quarta-feira, maio 19, 2004

Espero que Portugal seja campeão

«UMA profunda tristeza» foi o sentimento que invadiu Vítor Baía, logo que tomou conhecimento da decisão de Scolari em não o convocar para o Euro-2004. O guarda-redes do FC Porto — que muitos portugueses gostavam de ver na baliza nacional — vai assim falhar um campeonato da Europa, depois de ter trabalhado imenso para lá estar.

«Tenho consciência do meu valor, do meu trabalho, das minhas qualidades, mas não posso ir contra as opções do seleccionador nacional. Ele entendeu assim, é ele quem toma as opções, portanto, resta-me aceitar. Não posso fazer mais nada». Acabado de chegar de uma roda de Imprensa internacional, tal como A BOLA amanhã dará conta, Vítor Baía foi, como sempre, elegante nas reacções: «O coração fica triste, porque representar a Selecção Nacional para mim é sempre uma grande honra e sei que o fiz sempre dando o melhor de mim, mas nesta hora não vou criticar ninguém. Quando estava na selecção o que mais me incomodava era, precisamente, a crítica que vinha de quem não estava no grupo. Portanto, não vou por aí. Não são esses os meus princípios, não é essa a minha escola da vida. Fico com alguns pensamentos para mim e para quem mais me tem apoiado ao longo da minha carreira». Os desejos de Vítor Baía para o futuro da Selecção Nacional são tão simples quanto isto: «Espero, sinceramente, que Portugal seja campeão e vou torcer por isso». O guardião portista recebeu ontem inúmeras mensagens de solidariedade: «São amigos meus, naturalmente, que gostavam de me ver na Selecção. Eu faria o mesmo por eles. Acho que é uma coisa normalíssima entre pessoas que se querem », disse o guardião, escusando-se a particularizar os emissores. O guardião garante que não vai olhar para o futuro como se tudo fosse negro... «A partir de amanhã [hoje], o meu pensamento vai para o FC Porto, que joga na próxima semana a final da Liga dos Campeões. Naturalmente, quero estar concentrado nesse encontro com o Mónaco para tentar dar mais uma alegria ao FC Porto e aos portistas, em particular, ao futebol português e aos portugueses, em geral. Se o FC Porto ganhar, Portugal também ganha».