quarta-feira, janeiro 14, 2009

HIPOCRISIA




A Taça de Portugal é uma das prioridades da agenda do FC Porto?

Sim, e com uma importância acrescida pelo importante prémio monetário que envolve agora. Até que enfim, a prova dita rainha do futebol português é tratada com a dignidade que merece e, como é natural, o FC Porto quer ganhar esse título. A Taça da Liga, sem lhe retirar nenhum do prestígio que já atingiu, ainda é uma competição em fase de afirmação. Será a forma como conseguir evoluir que vai determinar a sua importância a prazo, embora seja nosso objectivo também vencer nessa frente.

Jesualdo Ferreira em entrevista ao OJOGO


Compreendo perfeitamente que se faça a gestão do plantel, desde que não se deixe 11 ou 10 jogadores titulares como se fez na 1ªJornada e 2ªJornada, respectivamente e tendo em conta que o próximo jogo do campeonato é daqui a 15 dias.

Compreendo perfeitamente que temos outras provas prioritárias como o campeonato, os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e mesmo a Taça de Portugal.

Mas,é hipocrisia vir afirmar que a forma como a Taça da Liga evoluir é que vai determinar a sua importância e prestígio. E que tal o Jesualdo Ferreira contribuir para isso, jogando com uma equipa forte, pincelada com uma ou outra alteração? Ou acha, que é deixando 11 titulares de fora que está a prestigiar esta competição e contribuir para sua evolução? Pura hipocrisa.

Aliás, parece que para Jesualdo Ferreira tudo se resume a dinheiro.

Com que então a Taça de Portugal agora é tratada com dignidade só porque disseram que o prémio do vencedor pode atingir o 1 milhão de euros?

Olhe, eu pensava que um dos motivos seria pelo facto que essa prova dá acesso a um lugar na UEFA, e por outro lado é um das poucas provas onde os mais pequenos podiam brilhar, coisa inimaginável num campeonato de ricos.

Mas, mesmo quanto aos prémios o Jesualdo Ferreira e a sua estrutura se calhar não fez bem as contas. Vejamos:

- A Taça de Portugal oferece um prémio de 500 mil euros para o vencedor e 200 mil para o vencido. A acrescentar a isto o vencedor pode acumular mais meio milhão através de direitos televisivos, porque muitos mais jogos são transmitidos, mas mesmo este valor pelos vistos está a ser criticado. Depois do Benfica se queixar dos valores, agora chegou a vez do FC Porto e Leixões, que no JN do Domingo passado com o título "Portistas e leixonenses indignados com a FPF", referia que as verbas das transmissões são bastante baixas. O motivo da discórdia são os 175 mil euros pagos, valor que depois de um reunião dos clubes com a FPF subiu para 200 mil, mas que é idêntica ao jogo do Leixões com o Benfica, quando agora estamos a falar nos quartos-de-final.

- A Taça da Liga ofereceu 500 mil euros ao V.Setúbal só por estar na final a que deve ter acrescentado os prémios da vitória. Ou seja recebeu tanto como o vencedor da Taça de Portugal desta época irá arrecadar, e com novo modelo implementado este ano, é de prever que esse valor até suba. Segundo Hermínio Loureiro a taça da Liga gerou 3 milhões de euros o ano passado.

Por isso em termos puramente monetários, não vejo grandes diferenças como Jesualdo Ferreira apregoa.

Que não lhe interesse muito esta prova, está no seu direito; que venha com o discurso dos valores monetários, como se viu , não pega; mas já só faltava dizer que tem como objectivo vencê-la. Pois. Até pode muito bem acontecer. Mas é o mesmo que o Jesualdo dizer que quer ganhar a Liga dos Campeões e apresentar-se contra o Atlético de Madrid sem 11 dos habituais titulares. Pura hipocrisia.

Esperemos apenas que os miúdos e graúdos de segunda escolha façam o melhor que sabem e a mais não são obrigados.

P.S: José Pereira, o Edson teve que deixar a Académica porque os academistas não aceitaram que na próxima jornada da Taça da Liga o Edson marcasse penáltis nem que fosse à baliza. :-)