sexta-feira, abril 16, 2004

Fatiotas 2004/2005

Um Porto finíssimo

Os olhares mais preguiçosos são capazes de não detectar de imediato qualquer diferença entre o equipamento principal do FC Porto para a próxima temporada e o que foi utilizado há duas épocas. Mas A BOLA pode garantir-lhes que existirá uma diferença, ligeira mas há. É verdade que as listas vão ser 18 e finíssimas — nove à frente e nove atrás —, tal como em 2002/2003, mas ao contrário do que então sucedia será o azul a dominar — dez listas, concretamente, contra oito brancas. Os calções e as meias também terão novo visual.

Se quiserem, na próxima época, equipar a rigor como um verdadeiro dragão, não vale a pena ir ao baú e procurar a camisola que tinha comprado ou recebido de oferta, quem sabe de aniversário, há dois anos, porque corre o risco de parecer old-fashioned, ou em português suave, fora de moda. Nestas coisas do marketing, a multinacional de equipamentos desportivos com sede em Beaverton/ Portland, no estado de Oregon, na Costa Oeste dos Estados Unidos, não facilita. Nem um pouco. A máquina de fazer notas em que se tornou a NIKE, que há três semanas renovou até 2008 o contrato com o FC Porto, prometendo uma recompensa fortíssima para os portistas consoante os objectivos que forem conquistados pela equipa de José Mourinho — a propósito: fala-se num acréscimo de vários milhões de euros caso os azuis e brancos atinjam a final da Liga dos campeões... —, não dá nunca ponto sem só. Sempre com o objectivo de aumentar os lucros, que chegam a somas estratosféricas a cada ano que passa, num investimento com cada vez maior retorno, desde o dia em que decidiram intrometer-se nas vestimentas das equipas de futebol, acabando com o monopólio da Adidas e da Puma, as marcas gémeas alemãs, os especialistas da Nike têm já preparada a nova linha portista para a temporada de 2004/2005.

Adoramos, adoramos, adoramos...

Há não muito tempo, os responsáveis do FC Porto foram confrontados com o fato de gala que a Nike preparou para o dragão, não tendo sido necessário, ao que parece, recorrer aos materiais da NASA, a agência espacial norte-americana que forneceu soluções para os equipamentos que a selecção inglesa vai apresentar no Euro-2004, para seduzir os poucos afortunados que já tiveram possibilidade de ver em exclusivo o novo traje do dragão. Um traje, obviamente, azul e branco. E com muitas listas. Tantas quantas as que surgiram no equipamento de 2002/2003. Com a diferença ao nível da pigmentação — serão mais as listas azuis que as brancas. Os colarinhos também desaparecem, surgindo, ao invés, um decote redondo, com o símbolo da Nike debruado a vermelho no lado direito da camisola, enquanto o símbolo do clube surge naturalmente no lado do coração. Os calções serão azuis. Do mesmo azul das listas da camisola, sem o vivo branco que se vislumbrava há duas épocas. As meias, essas, é que serão totalmente diferentes. Brancas com duas barras azuis, de um azul escuríssimo, num contraste extremamente apelativo aos olhos de quem apreciará os bailados dos dragões na temporada que se segue.

in abola