quinta-feira, abril 20, 2006

Mulher a Dias

José Manuel Ribeiro no Ojogo:

Mulher a Dias

1. Demorou quatro dias. Quatro dias, contados a partir do Estrela-Sporting, para dar entrada nas repartições o primeiro apelo à "limpeza no futebol português", outra vez reclamado por quem perdeu o campeonato. Encorajado pelos actuais nove pontos de distância que leva para o FC Porto; pelo papel que teve na escolha e defesa da Comissão de Arbitragem; pelo comportamento da Comissão de Disciplina e, enfim, pelo facto de ser benfiquista o director-geral da Liga, Luís Filipe Vieira lança-se num ataque implacável ao que sobra do futebol profissional: as mulheres da limpeza do organismo dirigido por Valentim Loureiro. Quando diz limpeza, ou melhor, quando afirma que não está a brincar quando diz limpeza, é mesmo à limpeza, com esfregona, detergente e luvas de borracha, que ele se refere. Em tudo o resto esteve o dedo do Benfica.

2. Um porta-voz da FIFA negou a existência da entrevista dada por Blatter a um jornal croata. Gilberto Madail e Pinto da Costa também duvidam dela. Eu acredito sempre primeiro nos jornalistas, principalmente nos jornalistas premiados que trabalham em jornais de referência e têm fotografias com o presidente da FIFA para legitimar o que escreveram. Chamem-lhe corporativismo. Quando me dizem que é estranha a alegação de Blatter a respeito de Baía, não percebo. Se eu fosse presidente da FIFA, quisesse atacar o G-14 e não tivesse escrúpulos, usaria precisamente uma fábula destas para tornar claro que os clubes abusam das selecções para ganhar dinheiro. Quer dizer, se eu fosse presidente da FIFA, quisesse atacar o G-14, não tivesse escrúpulos e percebesse ainda menos de futebol do que percebo, porque só um completo ignorante desconhece que Baía está em fim de carreira. E incompetente, porque um ignorante competente teria verificado.

A novidade
Dias da Cunha só corre por fora

Depois de nos ter martirizado durante uns quatro anos com sistemas, manifestos e a descoberta de sujidades várias a um ritmo diário, Dias da Cunha não admite candidatar-se à presidência da Liga, aparentemente o lugar certo para liderar a desinfestação que reivindica. Quando for grande, quero ser um homem de convicções como ele.

Tem, tem

"O presidente da FIFA deve e tem obrigação de nos esclarecer"

Gilberto Madail