domingo, fevereiro 14, 2016

PERSPECTIVAS

Sporting: 9 vitórias tangenciais; 8 vitórias por mais de dois golos de diferença(4 vitórias por 2 de diferença, entre eles o FCP; 4 vitórias por mais de 3 de diferença,entre eles o SLB.)

Benfica: 3 vitórias tangenciais; 14 vitórias por mais de dois golos de diferença (5 vitórias por 2 de diferença; 9 vitórias por mais de 3 golos de diferença)


Dado que hoje o Sporting voltou a distanciar-se, eu reafirmo a meu desejo pela vitória encarnada no campeonato, se o FCP não lá chegar, teria de ser perfeito nas 12 jornadas que faltam.

Os dados que eu valorizo e sustentam essa opção estão bem explícitos.

O Sporting tem 9 vitórias tangenciais, já para não falar nos 4 empates, vivendo sempre no limbo e todos sabemos , especialmente os que viram todos os jogos e não adeptos de resumos ou dos jogos grandes mas cheios de certezas repentinas e pouco sustentadas , que muitas destas foram vitórias pífias. Ainda hoje, mais 2 penaltis, as mãos e os penaltis fora da área.

Já o Benfica só tem 3 vitórias tangenciais e esmagou 14 vezes, 9 das quais por mais de 3 golos. Sem comparação possível. Vitórias muito mais dignas e categóricas.

Sofre de dois problemas: É de extremos. Ou esmaga ou perde, daí só ter um empate. E não ganha aos seus adversários directos. 3 das 4 derrotas foram com eles e mesmo assim está somente a 3 pontos do líder e tem 3 de vantagem sobre o outro.

Além disso, é preciso ter em conta as circunstâncias dessas derrotas: No Dragão perdeu a 4 minutos do fim, depois de ter tido 3 grandes ocasiões de golo na primeira parte, onde o FCP não fez um ataque nem um remate digno desse nome; Contra o Sporting, sofreu 3 penaltis que não foram assinalados e que mudariam completamente o cariz do jogo; e ontem foi o que vimos, desperdiçando uma série de oportunidades por demérito próprio e outras por mérito alheio.

Se juntarmos a isto a quantidade de lesionados titulares e decisivos num passado recente, mais mérito lhes dou.

Há quem valorize muito o confronto directo, mas como isto é um campeonato, uma prova com 18 equipas, para mim é claríssimo que o Benfica merece muito mais o título, tendo ainda em conta o que disse acima das vitórias pífias do Sporting e continuam jornada após jornada, já para não falar nos histéricos do topo.