terça-feira, dezembro 17, 2013

MIGUEL SOUTA TAVARES - VARRIDOS DA EUROPA

1- A hecatombe em que se transformou esta época a participação de equipas portuguesas nas competições europeias tem uma clara vantagem: descendo no ranking, teremos menos equipas em competição, logo menos hipóteses de andar a fazer de saco de pancada - que foi o que fizemos este ano.

Na Liga Europa, foram todos varridos, sem fama alguma e talvez sem proveito que dê para pagar as despesas. Na Liga dos Campeões, o cabeça-de-série Benfica, colocado num dos grupos mais fáceis, se não mesmo o mais fácil, não sobrepor-se a um modestíssimo Olimpiakos. O mais que conseguiu foi despedir-se em brio, derrotando um PSG muito desfalcado (embora, na imortal declaração de Jorge Jesus, candidata a frase do ano, não ficasse mais fraco sem Ibrahimovic). Também o FC Porto se despediu em Madrid, com nova derrota frente a meia reserva do Atlético de Madrid. Quatro bolas nos postes, um penalty falhado e outro por assinalar não chegam para apagar a sensação dada ao longo de todo o encontro de que meia reserva do Atlético de Madrid chegaria sempre para esta versão de terceira categoria do FC Porto made in Paulo Fonseca. E tanto penalty falhado esta época, sobretudo da forma como Josué falhou este, com o guarda-redes já em queda para um lado e ele a chutar para aí, já não se chama azar, mas sim outra coisa: falta de estatuto para jogar ao nível da Champions. Terminando o grupo com uma só vitória, um ponto conquistado em casa e cinco no total, confirmou-se que também o seu treinador tem ainda muito que pedalar e aprender para conseguir ser minimamente competítivo a este nível. Ele está, talvez, a aprender com os falhanços, o FC Porto é que não sei o que esteja a aprender.

A classificação in-extremis da Selecção Nacional para o Mundial do Brasil, graças a uma noite superlativa de Cristiano Ronaldo, poderá iludir muitos, mas não durante muito tempo. A Selecção é ele, Moutinho e nada mais. E a nossa Liga acumula jornadas sobre jornadas sem que se veja um único jogo bem jogado, de princípio a fim. Já é uma sorte se o campo tem as dimensões adequadas, o relvado não parece uma chapa ondulada e não há um autocarro estacionado em permanência frente a uma das balizas. Nos incontáveis espaços de debate futebolístico escalpeliza-se até à náusea a bola na mão que foi ou não penalty, o off-side milimétrico que é sinal de roubo se não assinalado, tudo acompanhado de um saber enciclopédico sobre incidentes de épocas passadas, uns reais outros inventados, que é suposto iluminarem a discussão sobre a situação presente (a semana passada, ouvi na rádio um sportinguista, Jaime Mourão Ferreira, declarar, sem se rir, que a presente liderança do Sporting é «a prova» de que no passado o Sporting foi sempre roubado, por tal não acontecer. Mesmo quando conseguiu acabar um campeonato em 7º lugar ou a 36 pontos do líder, nunca foi por demérito seu, mas por força da máfia oculta do sistema). Mas discutir o que interessa as condições dos estádios, a qualidade dos jogos, as atitudes de anti-jogo dos treinadores, ou o exemplo de um Olhanense-Benfica, em que pelos de Olhão alinharam jogadores de onze nacionalidades diferentes(!) e pelo Benfica alinhou uma aliança sul-americana/ex-Jugoslávia - isso não merece a atenção de ninguém.

Hoje, a única coisa que interessa discutir é a liderança do Sporting. Não tiro o mérito a essa liderança e gosto muito de ver como andam felizes os meus amigos sporíinguistas. Mas tanto elogio e tanta vénia até fazem esque cer que essa liderança acontece numa Liga onde se tem jogado o pior futebol dos últimos anos. Se recuar uma década, de facto não me consigo lembrar de nenhuma grande equipa do Sporting, a ní vel interno ou externo. Mas lembro-me do Beníica da primeira época de Jorge Jesus, do Braga de Domingos Paciência e de várias equipes e épocas do FC Porto, onde o futebol jogado não tinha comparação com o que se vê hoje. Andámos para trás, não andámos para a frente.

2- Um leitor portista que comunga da minha estupefacção por ver o Silvestre Varela como titular indiscutível do FC Porto, sob o comando de Vítor Pereira e agora de Paulo Fonseca, deu-se ao trabalho de assentar, minuto a minuto, tudo o que Varela fez no jogo de quarta-feira, contra o Atlético de Madrid. O resultado foi, como eu sabia, um impressionante rol de bolas perdidas e passes falhados, cumulando num saldo final de quase absoluta inutilidade. E digo quase, porque, apesar de tudo, foi dos seus jogos mais conseguidos: cabeceou uma bola à trave e fez um cruzamento para Jackson atirar também uma bola ao poste. Isto, aos olhos de Paulo Fonseca e da critica, sempre tão generosa com Varela, é uma exibição de encher o olho. Sem surpresa alguma, portanto, lá estava ele como titular frente ao Rio Ave, aliás pela 100ª vez na Liga portuguesa. E, desta vez, fui eu que me muni de um bloco notas e de uma caneta para registar tudo, absolutamente tudo, o que Varela fizesse em mais uma grande exibição.

Antes, porém, deixem-me reproduzir o que aqui se escreveu sobre o desempenho de Varela contra o Rio Ave. Na crónica do jogo, Nuno Vieira escreveu que «o extremo foi o principal agitador do ataque, foi ele quem manteve a chama ofensiva da equipa». E, na apreciação individual, Rui Amorim deu-lhe uma nota 6 e escreveu: «entortou Lionn e serviu de bandeja o golo de Jackson, divertindo-se com mais umas quantas diabruras pelas alas». Agora, o que exactamente aconteceu:

- Aos 50 minutos, Varela fintou muito bem o defesa Lionn e cruzou para Jackson facturar em estilo.

- Aos 90+1, já como jogo decidido, passou pelo defesa em contra-ataque e cruzou para ninguém. E isto foi o total das diabruras que fez durante todo o jogo: um cruzamento bem feito que deu golo e outro mal feito. De resto, e em todo o jogo, não teve outro cruzamento, um livre ou um canto batidos, um remate à baliza, um passe a desmarcar na frente, um passe em profundidade, uma simples finta sobre um adversário;

- Recebeu e perdeu a bola 15 vezes (minutos 3,9,12,21,29,35, 38,55,61,64,65,75,78,84 e 88);

- Ganhou um canto, sofreu uma falta, fez um corte defensivo e foi batido duas vezes em velocidade;

- Recebeu a bola e passou curto para a frente uma vez, para o lado duas vezes e para trás 18 vezes (junto com as perdas de bola, a sua jogada mais comum).

Desafio os críticos e Paulo Fonseca a verem o vídeo do jogo e a desmentirem-me.

3- Li que, não esquecendo as suas raízes, Cristiano Ronaldo ia ter um gesto pela Madeira. Iria ele oferecer à sua terra uma escola, uma ala de hospital, um lar para órfãos ou para a terceira idade? Iria seguir o saudável princípio anglo-saxónico do pay-back, que faz com que os milionários se sintam moralmente obrigados a devolver à comunidade parte do muito que receberam, mesmo que apenas pelo seu esforço e mérito? (Se ele o faz discretamente, peço desde já desculpe). Não: Cristiano Ronaldo optou por oferecer à Madeira um museu - tão importante que a inauguração teve direito à presença do presidente do Governo Regional e de um batalhão de jornalistas. Seria um museu de história, sobre a história da colonização e da emigração da Madeira? Um museu sobre o mar, sobre a pesca, sobre o vinho da Madeira? Um museu de arte, pintura, escultura, fotografia? Um museu de artesanato local? Não, infelizmente, não. É um museu sobre o CR 7, um museu sobre ele próprio. Os seus troféus, fotografias dele, uma escultura de cera dele e o mais que eu certamente não irei ver. É, seguramente, o primeiro museu do mundo dedicado a um jogador de futebol.E o primeiro dedicado a uma pessoa, feito pela própria pessoa, com a possível excepção da Coreia do Norte, que talvez tenha um museu sobre um dos Kim. Francamente, acho que Cristiano Ronaldo devia ser melhor aconselhado. Ter alguém que lhe explicasse que não há nada mais triste do que uma auto-homenagem.

in abola


O MST acaba por me derrotar por cansaço e falta de pachorra para aturar imbecis...mas ainda vou ao último round...:-)

Ficamos a saber que afinal o Vítor Pereira era um treinador do caraças...pois a sua "medíocre" participação o ano passado, como era catalogada por estes imbecis... afinal não era tão fácil de ultrapassar como os teóricos queriam fazer crer...afinal o VP tinha pedalada..."confirmou-se que também o seu treinador tem ainda muito que pedalar e aprender para conseguir ser minimamente competitivo a este nível"


Portanto, parece que fica sempre todo contente com a desgraça europeia, onde até vê aspectos positivos... com um ranking mais baixo na UEFA, menos equipas na UEFA, mais dificuldades para entrar directamente na prova, é isso que o conforta? O que podia dizer e como é burro como uma porta não sabe é que com menos equipas em  prova, e como as principais são as que contribuem mais, há menos pontos a dividir, logo poderão contribuir com mais pontos para o ranking, mas a consequência disso a médio prazo é mais equipas portuguesas...mais entradas directas nas provas,etc...coisa que o atrapalha muito...este lindo patriota bacoco...

"Josué falhou este, com o guarda-redes já em queda para um lado e ele a chutar para aí, já não se chama azar, mas sim outra coisa: falta de estatuto para jogar ao nível da Champions." Já disse mais que uma vez,  por que é que não contratam este gajo para treinador de penaltys? Com o gajo ninguém falhava nenhum...seria robotizado...os jogadores não teriam emoções, veriam sempre para que lado o GR ia cair, chutariam sempre para o ângulo fora do alcance do GR...seria uma coisa nunca vista...e realmente o Josué tinha muito que aprender...afinal foi o primeiro que falhou na sua carreira...inadmissível...falhar um penalty...realmente não tem estatuto para Liga dos Campeões, pois grandes craques mundiais, na Liga dos Campeões nunca falharam penaltys...se calhar também não tinham estatuto...sem estatuto têm estes teóricos de merda...

"Um leitor portista que comunga da minha estupefacção por ver o Silvestre Varela como titular indiscutível do FC Porto, sob o comando de Vítor Pereira e agora de Paulo Fonseca, deu-se ao trabalho de assentar, minuto a minuto..."
Eu vou tentar adivinhar quem é o "leitor" que analisa cada peido, cada escarradela do Varela ao longo de 90 minutos... deixa cá ver...o filho?...o gajo de onde ele faz plágio para os livros? Vários heterónimos? Vou por esta última...:-) Se não for nenhum destas a sapiência futebolistica de merda desse leitor está ao nível do MST..que vão à caça de gambozinos de meiínha branca...:-))


"A Selecção é ele, Moutinho e nada mais." A selecção tem Ronaldo e Moutinho...aahahahahah...CR faz 1 jogo bom em 10...e o Moutinho...sem dúvida, mas vindo do MST...nem digo nada...rio-me...rio-me...rio-me... e realmente a selecção tem um leque fraco de escolhas, mas isso só nos deveria orgulhar e ser motivo de elogios...pois se uma selecção que como ele diz só tem dois jogadores "Ronaldo e Moutinho" e consegue o apuramento para o Mundial, não cometeu um feito do caraças?...:-) Critica pelo facto do apuramento ser à rasca, mas diz que a selecção só tem dois jogadores...que puta de coerência...

Sim, ver o Sporting a falar de arbitragens parece que estamos a ver uma excursão do Magalhães Lemos...:-)

"Mas discutir o que interessa as condições dos estádios, a qualidade dos jogos, as atitudes de anti-jogo dos treinadores, ou o exemplo de um Olhanense-Benfica, em que pelos de Olhão alinharam jogadores de onze nacionalidades diferentes(!) e pelo Benfica alinhou uma aliança sul-americana/ex-Jugoslávia - isso não merece a atenção de ninguém."
Criticar os estrangeiros do Olhanense-Benfica? Ó pá...os dirigentes do Olhanense, Benfica, FC Porto etc, não querem ser patrioteiros bacocos, não é assim Miguelito ?

Realmente ninguém quer discutir os verdadeiros problemas do futebol, por isso mesmo é que o MST faz uma análise infantil, apalermada segundo a segundo do Varela e escolheu o jogo e a versão que lhe apeteceu...ainda bem que temos estes pensadores...estes adiantados mentais a pensar em futebol...:-) Foi pena de não ter pegado no seu caderninho do último jogo a titular do Quintero...se calhar também chegaria a algumas conclusões engraçadas...mas claro...estes gajos de má-fé é que são adeptos do caralho com uma sabedoria...são  uns incompreendidos...os outros tem boa imprensa...até de jornalistas da Abola...:-))  e no Dragão passam a vida a dar-lhe prémios como melhor em campo...deve ser 30 e tal mil jornalistas desportivos...:-))

É verdade o Varela teve pela 100ª vez na equipa...mas pior do que isso, é que já aturámos mais de 100 crónicas do acéfalo futebolístico MST e ainda lhe damos atenção...nós é que merecemos um Dragão de Ouro...Vem aí o Quaresma...dizia o MST antigamente que a artistas como o Quaresma tudo era permitido e não deveriam criticar e não compreendia os assobios...podiam passar ao lado de um jogo, podiam não fazer nada em 90 minutos, podiam perder todos os lances... mas depois num único lance lá vinha a trivela ou outro lance qualquer e ficava desculpado para todo o sempre...era um artista, diziam os MSTs desta vida...só precisava de um número por jogo...já o Varela mesmo que faça só esse número, como oferecer o golo da vitória contra o Rio Ave não terá a mesma compreensão...agendas..

Eu acho que o CR deveria fazer um museu do anedotário nacional...e enchia só com a diarreias mentais do  MST, que tem estas lindas atitudes de insultar, insinuar mas depois diz que pede já desculpa porque não sabe...e se fosse para a PQP??? E o MST,  o que é que faz, para além de matar animais para seu belo prazer?  E eu até nunca fui um fã do CR, mas vejo coisas escritas pelos estes paineleiros inacreditáveis só porque não gostam do gajo...E realmente o CR, está numa fase da vida que precisa mesmo de conselhos do MST...a sua carreira está destruida...está na fase descendente...ele precisava é de um conselheiro que pegasse em caderninhos e apontasse tudo o que um jogador do seu clube,( por acaso dos mais influentes e que mais contribuiu para os bons jogos do FC Porto) faz só para o tentar denegrir pela milésima vez...um desonesto, uma gajo de má-fé que mete nojo aos cães...se calhar até aos seus companheiros de caça...mas curiosamente a Coreira do Norte e o Kim também deve usar muito esse tipo de caderninhos...pelos vistos os tiques já o Miguel tem...