quarta-feira, setembro 30, 2009

RANKING UEFA 2009/2010 - 1ªJORNADA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

* Ranking dos clubes que mais contribuiram para o ranking de Portugal desde que criaram Liga dos Campeões. Como se sabe,foi criada oficialmente em 1992/1993, logo as 5 épocas anteriores construiram o número de equipas presentes nesse ano.




O Fernando faz estes rankings mais completos, mas como anda sem pachorra para os fazer(ficou de fazer o último da época passada e ainda estou à espera :-))), lá sobrou para mim... os meus são mais rasca...:-)


RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA




* Teremos que somar a estes pontos, 20% do coeficiente do país

Não contam os pontos das pré-eliminatórias, a não ser que tivesse sido eliminados nessa fase, como foi o caso do Braga e P.Ferreira que ganharam 1 ponto por ter ficado na 3ªpré-eliminatória. Na fase de grupos, o valor mínimo que recebem são 2 pontos, ou seja, o Nacional já tem 2 pontos, mas na realidade perdeu o jogo contra o W.Bremen,logo não somou ponto nenhum.

Como curiosidade , o F.C.Porto só em pontos de bónus de participação na fase de grupos, e mesmo perdendo o primeiro jogo, não somando ponto nenhum, já tem o dobro dos outros. :-))


RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo pré-eliminatórias) a dividir por 6, que é o número de clubes de Portugal participantes.

Nas pré-eliminatórias cada vitória vale 1 ponto e empate 0,5 pontos.




* Só falta dividir o número de pontos por 6.



Mais uma vez , ainda sem se cansar , o FC Porto com 1 único jogo e perdendo-o, é mesmo assim o que mais contribuiu devido ao bónus de entrada, pois o Sporting com 5 jogos disputados só conseguiu 3 pontos, tantos como o Benfica em 3 jogos.


Quanto ao ranking do país e contribuição nos últimos 5 anos, deixo isso para o balanço da segunda jornada...pode ser que o Fernando ressuscite da letargia que o apoquenta. :-)))





------------
Câmara Corporativa