quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Julio Magalhães

Sonhos traídos

O FC Porto é, desde o início da temporada, a equipa mais forte, mais consistente e mais equilibrada.

E pronto. O Porto empatou na Luz, e agora parece que não vale a pena contrariar mais aquilo que é, há muito, uma evidência. Os "comandados" de Mourinho vão mesmo ser campeões. Em conversa com amigos meus, benfiquistas e sportinguistas, durante o fim-de-semana, todos guardavam uma secreta esperança de uma vitória do Benfica e depois, quem sabe, o título ficava ali ao pé.

A mesma expectativa que tinham criado 15 dias antes, quando os dragões foram a Alvalade. Respondi- -lhes que, mesmo com uma eventual derrota, não valia a pena sonharem com o título. No futebol não há milagres. Neste campeonato ainda ninguém conseguiu ganhar ao FC Porto. O Benfica e o Sporting fizeram das exibições mais conseguidas da época, ambas contra os azuis e brancos e, mesmo assim, não ganharam.

O FC Porto é, desde o início da temporada, a equipa mais forte, mais consistente e mais equilibrada. Camacho e Fernando Santos sabem isso muito bem. Ambos têm a consciência que o que gostavam mesmo era de ter um plantel como o do FC Porto. E ambos sabiam que ganhar ao FC Porto significava apenas ficar mais perto do segundo lugar, um lugar de ouro que dá acesso à Liga dos Campeões.

Treinador experiente e consciente, Camacho disse no final do jogo que resta ao Benfica construir uma grande equipa para o futuro, antes de pensar em mais altos voos. Percebeu que até o segundo lugar está agora mais ao alcance do Sporting. E com razão. A equipa de Fernando Santos, sem estar a fazer uma grande época, está a fazer uma excelente SuperLiga. Merece bem o segundo lugar.

E parece que com esta definição as hostes acalmaram: o Benfica-Porto decorreu sem problemas, o árbitro esteve à altura, o jogo foi competitivo, hoje há um Portugal-Inglaterra a "cheirar" a Euro e para a semana há um FC Porto-Manchester, jogo que só não é o acontecimento do ano porque Portugal vai ser palco do campeonato europeu.

Mas ficamos todos à espera de ver onde estão as provas que consagram Pinto da Costa e Valentim Loureiro como os rostos do sistema. Sabendo-se que Dias da Cunha veio neste fim-de-semana, muito preocupado, dizer que os jornalistas é que estavam a confundir sistema com corrupção. Já é um avanço, mas olhe que os elogios feitos às suas declarações e aqueles que acharam muito bem, vieram de pessoas que julgam mesmo que a corrupção está instalada no futebol. E esperemos que tenha mesmo provas, para não ficarmos todos a pensar que só o disse porque já não é amigo de Pinto da Costa e de Valentim Loureiro, com quem andou de braço dado contra Luís Filipe Vieira.