segunda-feira, outubro 29, 2012

VITÓRIA NORMAL...DAS QUE DÃO OU TIRAM TÍTULOS :-)




Vítor Pereira, treinador do FC Porto, depois da vitória em casa do Estoril por 2-1, para a sétima jornada da Liga

(Festejou tanto no fim pela vitória ou pela forma como foi conseguida?) «Fundamentalmente isso, a forma como a equipa conseguiu dar a volta na segunda parte a uma desvantagem. Por termos capacidade de ir atrás de um resultado, de virarmos um resultado.)

(Queria dedicar a vitória a Pinto da Costa, que festejava o jogo 1000 como presidente do clube?) «Era realmente um desejo nosso podermos oferecer a vitória ao nosso presidente pelo exemplo de tantos títulos conquistados. A interiorização de todos os jogadores que passam pelo FC Porto vem em primeiro lugar do presidente. Queríamos oferecer-lhe a vitória e foi possível devido a uma atitude fortíssima.»

(Como é que explica o clique na segunda parte, quando a equipa deu a volta ao jogo?) «Era a única forma. Não tem a ver com o treinador. Tem a ver com a equipa sentir que, apesar de ter feito uma primeira parte a circular bem a bola e criar uma ou outra situação de jogo, era preciso mais alguma coisa, uma pressão mais alta. Os jogadores sentiram claramente isso. São ambiciosos, querem ganhar. O mérito é todo eles, eu não tenho nada a ver com estes cliques e com estas viragens. O que conversámos (ao intervalo) é que assim não ia chegar e era preciso mais alguma coisa e esse mais alguma coisa era jogarmos mais alto, provocarmos mais situações de rotura. Acabámos por ser felizes também, temos de o admitir.»

(Este é cada vez mais um campeonato a três?) «É muito prematuro, é muito cedo para estarmos já a definir três candidatos. Estes jogos são complicados. Eu disse que o treinador português é astuto. Não é utópico na forma como aborda o jogo. Não joga olhos nos olhos, se não seria mais simples. São treinadores inteligentes, que organizam bem a sua equipa do ponto de vista defensivo. Em vantagem a dificuldade é maior ainda. Foi um jogo sofrido, três pontos conquistados com muito suor, muita entreajuda, muito espírito, muita ambição.»

(Por quê tão sofrido?) «O sofrido é a forma como se consegue reverter ou dar a volta a um jogo sofrido, contra uma boa equipa, no seu terreno, com uma relva que não é para alimentar um ritmo forte de circulação, em que as perdas de bola surgem naturalmente, contra uma equipa que se organiza bem e tem jogadores perigosos.»

in maisfutebol


Bem...foi uma vitória normal...com uma exibição também ela normal...não muito entusiasmante, mas desde o 1º minuto ficou claro que só o FC Porto devia e merecia vencer este jogo...

Entramos relativamente bem, mas depois mais uma diarreia da defesa que permitiu ao Estoril sem saber ler nem escrever ficar na frente...já agora este Steven Vitória...o nome não me era estranho foi júnior do FC Porto e depois andou uma série de épocas nos emprestados FCP SAD :-) Estes tipos só sabem marcar golos contras as suas ex-equipas...malditos...Depois...muito domínio e uma ou outra situação de perigo...e uma claríssima situação de golo falhada clamorosamente podia virar mais cedo o jogo...

A única diferença que vi da 1ª parte para a 2ª foram os golos e tudo o que eles trazem...em 5 minutos demos a volta ao jogo, com o "pastelão" que diga-se na primeira parte andou desinspirado... a fazer remates disparatados, mas já na segunda esteve muito bem...especialmente no golo do empate e o Varela também continua a marcar e aparecer no local certo sempre que é preciso...a partir daí foi deixar o jogo correr até ao fim...sem grandes complicações...

Lá está...um jogo que só nós merecíamos ganhar, mesmo sem termos feito nada de extraordinário...mas os gajos não fizeram grande coisa, só foram lá uma vez e marcaram...e são jogos como estes que por vezes os títulos vão com os anjinhos...ainda bem que fomos a tempo de rectificar...

O Vítor Pereira disse que não teve nada a ver com esta reviravolta...ainda bem...só faltava agora a malta começar a dar mérito algum ao treinador...:-)) A gente já sabe, que quando perde a culpa é dele e quando ganha é porque tem jogadores fora de série que resolvem...nós já percebemos isso....:-)

Next...