segunda-feira, abril 11, 2011

A "GUERRA" NO MINHO :-)



«Falar sobre o adiamento é discurso hipócrita», diz Machado

«É uma falsa questão. Não podem dizer que estão em causa os interesses do futebol português, porque já estava garantida uma equipa a mais na UEFA na próxima época. Jogando esta semana estou a defender os interesses do meu grupo. Em consciência, os outros teriam feito o mesmo. É um discurso hipócrita.»

A presença nas provas da UEFA está garantida pela presença na final da Taça de Portugal, mas Manuel Machado continua a apontar os primeiros cinco lugares como meta. «Temos parte dos objectivos conseguidos, mas não abdicamos de ficar numa posição entre os cinco primeiros. O objectivo é conquistar os três pontos em Braga», afirmou o treinador vimaranense, que espera um Braga embalado pelo bom resultado na Liga Europa, em Kiev:

«Falo apenas pela minha equipa. Vi o jogo do Braga com o Dínamo, como vi o Benfica e o FC Porto, acompanhei todos com entusiasmo e, com franqueza, fiquei feliz pelas equipas terem dado um bom passo, com as vitórias categóricas de Porto e Benfica e com o empate do Braga, que é um bom resultado. É esse Braga que estou à espera, o Braga que tem aparecido na UEFA e que se tem reabilitado no campeonato.»

Sobre o facto de poucos adeptos do Vitória se poderem deslocar a Braga devido à polémica em torno dos bilhetes, Manuel Machado foi pragmático. «Num estádio de 25 a 30 mil pessoas, estarem 1500 ou dez é quase a mesma coisa. As coisas resolvem-se nas quatro linhas», concluiu.

in ojogo e pasquim lampião



Nestas coisas eu estou como o José Manuel Ribeiro no Ojogo:


Interesse nacional depende das fases da Lua

A lógica de Domingos soa imbatível. Explicou Manuel Machado, anteontem, que recusou adiar o dérbi de hoje com o Braga porque não lhe pagam para recusar uma vantagem táctica sobre o adversário; neste caso, a emergência da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, a jogar na quinta-feira no campo e já hoje - espera Machado - no pensamento de todos os jogadores bracarenses, se calhar até no do treinador. Domingos reapreciou o assunto: "É viver à custa do mal dos outros." E lembrou mais: o Guimarães devia recordar-se que é dos pontos ganhos no ranking da UEFA que provêm algumas das suas próprias participações europeias. Também está certo. Esta jornada, os companheiros do Braga na aventura europeia, ambos livres de compromissos no campeonato, decidiram remodelar as equipas, um de forma mais drástica do que o outro. Ninguém censura nem interroga regulamentos, eventualmente por estarem envolvidos, em simultâneo, FC Porto e Benfica (ainda que em situação diferente, como se pode ver pelos onzes utilizados ontem, e pelos resultados também), mas o interesse nacional no ranking da UEFA, que Domingos recorda a Manuel Machado, é bem capaz de estar a ser uma chatice para as equipas lá do fundo que não têm a sorte de encontrar nenhum dos dois até ao fim do campeonato. Agora imaginemos que, em vez de jogar com os aflitos, o Benfica das poupanças encontrava nesta altura os adversários do Braga na discussão do terceiro e quarto lugar. Ou que, por capricho, o calendário tivesse agendado o FC Porto-Sporting da próxima semana para esta jornada. O ranking da UEFA continuaria a reinar nas prioridades de Domingos?


Mas de qualquer modo, vamos lá às contitas...Uma coisa é certa, o V.Guimarães já está apurado para a Liga Europa, pelo facto de ser finalista da Taça de Portugal e um dos outros finalistas FC Porto/Benfica já estarem apurados para a Liga dos Campeões...por isso pode cantar de galo, um bocadito nesta altura, mas se não estivesse via Taça de Portugal provavelmente deveria agradecer ao Braga por uma vaga na UEFA...:-)  

Senão vejámos:

O ranking que definiu quantas equipas teremos na próxima época nas provas da UEFA, foi o do ano passado, o 2010.

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



Nesse, Portugal ficou em 9º lugar, com 38,296 pontos...lugar esse que garantiu 6 equipas em 2011/2012:

- 2 clubes na Liga dos Campeões: o Campeão entra directamente na fase de grupos e o 2ºclassificado numa 3ªPré-eliminatória da Liga dos Campeões.

- 4 clubes na Liga Europa: o vencedor da Taça de Portugal ,o 3º classificado no Play-off, o quarto classificado numa 3ªPré-eliminatória e o quinto classificado na 2ªPré-eliminatória.



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Qual foi a participação do Braga e V.Guimarães para isso?


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Bem, o Braga contribuiu 4 anos para isso, visto que o ano passado não fez nenhum ponto...obtendo 4,9999 pontos para o ranking do país, que corresponde a 13% do contributo dos clubes portugueses.

Já o V.Guimarães contribuiu 2 anos para o ranking...obtendo 1,0475 pontos para o ranking do país, o que corresponde a 2,7% do contributo dos clubes portugueses.

Ou seja, sem o contributo dos pontos do V.Guimarães, Portugal manteria o 9ºlugar com direito aos mesmos clubes...ou seja desceria dos 38,296 para 37,248...mas fora do alcance da Holanda... 

Agora, sem os pontos do Braga, Portugal desceria para 12ºlugar do ranking(33,296), ficando reduzido a 5 clubes, onde só haveria vagas para o 3º e 4º lugar no campeonato...

Ou seja, por via directamente do campeonato(excluindo via Taça) sem os pontos do Braga, o V.Guimarães estaria neste momento fora de qualquer competição europeia(ocupa o 6º neste momento)...e veria a sua vida mais difícil para qualificar-se para uma prova europeia, se só o 4ºlugar desse a última vaga...já o contrário não faria diferença ao Braga...mas como teve o rebuçado da Taça...

Ou seja, o V.Guimarães deveria ter um bocadito mais de respeito...mas compreendo esta rivalidade...eu também quero sempre que a lampionagem vá de vê-la logo à primeira, pouco me importando com o contributo...:-))

Pronto, tenho dito. :-)  Entretenham-se aí logo à noite...:-)



P.S.: Há coisas engraçadas não há?



Não faltam jogos de amigos...eu lembro-me do ano passado ,  de um jogo entre amigos ...o tal dos 8-1 na Luz...:-)))






------------
Câmara Corporativa