC Porto chegou ontem a acordo com o Internacional de Porto Alegre para a contratação do avançado Rentería que já deixou a concentração da equipa em Bento Gonçalves, onde se encontrava a estagiar, e que deverá chegar ao Porto até sexta-feira, sendo possível que ainda marque presença nas bancadas do Estádio Magalhães Pessoa para assistir ao primeiro jogo dos portistas na segunda volta do campeonato, contra a União de Leiria. Rentería deverá assinar por quatro temporadas com o FC Porto que terá investido cerca de um milhão e meio de euros para assegurar a contratação de um dos mais promissores avançados da América do Sul, com o valor a ser dividido entre o Internacional e o seu empresário, detentor de 50 por cento do passe do ponta-de-lança. Aliás, foi o próprio empresário do jogador, Jorge Machado, a confirmar o sucesso do negócio. Fica assim assegurado o segundo reforço de Inverno dos portistas depois do lateral-esquerdo argentino Lucas Mareque. Rentería, um avançado de 21 anos de idade, fisicamente possante e técnicamente versátil, vai aumentar o leque de opções ofensivas dos portistas, colocando-se como alternativa a Hélder Postiga, Bruno Moraes e Sokota, garantindo maior capacidade de choque, altura e à vontade suficientes para rematar com qualquer dos pés. Em contrapartida, a integração do colombiano no plantel dos campeões nacionais vai tornar ainda mais limitado o espaço disponível para Adriano, que poderá inclusivamente ser sacrificado na lista a apresentar a 1 de Fevereiro na UEFA para a próxima fase da Liga dos Campeões. Com a integração de Rentería no plantel, o FC Porto poderá fechar a porta a mais reforços, embora vários jogadores estejam referenciados para diversas posições, com o meio-campo a ser o único sector que ainda não foi alvo de melhorias...



JOGADOR:

Jogador feliz com a mudança
"Bom para a minha carreira"


Renteria deixou ontem Bento Gonçalves, localidade nos arredores de Porto Alegre, despedindo-se dos companheiros do Internacional que por aí continuarão a cumprir a pré-temporada dos actuais campeões do Mundo. Com ordens para não falar à Comunicação Social, o internacional regressou a Porto Alegre para preparar a viagem para o Porto, onde poderá chegar ainda esta semana. De manhã, ainda fez fez breves comentários à notícia do interesse dos portistas, avançado por O JOGO, mas apenas para expressar o desejo de "vir a descobrir tudo" o que desconhecia do seu novo clube e para dar conta do interesse em assinar pelos campeões nacionais, até porque "será muito bom para a carreira e para a família".


Treinador do Internacional, Abel Braga, dá o aval:

"Tem um potencial muito grande"
O colombiano é forte e rápido mas precisa de melhorar o cabeceamento, avisa o técnico


Abel Braga, treinador do Internacional de Porto Alegre estava ontem preparado para perder o avançado. "A vida é assim. Já perdi quatro jogadores desde que vencemos o Mundial e ainda agora vendemos o Fabiano Eller ao Atlético de Madrid. Temos de reconstruir a equipa quase todos os meses, mas no futebol o negócio é assim mesmo", desabafou em declarações a O JOGO antes do segundo treino de ontem do campeão mundial de clubes. "Lamento que ele saia com apenas 21 anos porque tem um potencial muito grande".

Convidado a traçar um breve perfil do jogador, o técnico que passou por Portugal nos anos 90, não poupou nos elogios mas deixou um aviso: "Ele tem todas as características para se adaptar ao futebol europeu, mas tem que evoluir a nível técnico. Não teve uma preparação muito boa nas camadas jovens no seu país e há partes técnicas que precisa melhorar. Com a altura que tem e velocidade, precisa melhorar o cabeceamento", sublinhou antes de enumerar as qualidades do colombiano. "É um jogador novo, muito rápido, forte fisicamente e que contratamos depois do Mundial de sub-20 em 2005. É um avançado que não fica parado no interior da área. Movimenta-se bem nas demarcações. Ajudou muito a equipa no ano passado e merecia ter estado no Mundial de Clubes, mas infelizmente magoou-se na semana anterior", concluiu.


Quem é ele?

Renteria para suceder a Asprilla

O cara que joga muito

Com origens na província mais pobre da Colômbia, chegou aos seniores ainda com idade de juvenil e foi considerado um dos melhores do Mundial de Sub-20. Chega em breve ao FC Porto para cumprir o sonho de jogar na Europa


Wason Renteria é esperança. É esperança para a renovação de uma selecção da Colômbia em busca da reabilitação na Copa América'2007, e era esperança dos adeptos do Internacional de Porto Alegre naqueles jogos que o "Colorado" parecia incapaz de vencer. Aos 21 anos cumprirá o sonho tornado público em 2005, quando soube que ia para o estrangeiro, mas desconhecia que era uma curta viagem até ao Brasil. "Ainda não sei para onde vou, mas o que quero é jogar na Europa". O FC Porto acaba-lhe de abrir as portas a essa aventura. "Quero é jogar e aqui não tenho tido essa oportunidade", disse há poucas semanas, ciente de que a lesão sofrida no tornozelo em finais de 2006 tirou-lhe algo mais do que a presença no Mundial de Clubes. Fez com perdesse mais terreno na corrida pela titularidade. Mas, nem sempre foi assim. Renteria é um ídolo para as claques do clube de Porto Alegre - "Renteria é nóis, tipo Colômbia, tipo Colômbia", gritam - porque os primeiros meses foram como os primeiros tempos de um casamento feliz. "Esse cara joga muito bem. Tem uma força impressionante e é habilidoso", disse o avançado Rafael Sóbis, adversário do colombiano no Sul-Americano de Sub'20 em 2005, poucos dias antes de o ver chegar para envergar a mesma camisola do Internacional.

Ao óbvio, já que é de facto rápido, forte e tecnicista, juntam-se elogios recheados de esperança: na Colômbia esperam que ele seja o novo Faustino Asprilla. É o que lhe pedem, três anos depois de se ter tornado profissional. A verdade é que com idade de juvenil já jogava no principal campeonato colombiano, ajudando mesmo o Chicó FC a escapar à despromoção. Haveria então de despertar o interesse do River Plate e aguçar o apetite voraz de grandes clubes mundiais como o Real Madrid e Milan, espantados com os feitos do Wason Renteria no Sul-Americano e Mundial de Sub-20. Aliás, na competição realizada em 2005 na Holanda haveria de ser votado para a equipa ideal. Pode parecer distante, mas ainda há poucos anos Renteria era apenas um de cinco irmãos a morarem na mais pobre província da Colômbia. Se Chocó fosse um país estaria classificado em 114º lugar no ranking do desenvolvimento humano. Negro, como 90 por cento da população do estado encravado na floresta tropical, Renteria conseguiu escapar ao destino de um região onde um quinto dos 500 mil habitantes são deslocados da guerra civil. Apesar de existir apenas uma estrada para a vila Quibdó, Renteria escapou à guerra e ao narcotráfico fintando o destino. Hoje joga à bola e festeja os golos de duas formas: dançando ruque-raque, uma variação colombiana de regatón, ou imitando um Saci, o símbolo do Internacional. Festejava, porque está prestes a chegar ao FC Porto.

Já estou a ver o filme





Gil Marín: "Voltaremos a tentar Quaresma"

CONSELHEIRO DELEGADO DO ATLÉTICO MADRID

Miguel Angel Gil Marín, conselheiro delegado do Atlético de Madrid, admitiu hoje que vai retomar as negociações por Ricardo Quaresma na próxima abertura do mercado de transferências.

"A transferência de Quaresma desfez-se devido à pressão social e mediática feita pelo presidente devido à passagem do FC Porto à segunda ronda da Liga dos Campeões. O acordo estava feito. Retomaremos as conversações para que [Quaresma] esteja connosco quando terminar a temporada", afirmou Gil Marín em entrevista à rádio Onda Madrid.

A chegada do extremo português no próximo Verão dependerá da "vontade do Porto". "O Atlético de Madrid fez um esforço muito grande e está disposto a voltar a fazê-lo. Se Pinto da Costa quiser que ele venha, Quaresma virá", assegura o conselheiro dos "colchoneros".

Na próxima temporada a intenção do clube é contratar um jogador para o meio campo e outro com o perfil do internacional português. "Gostariamos que fosse Quaresma, mas se não for será outro", concluiu Marín.




Diego Costa vai afinal ser jogador do Atlético Madrid. O acordo com o jogador foi oficializado esta quarta-feira. O Atlético Madrid adquiriu 50 por cento do passe do jogador, ao que o Maisfutebol apurou, por 3 milhões de euros.

Diego, que esteve emprestado ao Penafiel pelo Sp. Braga e foi associado ao interesse do F.C. Porto, só vai mudar-se para Espanha na próxima época. Até lá, continuará no Sp. Braga por empréstimo, segundo revela o At. Madrid.

Aos 18 anos, Diego afirmou-se no Penafiel e quem o conhece vaticina-lhe um futuro brilhante. O seu vínculo ao At. Madrid, onde jogam os portugueses Costinha, Maniche e Zé Castro, é válido até Junho de 2010.

Em caso de futura venda, o Sp. Braga terá direito a 50 por cento do valor.


Perante isto , já estou a ver o filme: Quaresma vai para o Atlético de Madrid e no negócio entra Diego...

MODALIDADES

ANDEBOL
Image hosted by Photobucket.com


TAÇA DA LIGA





HOQUEI EM PATINS
Image hosted by Photobucket.com



Dragões de Ouro 2006




Dragões de Ouro 2006



- Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Candeias (andebol)


- Atleta Revelação do Ano: Ventura (futebol formação)


- Atleta do Ano: Pepe (futebol)


- Atleta Amador do Ano: Tiago Rodrigues (atletismo)


- Atleta Jovem do Ano: António Macedo (desporto adaptado)


- Futebolista do Ano: Lucho


- Treinador do Ano: Rui Barros (futebol)


- Seccionista do Ano: António Sousa (futebol formação)


- Funcionário do Ano: Manuel Figueiredo


- Sócio do Ano: Emílio Macedo


- Filial e Delegação do Ano: Casa do FC Porto de Monção


- Dedicação do Ano: Dr. Gonçalo Borges


- Recordação do Ano: Pérez Andion


- Dirigente do Ano: Miguel Vilaça (futebol formação)

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Helton o melhor guarda-redes da 1ª. volta





Helton o melhor guarda-redes da 1ª. volta na Liga bwin

Helton, guarda-redes do FC Porto, foi eleito o melhor na sua posição na primeira volta da Liga bwin, anunciou o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. organismo responsável pela iniciativa. O internacional brasileiro foi titular nos 15 encontros que os "dragões", disputaram totalizando 1.350 minutos em campo, nos quais sofreu somente oito golos, uma média de 0,53 por partida.

AHAHAHAH!!!!

NOVO EQUIPAMENTO DA LAMPIONAGEM 2007-2008


Não perca próximos capítulos...




Portanto prestes a chegar:

- RENTERIA

- ANDRÉS MADRID

- OGUCHI ONYEWU

- JIMMY BRIAND


E ainda:

- CLAÚDIO PITBULL

- LEANDRO DO BONFIM

- AREIAS


Fico à espera de mais chegadas...vou já para o Aeroporto Sá Carneiro:-))

MODALIDADES

HOQUEI EM PATINS
Image hosted by Photobucket.com






BASQUETEBOL
Image hosted by Photobucket.com



VENCEDOR TAÇA DA LIGA: LUSITÂNIA

FUTEBOL JOVEM

Image hosted by Photobucket.com

Juniores A (16.ªJ)»»»»»»»»»»»Juniores B (16.ªJ)»»»»»»»»»»» Juniores C (16.ªJ)



terça-feira, janeiro 23, 2007

SEGREDOS DO APITO

Image hosted by Photobucket.com

Segredos do apito

A sugestão que tenho a fazer é simples: que a televisão que na altura transmitiu o tal FC Porto- Estrela da Amadora volte a transmiti-lo, em horário que permita a todos os que se interessam pelo Apito Dourado voltar a recordar o jogo. Assim, todos poderiam perceber bem a existência ou não do tal nexo de causalidade e julgar por si a dimensão da tarefa que aguarda a Dr.ª Maria José Morgado



A Dr.ª Maria José Morgado está zangada e com razão porque o despacho que fez determinando a reabertura do processo relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora de 2004, apareceu publicado na net pouco depois de ter sido enviado a várias entidades, entre as quais os advogados dos arguidos no processo. Ela desconfia, e provavelmente também com razão, que a fuga de informação terá partido de um desses advogados. Em consequência, a Sr.ª procuradora adjunta determinou mais um daqueles inquéritos, sempre rigorosissímos e para ontem, para determinar quem será o violador do segredo de justiça. Há, porém, dois pequenos problemas a toldar o fundamento da fúria da senhora procuradora.

Em primeiro lugar, é altamente discutível que estejamos perante uma violação do segredo de justiça. É que, face à lei, tal só existe quando o processo está em segredo e, neste caso, o processo estava já arquivado e não havia, portanto, segredo algum a resguardar. Só a partir do despacho dela é que o segredo se reinstala. Em segundo lugar, não deixa de ser curioso que só esta situação tenha enfurecido a ilustre procuradora, e não todas as outras situações de violação do segredo de justiça — e, essas sim, indiscutíveis — que têm ocorrido com os interrogatórios à pessoa da D.ª Carolina Salgado, levados a cabo por ela. De há duas semanas para cá, desde que Maria José Morgado iniciou tais interrogatótios, temos sido confrontados com a descrição detalhada dos mesmos, publicada em alguns jornais e em tais termos que, mais do que relatos dos interrogatórios a uma testemunha, parece estar-se perante o teor de uma sentença sumária e condenatória dos arguidos. Ora, correndo uma vez mais o risco de enfurecer a fúria justiceira instalada tranquilamente em tantos espíritos moralizadores da praça, faço notar o seguinte: a Drª Maria José Morgado tem beneficiado do privilégio processual de interrogar livremente uma testemunha quando quer, onde quer, as vezes que quer, pelo tempo que quer. Fá-lo sem a presença de um juiz que possa impedir ou limitar formas inadmissíveis de interrogar, sem a presença dos acusados e de advogado que os represente e que possam contestar as perguntas, contra-interrogar, assegurar um princípio fundamental de direito penal, que é o do contraditório. Que estes interrogatórios, onde os arguidos não têm a menor hipótese de defesa e que se passam apenas entre gente do Ministério Público, apareçam depois publicados nos jornais, isso sim, é que é uma grave violação do segredo de justiça — que no passado e em casos semelhantes tem funcionado como uma forma de pré-condenação de suspeitos e pré-determinação da opinião pública. Que a ninguém ocorra mandar investigar essas fugas parece-me, de facto, curioso.

Mas vale a pena dizer algumas coisas mais sobre o segredo de justiça, cuja natureza e alcance, em minha opinião, tem sido totalmente deturpado. O segredo de justiça visa duas coisas: proteger a eficácia das investigações judiciais e os direitos de defesa dos arguidos. À acusação, isto é, a quem investiga, compete garantir a protecção de ambos os interesses; mas à defesa, aos arguidos, apenas é exigível, a meu ver, a protecção do segredo em benefício próprio. Se eu for chamado para ser interrogado num processo-crime, que está em segredo de justiça, não vejo que fundamento me poderá impedir, em minha defesa (e, numa fase processual em que praticamente não existem meios de defesa), de sair cá para fora e declarar: «Fui ouvido sobre isto e aquilo, coisas que não têm fundamento algum». Aliás, se algum dia me acontecer tal coisa, declaro desde já que, depois de interrogado, tratarei de dizer o que me apetecer — antes que a versão do meu interrogatório que possa convir à acusação apareça, soprada por ela, nos jornais. Assim como, se algum dia previr que me possa acontecer aquilo que aconteceu a alguns dos suspeitos do Apito Dourado, que foi o facto de, sem fundamento algum para suspeitar da fuga, terem sido mandados deter previamente para interrogatório, ficando depois presos dois ou três dias à espera que a juíza tivesse tempo para os ouvir, eu farei o mesmo que fez Pinto da Costa: vou para Vigo ou para Badajoz, e de lá telefono à juíza a perguntar-lhe o dia e a hora certa em que me quer ouvir, e só então me apresento. Porque, lá por serem juízes e magistrados, não têm o direito de ofender a liberdade das pessoas e enxovalhá-las previamente. Só não resiste aos abusos da autoridade quem está habituado a amochar habitualmente.

Em minha opinião, portanto, a suposta violação do segredo de justiça cometida por quem pôs a circular na net o despacho da Dr.ª Maria José Morgado:

— não me parece que possa ser juridicamente classificada como violação do segredo de justiça;

— a ser considerada tal e a ter sido cometida pela defesa dos arguidos, tem toda a legitimidade, face a anteriores violações — essas sim, indiscutíveis e graves;

— e, finalmente, num processo mediático como este, o conhecimento do teor do despacho da Procuradora reveste-se e revestiu-se de todo o interesse público.

Vejamos esta última afirmação. O despacho de Maria José Morgado confirma que a única razão que ela encontrou — os tais «factos novos» que permitem a reabertura de um processo já arquivado — são os depoimentos da D. Carolina Salgado. E permitiu-nos também ficar a saber que a Dr.ª Maria José Morgado não considera relevante a questão da credibilidade da testemunha, bem como a das razões que a levaram ao acto de traição e vingança pessoal que o seu livro e a sua súbita disponibilidade para colaborar com a Justiça revelam. E considera mal, obviamente: ao contrário do que ela escreveu, seja qual for o juízo final que, em tribunal, se venha a fazer sobre a credibilidade da testemunha, é evidente que tal facto não é «estranho ao processo», mas absolutamente decisivo para se chegar depois à conclusão subsequente sobre a veracidade do seu testemunho. Sustentar que Carolina Salgado é uma testemunha como outra qualquer, a quem nada de pessoal move contra Pinto da Costa, é uma crença manifestamente condenada ao fracasso em qualquer tribunal normal.

Resta depois o essencial. Pelo que li do que ela terá dito nos interrogatórios, se há coisas que ela não trouxe foram justamente «factos novos» — como aliás já se esperava. O que ela trouxe no livro e repetiu agora foi comida requentada. Disse o que já todos sabiam sobre o árbitro Jacinto Paixão, o empresário António Araújo e a fruta. Sobre isto, quero repetir o que já antes escrevi e que me parece absolutamente honesto: julgo que, de facto, o FC Porto terá proporcionado serviços, e não propriamente de fruta, ao referido árbitro e a pedido deste. Mas, reconhecido isto, restam por provar duas coisas: uma, que tal não é ou não era prática corrente em todos os clubes e em diversos jogos, incluindo os das competições europeias — onde os clubes da casa são supostos receber, instalar, oferecer as refeições e acompanhar os árbitros internacionais, satisfazendo-lhes as vontades e mordomias. Quem acha que tais coisas não sucedem em Lisboa, seguramente que imagina que em Lisboa também não existem respeitáveis estabelecimentos como o Calor da Noite. É preciso demonstrar, pois, que o tratamento dado pelo FC Porto a este árbitro foi a excepção e não a regra. Desconfio que há muita e insuspeita gente, entre a qual extremosos pais de família e dirigentes desportivos, a quem tal investigação não convirá por aí além.

A segunda coisa que será necessário provar é a tal chatice do «nexo de causalidade» entre o suposto acto de corrupção e o pagamento do favor por parte do corrompido. É, de facto, uma chatice, mas a lei assim o exige, e eu poderia explicar longamente porque é que tal exigência não é um formalismo oco, mas uma garantia essencial de que a justiça é feita, não por palpites, presunções e interesses de terceiros, mas por provas irrefutáveis. Sobre isto, e presumindo (se calhar, mal) que a Dr.ª Maria José Morgado não se interessa ou perceba de futebol, a sugestão que tenho a fazer é simples: que a televisão que na altura transmitiu o tal FC Porto-Estrela da Amadora, e que terá os direitos sobre ele, volte a transmiti-lo, com a devida publicidade e em horário que permita a todos os que se interessam pelo Apito Dourado voltar a recordar o jogo. Assim, todos poderiam perceber bem a existênca ou não do tal nexo de causalidade e julgar por si a dimensão da tarefa que aguarda a Drª Maria José Morgado. Seria um acto de serviço público.


segunda-feira, janeiro 22, 2007

É o Apito Dourado, Srs?!!!





Benfica - U.Leiria

Jorge Pereira corrosivo com o árbitro

"É um internacional de aviário"


O director-desportivo do Leiria, Jorge Pereira, foi à sala de Imprensa juntar-se ao técnico leiriense nas críticas ao árbitro da partida. O director foi advertido, na primeira parte, por contestar uma decisão do árbitro, e, ao intervalo, os dois voltaram a trocar palavras no relvado. No final, Jorge Pereira não poupou o árbitro:

"Lucílio Baptista é um internacional de aviário. Não pode arbitrar. Em provas da FIFA, só fazia um jogo."

"Para ele, parece que os fios e as jóias são o mais importante na arbitragem"


, disse ainda, referindo-se ao amarelo mostrado a Ivanildo por jogar com um fio.

Os responsáveis do Leiria queixaram-se ainda da forma arrogante como Lucílio Baptista se terá dirigido aos jogadores.


Domingos Paciência Irritado com Lucílio Baptista

"Foi uma arbitragem habilidosa"


Técnico acusou jogadores do Benfica de "pressionar o juiz de linha"


Depois do jogo que ditou a eliminação do Leiria da Taça de Portugal, Domingos Paciência estava irritado com a arbitragem de Lucílio Baptista.

"Querendo, um árbitro consegue fazer com que pareça que fez uma boa arbitragem "
"Estava com o pressentimento de que as coisas não iam correr bem. A dada altura, já tinha seis jogadores com amarelos, e isso condiciona."


Para o treinador do Leiria, Lucílio Baptista teve dualidade de critérios:

"Se a falta fosse contra nós, era marcada; contra o Benfica, não. O Harison nem toca no adversário e vê o vermelho directo. Não está em causa o Benfica, mas isto já aconteceu no nosso último jogo em Lisboa, contra o Sporting. Foi uma arbitragem de forma a condicionar a nossa equipa."


Domingos foi ainda mais longe e acusou os jogadores encarnados de pressionarem o trio de arbitragem:

"Os meus atletas chegaram a dizer-me que os jogadores do Benfica estavam a dizer para pressionar o juiz de linha."







Sporting - Rio Ave

João Eusébio desolado com o resultado e trabalho da equipa de arbitragem

"Não nos deixaram chegar mais à frente"

Desalento foi o sentimento predominante no discurso do técnico do Rio Ave, João Eusébio. A forma como, no entender do responsável vila-condense, o jogo foi ajuizado pelo árbitro Nuno Almeida mereceu fortes críticas, sendo que João Eusébio não teve pejo em afirmar:

"Não nos deixaram chegar mais à frente, perto da baliza contrária."


E acrescentou:

"Há duas interpretações das Leis do Jogo, e estou muito triste pela forma como o jogo conduzido. No lance do primeiro golo, o nosso jogador é desviado, e depois ainda existe um livre em que a bola é desviada dentro de área do Sporting. Fomos uma equipa desinibida e com controlo de jogo, mas depois… Faltas daqui e dali, e o jogo foi praticamente assim. Perante isto, não há nada a fazer."

"Da forma como está a Taça de Portugal deste ano, podíamos ter aspirações, mas infelizmente não se pode ter esse tipo de aspiração no futebol actual"



Ora digam lá, tudo normal...os pasquins dizem que foi tudo natural...Biba o Apito Dourado!!!

domingo, janeiro 21, 2007

Violação segredo de justiça!!!

Aqui está a prova do motivo para a violação do segredo de justiça por parte da equipa de Maria José Morgado...

Conversa entre Maria José Morgado e Luís Filipe Vieira


sexta-feira, janeiro 19, 2007

Quem é jovem, quem é?

Já estou farto de ouvir falar da eterna juventude da equipa do Sporting: se ganham , ai que grande equipa...tão jovens e já valiosos, promissores...se perdem, ai porque a equipa é muito jovem, falta experiência, bla,bla,bla...e é sempre esta lengalenga.

Já aqui há tempos demonstrei que não é assim e mesmo sem Anderson a equipa do FCPORTO é mais jovem que a do Sporting.

Vejámos o último jogo:



Helton28

Tiago31

Pepe 23

M. Caneira 27

Bosingwa24

Tonel26

Fucile22

Polga27

B.Alves25

Ronny20M. Veloso20
Lucho26

Custódio23

P.Assunção26

Franerud26Yannick20
R.Meireles23Ibson 23J. Moutinho20

Quaresma23

C. Martins 24

H.Postiga24

Liedson 29

Lisandro23Vieirinha 20Alessandro25B.Pereirinha18








Média24.27


25.27

Média após subst.

24


24.09



Então qual é a equipa jovem?

Em que lugar está a equipa jovem? Exacto...Em primeiro!!!

Como está a equipa da juventude a comportar-se na Liga dos Campeões? Muito bem...Nos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões!!!

O próximo que falar na equipa jovem do Sporting atiro-lhe com um calhau à cabeça:-)))

Força, Capitão!!!

MODALIDADES

HOQUEI EM PATINS
Image hosted by Photobucket.com





BASQUETEBOL
Image hosted by Photobucket.com



Ora digam lá...

António Tavres Teles no OJogo:

1. Pelas últimas notícias, Ricardo Rocha está em vias de sair do Benfica, rumo ao Tottenham.

Ora, quem é que está a negociar o seu passe? Pois bem, ao que dizem essas mesmas notícias, José Veiga. Cabendo aqui pois a pergunta: mas afinal em que qualidade está a fazê-lo? Na de agente-FIFA, que já não é, ou na de funcionário do Benfica, que também já não é?

2. Aliás, essa pergunta e uma outra. A seguinte: no caso de o negócio se concretizar, a quem caberá a comissão desse negócio? Ao ex-agente FIFA ou a ex-funcionário do Benfica? Ou a outra pessoa-entidade qualquer?

3. Ainda sobre este assunto: se Ricardo Rocha deixou em tempos de ser representado por José Veiga (quando este ainda era agente-FIFA) tendo passado a sê-lo por Jorge Mendes, por que razão (segundo o que leio) Jorge Mendes está fora das negociações e é José Veiga a conduzi-las?

APOIADO

Manuel Tavares no OJOGO:


Alto e pára o jogo

Os futebolistas italianos anunciaram que não vão mandar a bola fora e que em caso de lesão a responsabilidade de parar o jogo passará a ser exclusivamente do árbitro. Ora aí está uma boa medida para combater a suspeição com que em Portugal são exploradas algumas situações de lesões



A Associação Italiana de Futebolistas (AIC) pediu aos seus filiados para não pontapearem a bola para fora das quatro linhas do campo em caso de lesão de adversários ou companheiros de equipa, deixando ao árbitro a decisão de interromper ou não o jogo.

Ora aí está uma forma excelente de os jogadores se afirmarem como um bom grupo de pressão. Sem abdicar das reivindicações corporativas naturais à sua própria essência, os futebolistas italianos têm ganho uma capacidade muito interessante de partilhar responsabilidades nas reformas do jogo e, obviamente, de melhoria do espectáculo. Ao que parece, a ideia de que é preciso salvar a galinha dos ovos de oiro vai fazendo o seu caminho no futebol europeu.

Talvez por a defesa do espectáculo ser um conceito com alguma tradição de partilha, esta iniciativa dos futebolistas não seja verdadeiramente surpreendente. O que não invalida que para a AIC ela seja um contributo decisivo para combater e eliminar um dos focos de polémica mais persistentes no ambiente do futebol profissional. E em torno do qual, volta e meia, as televisões acabam por provocar autênticos incêndios entre as massas adeptas.

Com a decisão de parar o jogo da exclusiva responsabilidade do árbitro, dificilmente alguém poderá continuar a apontar o dedo aos jogadores por falta de ética e passará também a ser mais difícil lançar a suspeita de falta de "fair play" sobre o treinador A ou B e por maioria de razão ao emblema X ou Y.

Tudo isto deveria ser tomado em boa conta quando se torna patente que no futebol não há apenas excessos de clubite. No caso português essa cegueira pelo emblema tem-se casado muito bem com a defesa de outros interesses menos apaixonantes e bem mais espúrios como sejam os das corporações que vivem directamente da indústria do futebol ou, indirectamente, de corporações relacionadas entre as quais as dos jornalistas, comunicadores e opinadores.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Deixa-me rir!!! Que GRANDE VACA:-))




Processo conexo ao Apito Dourado

Carolina Salgado disse às autoridades não saber quem bateu em Ricardo Bexiga


Carolina Salgado não sabe quem bateu ao vereador Ricardo Bexiga. Foi isso, pelo menos, que declarou às autoridades que investigam os processos conexos ao Apito Dourado. A ex-companheira de Pinto da Costa apenas revelou um terceiro autor moral do crime: Fernando Madureira, líder da claque dos Super Dragões, terá sido encarregue de contratar os dois operacionais que espancaram o vereador da oposição na autarquia de Gondomar.

As declarações de Carolina Salgado contrariam o que a própria escreveu no seu livro recentemente publicado. Nele, a ex-companheira de Pinto da Costa não revela quem eram os operacionais da agressão, mas deixa subentendido que sabe de quem se tratava, porque havia sido ela a arregimentar os seus serviços. "Fui-me encontrar com outros sujeitos, com o mesmo currículo, e que levaram o trabalho direito até ao fim", pode ler-se em Eu, Carolina, livro que já vai na sua 12.ª edição.

A confessa autora moral do atentado à vida do autarca Ricardo Bexiga não concretizou as acusações, o que poderá fazer perigar a investigação e gerar novos processos. Ainda mais porque Fernando Madureira e o próprio Pinto da Costa (outro dos alegados autores morais do crime) negam qualquer participação nos factos.

"É completamente falso. Para mim é igual que a Carolina Salgado diga que fui eu que bati ou que mandei bater. Ela vai ter de o provar em tribunal", afirmou ao PÚBLICO o líder da claque dos Super Dragões, assegurando ter dado instruções ao seu advogado, na passada segunda-feira, para avançar com uma queixa-crime por denúncia caluniosa.

Também já não é a primeira vez que Carolina Salgado fala às autoridades sobre a agressão a Ricardo Bexiga. O PÚBLICO sabe que a ex-companheira do presidente do FC Porto já havia revelado, no departamento que investiga a criminalidade económica da Polícia Judiciária, em Lisboa, alguns pormenores da alegada agressão. Também aí terá mostrado idêntica incerteza relativamente aos autores materiais do crime, nada tendo acrescentando quanto à sua identificação.

Os depoimentos de Carolina Salgado foram ainda marcados por alguma falta de comunicação entre as autoridades. O inquérito sobre a agressão a Ricardo Bexiga estava, na altura em que Carolina Salgado revelou aqueles pormenores, pendente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, mas este departamento nunca foi informado do que Carolina Salgado havia dito à Polícia Judiciária.

As declarações só foram conhecidas no momento em que o processo transitou para as mãos da equipa liderada pela procuradora-geral adjunta Maria José Morgado, que passou a unificar a informação. Contactada ontem pelo PÚBLICO, Maria José Morgado recusou prestar esclarecimentos sobre o interrogatório à ex-companheira de Pinto da Costa.


in Público

A Francesinha ..eheheh





Inspiração no novo diário desportivo...
vão deixar de se vender e passar a ser gratuitos

Nasceu esta semana um novo jornal, o Diário Desportivo, que tem a particularidade de ser distribuído gratuitamente na entrada das estações de metro e nos semáforos, tal como acontece com outros títulos generalistas, como o Destak ou o Metro. Segundo os responsáveis por aquele jornal, muitos deles ressentidos por terem sido despedidos ou nunca terem tido oportunidade de trabalhar nos jornais com preço de capa, o futuro da imprensa são os títulos gratuitos, cujos lucros advêm apenas da publicidade, teoria que chamou a atenção do Comité de Arbitragem, conforme nos explicou um ex-árbitro afecto ao Benfica, que pediu anonimato. «É verdade. Se o futuro da imprensa desportiva são os jornais gratuitos, como alguns dizem, o futuro da corrupção no seio da arbitragem também deve caminhar nesse sentido, uma vez que, por culpa do Apito Dourado, o tempo em que os árbitros aceitavam envelopes cheios de dinheiro, relógios, fios de ouro ou férias pagas é já tão anacrónico como o Festival da Canção. A partir de agora, os árbitros vão continuar a fazer favores ao Benfica, mas sem nada receber em troca, de forma gratuita, isto porque, como toda a gente sabe, o Benfica controla o Comité de Arbitragem e por isso, em troca da roubalheira gratuita, os árbitros receberão boas notas do CA no final de cada jogo, o que lhes permitirá subir no ranking da classificação e arbitrar jogos na Liga Bwin todas as semanas, facto que será de enorme importância quando se der a passagem à profissionalização da arbitragem, onde tal como acontece com os jogadores, os melhores árbitros receberão chorudos salários. Por tudo o que disse, é fácil perceber que os árbitros têm todas as vantagens em deixarem de se vender e passarem a ser gratuitos.» De referir que, tal como o Diário Desportivo é oferecido nos semáforos, os árbitros irão oferecer-se gratuitamente a Luís Filipe Vieira no Estádio da Luz, antecipando-se ao telefonema de José Veiga, que passará ele também a ser anacrónico nos anais da corrupção.


Mercado do Bolhão

Caros amigos, vamos ver quantas gramas de álcool acusa o sangue do futebol nacional… Pepe apanhado com 1,44 g de leite magro

É incontornável, indesmentivelmente a notícia da semana: o bom gigante Luisão foi apanhado a conduzir com 1,44 gramas de álcool no sangue, tendo passado a noite na cadeia. Porém, ao que A Francesinha apurou junto de um agente das autoridades, Luisão terá pedido um contra-teste, realizado pelo prestigiadíssimo departamento médico do Benfica, que apontou para números mais baixos: somente 1,22 gramas de azeite no sangue... Mas esta é uma história triste, pois quando chegou ao Benfica, o Luisão tinha fama de ser um tipo certinho e de não frequentar bares à noite. Agora percebemos porquê. Depois de jantar já está demasiado bêbado para sair de casa!

Luisão apanhado com 114 gramas de sangria no sangue

MAS fiquem certos de que o incidente não afectou apenas o Benfica. Isto porque, em Espanha, logo após as explosivas declarações do treinador, em que afirmava que o balneário do Real Madrid tresandava a álcool, terem causado um autêntico terramoto no clube espanhol, descobriu-se agora que nenhum jogador do Real Madrid lhe chega forte e feio. Na realidade, foi apenas Luisão que passou pelo balneário do estádio Santiago Bernabéu para visitar os seus amigos Robinho, Ronaldo e Roberto Carlos.

Luisão recusa oferta milionária do Al- Ittihad

mAS a semana não foi totalmente má para Luisão. Ao que A Francesinha apurou, o central encarnado recebeu uma mirabolante proposta do Al-Ittihad, clube apostado em formar um grande equipa. «Eu ia ganhar no Al-Ittihad duas vezes mais do que o Simão Sabrosa ganha no Benfica, mas recusei. Eu gosto do meu vinho. Não gosto do meu chá», explicou Luisão. Mexicanos têm ídolo com pés-de-chumbo

O Benfica lá conseguiu vender o Kikin, mas parece que a história está complicada, pois o Benfica ainda devia dinheiro pela compra do passe do Kikin e agora tem de receber do Tigres. Ou seja, o Benfica é devedor e credor ao mesmo tempo. Mas apesar de ter sido corrido do Benfica, Kikin Fonseca é um ídolo no México, sobretudo entre as crianças e as mulheres. Não admira, são aos únicos que ele consegue fintar.

ATÉ para a semana, amigos portistas!


Rigor Mortis pelo professor Pinto da Costa

Pediram a minha opinião sobre o caso Luisão e, mesmo no meio de uma autópsia, vou alinhavar algumas considerações. Queriam saber quantos copos de vinho teve o Luisão de beber para ficar com 1,44 gramas de álcool. Alguns jornais disseram 12. Eu discordo. O Luisão tem quase dois metros de altura, pelo que tem também mais algumas dezenas de metros de veias do que as pessoas normais. Por essa razão, é minha convicção profissional que o Luisão deve ter bebido entre 150 e 160 copos de vinho tinto, estando em condições de conduzir apenas porque o corpo humano, em situações de abuso de álcool, costuma funcionar quase mecanicamente, cumprindo, como um piloto automático, alguns hábitos da pessoa. Razão pela qual o Luisão ainda conseguiu conduzir até à discoteca Kapital, para onde me informam que se dirigia quando foi detido, como provavelmente faz todas as noites. Pronto. Agora deixem-me acabar de abrir o tórax do cadáver.

Conversas do Majestic
Toni e Vilarinho

ESTA semana tivemos o prazer de encontrar duas grandes figuras do futebol encarnado.

A Francesinha — Bons olhos vos vejam no Porto, caros amigos? O que fazem por cá?

Manuel Vilarinho — É sempre um prazer voltar ao Douro.

A Francesinha — Ao Porto, quer o senhor dizer…

Toni — Estamos aqui para ver os grandiosos monumentos da cidade.

A Francesinha — Os Clérigos? A Casa da Música? O Estádio do Dragão?

Manuel Vilarinho — As caves de Vila Nova de Gaia.

A Francesinha — O que acham do escândalo do Luisão?

Toni — Está bem que ele custou uma fortuna e não vale nem um quarto do que vale o Pepe, mas também não é preciso dizer que isso é um escândalo!

A Francesinha — Estávamos a falar de ter sido apanhado com 1,44 gramas de álcool no sangue pela Brigada de Trânsito…

Manuel Vilarinho — O Luisão honra a camisola que veste! O Luisão carrega a mística de antigos jogadores encarnados, como o Vítor Baptista, o Yuran, o Kulkov ou o Manique!

Toni — Sabem aquela história do Barcelona dizer que é «mais do que um clube»? o Benfica também é assim. É mais do que um clube. É mais, tipo, uma discoteca.

A Francesinha — Mas não acham que deviam dar indicações aos porteiros das discotecas para chamarem a atenção dos futebolistas do Benfica, quando tentam entrar nas discotecas às tantas da madrugada?

Toni — No Benfica preferimos trazer os porteiros para dentro do próprio clube. Como o primo Fernando.

A Francesinha — Mas os jogadores de futebol são autênticos ídolos paras as crianças e adolescentes. Não deviam dar melhores exemplos?

Manuel Vilarinho — Os jogadores do Benfica não fazem nada, divertem-se que nem uns doidos e ganham rios de dinheiro! Querem melhor exemplo do que esse?!

Toni — Por mim, deviam mudar o E Pluribus Unum e colocar, por baixo da águia, Carpe Diem: aproveita a vida!

Manuel Vilarinho — Brindo a isso! E por falar em brindar, chega de conversas! Garçon, traga quatro copos do melhor vinho que tiver na casa!

A Francesinha — Agradecemos a gentil oferta.

Toni — Ai vocês também querem um copo de vinho? Garçon, traga seis copos do melhor vinho que tiver na casa! Carpe Diem!

in Abola

quarta-feira, janeiro 17, 2007

ALÔ MARIA JOSÉ MORGADO?



Pinto de Sousa (PS) - O gajo [João Bartolomeu] sabe que está para ser o Isidoro e disse que é um escândalo. (...) Vamos ver calmamente com ele o que é que ele quer.
Pinto da Costa (PC) - É! Senão... mais vale pôr o António Costa, que ninguém discute. (...) Quem está em primeiro, não sabes?

PS - Tenho a impressão que é o Pedro Henriques.
PC - Isso, era espectacular pôr esse. (...) É sempre aquilo, nem bem nem mal.



O Ministério Público viu nisto indício de crime, mas, no caso de Luís Filipe Vieira, não foi feita qualquer diligência. Porém, há outras escutas a comprometer o presidente dos encarnados.



Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...
(...) Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?

LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?

LPV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?

LPV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)

VL - Talvez o Lucílio, pá!
LPV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)

VL - E o Proença?
LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!

VL - E o João Ferreira?
LPV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

in Publico


DESCUBRA AS DIFERENÇAS...UM FOI CONSTITUÍDO ARGUIDO PORQUE QUER O 1º CLASSIFICADO DOS ÁRBITROS...O OUTRO NEM OUVIDO É QUANDO ESCOLHE UM ÁRBITRO A DEDO, RECUSANDO MUITOS OUTROS...É UMA PALHAÇADA!!!!

ALÔ MARIA JOSÉ MORGADO?