terça-feira, maio 03, 2011

BREVES

- Taça de Portugal: Assunto encerrado

Vai ser no Jamor. Eu pessoalmente gosto de finais de Taças que se realizam sempre no mesmo local, como a Taça de Inglaterra em Wembley e Taça de França,etc. É verdade que o Jamor não oferece as mesmas condições de estádios mais actuais, mas tem um peso histórico. Por exemplo, eu vivi emoções no Estádio das Antas, todo encharcado até aos ossos,quase sem poder respirar, esmagado pelo multidão à pinha, quase a cair pelas escadas abaixo sempre que alguém forçava a entrada,etc,etc, que nunca mais viverei no conforto do Estádio do Dragão. Ou seja, o conforto não é tudo, como a ala aburguesada quer fazer crer. De qualquer maneira, se as autoridades dizem que estádio do Jamor oferece condições de segurança, mesmo com o musgo, é um prazer ir lá uma vez por ano, e não custa nada, buscar mais uma Taça.

- Liga dos Campeões: Barcelona - Real Madrid


O Barcelona é só a melhor equipa do Mundo da actualidade e uma das melhores de sempre. Jogue o Real Madrid de Mourinho com 5 ou 10 avançados que o Barcelona em 90% dos jogos ganhará e goleará muitos deles. Por isso mesmo, é que o José Mourinho não é burro e uma das suas virtudes é conseguir tacticamente anular essa vantagem da super máquina que é o Barcelona. E como se viu o ano passado e no jogo da 1ªmão esta época até à polémica e talvez injusta expulsão, fá-lo quase sempre eficazmente.

Não é bonito de se ver, claro que não. Mas pagam-lhe para ganhar. Há um ano disse: "O Inter joga mal? Em Inglaterra há quem jogue bem e não ganhe nadinha". Querem serem adeptos de clubes do Mourinho ou querem serem adeptos do Arsenal?

Agora, os recentes benefícios do Barcelona, os dois pesos e medidas da UEFA para situações idênticas, o comportamento impróprio de certos jogadores e a forma como não souberam perder o ano passado, levou a que muita gente, que sempre vi como simpatizantes do Barcelona, a torcer o nariz a essas atitudes e perderam alguma simpatia por eles. O José é o exemplo mais flagrante. Está um autêntico anti-Barcelonista. Mas fora ele, tenho visto muito mais gente.

Alegam alguns que o Mourinho foi beneficiado o ano passado na eliminatória entre Inter e Barcelona, o tal arbitrado pelo Benquerença. Há quem só pelo facto de serem portugueses, criticam ferozmente tudo e todos, é a tal inveja típica lusitânia. Sinceramente do que me lembro,ambas as equipas foram prejudicadas mas nem sequer foi uma arbitragem como muitas outras que temos visto na UEFA, arbitrada por árbitros estrangeiros credenciados.

Lembro-me, que logo no início do jogo houve um fora-de-jogo muito mal marcado ao Milito que colocaria o jogador completamente isolado, como dizem alguns, melhor que um penalty. O terceiro golo do Inter foi efectivamente em fora-de-jogo e não me lembro de mais nada. Lembro-me sim , que o Inter teve excelentes oportunidades, até melhores que o Barcelona. Por isso, as críticas que ouço não fazem qualquer sentido.

Ou será, que pelo facto do nosso golo na segunda mão da Taça de Portugal na Luz ter sido marcado em fora-de-jogo põe em causa o nosso mérito e termos ganho justamente?

Pois não põe. O Inter de José Mourinho venceu , justamente o jogo da 1ªmão,sem autocarros nem aviões e não foi o Benquerença nem pouco mais o menos que ajudou.

Na 2ªmão dessa tal eliminatória, vi o mesmo árbitro que hoje vai estar no Barcelona-Real Madrid, curioso, não é?!, a expulsar um jogador do Inter, para mim uma situação completamente exagerada, que deixou o Inter com 10 jogadores a jogar em casa de uma das melhores equipas do mundo. Queixam-se do autocarro de Mourinho? Estão a brincar, não? Se com 11 é super difícil defrontar este Barcelona, com 10 jogadores , depois de na primeira mão terem ganho brilhantemente ao Barcelona por 3-1, queriam que ele fizesse o quê? E o melhor, o Barcelona não conseguiu fazer nada. Passou a eliminatória e foi Campeão Europeu com todo o mérito.

Hoje, e depois do que aconteceu na 1ªmão, o Real Madrid de Mourinho não tem qualquer hipótese. Jogue como jogar. Se viesse com o nulo, que tão bem aguentou até à expulsão do Pepe, aí sim, acredito que seria capaz de mais uma táctica para memória futura, assim, e a ter que arriscar, quase que aposto numa pequena humilhação se o Barcelona estiver para aí virado.

E para finalizar, acho muita piada quem diz que o FC Porto seria capaz de dar luta ao Barcelona e que é muito melhor que o Real Madrid, como diz hoje MST, o tal que que ainda há meia dúzia de dias dizia cobras e lagartos do Villas-Boas. Acho que estão bem enganados. Um FC Porto de peito aberto perante este Barcelona seria completamente trucidado. O FC Porto está ainda a anos luz do Barcelona, mesmo que o desempenho do FC Porto este ano iluda muita gente. Há quem faça comparações, mas para chegar aquele nível do Barcelona temos muito trabalho pela frente e como somos um clube exportador dos melhores jogadores, muito dificilmente lá chegaremos. Mas de qualquer forma, esperemos ter oportunidade de comprovar e testar a nossa capacidade para o ano com eles, quem sabe logo em Agosto numa possível Supertaça Europeia.


- CRISTIAN RODRIGUEZ - 13 MILHÕES
?

Um dos jogadores mais caros, com uma oferta desta grandeza, de um jogador que parece que está em fase descendente, eu nem pensaria duas vezes. A não ser que o Villas Boas, ache que não há melhor alternativa do que ele no plantel, ou que a sua venda só sirva para gastar num contentor de novos jogadores para contentar alguma clientela esfomeada.