sexta-feira, julho 11, 2008

ESCRAVO?

Uma megaoperação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR apreendeu nos últimos dias no Norte do País centenas de armas de fogo. Pistolas de calibre 6,35 mm,
7,65 mm e 9 mm, revólveres, carabinas, caçadeiras e até uma metralhadora integravam a lista de capturas, atenuando-se assim um problema: o de, um pouco por todo o lado, estar a florescer o perigo das armas à solta.

Vários jornais divulgaram pormenores da actuação das autoridades, identificando até alguns bandoleiros. Em nenhuma circunstância, no entanto, se fez referência à possibilidade de alguma das armas ter sido apontada à cabeça de qualquer estrela do futebol para assinar contrato por este ou aquele clube. E esse "pormaior" é o bastante para, pelo menos por cá, se confirmar o despropósito com que o presidente da FIFA resolveu ontem mostrar-se favorável a uma possível transferência de Cristiano Ronaldo do Manchester para o Real Madrid ao arrepio das regras instituídas. Para Joseph Blatter é preciso extirpar o que denuncia de modo delirante: "há muita escravatura na transferência de jogadores".

Se o dito do presidente da FIFA não tivesse que ver com um tema sério daria para rirmos a bandeiras despregadas. Imagine-se: o inefável presidente da FIFA acha que os contratos dos jogadores podem ser rasgados, não são para cumprir!

Afirmação bastante para, um dia destes, as entidades que assinam contratos de milhões com a FIFA também se porem de atalaia; o homem pode não ser de confiar…

O ridículo não paga imposto - muito menos nesta fase de "seally season". E só assim se entende a junção ao dislate de Joseph Blatter da reacção de Cristiano Ronaldo em declarações à TVI. O astro concorda com o presidente da FIFA sobre a existência de escravatura! Como disse?

Apesar de um Europeu para esquecer, dentro do relvado e pela postura pública, até no alimentar das especulações sobre a hipótese Real Madrid, o menino bonito do futebol português das duas uma: ou foi imprudente e deve pedir desculpa ou, então, acha que já tem um estatuto que dá para tudo; até para alinhar pelos disparates do ancião Blatter.

Assim como assim, antes Cristiano Ronaldo, para já não falar da palavra, fosse escravo da defesa dos contratos que assina.

Fernando Santos no OJOGO



Muito bem, parece que todas estas vedetas emergentes têm a escola Pesetera de Luis Figo, outro sem carácter mas que foi sempre bajulado.