sábado, setembro 17, 2005

Co Adriaanse ao ataque


Co Adriaanse:

O deserto lampião e os cartões amarelos

"A minha primeira tarefa é dar espectáculo por isso escolho os dois. Ganhar jogando mal é um acidente. Jogando no nosso estilo e melhorando aos poucos pode-se ganhar muitos jogos. Considero estúpido ter que escolher entre jogar 34 vezes muito bem e dar espectáculo ou ter zero pontos. Já vi muitos jogos na televisão e estou muito preocupado com o futebol em Portugal.


Porque não há adeptos nas bancadas. O Benfica é o campeão nacional e no primeiro jogo europeu pensei que teria o estádio esgotado. Mas não. Estiveram apenas trinta mil. No primeiro jogo da Liga dos Campeões? Não é nada bom. Vi o jogo do Setúbal e só imagens de uma varanda com pessoas a espreitar, de borla, para o relvado. Não havia adeptos. É sobre isso que devem escrever. O futebol pode melhorar se as pessoas em Portugal amarem o jogo e forem aos estádios.

Há também uma regra estúpida cá, pois um jogador só é suspenso ao fim de cada cinco cartões amarelos. Assim, estão a promover as faltas e o anti-futebol. Na Holanda, um jogador é suspenso ao fim de quatro amarelos. Ao quinto não é suspenso, mas depois por cada amarelo mais apanha um jogo de suspensão. Com estas regras em Portugal haveria mais espectáculo. Da forma como está as equipas podem defender e fazer muitas faltas. Apanham um amarelo, mas não se importam porque podem ver cinco. A Federação tem de pensar bem em promover o futebol, chamar mais pessoas aos estádios, ter mais futebol de ataque e mais entretenimento. É por isso que os estádios aqui estão vazios. Cada jogo é 0-0 ou 1-0. Dá sono, é aborrecido. Precisamos de jogos como o Rangers-FC Porto, assim as pessoas ficam excitadas com o jogo. É como um espectáculo musical. Temos o dever de entreter as pessoas e vencer. Prometi às pessoas que íamos ser campeões e que íamos marcar golos. Marcámos sete no campeonato e dois na Liga dos Campeões, mas não é suficiente. Temos de marcar mais."


McCarthy

P- Tem tido vários problemas com McCarthy desde que chegou. O que é que se passou no treino de ontem?

R- Ontem? Penso que a questão que estão a colocar não está correcta. Estão a dizer que eu tenho problemas com o McCarthy, mas não tenho. Por que pensam isso? Também podem dizer que o McCarthy tem dificuldades de funcionamento no grupo. Se estiveram a conduzir têm de parar com o sinal vermelho e se isso não acontecer não se pode dizer que a polícia tem um problema convosco, mas sim o contrário. É preciso colocar a questão de outra forma: como é possível que sempre, ou muitas vezes, o Benni tenha problemas com as regras profissionais do grupo? Essa é que é a questão. Eu sou um profissional de topo e não tenho problemas. Ele é que tem, com as regras.